1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Aproveito esse espacinho e lanço uma questão que me intriga:

Qual foi o destino de Saruman após ser morto por Grima?

Sei que parece uma pergunta sem sentido, mas vamos explicá-la com mais cuidado: Saruman era um maya de Aulë, Curumo, Curunír, um dos imortais mais antigo que a própria Arda, e veio na terceira era, como Gandalf, para cumprir uma missão, vestindo o hröa de um velho, sujeito a fadiga e a velhice. E Gandalf quando morreu, contra o Balrog, volta. Mas Saruman, sabe-se que não voltaria, mas será que ficaria nas mansões de Mandos até o fim dos tempos aguardando julgamento, tomando um chá de cadeira? Será que seria punido de imediato pelos valar? Será que iria para onde vão os homens mortais, dada a sua condição peculiar e sua morte peculiar (acho improvável). Voltaria ele a ser um maya liberto do corpo físico?

Aguardo opiniões. :)

2. Artanis

Artanis Usuário

Eu nunca tinha pensado nessa questão, mas parece ser bem curiosa.
    Mesmo vc achando a situação mais improvável, eu acho que ele foi para onde vão os homens. Pq em algum lugar ( acho que no Contos Inacabados) diz que os Istari tb poderiam morrer e sentir as mesmas fraquezas que os homens sentiam desde que possuísem corpos. E Gandalf, acho que foi uma exeção a essa "regra", por talvez ele ser o único Istar que realizou realmente a tarefa que foi designado a fazer.
    Mas isso ninguém realmente vai saber. :(
    :wink: Espero que isso tenha sido útil..

3. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

Para mim ele fica em arda, fraco sem conseguir restituir sem corpo fisico.
    Pois embora ele seja um maia de aulë, sabe-se q reconstituir um fana ou hroa eh complicado e precisa de mta força, pra mim ele nao conseguiu, assim como sauron tb nao conseguiu apos a derrocada final dele.

4. Galahan

Galahan Lazy elven artist

Bom, o ventinho do oeste que varreu a nuvenzinha de fumaça que virou Saruman é um bom indício de que ele fora exilado das terras imortais. Acho provável que ele tenha sido concenado a 'viver' sem um corpo em Arda até que ela se acabe. Seu destino após, só Eru sabe (quer dizer, não sabe, já que ele abriu o tópico :lol: ), pois nada é dito dos Ainur corrompidos no final dos tempos, à excessão de Melkor na improvável Segunda Professia de Mandos.

5. Oakshield

Oakshield Usuário

Para Mandos ele nao foi..pois para lah vao os Filhos de Ilúvatar: elfos e homens (provavel que hobbits e anoes tb). Embora os Istari pudessem sentir os pesares, tristezas e a labuta em seus Hröa, eles permaneceram sendo Ainur.

Gandalf, qdo morre vai para Aman e lah ele informa aos Valar oq estah se passando na TM e entao recebe permissao para retornar

Saruman qdo morre, se dirige ou eh levado para o leste... de tal forma q viverah naquela forma (fumacinha) ateh o dia do juízo.. acho q ele prefere o exilio sem forma a ter q se sujeitar ao julgo dos valar...

6. Eldarwen

Eldarwen Usuário

Bem, acho que ele continuaria sem hroa vagando por Arda até o dia do juizo em que Melkor retornará. Ou talvez ficar sem corpo vagando por aí seja a condenação q os valar lhe deram por não ter cumprido sua missão e ainda ter se unido a sombra.

7. Portador do Anel

Portador do Anel Usuário

coitado de quem respirou aquela fumaça... :lol:

8. Lothiriel

Lothiriel Usuário

mas entao gandalf teria o mesmo destino?

9. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Aí que está... :lol: Faz parte de algo que não foi muito bem esclarecido na obra... Até porque são casos muito particulares. Radagast, enamorado das plantas e animais, regressaria a Valinor? E os azuis, voltaram? Dos 5 istari, apenas o destino de Gandalf é conhecido. E pouco se fala do destino daqueles que vieram pra Terra-Média em situação tão peculiar. Saruman, a síncope do destino trágico, é talvez o mais intrigante de todos esses casos. Há algum material nas Home falando disso?

10. Fafa

Fafa Visitante

Eu acho que aquele vento do oeste é uma questão de interpretação, a minha, é que ele se voltou para o Oeste, mas vendo a ira dos Valar por sua traição e percebendo que seria punido passou a vagar pela Terra-média.
    Radagast, estando enamorado pelos olvar e kelvar, provavelmente continuaria na Terra-média por sua própria escolha, já os Magos Azuis poderiam ter permanecido com um hroa no leste, pois se seu destino não é conhecido existe a possiblidade de ainda possuírem corpo. Eu acredito nesta hipótese, pois eles fundaram um culto mágico que continuou após a queda de Sauron, talvez eles também tenham continuado.

11. Mestre Manwë

Mestre Manwë Usuário

Ele teve praticamenente o mesmo destino de Sauron, ou seja, ficar vagando para sempro, como um fea sem corpo, fraco de mais para faze-lo. Pois, quando os istari vieram para endor (terra-media) vestiram um hroa, e estariam submetidos a castigos e as vontades fisicas, mas em sua natureza, ainda seriam Maiar, e nao sairiam de Ea ate a ultima batalha! :D

12. KADU

KADU Estão vendo esta caneta?

Nao, pq Gandalf nao corrompido pelo poder, como Saruman foi: a ponto de perder totalmente o seu objetivo, sua dignidade(dentre outras caracteristicas) e por fim e como consequencia disso a benção dos Valar e seu lugar garantido nas Terras Imortais. Acredito que o Mago Branco vaga na TM como um espírito decadente e fraco.

13. Lothiriel

Lothiriel Usuário

Ahh finalmente alguem me respondeu =P entao a diferenca é essa, de samuran ter traido o seu objetivo e se deixar dominar pelo mal enquanto gandalf fez o contrario. :D

14. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

o fëa de Saruman poderia ir para os salões de Mandos e aguardar seu julgamento, ou escolher ficar vagando, sem eira nem beira, pela TM, sem nd poder fazer (entendiante naum?) ..... mas afirmar com certeza o q ocorreu, somente meu Eru pode dizer...... ou algum dos Valar

15. Glorfindel

Glorfindel Usuário

Eu acho que Saruman foi para Mandos pedir perdão. Se deram não sei.

16. Proview

Proview Go

Mandos como jah disseram ele não pode ir, é um local reservados p/ os filhos de Eru e os anões (quando eu digo filhos de Eru inclui-se os hobbits)... O fato dele está com um Hröa não modifica isso...
    Ele era um Maia, logo estava "preso" a Arda até o fim desta... Mas seu retorno a Valinor foi negado pelos Valar, assim ele ficou vagando pela TM sem corpo físico... Não sei se p/ sempre, mas pelo menos até reunir poder suficiente p/ voltar (embora eu naum saiba se um Ainur pode recuperar poder perdido)...

17. Lothiriel

Lothiriel Usuário

acho que nao pode recuperar poder nao, ja que o poder q ele tinha foi dado a ele e nao nasceu com ele.

18. Fafa

Fafa Visitante

Como assim?
    Eru criou os Ainur com poderes, então ele nasceu com ele.

19. Lothiriel

Lothiriel Usuário

nao, ta certo =P é que eu quis dizer é que o poder dele foi cedido por Eru :D

20. Glorfindel

Glorfindel Usuário

Os salões de Mandos ficam em Valinor e qualquer ser de Arda que morre exceto os homens vão para Mandos serem julgados. Saruman na minha opinião foi para Mandos sim. Não há como ele ir a valinor sem ir a Mandos primeiro e esperar seu julgamento, portanto: Ou Saruman ficou vagando pela TM ou foi para Mandos e foi perdoado (ou não).

Compartilhar