• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O filho é meu, Manwë!

Kementari disse:
eu estou do lado dele. Fëanor fez as Silmarils com as próprias mãos, o que acima de tudo tem um incrível significado e simbologia. De certa forma, as Silmarils deviam carregar parte dele, ele deve ter depositado muito dele nelas, se comparando inclusive a Sauron e o Anel. Eu acho que as Silmarils, por mais que carregassem a luz pura de Aman, e fossem tão poderosas, carregavam parte de Fëanor, e assim ele poderia tocá-las sem se ferir. Se alguém discordar, é só falar.

Então eu falo.

Será que nenhum dos atos hediondos praticados por Fëanor após a contrução das Silmarils conta? O simples fato de seu fëa estar cativo em Mandos até a a volta de Melkor no fim dos tempos evidencia, na minha opinião, que os valar condenaram o que ele praticou após seu exílio. E a benção de um deles (dos valar :roll: ) é justamente o que impede os não-puros de poder tocar nas pedras. Varda certamente votou a favor dessa punição para o espírito de Fëanor, não?
 
Varda certamente votou a favor dessa punição para o espírito de Fëanor, não?
vai saber :mrgreen:
agora sério, eu continuo pensando daquela forma, apesar de seus argumentos serem fortes.

O fëa dele estar cativo em Mandos não diz nada a respeito dele poder ou não segurar as silmarils em vida, que eu acho que é o que está sendo discutido nesse tópico. Os Valar podem ter condenado ele após a chegada do seu fëa em Mandos, mas eles não poderiam mudar seu destino em vida.
 
Valeuz Kementari! Tipu naum tem mto o q dizer, eu me baseio no fato d Feanor jah ter segurado as pedras sem se ferir, e pq foi ele quem as fez...
 
Kementari disse:
O fëa dele estar cativo em Mandos não diz nada a respeito dele poder ou não segurar as silmarils em vida, que eu acho que é o que está sendo discutido nesse tópico. Os Valar podem ter condenado ele após a chegada do seu fëa em Mandos, mas eles não poderiam mudar seu destino em vida.

E a anulação do direito sobre as Silmarils, comunicado a Maedhros e Maglor enquanto esses ainda estavam vivos (e Maglor pode bem estar ainda) foi o q?

É tão lógico que não entendo como vocês podem refutar isso... só se for por opinião pessoal acima dos fatos, o que faz a discussão perder o sentido.

Mais uma vez: se os filhos de Fëanor foram punidos com a perda do direito sobre as Silmarils, o que diria de Fëanor, se estivesse vivo. Ele foi o líder da rebelião e das atrocidades dos noldor em Aman. Se os filhos dele foram condenados, imagina ele, que fez besteiras dez vezes maiores.

Maedhros com certeza também foi condenado a passar um bom tempo em Mandos, junto com o pai. A condenação dos dois (pai e filho) após a morte é apenas uma extensão da condenação que tirou o direito sobre as Silmarils da casa de Fëanor.

Não deixem os fatos de lado (quando eles existem, como nesse caso) porque lhes convêm. A discussão se desvirtua nesse ponto e vira especulação pura (sem base alguma, apenas pq alguém "acha melhor assim"), coisa que não tem razão de ser aqui. :?
 
Tik disse:
Valeuz Kementari! Tipu naum tem mto o q dizer, eu me baseio no fato d Feanor jah ter segurado as pedras sem se ferir, e pq foi ele quem as fez...

A última vez que ele segurou as Silmarils foi antes de fazer seu Juramento e cometer todas aquelas atrocidades. Óbvio que aí ele não se queimaria. Mas depois do Fratricídio, ele selou o próprio destino, e este seria longe das Silmarils.
 
Ok Tilion... axu q naum chegaremos a um senso comum aki, pq tipu eu ainda acredito q feanor possa ter perdido o direito mas naum q naum pudesse mais segurah-la sem se ferir... (eu soh cabeça dura! hahahaha :lol: ) e quanto a ele ter segurado as pedras antes d fazer tudo akilo disso eu jah sabia o q dizia eh q axu q uma vez q ele pôde segurar as pedras poderah segurar para sempre.... (agora naum pensemos soh em feanor... mas em qq um...)
 
Esse raciocínio simplesmente não tem lógica, uma vez que seus filhos também seguraram as Silmarils antes do Juramento e acabaram se queimando com elas depois. O fato de Fëanor ter criado as Silmarils não faz diferença alguma aqui, uma vez que seus atos de insanidade tem um peso imenso. A criação delas não o deixaria imune a quaisquer punições. Sem falar que quem consagrou as pedras foi Varda, e somente por isso elas queimam quem não é digno de segurá-las (como queimou as mãos de Melkor), e Varda obviamente era contra os atos de Fëanor.

E se ele tinha perdido o direito sobre elas, com certeza se queimaria, pois foi exatamente isso que Eönwë disse a Maedhros e Maglor, e a partir desse momento os dois passaram a se queimar ao tocar nas Silmarils.
 
Okz! vc me convenceu... (água mole em pedra dura tanto bate ateh q fura! hahaha :mrgreen: ) realmente acredito q Feanor acabaria se queimando (vc expos alguns fatos q eu havia eskecido...) mas mesmo assim o q aconteceria se Feanor segurasse as pedras novamente naum podemos ter certeza, pq soh lendo para saber! hehehehehe... agora creio mais na hipótese d q se queimaria...
 
Eu naum toh falando d direito.... toh dizendo sobre ferir ou naum feanor.... e naum era d tds, pq nem tds poderiam segurah-las, e alguns perderam o direito a elas intaum naum eram tds mesmo... e mesmo assim axu q se Feanor q era quem mais tinha direito sobre elas cometeu akelas burradas e perdeu o direito... axu q daí passa para Varda a maior parte do direito...
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Vocês estão falando de direitos, mas esquecem-se que as Silmarils na verdade não pertencem a ninguém e pertencem a todos. :wink:

Baseando-se em que fato?
 
Digo isso pelo fato das próprias Silmarils serem as únicas "coisas" em Arda que ainda conservam a Luz que havia antes do Sol e da Lua, que devia pertencer à todos, e pelos destinos da terra, do mar e do ar estarem vinculados às Silmarils.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Digo isso pelo fato das próprias Silmarils serem as únicas "coisas" em Arda que ainda conservam a Luz que havia antes do Sol e da Lua, que devia pertencer à todos, e pelos destinos da terra, do mar e do ar estarem vinculados às Silmarils.

Se devia pertencer a todos ou não, não vem ao caso. Não significa que de fato pertencia a todos.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Vocês estão falando de direitos, mas esquecem-se que as Silmarils na verdade não pertencem a ninguém e pertencem a todos. :wink:

Exato, mas na cabeça de Fëanor e seus filhos, as Silmarils eram de sua casa antes de qualquer coisa.

Porém, estamos discutindo quem poderia tocá-las sem se queimar, e Fëanor e seus filhos perderam o "direito" de segurá-las sem que isso acontecesse. ;)
 
É eu sei disso.

E levando pela lógica dos fatos, eu acho que as Silmarils até queimariam a mão de Fëanor, mas isso não o impediria de cerrar os punhos e suportar a dor.
 
São de Feänor... Se cada pintor de paisagens ou fotógrafo tivesse que assinar co-autoria de suas obras com Deus ou com o estado (porque as florestas são públicas), isso ia ser estranho né?

Feänor poderia reconhecer a dádiva deles como inspiração, e deixar de ser tão canguinha... mas que são dele são...
 
Feanor não retratou a luz das Árvores ou a reproduziu, ele a aprisionou dentro das pedras, ele merece o crédito pela idéia, pela feitura e pelo cristal, mas a luz não é dele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo