• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rotten Tomatoes: reportagem acusa agência por compra de críticas na plataforma

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador

O assunto interessa tanto à área de Cinema quanto à de TV, mas vou botar aqui o tópico porque preciso fazer uma escolha... ¯\_(ツ)_/¯

O agregador de críticas Rotten Tomatoes — que nos últimos anos se tornou um dos maiores influenciadores para o público e para a indústria cinematográfica em termos de qualidade de produções — foi acusado pela Vulture por sua vulnerabilidade de fraude. De acordo com o site, a agência de publicidade Bunker 15 conseguiu subir a nota do filme Ophelia, de 2018, comprando críticos por US$ 50 dólares.

De acordo com a reportagem, que usou fontes anônimas supostamente compradas pela agência, as primeiras exibições de Ophelia geraram 13 críticas que resultaram em uma nota de 46%, o que classifica o filme como "rotten", ou "podre" (no RT, filmes com nota maior que 60% são classificados como "fresh", ou "frescos"). Entre outubro de 2018 e janeiro de 2019, no entanto, a agência entrou em contato com críticos para que assistissem o filme, alegando que o longa teve um tratamento muito rígido pelos críticos até então e que esperavam uma "nova perspectiva". De acordo com a reportagem, um dos contatados pela agência perguntou o que deveria fazer se não gostasse do filme, e a Bunker 15 respondeu que "críticos super legais" concordam em não publicar as avaliações negativas em seus sites tradicionais.

Assim, em janeiro de 2019, Ophelia já tinha mais oito críticas no agregador, sete delas positivas. A nota do filme subiu para 62% e a distribuidora IFC Films anunciou a compra para distribuição nos EUA.

Contatada pela Vulture, a Bunker 15 respondeu que "tem milhares de críticos na lista de distribuição". A agência continuou: "Uma minoria estabeleceu um sistema específico em que cineastas podem patrocinar ou pagar para que eles critiquem um filme".


Já o Rotten Tomatoes, de acordo com a Vulture, retirou uma lista de filmes da Bunker 15 do site após os questionamentos da reportagem. O site também respondeu: "Nós levamos a integridade de nossas notas muito à sério e não toleramos nenhuma tentativa de manipulação. Nós temos um time dedicado que monitora nossa plataforma regularmente, investiga e soluciona qualquer atividade suspeita".
 
Última edição:
Sei lá, fiquei com a impressão de que a acusação é muito fraquinha e carente de substância; não consegue arranhar a imagem do RT em nada (não que essa plataforma devesse ser levada a sério, claro, assim como a avaliação do IMDb não deve)...
Mas parece que andam fazendo um auê em cima disso, a menos em alguns círculos da Internet.

Nas redes sociais, tudo é motivo pra auê... :hxhx:
 
Sei lá, fiquei com a impressão de que a acusação é muito fraquinha e carente de substância; não consegue arranhar a imagem do RT em nada (não que essa plataforma devesse ser levada a sério, claro, assim como a avaliação do IMDb não deve)...
Mas parece que andam fazendo um auê em cima disso, a menos em alguns círculos da Internet.

Nas redes sociais, tudo é motivo pra auê... :hxhx:
Eu também acho a acusação fraca, mas eu não duvido nada. É que nem sobre a venda de CPFs pelas farmácias, quem aqui se espantou?
 
Sim, sim. A gente sabe que é possível haver compra de resenha, mas isso desde sempre, pelo próprio modelo e considerando a influência que uma resenha pode vir a ter na venda de um produto. Só ver as resenhas sob encomenda nos jornais, com rasgados elogios a livros medíocres, que sempre houve. O problema é ter prova de que uma resenha X específica tenha sido vendida de fato. Daí é mais difícil. É tipo a gente saber que um político como Maluf, Temer, Sarney etc. estavam envolvidos em corrupção, mas não necessariamente ser capaz de provar um crime em particular. XD E no caso de um Rotten Tomatoes, saber o quanto do enorme bolo de resenhas agregadas uma falcatrua dessa natureza representaria.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo