• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)

Sua nota para o filme.


  • Total de votantes
    126
As mudancas na historia foram bem mais sutis que as do SdA. O PJ tah segurando a emocao, hein! Mas fiquei decepcionado com a mudanca da fuga na montanha
 
Caramba, filme foda! De fato é bem mais leve, cômico e despreocupado que SdA, mas ainda assim um filmão. Como Dermeister falou, cenas panorâmicas fodas, talvez superiores ao da trilogia, como também vários aspectos técnicos, como as criaturas. E as várias referências ao SdA também são bem legais. Destacaria o prólogo com Bilbo e Frodo e toda cena com Gollum como pontos altos do filme.

- De longe o que mais me incomodou foi toda a figura de Radagast, vários exageros envolvendo os animais, e sua participação junto a Gandalf e a comitiva: ele aparece do nada para avisar Gandalf, e sai correndo com seus coelhos para atrair os wargs (!!), mas no fim isso não serviu pra nada já que os wargs alcançam a comitiva de qualquer maneira. Participação totalmente desnecessária. Ele poderia muito bem estar em Valfenda e relatar tudo lá mesmo.

- A extensão do papel de Azog e sua presença logo no início do trajeto dos anões também achei forçada e criando uma cena de ação desnecessária - por que não fizeram ele perseguir a comitiva apenas a partir da montanha? Poderiam ter misturado o papel dele com o papel daquele grão-orc, que também não sei a que veio (achei a morte muito tosca, ele cerca a comitiva, mas simplesmente pouco faz para se defender dos golpes do mago). As cenas de ações na montanha também são muito exageradas, com aspecto de videogame, poderiam ter maneirado nesse sentido.

- Não vi muito sentido também nos anões quererem sair escondidos ou o Conselho precisar "autorizar" a partida da comitiva.

- A aparição de Sauron (ou o que quer que seja aquele fantasma).

E foi o primeiro filme que gostei muito de ter visto em 3D (mesmo Avatar eu não gostei e mais tarde fui ver em 2D). Vi também em HFR (isso é o mesmo que os tais 48 fps ou é diferente?). Uma coisa que estranhei, talvez fosse só impressão porque não vi ninguém falando o mesmo, é que algumas cenas parecem um pouco aceleradas, como uma fita-cassete. Em umas cenas o Radagast me lembrou o prof. Tibúrcio, quando ele ia correndo pro fundo da tela. Tive a mesma sensação em algumas cenas de batalha.
 
Uma coisa que estranhei, talvez fosse só impressão porque não vi ninguém falando o mesmo, é que algumas cenas parecem um pouco aceleradas, como uma fita-cassete. Em umas cenas o Radagast me lembrou o prof. Tibúrcio, quando ele ia correndo pro fundo da tela. Tive a mesma sensação em algumas cenas de batalha.

Eu também achei algumas cenas aceleradas. O que é justificável, já que tem o dobro de fps mas ainda assim deu pra passar. Vou ver de novo em 24 fps e aí devo fazer uma comparação mais correta.
 
Dessas cenas aceleradas, vi isso principalmente quando:
O Radagast sai no rolé para distrair os Wargs / ORCs da companhia antes deles chegarem em Valvenda. Isso principalmente naquelas tomadas de cima / panorâmicas.

Sobre o filme em sí? Tem problemas, modificações desnecessárias entre uma coisinha aqui, outra alí. Agora... Desqualificar o filme por conta disso? No way! Saí maravilhado da sala de cinema! Toda aquela enorme expectativa que tinha foi plenamente superada! A única coisa que eu senti muita falta mesmo foi...
Que o bilbo não reclama nada da fome, da falta de desejuns, etc. rs

No mais... um dos destaques ficou com a sala de cinema e a projeção em HFR/48fps (ou a falha dela) na sala do Cinemark do Pier 21 (Brasília).

Com 20/30min de exibição o filme dá pau na projeção em HFR.

Depois de mais de 30min de espera, a gerência consegue controlar o ímpeto das mais de trezentas pessoas na sala, entre elas, nego muito mal educado, a solução foi: Rodar o filme em 3D 24fps e dar cortesia geral ver em HFR depois. Dos males o menor. Por ter visto parte da projeção em HFR e logo em seguida a alteração para o 3D comum, a sensação foi de enorme perda de qualidade, nitidez e contraste. Não foi só eu, mas todos os meus amigos tiveram a mesma impressão. Como a cortesia, verei de novo em HFR e espero, quem sabe poder ver a projeção normal também.

Uma comparação válida entre o 3DHFR e o 3D comum, seria algo como: Assistir um pedaço de um filme blu-ray em fullhd e terminar de vê-lo pelo dvdrip baixado na internet. :feelbad:
 
Ah! Alguém também gostou muito de como os anões de Erebor foram retratados? O destaque que o Tolkien dá às armaduras e equipamentos em geral deles no livro é evidente, e acho que isso foi bem retratado no filme. Esses anões apareceram muito mais bem equipados do que, por exemplo, os soldados de Gondor ou Rohan da trilogia do anel.
 
Eu também achei algumas cenas aceleradas. O que é justificável, já que tem o dobro de fps mas ainda assim deu pra passar. Vou ver de novo em 24 fps e aí devo fazer uma comparação mais correta.

Não entendo qual é o princípio desse efeito - afinal a cada segundo tem mais frames, mas meu senso comum diz que isso deveria deixar a cena mais fluída e natural, e não "acelerada".
 
Eh acelerada em relacao com o que estamos acostumados a assistir no cinema e tv/video (trinta e poucos fps nesse), Haran. No cinema normal voce tem metade disso, com quadros repetidos. Nessa, ao inves de ter um quadro repetido, voce tem mais um, o que faz com que o movimento seja capturado com mais informacao. Ai o que acontece eh que voce nao esta preparado (mesmo que sua visao seja capaz) pra assimilar mais quadros na mesma quantidade de tempo que o de costume, ou seja, mais informacao visual em menos tempo, mais rapido/acelerado .
 
Dei 9.

Achei o filme sensacional! Me surpreendeu em vários aspectos e para ser sincera até me confundiu em alguns momentos quanto ao que realmente aconteceu no livro (faz um bom tempo que não releio de O Hobbit). Os cenários são lindos, as batalhas são ótimas e muito divertidas, não se atendo somente a cambalhotas engraçadas. A ação é realmente boa de assistir!

Assisti em 48 FPS 3D e devo dizer que nunca vi um 3D tão perfeito na minha vida! A imersão é ótima! Tive sensações que nenhum filme em 3D conseguiu me causar até hoje. Além do fato de eu milagrosamente não ter saído com dor de cabeça do cinema. Alguém me explica se os 48 fps têm a ver com isso?

Agora o que eu achei estranho:

- A abertura ligando O Senhor dos Anéis a O Hobbit ficou bem interessante, mas a maquiagem falhou um pouquinho, deu pra notar (ainda mais naquela qualidade absurda de imagem) que Sir Ian Holm e Elijah Wood estão de fato 10 anos mais velhos do que no primeiro filme. Mas isso é só estranheza minha, mesmo.
- Achei o Radagast e o Azog bastante forçados.
- A maneira como Bilbo encontra o anel é estranha e não bate com a cena que o próprio PJ fez na trilogia.

Amei o filme todo, mas os pontos que mais gostei foram:

- A história de Erebor. Além da riqueza dos detalhes, PJ teve colhões para mostrar anãs (e eu não vi barba nelas). :)
- As águias!
- O jogo de adivinhas entre Bilbo e Gollum.
- A coisa fofa que ficou o Sméagol.

Nenhuma das estranhezas foi responsável pelo -1 na nota. Só não dei 10 porque as continuações podem ser muito melhores. Afinal, ainda veremos Smaug e a Batalha dos Cinco Exércitos! :)

Chorei feito um bebê em vários momentos do filme, me diverti pra caramba e vou ver de novo em 2D pra sentir a diferença real entre as projeções.

A pior parte é ter que esperar mais um ano para ver o segundo filme!
 
Sinceramente, eu não lembro de ter participado das filmagens desse filme, pergunto:
Como que eu estava lá dentro da tela participando de tudo aquilo???????
Que foi isso que o PJ fez?
Espetacular, sensacional, PERFEITO!!!!!!!
Imersivo, leve, divertido, fantástico e ORIGINAL!
Mandou muito bem, fala sério...
Humilhou, PJ!
 
Depois de tanta espera, finalmente assisti O Hobbit. E admito, sai do cinema com a sensação de desapontamento. Bom, por onde eu começo?
O filme é rico em bons cenários, enquadramentos, atores e efeitos. E bota efeitos nisso. Esperava algo mais simplório com relação aos efeitos. A cena na qual eles estão nas Montanhas Sombrias, me deixou totalmente desnorteada e chateada. Talvez se deve pelo fato de que eu esperava algo totalmente diferente. Como eu disse primeiramente, algo "mais simplório".
O que foi aquela cena? E que orcs são aqueles? Esperava um Grão-orc mais útil. E não uma inutilidade esbanjando piadinhas para o bel-prazer do público. E a parte que eles fogem das Montanhas? Não eram os orcs que deveriam ir atrás deles para vingar a morte do Grão-orc? E não podemos nos esquecer da alusão que ele faz a SdA. Quando Mithrandir pede ajuda ao "Senhor das Águias", por exemplo.

Enfim, o filme gira em torno de Thorin e Azog o perseguindo e não dúvido nada que na próximas sequências uma possível Batalha de Dol Guldur vá existir. Estamos no aguardo.
Mas, ressalto que o filme tem pontos bons e que por mais que tenha aparecido apenas alguns segundos, Thranduil ficou maravilhoso e digno de Tolkien.
Agora só nos resta esperar mais um ano, infelizmente.
 
Eu dei nota 10 porque Peter Jackson é um apaixonado pelas obras do Tolkien. Se ele pudesse faria filme com todos os livros, pena que isso não pode devido aos direitos autorais.

Com relação ao filme

Eu achei maravilhoso o prólogo mostrando Erebor e Valle, é de uma beleza sem igual tanto o reino dos anões quanto o dos homens. Embora tivesse algumas mudanças no contexto do prólogo com relação ao abandono de Thranduil quando Smaug atacava Erebor achei tudo sensacional.

O contexto de Frodo e Bilbo com relação a Festa de Bilbo foi muito bem encaixada ao SDA.

A historia dos anões com os orcs na Batalha de Azannulbizar foi demais, nota 10. Achei aquele duelo nos portões de Moria fantástico e achei legal ver que Thorin decepou o braço de Azog e que permanecesse vivo, fazendo assim um grande duelo entre Thorin e Azog. Essa richa que vi, principalmente na perseguição de Azog e seu bando a comitiva dos anões indo para Valfenda foi muito bem feita. Gostei dos wargs, eles estão muito mais ferozes e sengrentos que os do SDA.

O verão em Valfenda é lindo. O Conselho Branco foi legal demais.

Radagast: Gostei da sua atuação também, ele tem um ar atrapalhado e meio moleque, e isso deixou o filme com uma persepção de algo infanto-juvenil.

Os gigantes de pedra: Nada a reclamar. Acho que ficou muito bom, tirando o exagero das deteriorações das montanhas rsrsrs.

O reinado do Grão Orc foi muito bom, gostei das aparencias dos orcs das montanhas e gostei mais ainda do mini-orquizinho secretário geral do Grão Orc anotando e descendo pelo teleferico e indo dar o recado para Azog sobre a presença dos anões.

As adivinhas entre Bilbo e Golum foi o momento chave o filme, acho que foi o grande momento que a galera esperava de ver e de um modo geral muito bom.

E por fim, o duelo entre os anões nas árvores e a comitiva de Azog no precipicio fechou com chave de ouro a parte final do primeiro filme.

E adorei o olho de Smaug, parecia mais o grande olho de Sauron.

Houve erros? Pode ser que sim, mas diante de todas as dificuldades, das amarras entre o Hobbit e o SDA o filme é ótimo!!!

Vou ver de novo na semana que vem.
 
Em certos momentos me senti jogando um videogame super avançado (parte gráfica), fora uma quantidade de surrealismo exagerado e umas mudanças desnecessárias na história.
É meu livro favorito, continuo preferindo o livro ao filme, vamos torcer para que os próximos filmes, que terão mais ação, sejam mais à moda do Senhor dos Anéis.
 
Dei 8 porque detestei o Radagast

Pontos negativos, IMO
O que é um Istari drogado????? :roll: Fail total no PJ usando o Mago Castanho pra ser a ''veia cômica'' desse filme. Ele podia ter repetido a dobradinha do SdA e posto qualquer um dos anões como o engraçadão. E aquele trenó de papai noel puxado por coelhos ligadões?

Uma coisa que eu amava no Sda era a maquiagem. Era tão sensacional que, na época de A Sociedade do Anel, eu que tinha 6 aninhos morria de medo dos orcs; era tudo verossímil, as máscaras, a maquiagem, as perucas. Mas me decepcionei com essa, hum.. estética nova feita por computador. Tá certo que é uma raça de orc diferente de SdA, mas não precisava ter sido tão irreal, todos vêem que aquilo é um efeito. Pra mim, pareceu que ele quis economizar tempo e fez os orcs muito 'nas coxas'

Kili super herói e SEM A PORRA DA BARBA

Sauron tá muito humanóide. Gostava mais de imaginá-lo como uma sobra sem corpo...

Pontos positivos
A trilha sonora e a riqueza de detalhes em Bolsão e Valfenda. Tá tudo como era há dez anos! Eu chorei do inicio ao fim por causa da trilha sonora. A musiquinha das águias, de Valfenda, dos Hobbits e do anel perfeitamente encaixadas. Lindo demais!

Galadriel tá mais diva e mais respeitosa, como deve ser. E a maquiagem dela está impecável. Elrond, a mesma opinião.

As águias estão lindas e, como sempre, salvaram o dia!

Eu vi dublado e gostei muito. Até as músicas dubladas ficaram boas. Pra quem está acostumado com as vozes de SdA, que era dublagem de SP, vai estranhar, mas não está nada ruim.
Pretendo ver legendado e fazer uma comparação melhor.
 
Eu vi dublado.


Fã de Tolkien que vê dublado...amagad....o que mais verei por aqui? :disgusti:

Isso sim é surreal, não o ornitorrin....errrr....o Radagast Rasta puxando um fumo...

Tá, as duas coisas: quem vê dublado e as coisas nonsenses do PJ. Ainda assim, o filme é especial, a sensação foi a mesma de há 10 anos, quando entrei no cinema para ver ADT (infelizmente não vi A Sociedade do Anel no cinema). Tudo é feito com paixão por PJ, e pelo fato de O Hobbit ser uma história infantil, achei até que PJ inseriu conteúdos "adultos" acima do esperado. Os pontos positivos do filme são bem maiores. Quando o último filme for lançado, teremos uma noção se o primeiro filme é mesmo isso que sentimos agora ou se tudo se encaixará.



Ana Lovejoy disse:
to véia. pqp.

Balzaquiano aqui engrossa o coro! =)
 
Nota 7. Daqui a uns 5 anos começo a perdoar as mudanças que Peter Jackson fez. Só gostei mesmo do Conselho Branco em Valfenda.

Só a espada de Bilbo fica azul. A do Gandalf só aparece meio azul em pouquíssimos momentos. A do Thorin não deveria ficar azul tbm?

Ah, na minha sessão as legendas pras falas do Gollum estavam péssimas, cada frase virava uma palavra só o_O
 
Última edição:
Fã de Tolkien que vê dublado...amagad....o que mais verei por aqui? :disgusti:

Isso sim é surreal, não o ornitorrin....errrr....o Radagast Rasta puxando um fumo...

Me aponta UM motivo coerente o suficiente pra não ver dublado.
Ficou uma boa dublagem, traduziram bem as músicas e a maioria das vozes encaixava. Não perdi nadinha da ''magia'' do original.

Outra coisa, ''fã de Tolkien que vê dublado''? Por acaso é o Tolkien falando as cenas? :roll: ô mente limitada
 
Nota 7. Daqui a uns 5 anos começo a perdoar as mudanças que Peter Jackson fez. Só gostei mesmo do Conselho Branco em Valfenda.

Só a espada de Bilbo fica azul. A do Gandalf só aparece meio azul em pouquíssimos momentos. A do Thorin não deveria ficar azul tbm?

Ah, na minha sessão as legendas pras falas do Gollum estavam péssimas, cada frase virava uma palavra só o_O

A do Thorin fica azul em algumas cenas sim. A do Gandalf eu estranhei tambem. Apareceu azul e esqueceram de manter ela azul algumas vezes, tomei como erro de continuidade ahahahah


O mais foda de assistir sem legendas foram as adivinhas. Nao deu pra captar quase nenhuma, soh as duas primeiras. O resto do dialogo dos dois foi tranquilo, era soh na hora das adivinhas mesmo =/
De resto eu fiquei orgulhoso de mim mesmo, escutava aqueles trechos de fala que tem no livro, e mesmo as musicas dos anoes... era como se as paginas do livro passassem pela minha cabeca. :grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo