• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Noldor e Galadriel

Eu acho a questão dos cabelos dos elfos perfeitamente lógica. Para mim, essa coisa de que não dá pra entender a cor dos cabelos dos elfos é um mito bobo. Seguindo a técnica usada pelo Michael Martinez é simples: se um elfo tem cabelo loiro tem sangue Vanyar; se tem cabelo prateado, tem sangue teleri; se tem cabelos negros, tem sangue noldo ou avari. Se o sangue é misturado, pode herdar a cor dos cabelos de qualquer um dos lados (Tolkien não se preocupava muito com rigores de genética nesse aspecto).
Glorfindel era vanya para Michael Martinez. Elenwë também.
Por essa lógica, Thranduil e Legolas deveriam ter sangue vanya tb.
Eu já defendi essa tese mais de uma vez aqui no fórum.
Dentre os Noldor, somente os da casa dourada de Finarfin tinham cabelos loiros. Acho que isso está em um dos apêndices de O Senhor dos Anéis (não lembro qual).
 
Acho que o erro vem da confusão causada no Hobbit, em que Tolkien afirma que "todos os elfos são loiros".
Ele não imaginava o quanto sua obra repercutiria, e nem sabia que questões como essa surgiriam de maneira tão fervorosa. No Silmarillion, ele é bem mais cuidadoso em relação a isso.

Ainda assim, eu acho que a solução de Martinez é um pouco cômoda demais. Apesar de que muitas vezes o simples é o mais próximo do correto.
 
Já que os vanyar não saíram mais de Aman desde o momento em que lá chegaram (fora a Guerra da Ira), essa de Glorfindel ser um vanya é dura de engolir.

Realmente, essa solução do Martinez é cômoda demais, e me parece ser válida apenas em parte.
O Martinez é famoso tb por manter em seus textos o tom do "é assim e pronto", como no caso das asas dos balrogs e dos cânones.
Qualquer teoria dele eu considero com cuidado, com um pé atrás.
 
Tilion disse:
O Martinez é famoso tb por manter em seus textos o tom do "é assim e pronto", como no caso das asas dos balrogs e dos cânones.

Qualquer teoria dele eu considero com cuidado, com um pé atrás.

Concordo. Eu acho o Martinez um tanto prepotente. Os fatos discutidos ele simplesmente dá uma garantia irreal e incerta. As Asas dos Balrogs mesmo. Ele conclui, em meio a inúmeras contradições a si mesmo, que os balrogs possuem asas. :tsc:

Sem desmerecer o mérito dele, mas acho que ele devia ter um pouco mais de humildade e não ser tão cabeça dura, tendo a visão fechada, e tirando conclusões precipitadas e contraditórias.
 
Agora que o Olwe falou isso eu fico pensando... Deveria ser meio bizarro o cabelo dos teleri! Po, prateado??

Ah, e sobre o cabelo do Fingolfin... Nas figuras do John Howe ele é loiro... Eu sempre o imaginei loiro... Mas se ta dito no HoME, entao esta dito :eek:

Na verdade eu sempre imaginei todos os elfos loiros, a excessao da casa de Earendil, e de Aredhel...
 
Ihhh... lá vem o cabelo dos elfos...

Uma vez eu achei que cabelo prateado era simplesmente uma forma de um loiro bem claro, quase branco.
Ou então pode ser um tom grisalho.

Mas eu continuo achando que quando falavam de prateado era uma espécie de loiro.
 
Kementari disse:
UHUUUUUUU ABALO PARIS EM CHAMAS :mrgreen:
falo q nem meu colega agora :wink:

mas eu penso assim, se o cara tem cabelo prateado, e nao for das linhagens mais recentes, ele tem sangue teleri, e pode ter outro. Se cabelo é preto, ele pode ter sangue noldor, ou so sangue dos q ficaram aki mesmo
mas se ele tem cabelo loiro, eu considero ele como sangue noldor, pois os vanyar nunca sairam de aman, e mesmo Finarfin tendo herdado cabelo loiro de sua mae, Vanya, seria muito longe para elfos q tao na terra media, falar q tem sangue vanyar, ate tem mesmo, mas muito pouco, mas quem espalhou os cabelos loiros pela terra media foi os noldor
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo