• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pena de morte

Você é contra ou a favor da pena de morte?


  • Total de votantes
    67
Eu que te pergunto. Vc que tão formulando a hipótese. O que é pior? Punir um inocente ou soltar um culpado? O quão agravado é o erro de punir um inocente do caso da pena de morte?
 
Se é pra analisar estatisticamente, muito não funciona.

Se é uma diretriz moral, perfeito, não poderia concordar mais. Punir inocentes é uma coisa horrível! Mas o que exatamente a pena de morte tem a ver com isso além da pequena chance de reavaliação após o veredicto e dado os prejuízos que qualquer veredicto coercivo já traz por si só ?

Se um inocente é julgado culpado, ele já é prejudicado, sendo morto ou não.
 
Eu não disse isso. Eu disse:

1) se um inocente é julgado culpado, o erro está na apuração, e não na pena
2) a pena de morte de fato consolida o erro, mas a sua ausência não o mitiga
 
Eu não disse isso. Eu disse:

1) se um inocente é julgado culpado, o erro está na apuração, e não na pena
2) a pena de morte de fato consolida o erro, mas a sua ausência não o mitiga

Bem, pra mim é óbvio que mitiga, afinal, o preso estará vivo pra tentar recorrer da sentença.
** Posts duplicados combinados **
Anyway, esse é um argumento prático, fora da esfera do debate moral - que na minha opinião é o primeiro debate.
 
Mas ué, um dos argumentos contra a pena de morte é o aumento do custo jurídico. Se o presidiário pode recorrer enquanto preso por ter sido colocado lá em um processo raso, ele pode recorrer igualmente durante a apuração, expressivamente mais onerosa e supostamente mais precisa.

Em casa vou tentar lembrar de postar um material que li há algum tempo sobre a incidência dos presos perpétuos absolvidos para vermos como se trata da exceção da exceção . Não estou dizendo que são na maioria culpados, mas que os julgados culpados dificilmente conseguem sucesso ao recorrer .
 
Mas ué, um dos argumentos contra a pena de morte é o aumento do custo jurídico. Se o presidiário pode recorrer enquanto preso por ter sido colocado lá em um processo raso, ele pode recorrer igualmente durante a apuração, expressivamente mais onerosa e supostamente mais precisa.

Em casa vou tentar lembrar de postar um material que li há algum tempo sobre a incidência dos presos perpétuos absolvidos para vermos como se trata da exceção da exceção . Não estou dizendo que são na maioria culpados, mas que os julgados culpados dificilmente conseguem sucesso ao recorrer .

Você mesmo postou que o aumento é maior nos países que tem a pena de morte, cara.

Sobre os julgados dificilmente conseguirem sucesso, pra mim isso não faz diferença. Qualquer probabilidade de provar a inocência de alguém é melhor do que nenhuma.
 
Cara preciso chegar casa para poder escrever melhor, celular e foda.
O que não consigo entender e que tanto o brasileiro defende a pena de morte, existe uma base confiável para tanta gente acreditar que pena de morte iria diminuir o crime no Brasil?
Os países onde tem pena de morte, o índice de homicídios por exemplo e tão baixo a ponto de dar crédito ao sistema? Ou na comparação entre os estados americanos, acontecem menos estupros naqueles em que a pena de morte e lei?

E por ultimo, preciso encontrar dados, mas acredito que os maiores casos de homicídios no Brasil estão ligados ao tráfico de drogas, pessoas que vivem diariamente a possibilidade de morrer, a pena de morte iria desencoraja-los?
 
O que não consigo entender e que tanto o brasileiro defende a pena de morte, existe uma base confiável para tanta gente acreditar que pena de morte iria diminuir o crime no Brasil?
Eu defendo a pena de morte pelo simples fato de que quem matou alguém tem que ser extinguido. Se uma pessoa tem coragem de matar outra ela não merece mais a vida e ponto. Errar é humano, mas existem erros e erros, e pra mim, esse aí não tem perdão. Bem como o estuprador. E como não estou julgado eficácia do sistema jurídico, então sim, defendo a pena de morte.
 
Cara preciso chegar casa para poder escrever melhor, celular e foda.
O que não consigo entender e que tanto o brasileiro defende a pena de morte, existe uma base confiável para tanta gente acreditar que pena de morte iria diminuir o crime no Brasil?
Os países onde tem pena de morte, o índice de homicídios por exemplo e tão baixo a ponto de dar crédito ao sistema? Ou na comparação entre os estados americanos, acontecem menos estupros naqueles em que a pena de morte e lei?

E por ultimo, preciso encontrar dados, mas acredito que os maiores casos de homicídios no Brasil estão ligados ao tráfico de drogas, pessoas que vivem diariamente a possibilidade de morrer, a pena de morte iria desencoraja-los?

Eu não defendo a pena de morte aqui no Brasil, já deixei bem claro. Só defendo meu ponto de vista levando em consideração o efeito coercitivo sobre delitos graves, como assassinato premeditado ou por motivo torpe, como se diz por aí. Até porque, não tem menor fundamento defender a medida em um país que nunca a colocou na prática e tem um amplo histórico de acusações da Human Right Watch.

Pode incluir nessa lista as mortes de mulheres por seus namorados, maridos e companheiros e cuja a Lei Maria da Penha tem tido pouco efeito para desencorajar o agressor que ameaça e cumpre o prometido. Brasileiro é um ser engraçado, se compadece de um traficante morto na Indonésia, mas tá nem aí quando sabe que desovaram um na esquina de casa.
 
Eu não defendo a pena de morte aqui no Brasil, já deixei bem claro. Só defendo meu ponto de vista levando em consideração o efeito coercitivo sobre delitos graves, como assassinato premeditado ou por motivo torpe, como se diz por aí. Até porque, não tem menor fundamento defender a medida em um país que nunca a colocou na prática e tem um amplo histórico de acusações da Human Right Watch.

Pode incluir nessa lista as mortes de mulheres por seus namorados, maridos e companheiros e cuja a Lei Maria da Penha tem tido pouco efeito para desencorajar o agressor que ameaça e cumpre o prometido. Brasileiro é um ser engraçado, se compadece de um traficante morto na Indonésia, mas tá nem aí quando sabe que desovaram um na esquina de casa.

Você tem evidências do efeito coercitivo? Ou será que o argumento é só para anteceder o outro argumento de que o cara tem mais é que morrer mesmo?
 
Você tem evidências do efeito coercitivo? Ou será que o argumento é só para anteceder o outro argumento de que o cara tem mais é que morrer mesmo?

Você fala como se a pena de morte fosse ser aplicada em todos os casos e não naqueles que já esgotaram todas os recursos e declarados culpados; sendo que pode levar anos até irem para o saco.
 
Você tem evidências do efeito coercitivo?

Saber que pode ser executado não é o bastante para você? E EUA e Japão que são duas democracias também não são suficiente? Não sei aonde você quer chegar com essas voltas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em:
Back
Topo