• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O filho é meu, Manwë!

Luz de Yavanna...
Consagração de Varda...
Cristal de Aulë...
Arte de Fëanor...

Quem vcs consideram o verdadeiro dono das Silmarilli? 8-)
 
Quis idéia...
Feänor.
Se bem que o interior da pedra é de Yavanna, pois foi ela que criou as árvores.
Já Aulë e Varda num tem nada a ver.
 
Estranho né???

Po, é uma pergunta interessante, "DE QUEM SÃO AS SILMARILS?!?!?"..Será que Fëanor pensaria em criar uma obra de tamanha grandeza e cobiça, se num houvesse as arvores de Yavanna???? Ous erá que eel etentaria colocar no lugar a luz do sol?!?!?RS(HAHAH), po é uma pergunta interessante... É que nem perguntar de quem é a floresta , que o BRasil vende uma parte dela todo dia... ELa é do BRasil , ou dos Compradores?!?!?

Celebithil...
 
Yavanna criou a Luz sim, e Varda as consagrou. Mas quem criou o cristal das Silmarils foi o próprio Fëanor, e ninguém além dele, sabe do que ele é feito.

A luz pode não ser dele, mas as pedras são sim.
 
As jóias são deles, mas a luz era com certeza por direito de Yavanna, pois sem a luz criada por ela a jóia nunca teria o valor ou a beleza que teve. Os direitos ali são divididos, mas como a criação, idéia e imortalização das luzes vieram de Fëanor, então por direito as pedras era dele. E sua arrogância falava muito alto para dividí-las, mesmo em uma hora tão nefasta como quando Ungoliant com Melkor destruíram as árvores e envenenaram a vida ali existente.

Querendo ou não, as Silmarils eram de Fëanor, pois se fosse assim, todas as armaduras (por exemplo) seria de Aulë, já que ele é o criador de tudo o que é material e já foi responsabilizado por criar as terras de Arda, sem contar que ele era o ferreiro e o senhor dos ofícios entre os Valar. Por isso se fosse assim nem de seu cachimbo Gandalf teria posse.

Sei que é uma afirmação perigosa e que cairão em cima dela, mas faz sentido. :D
 
Bem... eu acho que a luz é dele tb.. por mais que a Luz original tenha sido feito por Yavanna e consagrada por Varda, a luz que elas criaram era a da árvore.. a Luz dentro das Silmarilli, mesmo tendo sido extraídas das Árvores, pertencem a Fëanor!
 
Em algum lugar é dito sobre o nome do cristal q o Fëanor criou, mas não estou recordando o nome...
 
Vc vai pintar um quadro, o quadro é seu ou do dono das tintas?Do kra q fez é claro, a luz das silmarils foi a q ele aprisionou de algum modo dentro das gemas, se foi ele q colocou lá, é dele.
 
O nome do cristal é silima. Apêndice do silmarillion, verbete sil.

As Silmarils não pertenciam a ninguém em particular. Todo mundo (Fëanor e os Valar) teve uma parte na feitura delas. Por isso Fëanor estava errado em querer guardá-las só para si, enquanto que os Valar as queriam para restaurar a luz para todos os habitantes de Valinor. Quem quer que tentasse estabelecer a sua propriedade sobre as Silmarils estaria caindo em erro.
 
No silma, apos a destruiçao das arvores, Yavanna pede as silmarils para Feanor e diz q ha coisas q só podem ser feitas uma unica vez, msm pelos grandes, se referindo às arvores. Feanor responde q tb há coisas q os pekenos so podem fazer uma vez. Axo q isso mostra q as silmarils foram uma obra realmente grandiosa q nem msm os Valar puderam copiar, entao sem duvida a posse seria de Feanor.
P.S.: pq o titulo do topico se refere a Manwe???
 
Swanhild disse:
O nome do cristal é silima. Apêndice do silmarillion, verbete sil.

As Silmarils não pertenciam a ninguém em particular. Todo mundo (Fëanor e os Valar) teve uma parte na feitura delas. Por isso Fëanor estava errado em querer guardá-las só para si, enquanto que os Valar as queriam para restaurar a luz para todos os habitantes de Valinor. Quem quer que tentasse estabelecer a sua propriedade sobre as Silmarils estaria caindo em erro.

Fëanor errou ao não ceder as pedras para restaurar a luz das Árvores. Foi egoísta ao não abrir mão do seu tesouro em prol de toda Valinor. Mas isso não altera o fato de que a autoria das Silmarils é dele, irrevogavelmente.
 
Sim, quem construiu as Silmarils foi ele. Mas isso não quer dizer que ele era dono delas, entende? A luz (o principal atributo da silmaril) não tinha sido feita por ele. Era errado que alguém clamasse a Silmaril como propriedade, ela devia pertencer a todos, pois continha a coisa mais bela que havia em Arda, que era a luz das Árvores. Vocês podem observar que todo mundo que tentou ser dono das Silmarils se deu mal, inclusive o Fëanor.

Edit: Vocês não acham que houve um motivo para o Tolkien escrever a história acontecendo assim (com todo mundo que quer ser o dono das Silmarils se dando mal)?
 
COncordo,

Aqui o ponto é interessante, como eu disse, é qeu nem vendermos a floresta....a FLoresta num é de quem a esta vendendo, e sim da terra... Acotnece o mesmo com as Silmarils.... O cristal e a idéia fora de Fëanor... Mas A lu , que da a beleza e a majestidade das Silmarilas, são das árvores...

Celebithil
 
Fëaruin Alcarintur disse:
O que pertencia a Fëanor era o cristal. A Luz não era, nem nunca foi, dele.

A Luz das árvores não er adele. Mas no momento que ele conseguiu capturar parte dess aluz pras Silmarili, considero que ess aluz delas era dele sim.
 
Fëanor não criou as Árvores, logo, a luz delas não era dele de forma alguma.
O que ele fez foi pegar essa luz e armazená-la nos cristais... e nem pediu permissão à Yavanna pra isso!

Já não bastasse as asneiras que cometeu, ele ainda surrupiou a luz de Laurelin e Silpion, tsc, tsc, tsc. :tsc:
 
Enquanto as silmarils pudessem ser observadas como "arte", o seu autor seria Fëanor.

Mas a partir do momento em que ele se tornou possessivo em relação a elas, seguindo o padrão de Melkor e não o de Aulë, queria mais do que ser reconhecido como o autor de uma sub-criação bonita: queria a propriedade, a exclusividade. Isso ele não podia reivindicar licitamente.

A Luz das Árvores era arte de autoria alheia.

É como se uma pessoa filmasse sem autorização uma imagem pintada num quadro por outra pessoa e fizesse uma história bonita encima daquela imagem. Assim criaria uma outra obra de arte, a partir da primeira. Mas se a primeira imagem por algum motivo perecesse, não seria justo o autor da segunda obra (a derivada) reivindicar para si a exclusividade sobre a beleza da imagem capturada pelo filme...
 
Na natureza nada se cria... tudo se transforma...

se for assim até a Gladriel taria no meio por que dizem os rumores que o vento que vem do Oeste me trouxe... (hehehe) que os cabelos da galidriel foram a inspiração para uma das silmarill.

eu acho que a pedra é do feanor por direitos autorais, por mais que a luz seja de Yvanna.

acho que não tem discução.. a não ser que vc queira dizer que tudo é de todos e nao existem donos e toda aquela coisa comunista utópica...
 
O problema aqui não é tanto o que a gente acha, mas o que acontece no livro, qual é a idéia que o livro quer mostrar. Se dentro do livro Fëanor tem razão em querer ser o dono das Silmarils. Me parece claro que isto é visto no livro como errado. Agora, quanto ao que eu acho, minha opinião... Bem, eu acho que Fëanor nem devia ter feito as Silmarils. Era uma coisa que tinha tudo para causar problemas para ele, uma insensatez da parte dele. Originalmente os Noldor faziam jóias, mas eles as davam livremente. Fëanor entretanto não queria que as Silmarils fossem propriedade de todos, ele nem mesmo deixava que outras pessoas exceto seus filhos as vissem. Mas os outros Elfos e os Valar estavam acostumados a uma atitude em que coisas belas em Valinor eram compartilhadas, como esse exemplo que eu dei dos Noldor mostra. Outro exemplo que eu acabei de lembrar: Aulë, que não tinha apego às coisas que ele fazia como propriedade sua. O Silma menciona que ele tinha mais prazer no ato de fazer do que na posse, então ele dava todos os objetos que ele fazia, ao invés de os guardar (hoard it). Isso não é comunismo utópico, é o que está escrito no Silma.

Fëanor simplesmente não era capaz de se integrar neste ambiente, porque ele tinha (ou não tinha de início mas desenvolveu com o tempo) apego às coisas que ele fazia como propriedade sua. Então foi insensato da parte dele construir um artefato pelo qual todo mundo em Aman ia ansiar e que ele não ia querer ficar mostrando por aí. Era procurar aborrecimento e sofrimento à toa.

Mas é claro que se Fëanor fosse sensato e não tivesse feito as Silmarils, então a gente nem estaria aqui discutindo sobre ele. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo