• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gargântua e Pantagruel (François Rabelais)

Bom dia a todos. Como mencionei em um "post" anterior, eu adquiri há um certo tempo a edição com a tradução de David Jardim Junior, que saiu em um único volume (vide abaixo).

Rabelais - livro.jpg

No entanto, fiquei interessado na caixa mencionada na mensagem de @Béla van Tesma, ainda mais que é mencionado que essa coleção traz a primeira tradução integral ao português.

Aí fiquei na dúvida: será que a obra que eu adquiri não é completa? Qual a diferença entre elas além da tradução?

Agradeço antecipadamente os esclarecimentos.
 
@Spartaco acho que isso foi mencionado em algum lugar já, mas não lembro onde.

Se não me engano, a edição da Itatiaia, com tradução do David Jardim Júnior, tem os quatro livros do Gargântua e Pantagruel num único tomo. A diferença em relação à Ed. 34 é que o Gontijo Flores incluiu também um "quinto livro" no volume dois, de autoria incerta — atribuída com ressalvas ao Rabelais —; e mais uns penduricalhos que não fazem parte do Gargântua num terceiro volume. Daí que a caixa da Ed. 34 não é só o Gargântua, mas sim a "obra completa" do Rabelais. É basicamente isso. Para quem quiser ler apenas o Gargântua, a edição da Itatiaia é completa, a menos que você reconheça como legítimo aquele "quinto livro" (pelo pouco que li a respeito, a julgar pelas datas, etc., está mais para uma cópia muito boa do Rabelais do que algo escrito por ele mesmo). Se quiser ter a obra com o quinto livro, daí tem que comprar os dois primeiros volumes da Ed. 34.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo