1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Perfume - Patrick Süskind

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Hamfast, 20 Dez 2007.

  1. Hamfast

    Hamfast Melodia e distorção

    Esse foi sem dúvida um dos melhores livros que li esse ano.Tratra-se da biografia de um serial killer diferente, aliás, diferente de qualquer ser humano, pois nasceu sem cheiro algum.Em compensação, tem um olfato muito apurado, o que o levou a tamanho facínio pelos odores do mundo, que acabou por matar pessoas para conseguir um perfume que superasse todos os outros já fabricados.

    Enfim, não vou mais delongar minha snopse para não contar o livro todo.Recomendo que aqueles não leram leiam, é um ótimo livro.
     
  2. Bagrong

    Bagrong RaG

    Esse foi um dos poucos livros não-vestibulares que li esse ano. Valeu a pena, é fantástico!

    Gosto especialmente da maneira como ele faz as coisas, como ele sobrevive, como ele mata. Tudo é feito com simplicidade, com uma visãod e mundo diferente.

    Amei e recomendo!
     
  3. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Primeiro assisti o filme que gostei tanto que acabei comprando o livro que é realmente fascinante, a história é super bizarra, mas ótima.
     
  4. Ptah

    Ptah Usuário

    Ai, eu não gostei desse livro. Achei meio massante. Mas acho que vale uma releitura, já que isso aconteceu há uns 16 anos atras e eu acho que nossa percepção sobre alguns livros muda com o tempo (Demian do Herman Hesse é para mim o maior exemplo disso).
     
  5. Anica

    Anica Usuário

    Eu achei o filme um cocô bem grandão (quer dizer, não tão grandão, só não gostei), mas em compensação, adorei o livro. Tem momentos extremamente sutis que eles não conseguiram passar para a tela e que fazem toda a diferença até para o desenvolvimento das personagens. No final das contas, se me perguntam do filme, eu sempre digo "Vá ler o livro que é melhor", hehe.
     
  6. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Curti tanto o livro quanto o filme. Só achei meio chata a parte do livro em que ele vira um neanderthal, fora isso é muito bom...
     
  7. Hamfast

    Hamfast Melodia e distorção

    Pois é, eu tambem, não via a hora de ele sair daquela caverna e ir para a civilização, parecia que eu estava isolado tambem.:lol:
     
  8. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Eu li o livro por causa do filme, mas acabei não vendo o filme. rs
    Eu achei as descrições sensoriais do Süskind bem sacadas, ele tem umas idéias interessantes.
    A trama é envolvente e de certa forma a gente acaba torcendo pelo assassino.
     
  9. Anigel

    Anigel Eu atropelo duendes!

    Eu não gosto desse livro. Sério.


    Esse post contém spoilers.

    No início até que estava gostando, achei interessante o lance dele não ter um cheiro e de como apesar das pessoas não possuírem um olfato tão apurado como o dele elas percebem essa falta de odor e reagem a isso de uma forma instintiva sem saber o porquê de não gostarem dele. Também achei interessante as motivações dele e o modo como ele busca o cheiro perfeito.

    Então por que eu não gosto? Porque no final o autor "cagou" tudo. A impressão que eu tenho é que ele não sabia como terminar o livro e simplesmente jogou um final achando que como todo resto estava bom as pessoas engoliriam o final. O livro estraga, na minha opinião, no momento da execução dele. Acho que o final ficaria bem mias interessante se ele fosse executado apesar do seu cheiro maravilhoso e o seu perfume fosse encontrado e jogado fora. Daria mais uma impressão da inutilidade da vida dele. Enfim, é isso.
     
  10. Bagrong

    Bagrong RaG

    Também contém spoilers.

    Ah, eu achei esse final bacana! Até coerente com o resto do livro. Primeiro ele cria o perfume perfeito e uma coisa dessas não poderia jamais ser um cheirinho comum, alguma coisa de especial tinha que ter! E, mesmo tendo todo o poder do mundo, ele continuou sendo um carrapato, uma coisa pequena. Tanto que não dominou ninguém, não mudou a história, não fez o que poderia fazer. Ele simplesmente usou todo o perfume e foi devorado vivo.

    Bah, o final é divertido. :dente:
     
  11. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Eu já ouvi elogios tanto do livro do livro quanto do filme.

    Mas ainda não li nem assisti.

    Em casos como esse, na maioria das vezes o livro supera o filme nos detalhes...
     
  12. Rachel

    Rachel Usuário

    Li este livro à muitos anos, não me lembro do final, mas me lembro que engoli o livro em 2 dias. Não vi o filme porque sempre q adoro um livro odeio o filme e não queria ter este desprazer. :nao:
     
  13. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Rachel, acho que nesse caso vc talvez não se decepcione... é uma das minhas adaptações para o cinema preferidas...
     

Compartilhar