Siker
Artista Comercial / Projetista Gráfico
Marcelo Rezende culpa o jogo Assassins Creed pela morte de familia de PMs
Casos como esse costumam aparecer de tempos em tempos, a própria Record já se mostrou ignorante ao falar sobre RPG na novela Rebelde, e agora com todo esse foco no possível homicidio e suicídio envolvendo o filho de dois policiais a emissora volta com suas afirmações preconceituosas. Mas o objetivo do tópico não é xingar a Record ou analisar esse caso específico.
Provavelmente todos daqui concordam que jogos não geram violência, não geram assassinos, como a mídia adora alarmar por todos os meios, diversas campanhas de gamers já tentaram acabar com essa visão preconceituosa, burra e sensacionalista, mas o assunto sempre retorna e sempre da mesma forma: com ignorância. Já cheguei a procurar por estudos que chegavam a confirmar que jovens gamers tinham menos empatia, mas não chequei de onde vinham tais pesquisas, se alguém souber de algo realmente científico pode postar aqui. A ideia é ir na direção contrária e buscar as influências que de fato o jogo pode causar.
Com o exemplo do menino que matou os pais, é normal que defendam o jogo, afinal ele realmente não influencia ninguém a matar outras pessoas, mas quando é o menino que salva a familia do acidente por jogar Mario Kart, ou do garoto que salva a irmã usando habilidade do WoW, difícil aparecer alguém dizendo que não tem nada a ver com o jogo. O que esses casos tem em comum é realmente a influência do jogo? O quanto essa influência pode ser benéfica ou prejudicial dependendo de qual público se atinge?
Filmes, Jogos, Músicas, artes de uma forma geral, o quanto podem influenciar?
Casos como esse costumam aparecer de tempos em tempos, a própria Record já se mostrou ignorante ao falar sobre RPG na novela Rebelde, e agora com todo esse foco no possível homicidio e suicídio envolvendo o filho de dois policiais a emissora volta com suas afirmações preconceituosas. Mas o objetivo do tópico não é xingar a Record ou analisar esse caso específico.
Provavelmente todos daqui concordam que jogos não geram violência, não geram assassinos, como a mídia adora alarmar por todos os meios, diversas campanhas de gamers já tentaram acabar com essa visão preconceituosa, burra e sensacionalista, mas o assunto sempre retorna e sempre da mesma forma: com ignorância. Já cheguei a procurar por estudos que chegavam a confirmar que jovens gamers tinham menos empatia, mas não chequei de onde vinham tais pesquisas, se alguém souber de algo realmente científico pode postar aqui. A ideia é ir na direção contrária e buscar as influências que de fato o jogo pode causar.
Com o exemplo do menino que matou os pais, é normal que defendam o jogo, afinal ele realmente não influencia ninguém a matar outras pessoas, mas quando é o menino que salva a familia do acidente por jogar Mario Kart, ou do garoto que salva a irmã usando habilidade do WoW, difícil aparecer alguém dizendo que não tem nada a ver com o jogo. O que esses casos tem em comum é realmente a influência do jogo? O quanto essa influência pode ser benéfica ou prejudicial dependendo de qual público se atinge?
Filmes, Jogos, Músicas, artes de uma forma geral, o quanto podem influenciar?
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