1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ovnis existem?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Thico, 20 Dez 2002.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Antes de qualquer coisa é necessário verificar se as coisas que você cita realmente aconteceram e existem e não são fraudes, má interpretações ou distorções. Afinal, de gente sem escrúpulos o planeta está cheio (infelizmente :( )

    Muitos dos acontecimentos ditos "milagrosos" ou "inexplicáveis" do passado na verdade acabam sendo uma subestimação da capacidade humana, como por exemplo as pirâmides ou a muralha da China.

    O interessante é que esses fatos que você cita são citados como prova apenas pelo defensores dos OVNIs e até onde sei não foram estudados de forma sistemática de forma nenhuma embora geógrafos dariam um braço inteiroi pra ter em mãos um mapa de 6 mil anos desses... enfim, por enquanto apenas boatos.
     
  2. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    esse mapa pode ser encontrado em um museu..... daqui a pouco eu posto o nome do museu....... e existem outros fatos.....


    alem do q a vida nao tem q ser necessariamente como nos a conhecemos (feita de carbono e afins..) ela pode ser feita de silicio e tantos outros elementos... diser q nao existe vida fora da terra eh egocentrismo....

    abrsços Dwarf
     
  3. Deriel

    Deriel Administrador

    Sim, existe um mapa... mas ele tem 6 mil anos? Ele realmente representa aquilo que afirma representar? É difícil afirmar qualquer coisa se o mesmo não for estudado com carinho e cuidado. (Sinceramente eu gostaria que ambas as repostas fossem "sim".). Uma afirmação extraordinária como a sua exige provas extraordinárias.

    E afirmar que existe é um pouco de chutômetro. O fato é: não temos dados conclusivos. O único lugar que sabemos existir vida é a própria Terra. O que nos deve impelir pra intensificar buscar e formas de detcção. Vai que por acaso dos acasos desse universo malditamente irônico a Terra é um baita acidente probabilístico e não existe vida em mais nenhum lugar? Não deixa de ser uma probabilidade também.
     
  4. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    se vcs considerarem a palavra de membros do Vaticano, eu posso buscar uma repostagem com Monsenhor Corrado Balducci, amigo pessoal do Papa atual, na qual ele diz que muitos padres do vaticano já tiveram contacto com extraterrestres, e há quem tenha contacto freqüente.

    editado: não encontrei o trecho sobre os contatos freqüentes. deve ser entrevista com outro padre, ou um pastor. Considerando que tenho algumas, devo ter confundido :oops:

    mas sinceramente acho que vcs não vão considerar isso como ciência.
     
  5. Deriel

    Deriel Administrador

    Não, mas é curioso, eu quero sim! De verdade!
     
  6. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    bem, que fique claro que isso não prova coisa alguma, e que religiosos sempre recorrem a Deus para explicar até as coisas que já foram explicadas, e a reportagem foi escrita por uma equipe de ufólogos, portanto os comentários nada questionam, pois eles já estão certos de suas opiniões. o que é válido aqui é o fato de essa autoridade do Vaticano ter tocano nesse assunto.

    A pedido do Deriel, aí vai:

    Depois do homem na Terra,
    Deus criou os extraterrestres...

    Uma das mais importantes autoridades da Igreja Católica
    acredita na existência dos discos voadores e defende seu estudo

    ---

    O monsenhor Corrado Balducci é um religioso diferente. Amigo íntimo do papa João Paulo II, respeitado e admirado em todo o mundo católico e noutras searas, recentemente causou grande agitação no meio ufológico com declarações que arrepiaram a ala conservadora da Igreja. Entre outras coisas, Balducci admitiu num congresso de Ufologia que é "real a possibilidade de que outras criaturas inteligentes vivam na imensidão do espaço". Para ele, tal existência seria um sinal inequívoco da glória de Deus. Até aqui tudo bem - para nós, ufólogos. Mas, um monsenhor fazer tal afirmação é no mínimo uma revolução. Com suas afirmações, o teólogo coloca ainda mais em evidência um assunto que há anos é debatido por alguns grupos de pessoas e ignorado por outros tantos.

    Talvez as opiniões de Balducci não fossem levadas tão a sério se não fosse ele uma das personalidades mais próximas ao papa. "A Bíblia não se refere diretamente a extraterrestres, mas também não os exclui. A realidade dos UFOs é muito provável no infinito mistério da criação", explicou o religioso, escancarando um tema que sempre foi mantido a sete chaves pelos governos da Terra e pelo próprio Vaticano. Mas sua intervenção na Ufologia não é a única atividade bizarra que realiza - Balducci é considerado o exorcista oficial da Santa Sé. Sua confirmação da existência dos UFOs durante o Simpósio Mundial de Ufologia de San Marino, na Itália, ocorrido em maio deste ano, foi uma peculiaridade a mais em seu currículo [Do Brasil participou do evento o conferencista e editor de UFO, A. J. Gevaerd].

    "Monsenhor Balducci é um homem sincero e culto, que não poderia ficar alheio à questão dos discos voadores," disse Roberto Pinotti, organizador do Simpósio, ao apresentar o teólogo à platéia de San Marino. Por sua vez, em sua concorrida palestra - provavelmente a primeira de uma autoridade católica em todo o mundo -, o monsenhor fez questão de dizer que não é o único a pensar dessa forma no Vaticano. "Os religiosos também são abertos a este tema e muitos deles tiveram experiências com objetos não identificados," disse, mostrando uma posição que afirmou ser pessoal e não oficial da Igreja. "A vida fora da Terra é evidente e sua existência não pode ser ignorada," arrematou. Mas o padre vai mais longe ao criticar as pessoas que não acreditam no fenômeno, fazendo referência ao grande número de contatos e de testemunhos que há em todo o mundo - inclusive de católicos. Ele respeita o empenho de pesquisadores em desvendar o enigma dos UFOs, mas deixa claro que o Vaticano ainda não se envolverá com a questão.

    A estrutura da Igreja tem recebido muitas informações sobre observações de extraterrestres e suas relações com humanos, tanto que, em outubro de 1998, a Igreja divulgou uma nota em que informava estar prestes a construir um dos maiores e mais bem equipados observatórios astronômicos da Terra, no deserto do Arizona (EUA). O objetivo será o de contribuir na busca de planetas capazes de sustentar algum tipo de vida. O diretor do futuro centro de pesquisas, frei George Coyne, disse à época que "a Igreja tem que participar desse esforço científico internacional de procura de vida no espaço." Balducci concorda e enfatiza a posição de sua congregação. "Não podemos ficar alheios à estas descobertas, que têm grande significado para a Humanidade!"

    Na verdade, a Santa Sé conhece a realidade dos UFOs há vários séculos. A Enciclopédia Católica, editada pelo Vaticano e porta-voz do pensamento oficial da Igreja de Roma, trata deste assunto no capítulo intitulado Habitacional dos Mundos. O texto diz que a doutrina apostólica não afirma nada explicitamente sobre a existência dos UFOs, mas esclarece que se um dia a Ciência conseguir provar que em outros planetas ou estrelas existem seres racionais como os humanos, serão todos obras divinas. E ainda afirma que "a Filosofia explicará a origem destes homens do mesmo modo que elucidou a nossa, recorrendo ao argumento da causalidade que postula o Ser Criador. E a Teologia nos convidará a glorificar a grandeza, bondade e prodigalidade infinita de Deus."

    Há mais de 75 anos, no entanto, os UFOs já eram assunto de discussão de influentes sacerdotes da Igreja Católica. O padre Secchi, que era astrônomo da chamada Companhia de Jesus, e o padre Montsabré, à época um pregador dominicano de grande influência em Roma, admitiram a possibilidade da existência de criaturas racionais em outros mundos - mas de forma bem mais comedida que Balducci. Afirmavam a existência de seres extraterrestres acrescentando a suposição de que estes também seriam pecadores. Assim, mostravam que seria possível que Deus tivesse estendido a eles, como para nós, os méritos de Cristo. Dessa modo, não confirmavam totalmente o Fenômeno UFO e nem o negavam…

    Sem meias palavras, um importante decano da Faculdade de Teologia da Universidade Católica da América, em Washington (EUA), pronunciou-se a respeito do assunto em 1952. Era o padre Francis Connel, que acreditava na vida extraterrestre. "Não há nada de contrário à fé admitir que existam criaturas racionais em outros corpos celestes. Os estudiosos não podem estabelecer um limite para a onipotência de Deus", disse ele à época, citando o documento Dieu Créator, minuciosamente erigido pelo teólogo George van Noort. Mas suas declarações não foram levadas muito à sério. Pelo menos, não tanto quanto as de Balducci, que goza de prestígio incomum junto à cúpula católica - e em especial o próprio papa. "É hora de se derrubarem certos dogmas e de se falar abertamente," declarou.

    Somente em sua versão do ano passado, entretanto, é que o Dicionário do Vaticano fez referência aos objetos voadores não identificados, traduzindo-os com a expressão "res inexplicata volans". Já a Bíblia menciona intrigantes passagens sobre a vida de certos profetas e importantes mensagens em que, entre outras coisas, há descrições de observações de UFOs. O arrebatamento de Enoque, a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra e até a ressurreição de Jesus Cristo tem interpretação ufológica. Uma das passagens bíblicas que melhor expressam a existência do Fenômeno UFO, entretanto, é aquela que mostra que Deus é Pai de outras civilizações espalhadas pela imensidão cósmica: "A casa de meu Pai tem muitas moradas."

    Como não considerar polêmico e curioso um trecho dessa importância escrito na Bíblia? Isso sem se falar nas constantes aparições da Virgem Maria ainda nos dias de hoje, que muitos ufólogos bem informados - e alguns teólogos também - crêem ser uma manifestação ufológica. E não é só a Escritura que deixa os pesquisadores intrigados: o período renascentista também gerou inúmeras perguntas através de pinturas que simbolizam passagens bíblicas. O quadro Anunciação é um exemplo. Ele retrata a concepção de Jesus Cristo de maneira bastante intrigante, pois mostra um raio de luz direcionado para a Virgem Maria [Veja em UFO 65]. Há outros escritos históricos, tão ou mais antigos que a Bíblia, que também contêm intrigantes descrições de acontecimentos ufológicos. O texto hindu Mahabarata, por exemplo, descreve discos voadores observados na Índia há 4.000 anos atrás. Porém, como uma das mais antigas e tradicionais religiões do planeta, a Igreja Católica é a que mais tem a esconder sobre o tema. Talvez, a partir de agora, esse quadro comece a mudar…

    Além de Balducci, outro importante teólogo do Vaticano que defende a realidade alienígena é o padre Piero Coda. Ele declarou que, se existirem seres inteligentes e livres no Universo, eles também foram criados por Deus. "Dessa maneira, tendo falhas, estas criaturas necessitam da redenção através das palavras salvadoras de Jesus Cristo," teoriza. Para Coda, a solidariedade religiosa fará com que os extraterrestres conheçam o caminho da salvação de Deus, podendo até haver algum enriquecimento cultural para nossa civilização, como aconteceu no passado, quando a cultura européia descobriu outros continentes. Já Balducci acha que os ETs estão num estágio intermediário entre os humanos e anjos. "Estes são espíritos e nós muito mais corpo que espírito," explicou, garantindo ainda que o homem é algo frágil, feito de alma e matéria, levado freqüentemente a fazer o mal em vez do bem. Em sua opinião, os UFOs seriam o elo de ligação com anjos, e consequentemente com Deus. "Os alienígenas não são entidades demoníacas, porque a misericórdia de Cristo não permitiria."

    Para o monsenhor, os ETs são superiores aos terráqueos e, portanto, poderiam ajudar-nos em nossos caminhos - inclusive no sentido espiritual. E completa, com um leve sorriso: "Certamente são melhores que nós. É difícil imaginar alguma coisa pior que os seres humanos." Como exorcista consagrado, Balducci deixa mais evidente ainda sua posição frente ao Fenômeno UFO ao afirmar que faz parte de uma comissão do Vaticano que trabalha com a possibilidade de um dia contatar alienígenas, e que busca um modo de promover a aceitação do restante do clero e dos católicos quanto ao assunto. Essa compreensão da comunidade cristã viria, talvez, pelo fato do padre dizer que os extraterrestres também possuem uma alma, "como todas as criaturas feitas à imagem e semelhança de Deus."

    Balducci também condena certos cientistas que menosprezam o Fenômeno UFO, suas testemunhas e pesquisadores. Ele diz que não se deve destruir o relato de pessoas que viveram esse tipo manifestação, pois elas procuram a disponibilidade de acreditar no inacreditável baseando-se na vida e na religião. "Que diferença faz se os anjos em vez de asas tiverem astronaves? Se existem, não são uma ameaça", completa. De qualquer modo, o monsenhor e os demais membros da equipe de padres-astrônomos que participa do projeto de construção do observatório nos EUA estão buscando realizar o que João Paulo II disse no ano passado: "Procurem as digitais de Deus."

    ---
    Revista UFO, edição Nº 67, Setembro de 1999
     
  7. *Aredhel*

    *Aredhel* Usuário

    acredito que exista vida extraterrena, porém naum no nível de super inteligencia demonstrado em filmes de ficção....
    acredito que com certeza há bacterias se formando em outros sistemas solares, da mesma maneira que se formou a vida na Terra.
     
  8. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    Aredhel: talvez vc não tenha percebido, mas aqui é o clube Carl Sagan. Aqui não existe "eu acredito". Sim, vc pode acreditar. Mas acredita por quê ?
     
  9. Engethor

    Engethor Son of Jango

    Eu não duvido q eles encontrem interpretação ufológica até para um dicionário (afinal, aquela sequência organizada de verbetes, ordem alfabética, hm, muito suspeito).
    O caso é q isso é tudo post hoc. Criar interpretação para um texto é fácil. Fazer previsões confiáveis é q é difícil.

    O q se lê simplesmente é q o Monsenhor quer q a Igreja esteja preparada para, caso seja feito contato extraterrestre, eles poderem ser incluídos no credo. Afinal, a igreja q não se adapta às novas condições desparece. E as antigas já passaram por inúmeras mudanças nas condições (Galileu, Kepler, Newton, Darwin, Heisenberg, etc) e sobreviveram.

    Falando nisso, nenhuma religião deve desaparecer com o Contato, todas vão dar um jeito de incorporar os Aliens à visão deles (eu ia fazer uma piadinha com os fundamentalistas islâmicos, mas deixa pra lá). O q vai haver é o surgimento de novas religiões.
    (Isso me lembrou algo dos livros de A.C. Clarke: a 7a Igreja de Cristo Cosmonauta)
     
  10. *Aredhel*

    *Aredhel* Usuário

    Pelo o que eu expliquei depois..porque devem existir condições em outros sistemas que existiram para formar a vida na Terra
     
  11. Goba

    Goba luszt

    Ovnis são um assunto que realmente geram uma grande discussão. Porém, como já foi dito, para que os ovnis existam, uma forma de vida muito inteligente tem que existir.

    Ok, se eu acredito nessa vida? Sim! Acreditar que apenas exista vida inteligente na Terra é puro egocêntrismo oras! Vocês acham que a imensidão do cosmo se daria para que uma única forma de vida inteligente existisse? Não creio nessa possibilidade.

    Relatos ao avistamento de ovnis e várias outras coisas existem, muitos desses relatos, pura enganação. Porém existem um ou outro verdadeiro. já foi questionado aqui que se nós bom nossa tecnologia avançada não conseguimos chegar à outros planetas, por quê outros seres se nem sabemos ser de existência verídica vieram ao nosso? Simples: olhem a idade estimada do Universo, e olhem a idade que os humanos surgiram. Será que algo não surgiu antes? Não começou à evoluir antes? :disgusti: Pensem!

    Sei que o que vou dizer agora não tem tanta credibilidade, pois vem dos relatos de uma pessoa, e como é confiável? Porém peço para acreditarem, e se alguém compartilhar do que eu vou dizer, por favor, confirmem o que direi: no canal pago People & Arts estava passando um programa sobre círculos ingleses, mostrando fraudes, até onde poderia ser verdade e passou um vídeo mostrando duas luzes caçando uma a outra em cima de uma campo de arroz, ou soja, não me lembro bem, quando de repente uma grande rajada de ar é solta e um desenho perfeito é formado, fazendo o que denominamos de círculos ingleses. Ná época em que via eu já acreditava, mas depois do que vi na televisão percebi que existem fraudes, mas algo de verdade existe!

    Por favor, peço que parem com tal egocêntrismo e abram suas mentes para algo que possa mudar nossas vidas um dia!

    Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
     
  12. Minas Ecthelion

    Minas Ecthelion Usuário

    Quanto ao quesito religioso, se Deus criou ou não formas de vidaextraterrestres, eu tenho pensado uma coisa, que li primeiramente acho que Morgoth's Ring(calma, vou explicar o q tem a ver tolkien com isso).

    Numa das passagens em que fala da criação de arda, naum me lembro bem, mas diz que se Eru criou ou nao outro, nao sei como posso dizer, mas outra Arda, com outra forma de vida inteligente, nao cabe aos elfos saber. Isso me fez pensar que, Deus pode muito bem ter criado outra forma de vida inteligente pelo Universo, e nós humanos não temos nada com isso.

    Apesar de ser uma possibilidade, e eu nao acreditar muito nisso, mas se um dia eu me deparar com um ET, será essa explicação que seguirei.
     
  13. Thico

    Thico The Passenger

    Eu acho que nao eh por aih... acho que nos devemos sim buscar novas formas de vidas no universo...
     
  14. Deriel

    Deriel Administrador

    Eu seja, temos que acreditar! Aleluia! Somos tolos e incrédulos pecadores! Aleluia!

    Fala sério! "Acreditar" na possibilidade de vida inteligente fora da terra não tem nem prova nada com relação a OVNIs. Nós somos uma raça inteligente e temos por isso plena consciência das dificuldade e distâncias envolvidas numa viagem interplanetária e no ocultamento de presença de outros seres.

    É possível a existência de inteligência extraterrestre? Sim, as probabilidades são pequenas e envolvem varáveis das quais não temos conhecimento/domínio, mas sim.

    É possível que elas tenham viajado trilhões ou quatrilhões de quilômetros atrás da gente (nos acharam como, pelo cheiro?) pra ficar brincando de gato e rato por aí? Extremamente improvável.

    Quando se pede pra provar a presença de extra-terrestresd acaba-se sempre caindo na baboseira da "conspiração" e na citação de uns crânios "estranhos" (pobre hidroencefálicos... confundidos com ETs... se já não bastasse o sofrimento em vida)
     
  15. #_Slash_#

    #_Slash_# Philip Marlowe Follower

    Mais de que adianta buscarmos uma forma de vida inteligente sendo que a nossa comunicação naum seria estabelecida pois eles falam linguas diferentes a nossa tem custumes e habitats diferentes ... ar que respram diferentes ..se Deus criou até os homens diferentes .. imagine nos comunicarmos com seres alem da nossa capacidade de compreensão !!!
     
  16. Deriel

    Deriel Administrador

    No improvável mas possível caso de conseguirmos encontrar (ou formos encontrados) por uma civilzação não-terrestre inteligente é razoavelmente lógico supor que, por serem inteligentes, buscariam uma forma de comunicação também, de alguma forma, portanto acho que esse seria o menor dos problemas (na verdade o mais divertido, a busca pela comunicação conjunta! :D )

    :roll:

    Por enquanto não nos deparamos com nada "além da nossa compreensão" e mesmo o funcionamento cerebral, considerados por muitos filósofos como além de nossa compreensão, está sendo lentamente dissecado.

    Com relação aos homens diferentes (nem vou comentar sobre deus), bom, não o somos. Somos 99,999 % idênticos, seja lá de onde for o ser humano.
     
  17. #_Slash_#

    #_Slash_# Philip Marlowe Follower

    Temos crianças q nascem grudadas isso naum eh diferente .???
    bom ...temos pessoas cum 6 dedos .. isso eh fora de compreensão .. como um ser com ..cromossomos normais nasce cum seis dedos ???
     
  18. Mentor

    Mentor Usuário

    Falha na divisão celular e polidactilia.... Não vejo nada do outro mundo nesses assuntos... :?

    Algo bem simples sobre polidactilia :
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Sobre siameses eu vou procurar algo.... Mas tá fora do tema do tópico...
     
  19. Hobbit_de_Cueca

    Hobbit_de_Cueca Usuário

    Desculpa, Slash, mas isso que você está dizendo é mais pura bobagem e é por isto que a sociedade não aceita o "diferente". Só procurar a declaração universal dos direitos do homem, publicada pela ONU na década de 40, se não me engano. Lá, você vai encontrar que todos somos iguais, independente de raça, cor, cor, sexo, condição física ou mental.

    Sei que não é o assunto deste tópico mas, só quem conhece e trabalha com pessoas especiais (como as que o Slash citou) sabe a dificuldade que é a vida delas. E é muito conta de comentários como este, que tentam separá-las da sociedade ao invés de tentar incluí-las, por não compreende-las. E você pensa que eles são poucos, que são casos raros? Aí é que você se engana. Pega os dados do censo de 2000: quase 15% dos brasileiros são portadores de alguma deficiência - só pra você ter uma idéia, é como se toda a região Sul do Brasil fosse habitada apenas por portadores de deficiência, são mais de 24 milhões de pessoas.

    Desculpem ter saído do assunto, mas acho que apenas com respeito e igualdade deixaremos de ser uma sociedade tão desigual.

    Sem +,

    um Hobbit Revoltado.
     
  20. #_Slash_#

    #_Slash_# Philip Marlowe Follower

    Não eh q eu descrimine ninguem kara ..soh q eu to mostrando o diferente e naum o preconceito e exclusão de deficientes ... e sim eles tem o mesmo direitos q nos e o direito de viver feliz e em paz .. naum digo q ninguem eh melhor q ninguem e nem q qm tem 6 dedos ou nsce juntos deve ser excluido entende ????...
     

Compartilhar