• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O menino do pijama listrado - John Boyne

[align=justify]Justamente por essa questão do maniqueísmo que tu apontaste aí no teu post, Omnius, vale a pena ler o livro. Serve até mesmo para se questionar sobre as percepções que as pessoas tiveram sobre todo esse processo.[/align]
 
Olha, eu vi o filme final de semana passado e gostei muito! Um dos poucos que filmes que retratam livros que eu realmente gostei. Ele é bem fiel ao livro, e praticamente retrata tudo pelo que o personagem passa, exceto a linguagem que ele não entende como o nome do campo de concentração e o nomer Füher, mas estes são detalhes que não chegam a influenciar tanto a temática do filme.
 
Uauu...acabei de assistir ao filme, e, achei fantástico...a forma como foi retratada a inocência...o filme é comovente sem ser piegas, realmente um convite à se pensar....:sim:


http://www.rafaffs.blogspot.com/
 
Tenho um pouco de medo de ver o filme, por que sempre me decepciono quando leio livros e depois vejo os filmes ¬¬

Sobre o livro, acho que ele poderia ter explorado um pouco mais uma historia que achei tão interessante. No fim fiquei com a sensação que estava faltando alguma coisa... E o excesso de repetições do Bruno (comuns a crianças, mas mesmo assim explorado até o osso) me cansou e deixou a leitura chata...

Poderia ter sido grande, se Garcia Marquez tivesse escrito, por exemplo. :rofl:

Recomendaria só a pessoas que gostam de livros rápidos.

Sobre ser uma história "batida", eu gosto :timido: Gostei muito de "A menina...", por exemplo.
 
Lilian Sinfronio disse:
Tenho um pouco de medo de ver o filme, por que sempre me decepciono quando leio livros e depois vejo os filmes ¬¬

No fim fiquei com a sensação que estava faltando alguma coisa... E o excesso de repetições do Bruno (comuns a crianças, mas mesmo assim explorado até o osso) me cansou e deixou a leitura chata...

Foi isso mesmo que achei Lilian, em certas horas fica repetitivo demais com relação aos pensamentos do Bruno, achei que poderia ter sido mais desenvolvido.
 
Cabal disse:
Lilian Sinfronio disse:
Tenho um pouco de medo de ver o filme, por que sempre me decepciono quando leio livros e depois vejo os filmes ¬¬

No fim fiquei com a sensação que estava faltando alguma coisa... E o excesso de repetições do Bruno (comuns a crianças, mas mesmo assim explorado até o osso) me cansou e deixou a leitura chata...

Foi isso mesmo que achei Lilian, em certas horas fica repetitivo demais com relação aos pensamentos do Bruno, achei que poderia ter sido mais desenvolvido.

Pelo menos alguém concorda cmg que poderia ter sido muito mais :tchauzim:
 
O livro é muito bom.
Leitura simples e rápida.
Ainda não assisti o filme!
Quem leu e gostou deve ler a menina que roubava livros que provavelmente irá gostar mais.
Alguem tem indicação de outros livros do dia a dia da 2ª guerra?

Abraços!
 
Para mim, o livro não deve ser visto com o objetivo de esclarecer a história do holocausto. Esse horror é o cenário para o encontro de dois mundos infantis opostos, o mundo de uma criança vítima, judeu e prisioneiro de um campo de concentração, na história Haja Vista, e a outra criança alemã, filho do algoz da vítima. Dois mundos privados de seus sonhos, mas que encontram na amizade o consolo para os dias monótonos de um, e terríveis do outro. Na visão de mundo dessas inocentes crianças, o futuro é possível, e o diálogo é a solução para as atitudes incompreendidas dos adultos. A lucidez inocente de ambos aparece como a solução possível para a estupidez humana. A ousadia e a curiosidade infantil, qualidades tão estimuladas nos dias de hoje, onde os direitos da criança permitem novos caminhos, na história é a responsável pelo fim dramático , o fim dos sonhos, o fim do futuro.
 
Acho a história fantástica e concordo com tudinho que a Amélia disse. Usar o mundo infantil para desenredar, compreender e criticar o mundo adulto, em seus mais aterrorizantes desdobramentos se mostrou uma proposta bem interessante. Isso sem falar da simplicidade regada a muita sensibilidade do escritor, o tom perfeito para contar uma história do prisma de uma criança.
 
Lilian Sinfronio disse:
E o excesso de repetições do Bruno (comuns a crianças, mas mesmo assim explorado até o osso) me cansou e deixou a leitura chata...

Exatamente!!!
Gostei do livro... mas essas repetições do personagem Bruno me irritaram!!!

Ainda não assisti ao filme... estava temerosa pelo fato de nunca gostar das adaptações depois de já ter lido o livro. Mas, vendo os comentários por aqui fiquei bem empolgada para assisti-lo!!!
 
Li o livro e depois de alguns meses vi o filme.
Ao contrário do livro, o filme não vale o tempo perdido..
Muito simples e pouco explorado.

Abs,
 
O livro ee muito interessante, as emoçoes do personagem sao passadas de forma muito simples para quem lê.
 
Terminei de ler com um nó na garganta, vontade de chorar e com um frio muito esquisito.
O livro é pequenino e fácil de ler, mas o horror da guerra é exposto de forma tão clara, sem tentar explicar o inexplicável nem nada assim, acredito que atingiu o objetivo do autor, não é mais uma história sobre a guerra é uma história na guerra.
A história de garotos normais no meio de um conflito gigantesco, tudo o que eles perderam me tocou bastante.
 
nanamft disse:
Lilian Sinfronio disse:
E o excesso de repetições do Bruno (comuns a crianças, mas mesmo assim explorado até o osso) me cansou e deixou a leitura chata...

Exatamente!!!
Gostei do livro... mas essas repetições do personagem Bruno me irritaram!!!

Exatamente isso. No mais o livro é bom
 
Estou pensando em ler este livro,mas pelo fato de se passar durante uma segunda guerra mundial e ser feito amizade de uma criança com alguma pessoa sujeita ao holocausto,realmente parece um livro meio que copiado de " menina que roubava livros".
 
Igor Matheus disse:
Estou pensando em ler este livro,mas pelo fato de se passar durante uma segunda guerra mundial e ser feito amizade de uma criança com alguma pessoa sujeita ao holocausto,realmente parece um livro meio que copiado de " menina que roubava livros".

[align=justify]É inegável que há semelhanças entre as duas obras literárias, mas principalmente com relação a temática, vamos dizer assim, ambas mostram eventos relacionados ao nazismo e o holocausto de alguma forma, mas a partir de tramas bem diferentes. Particularmente gosto mais de A Menina que Roubava Livros, acho a história mais profunda, mais introspectiva, mais transcendental; mas gosto bastante de O Menino do Pijama Listrado também.

Enfim, são obras diferentes, com focos, objetivos e recursos diferentes. Acho que vale a pena conferir as duas [/align]
 
RE: O menino do pijama listrado - John Boyne

(Ontem 09:44 PM)Igor Matheus Escreveu:
Estou pensando em ler este livro,mas pelo fato de se passar durante uma segunda guerra mundial e ser feito amizade de uma criança com alguma pessoa sujeita ao holocausto,realmente parece um livro meio que copiado de " menina que roubava livros".


É inegável que há semelhanças entre as duas obras literárias, mas principalmente com relação a temática, vamos dizer assim, ambas mostram eventos relacionados ao nazismo e o holocausto de alguma forma, mas a partir de tramas bem diferentes. Particularmente gosto mais de A Menina que Roubava Livros, acho a história mais profunda, mais introspectiva, mais transcendental; mas gosto bastante de O Menino do Pijama Listrado também.

Enfim, são obras diferentes, com focos, objetivos e recursos diferentes. Acho que vale a pena conferir as duas


Sim. Realmente as histórias são bem diferentes.O enredo da "A menina que roubava livros" é bem mais complexo... com vários núcleos, vários personagens que se "encontram" de alguma forma, na história. Já no menino do pijama listrado a história se passa, apenas, ao redor de Bruno, repassando as impressões do menino, em um enredo muito mais simples. De qq forma, muito embora, como já disse, as repetições de Bruno tirem qualquer um do sério, é um bom livro, porém, ao meu ver, bastante inferior ao da "a menina que roubava livros".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo