• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que Elfos fazem com seus mortos?

Achei dois trechos aqui no SdA, no capítulo A partida de Boromir:
"- Primeiro temos de cuidar do morto - disse Legolas. - Não podemos deixá-lo aqui estendido como um cadáver qualquer em meio a esses orcs nojentos."

"- Então vamos fazer primeiro o que devemos fazer - disse Legolas. - Não temos tempo nem ferramentas para para enterrar nosso companheiro com todas as honras, ou para erguer-lhe um monumento protetor. Podemos deixar um marco mortuário."

Ai ai... Legolas... :grinlove:
 
Bom se me lembro ao certo Feanor, não poderia sair de mandos pois seu corpo fora perdido, então imagino que não seria o ideal enterrar os elfos, imagina, o cara saia de mandos e tinha que sair de dentro da terra, Até ta parecendo aqueles filmes trash de mortos vivos.
imagino que quando morressem seus corpos simplesmente desaparecessem e fossem enviados em um local em que quando nessessarios pudessem voltar a serem usados

E quanto a cremar os corpos ou qaulquer coisa assim seria meio dificil pelo motivo da inutilização dos corpos( a não ser que fossem feitos em ritual, para serem guardados como eu disse anteriormente), e por que imagina só;

O elfo Juão de trezentos aninhos chega pra mãe e diz, mão vo briga ali na rua, se eu morre se queima meu corpo blz?
.............................

Falow!!!
 
Lucas_RPG disse:
Bom se me lembro ao certo Feanor, não poderia sair de mandos pois seu corpo fora perdido
:nope: Naum naum naum... :stop: peraí...
Fëanor naum pode voltar por causa dos seus feitos em vida... os Valar naum perdoaram ele, por isso naum concederam uma nova vida....

Tão vendo só, nem os Valar curtiam ele, e tem gente que ainda tenta defendê-lo...
 
Todos os elfos, quando morriam, tinham de ir para MAndos e lá ficar um tempo, para pagar seus pecados, vamos dizer assim. Fëanor voltará à vida no final dos tempos, mas não porque os Valar não gostam dele. Ele deve ficar lá; por sinal, são muitos os noldor que ficarão um bom tempo por lá.

Não é qualquer um que pode voltar à vida.
 
Fëaruin disse:
Todos os elfos, quando morriam, tinham de ir para MAndos e lá ficar um tempo, para pagar seus pecados, vamos dizer assim. Fëanor voltará à vida no final dos tempos, mas não porque os Valar não gostam dele. Ele deve ficar lá; por sinal, são muitos os noldor que ficarão um bom tempo por lá.

Não é qualquer um que pode voltar à vida.

Naum, naum é qualquer um que pode.... é como se fosse um purgatorio... se ele foi bom na vida pode voltar, se foi mal ele fica lá..... mas todos, sem exeção ficam por um bom tempo lá, independente se terão a chance de voltar ou naum.... Fëanor como foi mal vai fica lá...

Essa historia de que ele vai voltar no fim dos tempos é meio viajada, naum da pra confiar muito... e mesmo que for verdade, naum conta, pois no fim dos tempos todos os mortos voltaram, inclusive os homens que naum tem nada a ver com esse negocio de reencarnação... prefiro a versão do Silmarillion de que seu espirito naum deixou o palacio de Mandos...
 
Fëaruin disse:
O próprio Silmarillion diz que Fëanor ficará em Mandos até o final dos tempos, e retornará para a Dagor Dagorath, a última batalha.

Onde issu??? porque se tiver ele cai em contradição, pois na hora em que morre é dito que ele naum deixara Mandos...
 
Não deixará Mandos até o fim dos tempos. :mrgreen:

Desculpa, faz mais de ano que não vejo meu Silmarillion (sim, meu irmão o levou embora pra outra cidade e não traz de volta) então não me lembro mesmo onde que isso é dito, mas tá lá.
 
Fëaruin disse:
Não deixará Mandos até o fim dos tempos. :mrgreen:

Desculpa, faz mais de ano que não vejo meu Silmarillion (sim, meu irmão o levou embora pra outra cidade e não traz de volta) então não me lembro mesmo onde que isso é dito, mas tá lá.

A parte que eu mencionei ta assim.... "E seu semblante nunca mais apareceu em Arda; nem seu espírito deixou os palácios de Mandos."

Talvez Tolkien tenha escrito esse trecho depois de ter abandonado a idéia da Dagor Dagorath... e tenha escrito esse que você mencionou antes.... e por um erro de seu filho as duas foram publicadas no Silmarillion....
 
Fëaruin disse:
Todos os elfos, quando morriam, tinham de ir para MAndos e lá ficar um tempo, para pagar seus pecados, vamos dizer assim. Fëanor voltará à vida no final dos tempos, mas não porque os Valar não gostam dele. Ele deve ficar lá; por sinal, são muitos os noldor que ficarão um bom tempo por lá.

Não é qualquer um que pode voltar à vida.

Meninos me bateu uma dúvida agora.

Não sobre dois corpos existentes na TM (um em decomposição e outro andando por aí :mrgreen:) mas como essa reencarnação se procederia...

Tipo, nasceria de uma elfa normalmente? Mas e aí? Não foi dito que há desgaste do fëa de uma elfa durante a gestação? (e provavelmente também do pai, para que Feanor fosse tão fecundo)... foi por isso que eu achei que Miriel ficou muito cansada e foi para sarar seu espírito que abandonou seu corpo.

E no caso que já há uma alma formada... isso aconteceria?

De onde vem o novo corpo????
 
Eu acho que os corpos saiam diretamente de Mandos. Pois Mandos fazia um hröa novo para ele, e eles saim :mrgreen:
como aconteceu com Glorfindel
 
Finrod também ressucitou, e não precisou ficar muito tempo lá, e enterraram o corpo dele.

Enterraram o corpo de Felagund no topo da colina de sua prórpia ilha, e ela voltou a ser pura. E o túmulo verdejante de Finrod, filho de Finarfin, o mais belo de todos os príncipes dos elfos, permaneceu inviolado, até a terra mudar e se partir, soçobrando sob mares de destruição. Finrod, porém, caminha com Finarfin, seu pai, à sombra das árvores de Eldamar.

Sim, o Fëa ia para Mandos e ká eles recebiam um novo Hröa, na minha opinião.
 
Há duas teorias sobre a reencarnação. Numa delas, o espírito renascia num corpo novo, filho provavelmente de outra mãe, ainda que na mesma família. Seria um parto normal, e à medida que crescia tinha lembranças de sua antiga vida.

A outra teoria, a mais aceita, creio eu, era de que, se considerado merecedor, os Valar restauravam o corpo adulto do elfo, e seu fëa voltava à vida naquele corpo. Gosto mais de crer nessa segunda, de certa forma, ela parece mais certa. Entretanto, pode ser que haja tanto a primeira quanto a segunda possibilidade, no final, talvez estivesse a cargo dos Valar decidir se o elfo renasceria no mesmo corpo que antes, como ocorreu com Glorfindel e Finrod. Glorfindel havia recuperado a graça e inocência primordial dos primogênitos, então foi-lhe permitido voltar à vida.

No caso do desgaste espiritual da mãe, bem, se formos pela teoria de que renasciam em outro corpo, mesmo já sendo uma alma que existia, o desgaste existiria. Era outra pessoa, de qualquer maneira. Por isso que eu não gosto muito dessa teoria, de renascer em outro corpo. Se formos analisar mais friamente, não bem uma reincarnação; nem é bem um renascer, só um nascer, onde permanecem pensamentos da vida passada.
 
Eu prefiro a teoria do novo nascimento, pois me parece mais coerente do que os Valar produzindo uma cópia perfeita do corpo anterior. Os corpos dos Filhos são mais que simples cascas biológicas, são feitos para abrigarem perfeitamente o fea. Acho estranho que os Valar pudessem criar corpos assim com facilidade. Sem contar que eu gosto muito daquele negócio de duas primaveras interrompidas por um inverno. :mrgreen:
 
Ringil disse:
Eu prefiro a teoria do novo nascimento, pois me parece mais coerente do que os Valar produzindo uma cópia perfeita do corpo anterior. Os corpos dos Filhos são mais que simples cascas biológicas, são feitos para abrigarem perfeitamente o fea. Acho estranho que os Valar pudessem criar corpos assim com facilidade. Sem contar que eu gosto muito daquele negócio de duas primaveras interrompidas por um inverno. :mrgreen:

Humm, Ringil, essa do "novo nascimento" acho que deve ser descartada. Estava relendo aquele texto acerca do Glorfindel, sabe? E olha o que é dito numa das notas:

Christopher Tolkien disse:
Meu pai discutiu novamente aqui a idéia de que a reencarnação Élfica poderia ser realizada pelo 'renascimento' como criança, e rejeitou-a tão enfaticamente como o fez na discussão "Reencarnação dos Elfos', aqui como lá as dificuldades físicas e psicológicas foram tratadas. Ele escreveu aqui que a idéia 'deveria ser abandonada, ou pelo menos citada como uma noção falsa.

É, pelo jeito, a do corpo adulto restaurado (restaurado e um novo construído não são a mesma coisa) é pelo menos a mais correta, já que a do renascimento nem o próprio Tolkien gostava. :)
 
UrUbU disse:
Finrod também ressucitou, e não precisou ficar muito tempo lá, e enterraram o corpo dele.

Enterraram o corpo de Felagund no topo da colina de sua prórpia ilha, e ela voltou a ser pura. E o túmulo verdejante de Finrod, filho de Finarfin, o mais belo de todos os príncipes dos elfos, permaneceu inviolado, até a terra mudar e se partir, soçobrando sob mares de destruição. Finrod, porém, caminha com Finarfin, seu pai, à sombra das árvores de Eldamar.

Ele fica bastante tempo em Mandos sim....

"- Vou agora para meu longo descanso nos palácios eternos do outro lado do mar e das Montanhas e Aman. Vai demorar muito até eu voltar a ser visto entre os noldor; pode ser que não nos encontremos de novo na vida ou na morte, pois os destinos de nossos povos são separados. Adeus!"

É isso que Finrod disse a Beren no momento de sua morte....
O termo que você citou é uma narrativa no presente, ou seja, quando Finrod morreu, ele foi para Mandos, e passou um longo tempo lá, porém, retornou, e nos dias de hoje caminha com seu pai.... naum é dito a data de seu retorno, mas é dito que ele passou um longo tempo de espera...
 
É, pelo jeito, a do corpo adulto restaurado (restaurado e um novo construído não são a mesma coisa) é pelo menos a mais correta, já que a do renascimento nem o próprio Tolkien gostava.

Ih, droga. Porcaria, eu realmente gostava das duas primaveras... Bem, mas pelo menos acabou a dúvida. Mas e agora, Fea, o "Leis e Costumes" continua sendo utilizável?
 
Ringil disse:
É, pelo jeito, a do corpo adulto restaurado (restaurado e um novo construído não são a mesma coisa) é pelo menos a mais correta, já que a do renascimento nem o próprio Tolkien gostava.

Ih, droga. Porcaria, eu realmente gostava das duas primaveras... Bem, mas pelo menos acabou a dúvida. Mas e agora, Fea, o "Leis e Costumes" continua sendo utilizável?

Ah Ringil, meu camarada, eu creio que sim; só desencana dessa de renascimento como criança. O resto da informação de lá não foi refutada; pelo menos, não que eu me lembre.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo