• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)

Preciso comprar um exemplar mais novo... O que eu tenho era da minha avó, uma edição de 19eantigamente. MAS vou criar coragem nessas férias pra ler o original em francês que comprei na Bienal, junto com o que resta do exemplar da minha avó. Ou seja, meu amor por esse livro vai ser duplo: não só pela historia, que é eternamente responsável por me cativar, mas também por me ensinar francês!
 
Preciso comprar um exemplar mais novo... O que eu tenho era da minha avó, uma edição de 19eantigamente. MAS vou criar coragem nessas férias pra ler o original em francês que comprei na Bienal, junto com o que resta do exemplar da minha avó. Ou seja, meu amor por esse livro vai ser duplo: não só pela historia, que é eternamente responsável por me cativar, mas também por me ensinar francês!

Ler em francês? Que metida!
 
O Pequeno Príncipe é meu livro preferido. Lembro que meu primeiro contato com ele foi o delicioso diálogo do príncipe com a raposa, lido por causa do conjuntinho da Indily há uns tempos. Apaixonei-me. Mas demorou um tempo pra comprar o livro. Então, li, reli, trili, li mais uma vez e hoje leio pelo menos umas duas vezes por mês e acho pouco. Lamento minha infância não ter sido temperada, peneirada, testada, invadida por esse livro.

E não sei quotar que passagens do livro gosto mais. Acho que amo cada frase, cada palavrinha desse livro, a forma gostosa como elas se encaixam, a maneira como o narrador se dirige a nós, como fala de coisas tão profundas pelos olhos de uma criança, e fala a crianças. E à criança que existe em nós. É tocante, é bonito, é forte.

E sobre as lições, bem, não são lições propriamente morais, é um debruçar-se sobre a vida, sobre o que a vida realmente é, a vida pura, sem mancha, sem desvios nem perversões, a vida real como deveria ser vivida, na inocência de uma criança. É a vida mesma que é descrita no livrinho, e com um sentimentalismo tão doce, tão suave, que não faz chegar às lágrimas nem no final, mas enche a gente de uma tristeza boa, de um olhar mais agudo e que enxerga mais longe, mais fundo. As conversas com o rei, com o homem rico, com a raposinha, tudo, tudo me cativa de uma forma inimaginável.

Até inspirou o título do meu blog: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos." Isso resume o quão forte foi o livro pra mim.

E minha parte favorita é: "Assim o pequeno príncipe cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:

– Ah! Eu vou chorar.

– A culpa é tua – disse o principezinho. – Eu não queria te fazer
mal; mas tu quiseste que eu te cativasse...

– Quis – disse a raposa.

– Então, não terás ganho nada!

– Terei, sim – disse a raposa – por causa da cor do trigo."

Essa parte realmente me enche os olhos de água. Nem sei bem o porquê.
 
E minha parte favorita é: "Assim o pequeno príncipe cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:

– Ah! Eu vou chorar.

– A culpa é tua – disse o principezinho. – Eu não queria te fazer
mal; mas tu quiseste que eu te cativasse...

– Quis – disse a raposa.

– Então, não terás ganho nada!

– Terei, sim – disse a raposa – por causa da cor do trigo."

Essa parte realmente me enche os olhos de água. Nem sei bem o porquê.

O livro inteiro é carregado de sentimentos de perda, de saudade, de uma alternativa para o arrependimento emocional através da redenção de reaproximação. Esse trecho em especial é, além de tocante, altamente emblemático: a separação é inevitável, sem planos de retorno. É um adeus, um "nunca mais". A emoção não parece estar preparada para um "nunca mais". Explode na alma humana o desejo de continuidade. Mas o "nunca mais" é intrínseco ao universo no qual vive o Homem que para não dizer adeus (nunca mais), prefere mentir. Mas a criança, a Natureza, as honestidades do Pequeno Príncipe e da raposa não podem mentir, não concebem motivos para isso. Elas dizem adeus, mas se consolam em lembranças, do trigo, do som da roldana no poço, das estrelas, das lagartas que virarão borboletas. Porque ter memória ainda é viver, conviver.


Pessoalmente eu tenho apreço especial pela memória como forma de vivência humana continuada, combustível das emoções e pensamentos humanos. Assim, boas memórias seriam como boas vivências futuras, por fazerem aflorar boas emoções e bons pensamentos. Penso que há uma relação entre o adeus do Pequeno Príncipe e essa minha visão sobre a memória. Ou ao menos eu gosto de pensar assim. E sorrio quando olho para as estrelas.
 
Pequeno Príncipe pra mim é Imortal!
Li, Reli, e continuo a carregar para lados e lugares, não é como se fosse um livro, mas ele ensina muito mais da vida do que muitas concepções de grandes pensadores, intelectuais e idealistas! ^^

Como uma de minhas frases favoritas:
" Eis o meu segredo. É muito simples:
Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."

Ou ainda uma outra:Que com certeza, levo muito a sério!
"Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!"

Se todos pensássemos assim não teríamos tantas pessoas magoadas e o mundo não seria tão egoísta!
Não é de grandes mudanças que fazem o mundo melhor, mas se cada um mudar em si primeiro, acho que seria mais fácil...
 
Eu li O Pequeno Príncipe quando eu tinha 15 anos e desde então sempre tenho a paixão e a emoção de poder ler esta grande obra novamente. É impressionante a facilidade com que as palavras provocam em mim as lágrimas mais sutis e amáveis. É um livro que inspira amor, companheirismo, carinho e fé. Fé por tudo aquilo que acreditamos e queremos realizar. Fé pelo que sentimos por todos ao nosso redor.

É um livro especial para pessoas que acreditam no poder do verbo e do pensamento.

As crianças, a natureza, os animais, cada pequeno ser cheio de inocência é uma flor que eu cultivo dentro de mim com o maior amor possível. Quando eu conheço pessoas que inspiram em mim os sentimentos de carinho, amizade e amor, eu os guardo dentro do meu coração e os meus olhos refletem uma melodia doce e pura; assim como o nosso Pequeno Príncipe reflete vida. Ele existe dentro de cada um de nós e dentro de cada atitude e pensamento nosso. Nossas ações são reflexos do nosso jardim interior o que devemos fazer agora é cuidar dele, para que as nossas flores e plantas não fiquem perdidas... Assim nossos olhos serão os lugares mais iluminados de todo o universo.

O Pequeno Príncipe mora dentro de mim e certamente mora dentro de cada um de vocês.
 
O Pequeno Príncipe: Esboços raros do livro são encontrados em casa na Suíça
esbocos-de-o-pequeno-principe-sao-achados-1565954205583_v2_900x506.jpg

Esboços de O Pequeno Príncipe são achados Imagem: Handout / Stiftung für Kunst, Kultur und G / AFP


Em Genebra
15/08/2019 20h40

Esboços do livro O Pequeno Príncipe, realizados pelo autor Antoine de Saint-Exupéry, foram encontrados em uma antiga construção no norte da Suíça, guardados por um magnata imobiliário entre dezenas de milhares de obras de arte.

Adquiridos há mais de 30 anos em um leilão na Suíça, os esboços estavam dentro de uma pasta de papelão e em ótimo estado, disse hoje à AFP Elisabeth Grossmann, conservadora da Fundação para a Arte, a Cultura e a História de Winterthour (cantão de Zurique).

A pasta continha três desenhos ligados ao Pequeno Príncipe, notas manuscritas sobre o livro, um poema ilustrado com um pequeno desenho e uma carta de amor para Consuelo, mulher de Saint-Exupéry.

O colecionador de Zurique Bruno Stefanini, falecido em dezembro de 2018 aos 94 anos, comprou os esboços em um leilão realizado em 1986, em Bevaix.

Proprietário de uma das maiores coleções de arte da Suíça, Stefanini criou em 1980 a Fundação em Winterthour para administrar seu patrimônio.
O Pequeno Príncipe, escrito por Saint-Exupéry durante a guerra e ilustrado com suas próprias aquarelas, foi publicado em 1943 em Nova York, e em 1946 na França, após a morte do aviador, abatido em 31 de julho de 1944 sobre a costa de Marselha.
 
Só tem uma coisa que eu não gosto nesse livro. Uma coisa que chega até a me irritar imensamente.

O fato de ele ser a resposta clichê e necessária a todas das candidatas a Miss alguma coisa, quando perguntadas : Qual seu livro favorito?

Tirando isso, o livro é inesquecível e leitura imprescindível a todos.
Post devidamente respondido pelo artigo que postei acima. 👆🤭
 
Não vou reler meus posts, neste tópico, porque tenho certeza de que teria de editar mil coisas, e preciso descansar, porque, como bem disse a Lorelai Gilmore (a original, não eu): Meu cérebro é uma floresta selvagem cheia de tagarelice assustadora.

Mas o fato é que, embora, ao longo dos anos, eu tenha me afastado afetivamente de O Pequeno Príncipe, ele sempre será importante para mim. Isso não invalida a época em que usei o fino fio do deboche para fazer troça da frase famosa e batida: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".

Para ser bem sincera, eu me diverti, muito, enquanto inventava os diálogos em que teci os deboches citados. Foi uma época difícil, quase impossível, em que eu meio que estava decepcionada com muita gente, o que fez com que eu me refugiasse única e somente no sarcasmo, para tentar me curar de umas feridas aí.

Apesar de, à época (foi em 2016), eu não estar no meu melhor (o meu melhor: ser a inteligente, louca, divertida, risonha, chorona e debochada que sou) — embora eu continuasse linda 🤗 — não fiz troça com a frase "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos", porque por mais brega que isso seja, eu acho lindo demais da conta. Meio que coincide com as coisas boas que guardo da minha criação Cristã. (As coisas ruins, como a culpa Cristã, eu não guardo, não, elas que são intrometidas e, vez ou outra, aparecem).

Minha única esperança de não ir para o inferno, por causa da minha alma galhofeira, reside no fato de que meu coração é mó quentinho e aconchegante. Fio-me neste versículo: "O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". (1 Samuel 16:7b). Se Ele realmente vê o coração, sabe quem eu sou, ou quem, pelo menos, eu tento ser. (Eu tô falando sério, mas também estou gargalhando).

O fato é que, embora eu tenha, como já falei, me afastado de O Pequeno Príncipe, há algum tempo ele voltou para mim da melhor maneira possível. Um amigo (que fiz neste fórum maldito, inclusive), muito querido, numa conversa aleatória, no FB, falou algo como: "ainda tenho seu exemplar de O Pequeno Príncipe, e cuido dele com carinho".

Lembrei-me de toda a história: foi meio que na época em que todo mundo do fórum só falava sobre o livro, e o amigo meio que "ah, nunca li, queria saber do que o povo tanto fala". Cês sabem que, embora tímida, com quem eu tenho intimidade, sou espontânea; então, falei: "me passa seu endereço, que eu vou te mandar o meu exemplar". Ele falou: "Mas você adora o livro, por que vai se desfazer dele?" E eu: "Uai, continuarei a gostar da história, porque já tive a oportunidade de conhecê-la. Não faz sentido eu ficar com o livro, que já conheço, enquanto você não teve a oportunidade de conhecê-lo. Eu quero te dar o meu exemplar". E foi assim. Nunca mais comprei outra edição. Não preciso. O essencial de O Pequeno Príncipe já está no meu coração.
 
Última edição:
E é engraçado como as experiências de vida vão ressignificando certos aspectos dos livros que amamos e até introduzindo nuances e aspectos completamente novos. Isso é verdade para qualquer livro, é uma verdade ainda maior para aqueles livros com um profundo significado moral e uma beleza espiritual própria como este. A questão é que eu li tanto, tantas vezes, tão intensamente esse livro ao longo de dez anos (desde 2011) que não achei que isso fosse possível, é aquela coisa, né, sempre achamos que nossas experiências atuais são as mais perfeitas e acabadas, finais, que concluem um passado de sonhos idílicos e desilusões e apontam para um futuro brilhante. Tanto essa fé na perfeição da experiência e do sentimento atuais quanto a interpretação de toda a nossa vida em torno dessa experiência, as lições do passado e o sentido do futuro, são produto dessa coisa complicada que é ser humano, porque ser humano é, fundamentalmente, ser-aí, estar jogado no mundo, na indeterminação, no devir sem sentido. Essas experiências que nos transformam, nos abalam, essa coisa que mexe com a gente se torna tão destacada do mar cinzento sem sentido, cor e brilho que é a vida cotidiana, que nós os canonizamos, glorificamos de pé, igreja, e o tornamos o evangelho da religião atual de culto do nosso eu. Assim nasceram as religiões, os movimentos políticos, todas as grandes e pequenas realizações do espírito humano, especialmente a arte: uma experiência noética, espiritual, que, destacada do todo cinzento da vida, se torna o referencial novo, não apenas uma novidade, mas a Grande Ideia em torno do qual todas as demais experiências de vida, aliás, a própria vida, idealizada e objetificada, é reinterpretada, funcionalizada e reinterpretada.

Eu lembro do Pequeno príncipe ter me encantado por trazer questões tão universais e humanas à baila sem se referir exatamente a nenhum desses 'aspectos' da vida em particular, mas no fundo, era sempre meu espírito atual que estava sendo acolhido ali. Era um Caio que enfrentava a derrocada de uma vida religiosa que acreditava real e duradoura, mas não passava de ilusão. Era um rapaz se decepcionando com a fé de seus pais e seguindo o caminho arriscado e obscuro de uma nova religião, cheia de promessas, beleza externa, misticismo interior e seduções, perigos, tentações. Era a época em que se desaprendia um idioma com o qual se aprendera a falar com D'us, e aprender outro. Era a época de estudos, de grandes transformações. Foi descobrir um caminho com amigos novos, experiências novas, e foi também se despedir de 'amigos' que não entenderam a mudança. Foi descobrir novos amigos no fórum, saber que já não se tratava mais de um lugar na internet onde eu fazia graça e arrumava confusão, mas onde poderia manter vínculos reais de amizade em uma época em que eu acreditara ter perdido boa parte das minhas já débeis habilidades sociais, alguns desses amigos permanecem até hoje, os poucos e bons, outros foram me decepcionando ou só nos abandonando, mas tudo bem, eu abandonei e decepcionei muita gente também. Foi o fim do celibato e praticamente o reinício da vida sexual para um jovem que do amor só conhecera um amor platônico de adolescência, uns casinhos da época da escola técnica e que era virgem de tudo no que se referia a sentimento, exceto no sentir, porque antes de escrever sobre sentimento, ele sentia, sentia muito, e profundamente. Foi a época em que falei online pela última vez com a special someone, quando ela partia de volta de uma viagem internacional para fixar residência em outra cidade, e levava com ela meu sonho antigo de amor, que eu aprendi a encerrar no peito, enterrar e esquecer, 'tornar uma lembrança'.

O Pequeno Príncipe é um livro que nos ajuda a passar por fases difíceis da nossa vida, porque o consolo que ele traz não é particular, mas universal, sua linguagem é entendida por todos e, exatamente por isso, não nos sentimos ludibriados. Não há tentativas de se 'compreender' nada, porque toda a vida possível, se é que isso é possível, está concentrada ali. Não existem soluções psicológicas fáceis, nada ali existe para justificar a covardia diante da vida, amenizar as decepções, oferecer receitas de coachs do bem-viver, ou remédios milagrosos contra a dor. A dor é assumida desde o início. Aprendemos a dor do amor com a convivência difícil do principezinho com a flor (ela, que sempre me fazia lembrar, com seus espinhos e caprichos, dela),

"É bem complicada essa flor!"

a dor do ego com o rei,

"Eu te ordeno que me interrogues."

o vaidoso,

"Dá-me esse gosto! Admira-me mesmo assim!"

o empresário e,

"Sem dúvida. Quando achas um diamante que não é de ninguém, ele é teu. Quando achas uma ilha que não é de ninguém, ela é tua. Quando tens uma idéia primeiro, tu a fazes registrar: ela é tua. E quanto a mim, eu possuo as estrelas, pois ninguém antes de mim teve a idéia de as possuir."

na sua forma mais aguda, com o bêbado,

- Por que é que bebes? perguntou-lhe o principezinho.
- Para esquecer, respondeu o beberrão.
- Esquecer o quê? indagou o principezinho, que já começava a sentir pena.
- Esquecer que eu tenho vergonha, confessou o bêbado, baixando a cabeça.

e muitas vezes essa dor é assumida já como sem salvação, e nada faz o livro para salvar o insalvável, porque o livro não mente, e respeitamos o livro por isso: respeitar a dor é admitir que ela existe e que, talvez, ela seja incurável. O encontro com a raposinha é doloroso per se, porque ele revela a maior alegria possível: a comunhão pelo amor,

"Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste. Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo..."

A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:
- Por favor... cativa-me disse ela.

mas o amor da amizade que pressupõe o fim, que assume a saudade antes da partida, que entende que os fins são parte essencial da vida, tanto quanto os começos e que não devem ser evitados, como a dor da perda jamais deve ser justificativa para que se deixe de amar:

Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
- Ah! Eu vou chorar.
- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não te queria fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse ...
- Quis, disse a raposa.
- Mas tu vais chorar! disse o principezinho.
- Vou, disse a raposa.
- Então, não sais lucrando nada!
- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.

É provavelmente um dos diálogos mais belos e profundos da literatura ocidental, incluindo aqui as obras de Shakespeare, a Bíblia Sagrada, Homero, Dante, em um livro infantil dos anos 40! Por quê? Como? Não sei exatamente, mas o autor conseguiu transmitir em linguagem singela e estrutura simples os maiores dilemas da sociedade ocidental, até da humanidade, com sua universalidade, visceralidade, essencialidade, dilemas envolvendo a afetividade, o amor, a lealdade, o que significa mesmo, realmente, essa coisa da vida compartilhada, da união, da comunhão. É preciso, talvez, ter passado pelas experiências traumáticas (e, por isso mesmo, tremendamente solitárias) da guerra para se entender o valor da vida e se entender que a vida é qualquer coisa de imprestável se se é vivida apenas em função de si mesmo, dos próprios interesses mesquinhos, e não de uma ideia, um valor, uma relação, mas não valores abstratos pelos quais supostamente seja válido matar ou morrer, mas valores concretos, baseados em relações concretas de amor, companheirismo, fidelidade:

- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.

Foi o principezinho rever as rosas:
- Vós não sois absolutamente iguais à minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativastes a ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela é agora única no mundo.

E as rosas estavam desapontadas.
- Sois belas, mas vazias, disse ele ainda. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa.

O diálogo é claramente o centro do livro, não apenas pela sua centralidade estética e emocional, mas como clímax, como ponto referencial a partir do qual todas as experiências de vida do príncipe são ressignificadas, revalorizadas e ele coloca seu passado em perspectiva, tendo em vista um ideal possível de futuro mais consciente, de maior entrega ao amor. Podemos dizer, então, que o livro inteiro é um encontro com a raposinha no interior de cada um de nós, é aquela experiência, aqui, estética, a partir do qual reavaliamos e ressignificamos toda a nossa vida, vemos o passado a partir do presente e projetamos a consciência purificada de agora sobre o melhor futuro possível. É o ponto nevrálgico das reflexões do autor sobre o que ele considera realmente essencial e valioso nas relações humanas, o que ele toma como belo em si mesmo e enxertado no texto com tal poesia que a universalidade grita ao coração dos maiores poetas, sábios, filósofos e santos de todas as tradições, povos e religiões:

- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa... - Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.

Combinações tão simples de palavras, uma escolha tão cuidadosa e lapidar de expressões, de imagens e ideias tão simples, até triviais, e organizadas de forma quase mítica na sua forma e expressão carregam o legado de sabedoria tradicional e universal de todas as mensagens espirituais, do Ocidente e do Oriente. O credo de fé não é em uma divindade, mas na fé mesma, fé na fé, na capacidade de se colocar espiritualmente para além dos fenômenos externos e dos desejos e apetites imediatos, para se colocar no lugar do outro. O coração é um símbolo do amor, do máximo compartilhamento de experiências e vida comum, é a própria vida compartilhada, vivida em conjunto, em comum união, comunhão, símbolo por excelência da união espiritual perfeita que as diversas tradições trarão sob diversos outros trajes simbólicos. União de bastos com copas, solve et coagula, mercúrio com enxofre, Cristo com a Igreja, o Eterno e Israel, atman e Brahman. A perfeita união espiritual, superando os particularismos e condicionamentos sociais, culturais, econômicos, étnicos, é trazida pelo diálogo, pela abertura do coração, pela empatia, os valores mesmos trazidos ao longo de todas as demais passagens do livro e, aliás, por todos os capítulos da história mundial que mostram as grandes catástrofes e tragédias causadas pela ausências dessas virtudes e valores. Dito de forma mais simples: verdadeiro e bom não é o que se conforma com juízes descritivos e morais, por mais racionais que sejam, mas aquilo que interiormente vivemos e compartilhamos entre nós na dimensão da intersubjetividade, da troca, do real encontro entre almas. A mística parte final, assombrada pelos fantasmas pouco claros da morte, perda, separação, da inevitabilidade do fim, que sempre marcou presença no livro, até nos momentos mais alegres e expansivos, mesmo nos cômicos, não tem outra função: marca o fim das jornadas, da aventura, da busca pelo sentido do amor, para que possa empreender, enfim, a prática concreta do amor. Se olharmos por esse prisma, é indiferente que o príncipe tenha morrido ou não, porque, de certa forma, a vida pode ser relacionada a essa busca fundamental, essa busca do Graal, e a satisfação desse amor após a conquista do seu sentido interior na vida frequentemente não se concretiza na vida vivida, mas apenas na memória, ou mesmo, nas próximas encarnações, não se trata de algo mundano e que se encerra no horizonte limitado de uma vida, tornando o livro verdadeira jornada iniciática.

Eu poderia me estender aqui ainda mais e traçar paralelismos, por exemplo, com Dostoievski, Joyce etc, mas a verdade é que esses autores, como tantos outros, apenas compartilham da mesma fé, das mesmas crenças nessa dimensão da troca, da intersubjetividade contra uma tradição que se engessou em um dogmatismo religioso, social e cultural. No fundo, é a mesma revolta, o mesmo sentido de rebelião contra esse engessamento a partir do vivenciamento de experiências reais e concretas de entrega ao outro, afetividade, amor e lealdade. Mas as referências aos simbolismos das tradições basta por aqui. Essa dimensão do encontro, infinito, entre as almas livres, é o que o autor chama de cativar, e todos os deveres de responsabilidade que daí acarretam, em nada diminuem a autorresponsabilidade do indivíduo com relação às suas próprias necessidades físicas, sexuais, sociais e emocionais (ao contrário do que muitos detratores do livro defendem, atacando um espantalho), apenas revela que, contrariamente aos dogmas do psicologismo individualista e faustiano de coachs quânticos e misticismo de Instagram, nós precisamos do outro, precisamos do compartilhamento de vida, da comunhão, da entrega e troca emocional. E, principalmente, por mais espinhos que devamos cultivar para nos defender dos males do mundo, a recusa à entrega não é força, mas fraqueza, é a recusa em viver plenamente.

Mas falar assim, dessa forma geral e abstrata, é ainda pouco, é faltar à necessidade do livro de enfrentar nossos problemas e questões mais concretas, se, em cada post meu falando do livro, eu não me referir à minha questão concreta. E hoje, Caio? O que te faz chorar, vibrar, se emocionar com o livro? Algo mudou? Tem alguma parte nova preferida? Eu diria que quando me emocionei, lá atrás, com o diálogo com a raposa eu simplesmente identifiquei, como todos os leitores, o caráter fundamental, referencial e fundante daquela narrativa e a sombra que ela lança sobre todo o livro, principalmente nas partes finais, eu compreendi e senti, inconscientemente, como aquilo ressignificava as profundas transformações pelas quais eu mesmo passava, e que alteraram minha autoconsciência, minha percepção e ideia de quem eu sou, como sou, e para que existo. No fundo, eu havia pacificado e aceitado que mesmo se celibato e vida religiosa chegassem ao fim, eu precisaria redescobrir o amor, porque o sonho antigo estava morto e enterrado. Acontece que Saturno não liga muito para nossas ressignificações interiores, não quando elas contrastam com os desígnios divinos, e quis o destino, como geralmente Saturno faz, que o que não foi resolvido, finalizado, aceito lá atrás, retornasse, e retornasse com vigor, paixão, medo, com muito ocultamento e todo tipo de dificuldade, obstáculo, mas... não mais a distância física, brigas, mas a distância emocional, psicológica, a dificuldade de se abrir, se escavar o sentimento do outro. Meu sonho de amor voltou e eu me vejo no começo do livro cheio de dúvidas, recriminações e culpa, como o principezinho, ferido pelos espinhos e exigências da rosa:

- Ah! eu acabo de despertar. . . Desculpa... Estou ainda toda despenteada...

O principezinho, então, não pôde conter o seu espanto:
- Como és bonita!
- Não é? respondeu a flor docemente. Nasci ao mesmo tempo que o sol... O principezinho percebeu logo que a flor não era modesta. Mas era tão comovente!
- Creio que é hora do almoço, acrescentou ela. Tu poderias cuidar de mim...

E o principezinho, embaraçado, fora buscar um regador com água fresca, e servira à flor. Assim, ela o afligira logo com sua mórbida vaidade. Um dia por exemplo, falando dos seus quatro espinhos, dissera ao pequeno príncipe:
- É que eles podem vir, os tigres, com suas garras!
- Não há tigres no meu planeta, objetara o principezinho. E depois, os tigres não comem erva.
- Não sou uma erva, respondera a flor suavemente. Perdoa-me ... Não tenho receio dos tigres, mas tenho horror das correntes de ar. Não terias acaso um pára-vento?
"Horror das correntes de ar... Não é muito bom para uma planta, notara o principezinho. É bem complicada essa flor..."

Então hoje, diferente das decepções recalcadas de 2011, já mais maduro para equilibrar a vida nos seus eixos certos, começo a perceber a importância da rosa e, sem jamais relativizar a importância do diálogo com a raposa, vemos que as preocupações com rosa estão desde o começo do livro, perpassam o diálogo com a raposa e até a suposta 'morte' do príncipe é algo que precisa ocorrer em função da rosa. O que é especificamente a rosa? A rosa é tudo. É tudo no sentido de que ela simboliza a totalidade essencial do sonho de amor não como uma realidade ideal, afinal, a rosa simplesmente nasceu no pequeno planeta do principezinho, ou seja, como sonho de uma realidade que foi aceita, acolhida e, principalmente, nutrida. A rosa é o centro da jornada iniciática do pequeno príncipe, é seu objetivo, mas é em função dela que as experiências mais fundamentais são ressignificadas e reinterpretadas, tanto que o ponto nevrálgico, o encontro com a raposa, é valioso em função do aprendizado que traz na questão da rosa. A viagem pelo ego dos habitantes dos pequenos planetas existe, também, para que o principezinho entenda a miséria do ego, sua insuficiência. A viagem para a Terra, sua imensidão despersonalizante, e o encontro com tantas rosas, tão belas quanto a sua, nada únicas e igualmente bem dispostas em um pequeno jardim, revelam outros desafios para além das armadilhas do ego: o confronto com o outro, o vazio imenso das falsas expectativas, a decepção, a rejeição. Após a iniciação recebida pelo primeiro grande mestre, a raposa, e primeiro grande amigo, o principezinho passa a ver a verdade, e a enxergar que não pode haver utilidade nenhuma na caminhada da vida além do compartilhamento, da vivência do amor, de cativar, porque é só assim que não buscaremos mais infinitos crepúsculos, por mais belos que sejam, cultivar o amor, cativar alguém, é encher a própria vida de sol!

Então é por isso que atualmente é ainda meu livro preferido. A rosa, o referencial que serve para ressignificar o passado e projetar para o futuro os valores aprendidos pela experiência atual, atualmente, é o meu sonho de amor que, agora, retorna, por não ter sido finalizado, cuidado. É a minha rosa. Estou sendo ferido pelos seus espinhos, mas... a jornada se aproxima do fim, para o rompimento final, ou o coroamento. E é assim como tudo na vida: para o fracasso ou para o sucesso, você será mais e mais jogado para o primeiro quanto mais recusar se deixar ser cativado e cativar, e se esquecer suas responsabilidades. E o sucesso virá, naturalmente, pela aceitação da dor do medo, da dúvida, do risco, para que se possa abrir o coração, se deixar ferir pelos espinhos da rejeição, do medo, da ignorância, para que possa conhecer as borboletas.

Mas eis que sucede uma coisa extraordinária. Na mordaça que desenhei para o principezinho, esqueci de juntar a correia! Não poderá jamais prendê-la no carneiro. E eu pergunto então: "Que se terá passado no planeta? Pode bem ser que o carneiro tenha comido a flor."

Ora eu penso: "Certamente que não! O principezinho encerra a flor todas as noites na redoma de vidro e vigia bem o carneiro." Então, eu me sinto feliz. E todas as estrelas riem docemente.
Ora eu digo: "Uma vez ou outra a gente se distrai e basta isto! Esqueceu uma noite a redoma de vidro ou o carneiro saiu de mansinho, sem que fosse notado. Então os guizos se transformam todos em lágrimas.

Eis aí um mistério bem grande. Para vocês, que amam também o principezinho, como para mim, todo o universo muda de sentido, se num lugar, que não sabemos onde, um carneiro, que não conhecemos, comeu ou não uma rosa...

Olhem o céu. Perguntem: Terá ou não terá o carneiro comido a flor? E verão como tudo fica diferente...

E nenhuma pessoa grande jamais compreenderá que isso tenha tanta importância!
 
Última edição:
O Pequeno Príncipe é, ao lado do diário de Anne Frank, os dois únicos livros clichezões best-sellers que faço questão de conservar na biblioteca. Todo mundo já leu ou ouviu falar deles, dando azo pros comentários adocicados-água-com-açúcar ou de verniz maracujá-azedo (no caso de Anne Frank). O livrinho de Exupery é que nem um bicho de pelúcia antigo ou uma peça de roupa muito usada na adolescência, dos quais guardamos sempre o vestígio, seja internamente (como no caso da Melian), seja no fundo do armário (da estante, no meu caso). Gosto desta comparação porque transparece um aspecto definidor do Pequeno Príncipe, ele, ao contrário de outros clássicos infanto-juvenis (Alice, os volumes da série vaga-lume...), evoca no leitor algo da cor específica da infância (o desamparo, a amizade "cabra-cega" acessível quase que somente às crianças) sem que, necessariamente, tenhamos de revocar alguma leitura "prévia" localizada temporalmente na infância.
É como se Exupery tivesse o poder de levar o leitor aos ares rarefeitos da Nostalgia, sem que, para tanto, tivéssemos de cooperar com algum trampolim localizado na Memória. O tom do livro é todo uma viagem na "cauda do cometa", aérea, rarefeita; o leitor é quem desliza no planeta, na vivência particular e concreta em que vai cair.
Podemos dizer, então, que o livro inteiro é um encontro com a raposinha no interior de cada um de nós, é aquela experiência, aqui, estética, a partir do qual reavaliamos e ressignificamos toda a nossa vida, vemos o passado a partir do presente e projetamos a consciência purificada de agora sobre o melhor futuro possível.
"ressignificada" pelo ato de rumar sua leitura sob a superfície pedregosa dos planetas pessoais (o afeto sexual revitalizado, o círculo religioso borrado) e "purificada" pelo instante mesmo da queda nos planetas.
 
O Pequeno Príncipe é, ao lado do diário de Anne Frank, os dois únicos livros clichezões best-sellers que faço questão de conservar na biblioteca. Todo mundo já leu ou ouviu falar deles, dando azo pros comentários adocicados-água-com-açúcar
Há até o trecho de um conto hilário do Rubem Fonseca que indica esta ingrata (será mesmo?) pecha popularesca, dum romantismo de botequim, recaída sobre o Pequeno Príncipe:

Nathanael. Sabe o que é duas pessoas se gostarem? Era nós dois, eu e Maria. Sabe o que é duas pessoas perfeitamente sintonizadas? [...] Meu prato predileto é arroz, feijão, couve à mineira, farofa e linguiça frita. Imagina qual é o de Maria? Arroz, feijão, couve à mineira, farofa e linguiça frita. [...] Número da sorte o 7, cor o Azul, dia Segunda-feira, filme, de Faroeste, livro O Pequeno Príncipe, bebida Chope, colchão, o Anatom, clube o Vasco da Gama, música o Samba, passatempo o Amor, tudo igualzinho entre eu e ela, uma maravilha.

---
Podemos dizer, então, que o livro inteiro é um encontro com a raposinha no interior de cada um de nós, é aquela experiência, aqui, estética, a partir do qual reavaliamos e ressignificamos toda a nossa vida,
Após a iniciação recebida pelo primeiro grande mestre, a raposa, e primeiro grande amigo, o principezinho passa a ver a verdade, e a enxergar que não pode haver utilidade nenhuma na caminhada da vida além do compartilhamento, da vivência do amor, de cativar, porque é só assim que não buscaremos mais infinitos crepúsculos, por mais belos que sejam, cultivar o amor, cativar alguém, é encher a própria vida de sol!
A mistura de mestre e amigo na figura da raposa parece-me paradigmática aqui. Paganus, durante a maratona da feitura desta confissão (que, segundo Melian, durou ao menos umas três horas) retorna invariavelmente sua metralhadora retórica na testa dos
dogmas do psicologismo individualista e faustiano de coachs quânticos e misticismo de Instagram,
Esta declarada oposição não tem o viés único de delinear uma palheta de arquétipos indesejáveis afim de ressaltar, por puro efeito de contraposição, a persona de Paganus, triunfante e mavioso diante dos percalços das pedras no caminho. Logo de inicio, acreditei estar de frente a um mero desabafo, afastei-me deste erro, porém, ao verificar a recorrência e o aparecimento de certos elementos esclarecedores quanto à ruptura radical de Paganus contra a tendência na qual avança a sensibilidade geral de seu tempo. Como Doistoiévski, Paganus carece da métrica sentenciosa elegante ou da concatenação lógica rigorosa na exposição de seu discurso, fiando-se, em contrapartida, na força espasmódica de suas recordações e na linguagem exasperada pela dor -- dor as vezes controlada, as vezes visível, e sempre latente. "Amor": a palavra perde a carga de exclamação banal e o ranço de declamação fajuta, angariando conotações de reivindicação premente da revitalização de uma visão de mundo atacada ou, na melhor das hipóteses, posta em xeque pela civilização espetacular modelo 2.1.
O ideário liberal consagrou a ideia de "amor-próprio" enquanto panaceia universal, e o mantra: "para amar o outro é preciso primeiro amar a si mesmo" tornou-se divisa dogmática na ética afetiva contemporânea. Aparentemente, nada de preocupante se nos mostra nesta realocação dos termos, mas tentemos lembrar que nem sempre foi assim.
A ética cristã, como bem compreendeu Melian num comentário mais acima, não é só danação eterna, culpa terrena e mortificação corporal -- o amor abrange a integralidade de sua estrutura, mesmo o "reacionário" Antigo Testamento exala tal disposição, elevada até a condição de norma a ser seguida, dentro das leis mosaicas têm-se:
1-amarás teu Deus sobre todas as coisas, e
2-amarás teu próximo como a ti mesmo.
Necessitar-se-á enxergar a ordem e o sentido divino trazido pelas tábuas através da iluminação hermenêutica normativista. A elipse de sentido entre a primeira lei e a segunda baseia-se muito além de uma chã economia de palavras, reverberando, na verdade, em diretriz para o correto proceder do cristão: o amor ao Eu fica subordinado ao amor pelo outro, não na acepção de dependência "infantil" e "insegura" com consequências "tóxicas", e sim na relação química do agente com o reator (parecido um pouco ao mote das Afinidades Eletivas de Goethe).
A segunda lei dá precedência ao próximo (o outro), pois o agente (o eu, o self) é incapaz de amar a si mesmo puramente ou então de amar a si mesmo na comunhão isolada com Deus. Mestre Eckhart sabia disso ao afirmar que "tudo o que deve acolher e ser receptivo deve necessariamente estar vazio" -- amar a si no amor de Deus é uma contradição em termos, o self deve evaporar para a ocorrência do amor absoluto no coração do sujeito.
Resta resumir a situação conflituosa:
De um lado há a expressão do amor enquanto ouroboros (círculo perfeito, paradoxal, relação integrada entre a cauda e a cabeça, sem rechaçar a dor provinda daí)
Do outro, a figura do amor expressada na cobra rastejando linearmente, preservando-se de choques indesejáveis (linha progressiva, por etapas: "primeiro me amo, depois estarei apto a amar outrem", como se "amar" tivesse virado um curso com ordem de matérias na grade curricular a ser imperiosamente observada).
Desconheço poeta mais feliz em seu registro do amor entre humanos, segundo o preceito da lei mosaica, do que... Brecht, o grande blasfemador!

Aquele que amo
Disse-me
Que precisa de mim.
Por isso
Cuido de mim
Olho meu caminho
E receio ser morta
Por uma só gota de chuva.


O desvelo consigo surge na exata medida em que sabe-se ser requerido pelo outro. Simone Weil dizia que só reconhecemos plenamente a existência concreta daqueles seres que amamos, e neste reconhecimento -- acrescento eu -- também percebemos a nossa fragilidade por intermédio da alheia. (A, B ou C, meus caros conhecidos, podem morrer, ferirem-se, viajar para terras longínquas etc. -- isto tudo é encarado como lei ou obra do acaso; Fulano, que é meu amor, pode MORRER, FERIR-SE, VIAJAR PARA TERRAS LONGÍNQUAS, ETC. -- isto é encarado como sentença).
Paganus, ao investir a raposa da dignidade de um mestre e da intimidade de um amigo, convida-nos a adotar outro modo de perceber as coisas. A ânsia pelo amor-próprio é uma aberração secularista, a qual arrasta-nos até o narcisismo, o solipsismo, além de isolar-nos de antemão numa espécie de teoria das mônadas leibniziano onde Deus está totalmente ausente. A solução do impasse é esta: ao invés de cuidar do amor-próprio, deve-se procurar cultivar a amizade de si mesmo -- como diria Sócrates no livro IV da República de Platão:

Ela [a justiça] pretende que o homem coloque em perfeita ordem os seus reais problemas domésticos, que assuma o comando de si mesmo, se discipline e conquiste a sua própria amizade [...]

Muito se fala do amor platônico, mas há outro coisa tão sublime quanto: a amizade socrática. A raposa, Sócrates animalizado, ensina ao principezinho (e também a Paganus) que é a amizade o fator fundante da relação consigo próprio, a amizade é a escola do amor, pois toda e qualquer relação entre amigos é extremamente suave e serena se comparada às relações de amor fraterno de um pai com seu filho, ou das relações de amor sexual entre amantes. Borges afirmava ser muito tranquilo a separação de extensa duração quando trata-se de dois amigos, enquanto dois amasiados desesperam-se por conta de dois ou três dias sem contato um com o outro.
A raposinha amiga, a rosa amada...
 
- Onde estão as pessoas? - O Pequeno Príncipe voltou finalmente a falar. - É tão solitário no deserto...

- É solitário entre as pessoas.

Citações deste livro maravilhoso
 

O livro completa 80 anos.
Nunca tinha parado pra pensar como ele é relativamente novo. Devia ter sido obvio por algumas coisas citadas no livro, mas eu o via como um livro de seculos ja rs
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo