• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Fim de Saruman

Aproveito esse espacinho e lanço uma questão que me intriga:

Qual foi o destino de Saruman após ser morto por Grima?


Sei que parece uma pergunta sem sentido, mas vamos explicá-la com mais cuidado: Saruman era um maya de Aulë, Curumo, Curunír, um dos imortais mais antigo que a própria Arda, e veio na terceira era, como Gandalf, para cumprir uma missão, vestindo o hröa de um velho, sujeito a fadiga e a velhice. E Gandalf quando morreu, contra o Balrog, volta. Mas Saruman, sabe-se que não voltaria, mas será que ficaria nas mansões de Mandos até o fim dos tempos aguardando julgamento, tomando um chá de cadeira? Será que seria punido de imediato pelos valar? Será que iria para onde vão os homens mortais, dada a sua condição peculiar e sua morte peculiar (acho improvável). Voltaria ele a ser um maya liberto do corpo físico?

Aguardo opiniões. :)
 
Eu nunca tinha pensado nessa questão, mas parece ser bem curiosa.
Mesmo vc achando a situação mais improvável, eu acho que ele foi para onde vão os homens. Pq em algum lugar ( acho que no Contos Inacabados) diz que os Istari tb poderiam morrer e sentir as mesmas fraquezas que os homens sentiam desde que possuísem corpos. E Gandalf, acho que foi uma exeção a essa "regra", por talvez ele ser o único Istar que realizou realmente a tarefa que foi designado a fazer.
Mas isso ninguém realmente vai saber. :(
:wink: Espero que isso tenha sido útil..
 
Para mim ele fica em arda, fraco sem conseguir restituir sem corpo fisico.
Pois embora ele seja um maia de aulë, sabe-se q reconstituir um fana ou hroa eh complicado e precisa de mta força, pra mim ele nao conseguiu, assim como sauron tb nao conseguiu apos a derrocada final dele.
 
Bom, o ventinho do oeste que varreu a nuvenzinha de fumaça que virou Saruman é um bom indício de que ele fora exilado das terras imortais. Acho provável que ele tenha sido concenado a 'viver' sem um corpo em Arda até que ela se acabe. Seu destino após, só Eru sabe (quer dizer, não sabe, já que ele abriu o tópico :lol: ), pois nada é dito dos Ainur corrompidos no final dos tempos, à excessão de Melkor na improvável Segunda Professia de Mandos.
 
Para Mandos ele nao foi..pois para lah vao os Filhos de Ilúvatar: elfos e homens (provavel que hobbits e anoes tb). Embora os Istari pudessem sentir os pesares, tristezas e a labuta em seus Hröa, eles permaneceram sendo Ainur.

Gandalf, qdo morre vai para Aman e lah ele informa aos Valar oq estah se passando na TM e entao recebe permissao para retornar

Saruman qdo morre, se dirige ou eh levado para o leste... de tal forma q viverah naquela forma (fumacinha) ateh o dia do juízo.. acho q ele prefere o exilio sem forma a ter q se sujeitar ao julgo dos valar...
 
Bem, acho que ele continuaria sem hroa vagando por Arda até o dia do juizo em que Melkor retornará. Ou talvez ficar sem corpo vagando por aí seja a condenação q os valar lhe deram por não ter cumprido sua missão e ainda ter se unido a sombra.
 
Galahan disse:
Bom, o ventinho do oeste que varreu a nuvenzinha de fumaça que virou Saruman é um bom indício de que ele fora exilado das terras imortais. Acho provável que ele tenha sido concenado a 'viver' sem um corpo em Arda até que ela se acabe. Seu destino após, só Eru sabe (quer dizer, não sabe, já que ele abriu o tópico :lol: ), pois nada é dito dos Ainur corrompidos no final dos tempos, à excessão de Melkor na improvável Segunda Professia de Mandos.

Aí que está... :lol: Faz parte de algo que não foi muito bem esclarecido na obra... Até porque são casos muito particulares. Radagast, enamorado das plantas e animais, regressaria a Valinor? E os azuis, voltaram? Dos 5 istari, apenas o destino de Gandalf é conhecido. E pouco se fala do destino daqueles que vieram pra Terra-Média em situação tão peculiar. Saruman, a síncope do destino trágico, é talvez o mais intrigante de todos esses casos. Há algum material nas Home falando disso?
 
Eu acho que aquele vento do oeste é uma questão de interpretação, a minha, é que ele se voltou para o Oeste, mas vendo a ira dos Valar por sua traição e percebendo que seria punido passou a vagar pela Terra-média.
Radagast, estando enamorado pelos olvar e kelvar, provavelmente continuaria na Terra-média por sua própria escolha, já os Magos Azuis poderiam ter permanecido com um hroa no leste, pois se seu destino não é conhecido existe a possiblidade de ainda possuírem corpo. Eu acredito nesta hipótese, pois eles fundaram um culto mágico que continuou após a queda de Sauron, talvez eles também tenham continuado.
 
Ele teve praticamenente o mesmo destino de Sauron, ou seja, ficar vagando para sempro, como um fea sem corpo, fraco de mais para faze-lo. Pois, quando os istari vieram para endor (terra-media) vestiram um hroa, e estariam submetidos a castigos e as vontades fisicas, mas em sua natureza, ainda seriam Maiar, e nao sairiam de Ea ate a ultima batalha! :D
 
Lothíriel. disse:
mas entao gandalf teria o mesmo destino?

Nao, pq Gandalf nao corrompido pelo poder, como Saruman foi: a ponto de perder totalmente o seu objetivo, sua dignidade(dentre outras caracteristicas) e por fim e como consequencia disso a benção dos Valar e seu lugar garantido nas Terras Imortais. Acredito que o Mago Branco vaga na TM como um espírito decadente e fraco.
 
KADU disse:
Lothíriel. disse:
mas entao gandalf teria o mesmo destino?

Nao, pq Gandalf nao corrompido pelo poder, como Saruman foi: a ponto de perder totalmente o seu objetivo, sua dignidade(dentre outras caracteristicas) e por fim e como consequencia disso a benção dos Valar e seu lugar garantido nas Terras Imortais. Acredito que o Mago Branco vaga na TM como um espírito decadente e fraco.

Ahh finalmente alguem me respondeu =P entao a diferenca é essa, de samuran ter traido o seu objetivo e se deixar dominar pelo mal enquanto gandalf fez o contrario. :D
 
o fëa de Saruman poderia ir para os salões de Mandos e aguardar seu julgamento, ou escolher ficar vagando, sem eira nem beira, pela TM, sem nd poder fazer (entendiante naum?) ..... mas afirmar com certeza o q ocorreu, somente meu Eru pode dizer...... ou algum dos Valar
 
Mandos como jah disseram ele não pode ir, é um local reservados p/ os filhos de Eru e os anões (quando eu digo filhos de Eru inclui-se os hobbits)... O fato dele está com um Hröa não modifica isso...
Ele era um Maia, logo estava "preso" a Arda até o fim desta... Mas seu retorno a Valinor foi negado pelos Valar, assim ele ficou vagando pela TM sem corpo físico... Não sei se p/ sempre, mas pelo menos até reunir poder suficiente p/ voltar (embora eu naum saiba se um Ainur pode recuperar poder perdido)...
 
Proview disse:
Mandos como jah disseram ele não pode ir, é um local reservados p/ os filhos de Eru e os anões (quando eu digo filhos de Eru inclui-se os hobbits)... O fato dele está com um Hröa não modifica isso...
Ele era um Maia, logo estava "preso" a Arda até o fim desta... Mas seu retorno a Valinor foi negado pelos Valar, assim ele ficou vagando pela TM sem corpo físico... Não sei se p/ sempre, mas pelo menos até reunir poder suficiente p/ voltar (embora eu naum saiba se um Ainur pode recuperar poder perdido)...
acho que nao pode recuperar poder nao, ja que o poder q ele tinha foi dado a ele e nao nasceu com ele.
 
Lothíriel. disse:
Proview disse:
Mandos como jah disseram ele não pode ir, é um local reservados p/ os filhos de Eru e os anões (quando eu digo filhos de Eru inclui-se os hobbits)... O fato dele está com um Hröa não modifica isso...
Ele era um Maia, logo estava "preso" a Arda até o fim desta... Mas seu retorno a Valinor foi negado pelos Valar, assim ele ficou vagando pela TM sem corpo físico... Não sei se p/ sempre, mas pelo menos até reunir poder suficiente p/ voltar (embora eu naum saiba se um Ainur pode recuperar poder perdido)...
acho que nao pode recuperar poder nao, ja que o poder q ele tinha foi dado a ele e nao nasceu com ele.
Como assim?
Eru criou os Ainur com poderes, então ele nasceu com ele.
 
Fallen Dior ¥ disse:
Lothíriel. disse:
Proview disse:
Mandos como jah disseram ele não pode ir, é um local reservados p/ os filhos de Eru e os anões (quando eu digo filhos de Eru inclui-se os hobbits)... O fato dele está com um Hröa não modifica isso...
Ele era um Maia, logo estava "preso" a Arda até o fim desta... Mas seu retorno a Valinor foi negado pelos Valar, assim ele ficou vagando pela TM sem corpo físico... Não sei se p/ sempre, mas pelo menos até reunir poder suficiente p/ voltar (embora eu naum saiba se um Ainur pode recuperar poder perdido)...
acho que nao pode recuperar poder nao, ja que o poder q ele tinha foi dado a ele e nao nasceu com ele.
Como assim?
Eru criou os Ainur com poderes, então ele nasceu com ele.
nao, ta certo =P é que eu quis dizer é que o poder dele foi cedido por Eru :D
 
Mandos como jah disseram ele não pode ir, é um local reservados p/ os filhos de Eru e os anões (quando eu digo filhos de Eru inclui-se os hobbits)... O fato dele está com um Hröa não modifica isso...
Ele era um Maia, logo estava "preso" a Arda até o fim desta... Mas seu retorno a Valinor foi negado pelos Valar, assim ele ficou vagando pela TM sem corpo físico... Não sei se p/ sempre, mas pelo menos até reunir poder suficiente p/ voltar (embora eu naum saiba se um Ainur pode recuperar poder perdido)...

Os salões de Mandos ficam em Valinor e qualquer ser de Arda que morre exceto os homens vão para Mandos serem julgados. Saruman na minha opinião foi para Mandos sim. Não há como ele ir a valinor sem ir a Mandos primeiro e esperar seu julgamento, portanto: Ou Saruman ficou vagando pela TM ou foi para Mandos e foi perdoado (ou não).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo