• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Fim de Saruman

Glorfindel disse:
Os salões de Mandos ficam em Valinor e qualquer ser de Arda que morre exceto os homens vão para Mandos serem julgados. Saruman na minha opinião foi para Mandos sim. Não há como ele ir a valinor sem ir a Mandos primeiro e esperar seu julgamento, portanto: Ou Saruman ficou vagando pela TM ou foi para Mandos e foi perdoado (ou não).

Aí que está a questão. Eu me balizo nos fins tão distintos que os mayar reminiscentes na TM tiveram. Sauron ficou vagando como pálida lembrança após a destruição do Um, como uma força impotente por definiçao. Gandalf retorna a Aman e provavelmente lá será liberto do hröa. Dos azuis nada se sabe, Radagast ainda deve ter ficado muito tempo na TM até seguir o destino natural das coisas e voltar pra Valinor. Saruman é uma incognita. Se foi pra Mandos certamente foi punido, mas terá ele ido pra Mandos. Os relatos que fazem alusão ao vento não asseguram nada, e é aí que a história fica mais confusa. Esperava que de repente algo das Home ou das cartas pudesse dar pistas disso.
 
Aí que está a questão. Eu me balizo nos fins tão distintos que os mayar reminiscentes na TM tiveram. Sauron ficou vagando como pálida lembrança após a destruição do Um, como uma força impotente por definiçao. Gandalf retorna a Aman e provavelmente lá será liberto do hröa. Dos azuis nada se sabe, Radagast ainda deve ter ficado muito tempo na TM até seguir o destino natural das coisas e voltar pra Valinor. Saruman é uma incognita. Se foi pra Mandos certamente foi punido, mas terá ele ido pra Mandos. Os relatos que fazem alusão ao vento não asseguram nada, e é aí que a história fica mais confusa. Esperava que de repente algo das Home ou das cartas pudesse dar pistas disso.

É certamente esse caso precisa de um estudo nos home e nas letters apesar de que alguma coisa me diz que nada será encontrado.
 
Talvez naum. Eu ja ouvi algo sobre isso aqui no forum mesmo mas naum me lembro, espere mais um pouco q aparecera alguem para falar sobre.......
 
Talvez naum. Eu ja ouvi algo sobre isso aqui no forum mesmo mas naum me lembro, espere mais um pouco q aparecera alguem para falar sobre.......

Sinceramente não sei se dentro dos circulos de Arda é possivel um espírito ser totalmente destruído também não acho que haja uma citação que diga que Sauron foi para Mandos ou não.
 
Bem na minha opnião, o espírito de Saruman, ficou vagando, assim como o de Sauron. esta certo que Saruman, não é tão poderoso quanto, Sauron e Gandalf. mas a julgar pela descrição de Tolkien, acho que foi isto que aconteceu. :wink:
 
Glorfindel Guerreiro elfi disse:
Bem na minha opnião, o espírito de Saruman, ficou vagando, assim como o de Sauron. esta certo que Saruman, não é tão poderoso quanto, Sauron e Gandalf. mas a julgar pela descrição de Tolkien, acho que foi isto que aconteceu. :wink:

Isso é discutível. Ambos eram grandes mayar, talvez Sauron fosse o mais poderoso entre os três a julgar pela sua participação na história dos anos, embora mesmo isso possa ser contestado pela hipótese de um simples não desejo de envolvimento da parte dos outros 2. Quando vieram pra Terra Média, os istari não vieram na plenitude dos seus poderes, e é claro que Gandalf e Saruman não fariam frente diretamente a Sauron, mas Olórin e Curumo, com força plena e libertos do hröa, sabe se lá no que daria... Ademais, quando vieram, até onde consta nos Contos Inacabados, Curumo (Saruman) era de uma ordem mais nobre que Olórin, o que justificaria sua posição mais elevada na ordem, e na volta de Gandalf o Branco o que se dá, na prática, é a volta de um Gandalf com algo mais dos seus poderes "liberado". Mesmo assim, não mostrou todos os seus poderes, e o mesmo vale para Saruman, e, na terceira era, mesmo pra Sauron. É problemático mensurar forças. Na Quenta Silmarilion afirma-se que Olórin era por exemplo o mais sábio entre os mayar. Depende muito da escala de comparação... :wink:
 
Olórien, sempre foi o mais poderoso e o mais sábio dentre todos os Mair, Curumo, ñ era superior que Olórien, em Valinor, pois é so pelo simples mortivo de que Olórien, foi doutrinado por Mawë, e Curumo por Aüle. Daí nós já podemos ver a magestade de Olórien. Mas, é verdade, que quando Olórien, veio para a TM, ele neglegenciou, seu poder de Olórien, e de alguma maneira, Sauron e Saruman, tornaram-se mais poderosos, do que ele, mas ñ mais sábios e inteligentes.
 
Uma coisa é quase certa: Não acho que o Saruman tenha ficado nas terras imortais... A não ser que tivesse pedido perdão aos valar... o que é pouco provável. Ele tem uma coisa muito grande que se chama orgulho. Percebe-se bem quando Merry lhe dá o saco de erva de fumo e ele fica ofendido.
Beijos
Lu
 
Glorfindel de Valinor disse:
Olórien, sempre foi o mais poderoso e o mais sábio dentre todos os Mair, Curumo, ñ era superior que Olórien, em Valinor, pois é so pelo simples mortivo de que Olórien, foi doutrinado por Mawë, e Curumo por Aüle.

Onde você leu que ele era o mais poderoso?? Só se diz que era o mais sábio.

Os ainur não foram uns doutrinados pelos outros, apenas os mayar se afeiçoaram e juntaram com os valar ante aos quais eram mais semelhantes em vontade e pensamentos. Ser um mayar de Aulë não era prerrogativa para ser mais fraco que um mayar de Manwë. Melkor era o mais poderoso dos valar e nem por isso era aquele com dicípulos necessariamente mais poderosos. Um dos mais poderosos mayar era Ossë, que seguia a Ulmo, e Sauron, que seguia a Aulë foi o que mais se destacou individualmente. Ou seja, muito relativo tudo isso...
 
Acho que essa questão é quase igual a "pra onde vão os espíritos dos orcs quando eles morrem?". Não dá pra saber com certeza. Mas acho que pra Aman eles não voltaram, senão haveria pelo menos um espírito ruim em Aman, e isso não era permitido. Talvez tenham ficado vagando pela Terra Média, ou então Eru deu um jeitinho neles.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo