• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O filho é meu, Manwë!

Com o Feänor poder segurar as Silma, eu até posso conconcordar (um dia, ainda nãzo :P ), mas eu não concordo com isso d "se pôde uma vez, pode sempre". Os elfos e (principalmente) os Atani podem sim mudar sua mente, para o bem ou para o mal, mesmo q demoree anos. E eu tenho qse certeza q isso implicaria na ativação ou não da benção.
 
Valeuz pela aula (as férias fazem mal a cabeça! haha), mas mesmo ele tendo cometido erros, o q ele eh ou era naum muda... se ela era maU ele vai continuar sendo maU.... se era bom continua bom.. erroh, mas tds erram e foi ele quem as fez, e axu q uma vez tendo segurado ele poderá segurar para sempre a naum ser q seja posto otro encantamento...

Quanto a Feanor ser mau ou não tem um tópico para discutir isso, mas é fato que as suas mão estavam sujas de sangue e as silmarils são consagradas por Varda, Feanor estaria impuro, no mínimo, assim ele deve ter perdido o direito as pedras como seus filhos. Considerando o tamanho da sua punição ele deveria sentir uma dor lancinante se tocasse em uma sequer.
 
Mas tipu assim como posso dizer...? Tipu mesmo ele estando impuro (o q ainda discordo, pq ainda axu difícil algm mudah sua mente... ou nunka foi tentado o suficiente para ir para o lado do mal, ou eh do bem e nd mudará...) tipu foi ele quem criou as Silmarils, naum eh questão nem d q vah maxucah pela impureza, mas acredito q sendo ele o autor naum iria se ferir com a própria obra... talvez sentisse algo, mas nd d mto forte e logo passaria...
 
Os filhos de Feanor eram os herdeiros legítimos e, com ele morto, teriam tanto direito as pedras quanto Feanor, se eles perderam esse direito Feanor perderia também.

Tipu mesmo ele estando impuro (o q ainda discordo, pq ainda axu difícil algm mudah sua mente... ou nunka foi tentado o suficiente para ir para o lado do mal, ou eh do bem e nd mudará...)

Ele estar impuro, me desculpe, é fora de questão. Ele matou seus iguais e traiu seu próprio povo, vai dizer o quê? Que ele era imaculado? Definitivamente não dá. E quanto a ele em qualquer dia ter sido bom, eu discordo, ele sempre foi um poço de defeitos.
 
Sim mas por issu mesmo eh q eu digo, se ele sempre foi mal, e pode segurar as pedras intaum ainda poderá segurah-las sem se ferir.... e os filhos dele jah são otros seres.... soh herdam seu sangue.... naum digo o direito d ter as pedras toh falando d poder segurah-las sem se ferir (pergunta feita por algm aki do fórum.. nem lembro quem agora...)
 
naum digo o direito d ter as pedras toh falando d poder segurah-las sem se ferir (pergunta feita por algm aki do fórum.. nem lembro quem agora...)

O direito de posse das silmarils estava diretamente relacionado a poder tocá-las. A silmaril queimava Maglor porque seu direito a elas estava cancelado.
 
Tem certeza disso? tipu leu issu em algum livro? (pq faz quase um ano q li o Silma... e li mto livro depois... intaum preciso releh... mas naum toh lembrado d estah relacionado o direito a poder tokah-las... poder tokah-las era pela pureza d espírito.. pq na verdade ngm teria direito sobre as pedras... ou q seja q algm tivesse... esse algm com certeza naum seria Beren...)
 
Está no Silmarillion, cap. 24: Da viagem de Eärendil e da Guerra da Ira".

Eönwë, arauto de Manwë e líder do exército dos Valar na TM, comunicou o cancelamento do direito dos filhos de Fëanor (nesse caso, Maedhros e Maglor, os únicos que restaram) sobre as Silmarilli.
 
naum eh issu...(dissu eu sabia) toh perguntando aonde vc viu q perdendo o direito ele eh ferido ao segurah-la?
 
"...ele não pôde suportar a dor com que a Silmaril o atormentava;e a lançou ao Mar. Dali em diante, passou a perambular para sempre pelas praias, cantando em dor e remorso junto às ondas. Pois Maglor era grande entre os cantores de outrora..."
 
Nunca saberemos, uma vez que Fëanor morreu antes da conclusão da Guerra da Ira e do anulamento do direito de sua casa sobre as Silmarils. Mas pela lógica, tudo indica que ele também não poderia segurá-las, independente de tê-las criado (visto todas as desgraças de que ele causou em nome delas, como o Fratricídio).
 
É talvez... mas ngm garante nd... são apenas suposições, e nenhuma hipótese deve ser descartada
 
Suposições, mas fundamentadas nos fatos (nesse caso, a anulação do direito sobre as Silmarils repassado aos filhos restantes de Fëanor).

Como eu já disse, tendo esse fato em particular em vista, Fëanor logicamente não poderia tocar nas jóias sem se queimar.
 
Talvez... mas as hipóteses soh podem ser descartadas derrubando uma (se forem duas hipóteses) ou mostrando q a otra eh completamente correta... ainda naum foi dado motivos suficientes para crer em uma delas jah q nenhuma pode ser provada nem descartada... pois ngm garante se Feanor conseguiria pegar as pedras ou naum..
 
Há, pelo menos, algo que sustente a hipótese de que Fëanor não poderia segurar as Silmarils sem se queimar: a revogação do direito sobre elas imposta a seus filhos (pelos atos destes, que seguiram Fëanor em sua sandice). Se os filhos eram queimados ao toque, o que dirá Fëanor, que foi quem iniciou tudo isso (e liderou o Fratricídio, inclusive).

Agora, o que existe, mesmo que remoto, que sustente o contrário? Nem uma citação sequer (ao contrário da hipótese anterior).
 
Tik disse:
Mas tipu assim como posso dizer...? Tipu mesmo ele estando impuro (o q ainda discordo, pq ainda axu difícil algm mudah sua mente... ou nunka foi tentado o suficiente para ir para o lado do mal, ou eh do bem e nd mudará...) tipu foi ele quem criou as Silmarils, naum eh questão nem d q vah maxucah pela impureza, mas acredito q sendo ele o autor naum iria se ferir com a própria obra... talvez sentisse algo, mas nd d mto forte e logo passaria...

Baseado em que vc supõe isto?


E não é assim tão difícil alguém cair em tentação e corromper-se, seja por qual motivo for. Saruman, de início, era um espírito puro, mas sua ambição determinou que seu fëa fosse impedido de voltar para Aman. Se mesmo um espírito elevado como de um maia pode decair a esse ponto, o que dizer de um elfo orgulhoso como Fëanor?
 
eu estou do lado dele. Fëanor fez as Silmarils com as próprias mãos, o que acima de tudo tem um incrível significado e simbologia. De certa forma, as Silmarils deviam carregar parte dele, ele deve ter depositado muito dele nelas, se comparando inclusive a Sauron e o Anel. Eu acho que as Silmarils, por mais que carregassem a luz pura de Aman, e fossem tão poderosas, carregavam parte de Fëanor, e assim ele poderia tocá-las sem se ferir. Se alguém discordar, é só falar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo