• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O filho é meu, Manwë!

claro que o livro passa a ganancia do feanor como erro, e eu considero sim um grande erro, mas o fato é que as silmarilli sao dele...

tb acho que ele nao devia ter lapidado-as com aquele intuito egocentrico.

foi mal se eu tou floodando... :tsc:
 
A pedra pode ser... Dele , mas a beleza da pedra(que é a luz das arvores que nelas estão contidas), não é dele.... Na verdade, se formors ver, acho, que a pedra não tem dono...

Celebithil
 
Po, uma pergunta, oq eu as SILMARILS tem a haver com o tópico "O FILHO É SEU MANWË"?? Po alguém pode me explciar, porque este titulo e poruqe as sendo Silmarills de assunto?!?!?

Celebithil ( um tanto quanto curioso)
 
Pense em Aulë, Yavanna, Varda e Fëanor chegando pra Manwë e gritando: "O filho é meu, Manwë!", com respeito às Simarils.

Captou? Cada um estaria reinvidicando para si a autoria das Silmarils, e tentaria forçar Manwë a dar uma de Salomão... mas nesse caso, ele não teria como cortar as Silmarils para dividí-las entre os 4. :lol:
 
Smith, seu post foi interessante. Agora eu estou pensando, se Fëanor foi criado numa sociedade em que havia esse sentimento de que tudo devia ser partilhado e o sentimento de propriedade exclusiva era errado, especialmente de uma coisa como as Silmarils, como é que ele desenvolveu aquele tipo de personalidade? De onde veio isso?
 
De Melkor (não diretamente, claro, já que Fëanor nunca deu ouvidos a ele, mas os outros noldor sim, e as mentiras de Melkor chegavam até Fëanor atráves deles, como a história dos Valar estarem mantendo os noldor prisioneiros em Aman).

Claro, nem tudo pode ser creditado a Melkor. A personalidade de Fëanor já era a mais ímpar das ímpares comparada com as dos outros elfos. Mas creio que isso aconteceu simplesmente porque Tolkien precisava de um elfo que iniciasse toda a confusão, "influenciado", mesmo que inconsciente, pelo mal supremo (Melkor). :mrgreen:
 
E esse elfo tinha que ser o mesmo que teve a idéia infeliz de construir três silmarils só para ele e os filhinhos e deixar o resto do povo babando. Aqui o Tio Tolkien foi parcimonioso no uso de elfos com características bizarras, não foi? :mrgreen: :mrgreen:
 
Foi, já que os elfos, em regra geral, eram sábios e pacifistas (e Fëanor nunca foi nenhuma das duas coisas :tsc: ).
 
tou pensando.. e olha só, acho que um fator seria a imortalidade.... romeu quando perde julieta se manda pras terras imortais por causa disso... feanor era ganancioso por medo de perder as silmarilli e ter de viver o resto da eternidade sem elas....

ainda tou pensando
 
Tipu assim voltando ao exemplo dado lah no início do pintor, tipu assim o pintor usa a tinta d algm, a paisagem d um ser superior (ou a imagem d algm), mas a criatividade eh dele ou seja foi ele q uniu tudo para formar algo d grande blz, axu q no início naum era a intenção dele ser tão pocessivo mas quando viu a maravilha q havia feito fikoh com medo d perdeh-la e d q a corrompessem (jah q tdas as coisas belas estavam correndo perigo nessa época).

Tipu ele estava errado quando quis somente para ele, mesmo q talvez ele tenha apenas a intenção d guardah-las a salvo, tipu quando o pintor termina e tem a obra d sua autoria ele divide a beleza com os otros, mostra a tds q quiserem apreciah-la, era issu q devia fazer, mas por medo naum o feis a guardou somente para si. Naum axu q ele naum deveria nem ter feito as pedras, pq tudo o q eh belo tem q ser feito e mostrado, as coisas bunitas tem q sair d nossas cabeças, tipu ele era dono sim, mas devia compartilhar a bela imagem com os otros! o artista naum fika com o quadro soh para ele, pelo contrário dexa a mostra... ele soh naum deveria ter tanto medo e ter guardado apenas para si as jóias.... jah reparam na semelhança? tipu no silmarillion a vontade d ter a a silmaril apena para si faz tudo esse problema, no sda quando o um anel corrompe a pessoa ela tem a vontade d ter a jóia apenas para si...
 
Tik disse:
quando viu a maravilha q havia feito fikoh com medo d perdeh-la e d q a corrompessem (jah q tdas as coisas belas estavam correndo perigo nessa época).

Cuidado, estamos falando de Valinor antes de Melkor atacar as Árvores. Antes de ele fazer aquilo ninguém sabia que ele era malvadão.

Tik disse:
Naum axu q ele naum deveria nem ter feito as pedras, pq tudo o q eh belo tem q ser feito e mostrado, as coisas bunitas tem q sair d nossas cabeças, tipu ele era dono sim, mas devia compartilhar a bela imagem com os otros!

Especialmente porque era assim que todo mundo agia em Valinor. Se Fëanor não era capaz de tolerar isso, então ele não devia ter feito as pedras.

Tik disse:
jah reparam na semelhança? tipu no silmarillion a vontade d ter a a silmaril apena para si faz tudo esse problema, no sda quando o um anel corrompe a pessoa ela tem a vontade d ter a jóia apenas para si...

É, mas tem uma diferença importante, também. O Anel age ativamente sobre a pessoa. As Silmarils não faziam isso.
 
Swanhild disse:
É, mas tem uma diferença importante, também. O Anel age ativamente sobre a pessoa. As Silmarils não faziam isso.

Eu acho que elas agiram pelo menos um pouquinhozinho nos anões que esquartejaram o Thingol.... no próprio Thingol... e em Morgoth.... e na Ungoliant... mas não exatamente como o Anel de poder que era uma amostra da crueldade e malícia de Sauron. As Silmarials atuavam através da cobiça por aquilo que é belo.
 
É verdade que todos esses que você menciona tiveram desejo pela Silmaril, Elrond. Mas não era disso que eu estava falando. É que o Anel tinha uma uma consciência própria, e era essa consciência que agia sobre o portador na hora da tentação. A Silmaril não tinha isso. Ela provocava desejo mas não tinha consciência disso. (A idéia de que o Anel tem consciência própria parece estranha? Vejam o que o Gandalf diz a respeito no Capítulo 2 do Livro I: "A Ring of Power looks after itself, Frodo. It may slip off treacherously, but its keeper never abandons it.")
 
Mas Fëanor, logo que fez as Silmarils, não as mantinha para si, ele circulava com elas por Valinor, e não privava ninguém de sua visão. Quanto à personalidade do noldo, creio que não convém discutir nesse tópico, já que tem aquele outro com mais de 8 páginas sobre isso. Mas o segundo casamento de Finwë com Indis foi um dos grandes fatores que causaram a solidão de Fëanor.
O negócio é que o coração de Fëanor se apegou às pedras que ele tinha feito. E era esse o poder da pedra. Mas não considero Fëanor como não sábio. Ele foi sim, muito precipitado, mas ele era sábio. Nunca deu ouvidos a Melkor, por exemplo. As palavras do Vala Rebelde chegaram até Fëanor? Chegaram, mas por meio dos outros, e nunca por ele próprio. A beleza das pedras era tanta, que Fëanor ficou ciumento com elas. Elas lhes valiam demais. Acima delas, estava apenas o próprio pai.
É difícil determinar a quem pertenciam as Silmarils. Talvez pertencessem a todos e a ninguém, mas o mérito do feitio, da criação do cristal silima e a habilidade necessária de conseguir "aprisionar" o esplendor das Duas Árvores é de Fëanor. Foi dele a idéia, e somente dele foi a labuta, em solidão.
Naquelas pedras não estavam somente a habilidade de Fëanor, mas também sua angústia e seu orgulho, seu amor (principalmente pelo pai), e sua tristeza por ter perdido a mãe.

Foi um feito incomparável e irrepetível. Até mesmo para os Valar.

Se o dono das pedras não é Fëanor, então não existe dono algum, à possível excessão do próprio Eru.
 
Sim eu sei dessa diferença entre o anel e a Silmarillion, Swanhild, o q quis dizer eh q tolkien com certeza keria passar alguma msg, pq olha soh no Hobbit, Thorin perde a noção quando quer para si somente a Pedra Arken, no Silmarillion vemos tda essa desgraça causada por uma jóia pequena mas extremamente bela, e no SDA tbm vemos mais uma jóia causando desgraças.. saka? e em relação ao de Feanor tolerah issu ou naum, tipu ele naum teria idéia disso antes d ver a blz das pedras...
 
Tik, ok, a Silmaril, a Pedra Arken e o Anel eram jóias que despertavam cobiça, mas só o Anel tinha o poder de Sauron nele. A Silmaril e a Pedra Arken não tinham nenhum poder maligno ativo nelas. Elas eram só bonitas (muito bonitas, por sinal) e nada mais.
 
Eu, mesmo criando um topico desses, tb acho q as Silmarilli são do Fëanor. Mas não só dele: é como se ele tivesse "mais ações", por assim dizer. Eu acho q ele deveria dar pelo menos uma das pedras para refazer as árvores; mas não as 3.
 
Prime, você conhece o texto "Valinor, Terra Imperfeita", que ganhou um concurso aqui na Valinor no ano passado? Lá, o cara deu a idéia de que Fëanor poderia ter dado duas pedras (uma para cada Árvore) e ter ficado com a terceira. É um texto muito bom, está no Textos e Ensaios.

Não entendi o que você disse sobre "mais ações".
 
Ele teria mais direitos sobre as pedras q qualquer outro envolvido na criação (como quem tem a maioria das ações d uma empresa). :wink:

Ah, e onde eu acho esse texto?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo