1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O limite entre a Admiração e o Fanatismo

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Lord Meneltar, 20 Nov 2003.

  1. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    Hmmm,queridos amigos e amigas tolkenianos(ok,ok,eu sei que estou parecendo o Silvio Santos),
    Venho questionar-vos:
    Qual o limite entre nossa admiração pelo Tolkien e pelo fanatismo exacerbado,que é prejudicial?

    :D
     
  2. acho q admiração e uma coisa leve ( esse termo fico meio gay) heheh, tipo a pessoa admira uma coisa , entende, e sabe q mesmo admirando, e preciso reconhecer os defeitos e erros e tals, agora fanatismo e qdo o kra e fanatico e naum aceita ninguem falar mal e tals....

    fico mei complicado neh....acho q da p entender um kdim! :mrgreen:
     
  3. Lothiriel

    Lothiriel Usuário

    o que eu tenho é admiração; já a minha mãe, diz que é fanatismo... :mrgreen:
     
  4. Eowyn_Br

    Eowyn_Br Usuário

    Eu não conheço ninguém muuuiiittttooo fanático ao ponto de tipo ficar arrumando discussão com quem não gosta das obras dele.
    Eu gosto muito, mas respeito quem não gosta e também nã sou daquele tipo que é Ou Tlkien, ou Nada!!!! Ele é um dos meus autores preferidos, mas eu também gosto de outros e de outros tipos de obras!!!!
     
  5. Knight

    Knight Rider On The Storm

    Não concordo....eu sou mais do q um simples admirador, procuro na internet coisas relacionadas a obra, leio-a quase todo ano, participo de fóruns (hehe) mas no entanto se alguém chegar e falar q não gosta eu aceito (desde de q ela tenha argumentos, claro, odeio akelas pessoas q nunca leram, nunca viram e fikam falando mal).....o q sou eu então?
    Acho q fanático é akele cara que vive p/ o objeto adorado, exclui os defeitos da sua mente e começa a privar outras coisas mais importantes em sua vida para fazer algo relacionada com o q adora....
     
  6. Nefertari

    Nefertari Suave é viver só

    Eu também acho que é mais ou menos isso, só que, às vezes, não há uma separação tão clara. :? A pessoa começa apenas admirando e, depois, mesmo sem perceber, já não admite quando os outros apontam erros, dizem que não gostam, etc.

    Admirar eu admiro muitas coisas, muitos livros, filmes, e tal. O que tenho pela obra de Tolkien é mais do que admiração, ou talvez seja uma admiração mais forte. Admiração, como uma coisa "leve", não faz com que pessoas pesquisem, discutam e queiram saber cada vez mais sobre algo. (Simples admiração não faz com que as pessoas queiram aprender élfico, e não acho que isso seja fanatismo.) Acho que alguém fanático, mais do que não admitir críticas, também tudo o que faz relaciona com a obra; não pensa em outra coisas, outros assuntos.

    Acho que a palavra "fã" talvez seja o meio termo entre admiração e fanatismo: gosta-se muito de algo, mas não é por isso que acha que é algo totalmente perfeito, ou que não admita nenhuma crítica.
    :D

    Bem, acho que o que eu escrevi está de acordo com o que os outros também escreveram.
    :D :D
     
  7. Ivan_RF

    Ivan_RF Usuário

    Eu acho que não vou além da admiração pela obra de Tolkien !
     
  8. Portador do Anel

    Portador do Anel Usuário

    eu me considero um fanático por SdA

    tô sempre relendo os livros, revendo os filmes, colecionado algumas coisas e armo o mór barraco qdo alguém desmerece a obra (filme ou livro) na minha frente.

    sempre uso aquela frase publicitária pra zoar os meus amigos q naum viram os filmes: O MUNDO SE DIVIDE ENTRE AS PESSOAS Q VIRAM E AS QUE NAUM VIRAM SDA.

    no caso, a frase correta eh O MUNDO SE DIVIDE ENTRE AS PESSOAS Q LERAM E AS QUE NAUM LERAM O HOBBIT E SDA
     
  9. acho q me encaixo ai heheh.....tipo eu so muito fã, e aceito as pessoas falarem q naum gostam e tals, e tb consigo enxergar q naum e a melhor obra, esta entre as melhores...hehehhe :mrgreen:
     
  10. Siëlenor

    Siëlenor Usuário

    Eu gosto muuuuuuuuuuito das obras do Tolkien. Meus imbecis colegas do colégio sabem disso e ficam falando mal das obras, mesmo sem conhecê-las. Faço desenho Tolkien-based. Quando mostro para minha mãe, ela acha bonito e eu explico a história do personagem. Quando mostro para o meu pai, ele chama os elfos de "chifrudinhos" por causa das orelhas. Kra, fico triste das pessoas não respeitarem o gosto dos outros :cry: (isso inclui o meu pai). Não sou viciada em Tolkien, mas gosto de verdade. Como já disse, faço desenhos, participo do Fórum, curto Blind Guardian...
     
  11. Portador do Anel

    Portador do Anel Usuário

    procuro me envolver ao máximo com o mundo de Tolkien

    ouço as trilhas, analiso as lendas, detalhes, só naum aprendi a falar a língua do elfos, mas sei algumas palavras

    ver os filmes eh comoparticipar de um grande evento

    a estréia de RdR vai ser o evento do ano

    eh muito legal ir ao cinema cheio e ver q muita gente compartilha da mesma ansiedade de ver o filme

    espero q tenha a tal maratona dos extendidos em campinas

    vou de caravana pra lah!!! :P
     
  12. Anonymous_theOld

    Anonymous_theOld Usuário

    Fanatismo é quando um cara é mto mto loko pela obra e tal e naum quer abrir a cabeça para outras opiniões q podem enriquecer o q ele já tem conhecimento...
    No meu caso é apenas admiração e naum daquelas exageradas... :D

    eu tb adoraria isso!!! vc é daki de campinas???
     
  13. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    O fanatismo é um movimento ideologico e retardado, todo fanatico naum bate bem da cabeça....... jah a admiração é o respeito pelo qual alguem teve com uma obra ou ideia
     
  14. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Fanatismo é chamar uma pessoa de burra só porque não conhece o SdA.

    Admiração é gostar de ler os livros mais de dez vezes simplesmente por prazer; porque acha os livros o máximo. Acho que a maioria se enquadra nesse caso.
     
  15. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    concordo tb adoro os livros de tolkien naum somente sda mas todos
     
  16. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Admiração é uma coisa saudavel, eu tenho admiração por Tolkien sim, considero-o uma pessoa inteligente em varios sentidos e acho que pessoas como eles são sim dignas de admiração. Já o fanatismo, isso não é de forma alguma uma coisa saudavel, e eu acho que ninguem deve ter fanitismo em relação a nada, seja time de futebol, cantor, escritor, religiao, ator, ou sei lá oque, fanatismo é o tipo de coisa que leva até mesmo a morte. É o tipo de coisa que pode começar pequeno mais em pouco tempo toma proporções desastrosas, quanta gente não morre fazendo sacrificios por religiao, ou morre de emoção por assistir seu cantor favorito tocando ao vivo em sua frente? Isso é uma coisa terrível, nao gosto nem de pensar, mais graças a deus nunca ouvi ninguem dizer que conheça alguem que morreu por causa de algum escritor :tsc: e se eu ouvir isso um dia e for Tolkien esses escritor acho que nem sei o que faço. :o?:
     
  17. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Eu acredito q fanatismo eh muito prejudicial no sentido q a pessoa soh pensa sobre aquilo e vira totalmente obcecada por isso, e nao importa o que os outros digam ela nao aceita... eh perigoso ser fanatico, pode-se acabar criticando sem base ao outro soh pq ele nao pensa como vc... o caso do site do anel queimado eh um exemplo disso, os fas simplesmente nao admitem e saem mandando o cara pra PQP... perdendo a razao muitas vezes devido ao fanatismo... ser fanatico soh dah margem aos outros ficarem acreditando q Tolkien era alguma especie de "influenciador" q faz lavagem cerebral... e nao eh bem assim... temos q ter a cabeça no lugar... tdu q eh exagero faz mal...

    Jah admiraçao, gostar, essas coisas, sao saudaveis, eu adoro falar sobre Tolkien, ler suas obras, mas eh pq eu gosto, nao pq ele eh uma especie de "mito"... E sempre tem que saber equilibrar pra nao virar exagero...

    Acho q muitas pessoas se deixam levar e nao admitem qualquer coisa q eh dita contra Tolkien... temos q pensar q nem tdos tem o mesmo gosto...Graças a Eru, O Iluvatar...
     
  18. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Graças a Eru mesmo, imagina se todos se vestissem como você, ouvissem a mesma musica que você, lesse os mesmos livros que você. A vida viraria uma mesmice danada, ia ser um saco...o que faz a vida interessante e até mesmo as pessoas se relacionarem sao as diferencas, se você passa a reparar isso vê que é verdade.
     
  19. O maior sintoma de um fanático é quando o mesmo não admite erros,tanto nos filmes como nos livros.

    Já vi vários fanáticos falarem que Tolkien é um Deus,que não há livro melhor,etc.

    Eu não sou fanático,apesar de SDA ser o meu livro favorito,assim como os filmes.Agora,uma pessoa que vive 24 horas só pensando em Tolkien deveria se tratar urgentemente.

    Ok,já vi "Sociedade do Anel" mais de 15 vezes,assim como "As Duas Torres",além de ter visto RDR 5 vezes no cinema..mas acho que fanatismo é algo bem extremo,do tipo que compra qualquer coisa relacionada a SDA ou que acha que a Terra-média foi um lugar real,que começa a dar importância apenas às obras de Tolkien em vez compartilhar com as coisas boas da vida real...
     
  20. Decipher

    Decipher Usuário

    Acho que adimirar uma obra, é gostar muito, acha-la interessante, saber coisas sobre, ter uma relação saudável com aquilo, aceitar opiniõe contrárias a vc. Agora Fanatismo, já é uma coisa ruim, te preujudica, vc naum aceita opiniões dos outros, acha que no mundo só tem aquilo de bom, e todo o resto é pior... Temos que aceitar opiniões dos outros, desde que tenham argumentos, como já foi dito acima. :wink:
    Se ficou muito confuso e vcs naum intenderam perguntem por favor... :tsc:
     

Compartilhar