• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O menino do pijama listrado - John Boyne

Igor Matheus disse:
Estou pensando em ler este livro,mas pelo fato de se passar durante uma segunda guerra mundial e ser feito amizade de uma criança com alguma pessoa sujeita ao holocausto,realmente parece um livro meio que copiado de " menina que roubava livros".

Eu tbm n acho que o menino do pijama listradoi seja uma tentativa de copia da menina que roubava livros. Ao contrário. Eu acho que não tem muita coisa a ver, pois só o que tem de semelhante é o tema: segunda guerra.

Daí você vai pensar: Então tem tudo a ver.
Mas n tem. porque o tema é o mesmo, mas são perspectivas diferentes, são maneiras diferentes de se olhar a história. O que eu percebi nos dois foi que a menina que roubava livros é uma história bonita, é sim maioria dela em terceira pessoa e a gente nota que (sem desmerecer a obra) é apenas a história de menina e o que se passa ao seu redor: a segunda guerra. Ela é cativante, ela é engraçada, é encantadora como leitora árdua, mas é uma historia vista de vários lados, é o lado dela, é a história por trás delas, são outros problemas... e nisso vai indo indo.. e construindo uma teia de acontecimentos ao redor da criança. Foi uma maniera de o autor colocar sua opinião num livro com crianças dentro dele.(DIGO "não desmerecendo porque eu gostei da história e ainda estou lendo, mas foi um ponto de diferença que vi nas duas obras")

Já o menino do pijama listrado a preocupação é maior ou pelo menos é mais centrada. É só aquilo: mostrar o Bruno. Ao meu ver, me perdoe se eu estiver errada, é mostrar que mesmo na guerra e ao holocausto ainda podem existir crianças sem maldade, uma alma pura e inocente que não enxerga pontos ruins nas coisas porque ainda não foi ensinada essa parte do mundo(esse é o bruno). O livro e o filme inteiros colocam isso em foco. A mentalidade de uma criança inocente dentro da guerra. Por mim esse é mais elevado, porque mesmo sendo simples, mostra o nosso lado humano e diz que os nossos pontos negativos são fortes, mas que ainda existem fatores positivos, mas que quando os negativos falam mais alto, grandes desatres podem acorrer, e causar enormes arrependimentos.

A história decididamente é cativante. Me impressionou pelo lado totalmente subjetivo sem desmerescer os aspectos verídicos e objetivos da história em si.
Não acho que um livro seja imitação de um outro só porque os dois falam de criança e de holocausto, mas é só a minha opinião...
 
Li o livro A Menina q Roubava livros, e vi o filme O Menino Do Pijama Listrado, tbm não acho q seja imitação, aliás acho as histórias bem distintas. Durante a segunda guerra pessoas diferentes viveram experiências diferentes, não gosto muito de histórias sobre o holocausto, acho q já vi o suficiente p uma vida.:(
 
Rachel disse:
Li o livro A Menina q Roubava livros, e vi o filme O Menino Do Pijama Listrado, tbm não acho q seja imitação, aliás acho as histórias bem distintas. Durante a segunda guerra pessoas diferentes viveram experiências diferentes, não gosto muito de histórias sobre o holocausto, acho q já vi o suficiente p uma vida.:(

Além disso também n gosto de VER o holocausto. Fotos me causam arrepios. N são os ossos,ou a magreza, ou o estado das pessoas, mas o que elas me dizem com os olhos; Machuca.
 
Lucas_Deschain disse:
[align=justify]É inegável que há semelhanças entre as duas obras literárias, mas principalmente com relação a temática, vamos dizer assim, ambas mostram eventos relacionados ao nazismo e o holocausto de alguma forma, mas a partir de tramas bem diferentes. Particularmente gosto mais de A Menina que Roubava Livros, acho a história mais profunda, mais introspectiva, mais transcendental; mas gosto bastante de O Menino do Pijama Listrado também.

Enfim, são obras diferentes, com focos, objetivos e recursos diferentes. Acho que vale a pena conferir as duas [/align]

Eu também tenho uma certa preferência por A Menina que Roubava Livros, por gosto pessoal mesmo. Acho as histórias mais elaboradas mais envolventes.
Gostei muito de O Menino do Pijama Listrado, mas, sinceramente, esperava muito mais dele, pela propaganda que meus amigos me deram. Achei a simplicidade com que o Bruno conta a história muito estranha, e em certos pontos, um tanto forçada. Tudo bem que ele é uma criança, mas, com nove anos, ele já teria uma noção melhor do que estava acontecendo.
Admiro, porém a intenção do autor. Não acho que seja uma imitação do outro. A abordagem é muito diferente, mesmo tratando-se do mesmo tema. Também acho que vale a pena conferir os dois livros.
 
[align=justify]Com certeza, são livros diferentes, o que não necessariamente quer dizer que seja impossível compará-los, afinal, existem certos parâmetros e critérios que permitem investigá-los e explorá-los. Porém, não é algo mecânico ou fixo, é algo fluido, que passa pela subjetividade de cada um (ufa!), então, no final das contas, creio que há espaço para ambas as opiniões, embora eu pense que A Menina que Roubava livros mais elaborado, com mais fôlego, que incide mais sobre algumas feridas abertas do que O Menino do Pijama Listrado, o que não faz dele um livro ruim.

Enfim, minha opinião.[/align]
 
JLM disse:
caramba, acabei de ver o filme aqui e me acabei junto... :oops: e eu q pensava q era forte, encontrei um filme mais forte q eu, vish....

Eu assisti ao filme tb é :susto:
o final é surpreendente :(

fui hoje a biblioteca e estava exposto na prateleira o livro e fiquei feliz :traça:
Pq fazia tempo que queria ler, depois de ter visto o filme ^^
 
Sun disse:
Rachel disse:
Li o livro A Menina q Roubava livros, e vi o filme O Menino Do Pijama Listrado, tbm não acho q seja imitação, aliás acho as histórias bem distintas. Durante a segunda guerra pessoas diferentes viveram experiências diferentes, não gosto muito de histórias sobre o holocausto, acho q já vi o suficiente p uma vida.:(

Além disso também n gosto de VER o holocausto. Fotos me causam arrepios. N são os ossos,ou a magreza, ou o estado das pessoas, mas o que elas me dizem com os olhos; Machuca.

Eu assisti ao filme Julgamento de Nuremberg, bah é muito triste. Pois há cenas reais do holocausto.
É um assunto que sempre fico um pouco deprimida de ver/ler, depois ameniza e tenho vontade-curiosidade de saber mais sobre o assunto.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Avancei na leitura, cada vez fica mais triste e tudo parece ser pior pela ingenuidade de Bruno que faz parecer tudo uma brincadeira.Lembrei de Vida é Bela.
 
Terminei de ler, por ter visto o filme não sei se influenciou, mas achei o filme melhor do que o livro :think:
Eu li uma resenha no skoob, dizendo que havia umas coisas absurdas no livro de como um pia de 9 anos não saber quem era o Fúria. Mas, até mesmo os soldados eram enganados, por exemplo, alguns não sabiam o que ocorria de verdade nos campos de concentração. Então, um pia pode ser enrolado pelos pais mesmo, como a sua irmã que apesar de saber alguma coisa, distorcia as verdades e não sabia o que era um judeu realmente.
 
Sobre isso creio que o que a "suspensão parcial da realidade" (acho que o Eco que fala sobre isso) diz torna perdoável uma possível inverossimilhança exagerada. O que pensas?
 
Lucas_Deschain disse:
Sobre isso creio que o que a "suspensão parcial da realidade" (acho que o Eco que fala sobre isso) diz torna perdoável uma possível inverossimilhança exagerada. O que pensas?

Então Lucas,pelo que eu entendi do livro, o Bruno tinha o entendimento que Fúria era o líder da Alemanha e a suástica era só um símbolo do uniforme de seu pai. Tanto que quando o Bruno começou a perguntar quem era o pessoal de pijamas, seu pai compreendeu que era hora de seus filhos voltarem para Berlim para não descobrir a verdade do campo de concentração.
Logo, acho passível do pia não saber de fato o que estava acontecendo.
e pelo jeito morreu sem ter consciência do que o seu pai estava fazendo =(
 
Assisti o filme, o menino do pijama listrado é uma história recheada de inocência, amizade e amor transmitida pelos protagonistas Bruno e Schmuel;o autor tenta mostrar as nuance dos horrores da guerra sem ser apelativo. Entretanto é perceptível a crueldade vaticinada nos campos de extermínio de judeus pelos alemães. Apesar de transmitir inocência o garoto Bruno que vive encarcerado, fica inquieto e ultrapassa os limites do muro de sua casa para descobrir uma amizade sincera com um garoto judeu.
 
augusto fernandes disse:
Assisti o filme, o menino do pijama listrado é uma história recheada de inocência, amizade e amor transmitida pelos protagonistas Bruno e Schmuel;o autor tenta mostrar as nuance dos horrores da guerra sem ser apelativo. Entretanto é perceptível a crueldade vaticinada nos campos de extermínio de judeus pelos alemães. Apesar de transmitir inocência o garoto Bruno que vive encarcerado, fica inquieto e ultrapassa os limites do muro de sua casa para descobrir uma amizade sincera com um garoto judeu.

Apesar de ver e rever as crueldades cometidas na 2ª Guerra Mundial, sempre me surpreendo. É incrível essa crueldade mesmo.
 
Gostei do livro. Foi daquelas leituras rápidas, um domingo e já era.
Quanto ao filme, reconheço que demorei a me acostumar com os nazistas falando inglês.

Gostei da inocência que retrata o livro. Haja-vista e o Fúria. Hehe, vale a leitura.
 
Eu amei o livro, eu o li em inglês, o que o tornou extremamente melhor! The Fury (fuhrer)e o Out-with (auschwitz),entre outras coisas. é como ele entende as palavras estranhas que escuta diariamente. è a inocencia do menino, que ve em seu pai um herói, proprio de como vemos nossos pais quando temos a idade de Bruno. Eu adorei o livro e indico a leitura a todos.
Diferente de vocês, eu também gostei da menina que roubava livros, mas a história do Bruno me pegou de jeito, me chocou mais justamente por ser mais inocente.

Outro da mesma temática que eu amei foi "Sarah´s key" (a chave de sarah? seria o nome em portugues?)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo