• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"PL das Fake News" (PL 2630/2020)

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.



👆 O Boulos deu uma resumida aí na coisa, levantando cinco pontos do projeto.


Resolvi criar um tópico já que o assunto está sendo bastante discutido nos últimos dias, inclusive com acusações de lobby das big techs contra o PL, com possível prática escusa para promover fake news sobre o assunto rs. A ver no que vai dar. Apesar do apelido que deram, "PL das Fake News", a lei é mais abrangente do que isso, como se pode ver pelo nome real dela.
 
Colocaram pra votação com urgência. Quando se deram conta que não tinha voto suficiente pra seguir em frente, só restou rapidamente bater em retirada e pedir adiamento.

Não vou entrar nessa de discutir se foi vitória da oposição ou governo, pois de alguma maneira ambos perderam, pois um lado achava que tinha voto suficiente e queria muita pressa, o outro com mais votos já queria derrubar o projeto de vez.

Do jeito que ficou, o que espero é que dentro de um verdadeiro processo democrático é que haja mais discussão e que se há um verdadeiro descontentamento com argumentos sólidos justificáveis, que o texto da PL seja revisto e as duas partes cedam pra se chegar num melhor consenso.

O que não dá é consenso a base de propina em emendas parlamentares pra reverter voto e isso é uma prática que historicamente funciona muito bem lá.
 

Decisão do ministro do STF estipulava suspensão do Telegram por 72 horas se a plataforma não se retratasse por uma mensagem enviada aos seus usuários com fortes críticas ao PL das Fake News. O Telegram cumpriu uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e na tarde desta quarta-feira (10/05) enviou uma mensagem aos seus usuários retratando-se por uma mensagem enviada a eles no dia anterior na qual criticava fortemente o Projeto de Lei nº 2630/2020, conhecido como PL das Fake News. A plataforma também apagou a mensagem original de seu canal oficial. [...]


Xandão neles! :hxhx:
 

Trecho de entrevista de Orlando Silva, relator do PL 2630, ao Reconversa, em que se dá uma palhinha sobre o teor do projeto. :)
 
"Não, porque nossos termos de uso..." caramba, o que esse povo tem na cabeça? :ahn?:


(O vídeo inicia com a reunião do Flávio Dino e os representantes do twitter, mas, pra quem se interessar, na sequência o Demori também explica direitinho os casos do sérjo marreco e do tantã dalanhól =] )
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo