• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Ataque em Dol Guldur

É um dos artigos que mais me deu trabalho traduzir. Como tem alguns anos, pode ter sofrido alguma coisa nas mudanças da Valinor, então se encontrarem algum defeito, é só avisar
 
É um dos artigos que mais me deu trabalho traduzir. Como tem alguns anos, pode ter sofrido alguma coisa nas mudanças da Valinor, então se encontrarem algum defeito, é só avisar

Estava lendo a parte sobre os mantos do nazgûl e lembrei também de uma passagem, depois da derrota dos Espectros no Vau, quando Gandalf diz que eles devem ter retornado para Sauron. Mostra que eles não são exatamente invisíveis, como é o caso de Frodo quando usa o Um Anel. Frodo existe fisicamente e consegue interagir com o ambiente quando está usando o Um Anel. Já os Espectros precisam das vestimentas para interagir com o mundo físico. Você já viu alguma passagem que fale sobre as roupas e armas dos nazgûl como resultados de algum feitiço de Sauron?
 
Eu achava que a invisibilidade dos Nazgûl era decorrente do tempo excessivo do uso dos anéis, que esticaram suas vidas além da conta, transformando-os em espectros. Ou seja, ficaram invisíveis só depois que viraram espectros, e não apenas por colocarem o anel no dedo.
O FAQ é muito bom, mas me deixou confuso a respeito da invisibilidade que os anéis conferiam ou não.
 
Eu achava que a invisibilidade dos Nazgûl era decorrente do tempo excessivo do uso dos anéis, que esticaram suas vidas além da conta, transformando-os em espectros. Ou seja, ficaram invisíveis só depois que viraram espectros, e não apenas por colocarem o anel no dedo.
O FAQ é muito bom, mas me deixou confuso a respeito da invisibilidade que os anéis conferiam ou não.

Na verdade é dito no Silma que os Homens (maiúsculo mesmo, pq poderia ter alguma mulher nazgûl) que usavam os anéis poderiam andar invisíveis se assim desejassem. Só que o uso prolongado acabou tornando-os espectros. Então as duas coisas estão certas.
 
Sou o unico a achar a galadriel de "o hobbit" bem mais bonita que a da trilogia de lotr? :) a de lotr esta muito boa... mas ela nesta ultima trilogia, apesar de nao conseguir esconder 10 anos em cima, esta bem mais gostosa :))
 
Pois... a de osda parece mais uma mae de santo... ahah a do hobbit parece uma poderosa rainha elfa como ela é, entao na cena da reuniao do white council, ela esta foda... tira o brilho ao resto do pessoal todo... :)
 
Quando eu vi o filme no cinema, eu fiquei super emocionada e achando tudo ótimo, lindo e maravilhoso. Chorei, tive taquicardia, rí dos exageros (Légolas overpower, Daín dando cabeçada em orc com elmo e DESMAIANDO o caboclo, dentre outros) e fiquei bem nostálgica no final. Mas quando saí do cinema e comecei a pensar o filme e comparar com o que já tinha lido sobre Tolkien (inclusive o próprio Hobbit) e o que tinha visto nas telas na época de LOTR, eu comecei a gostar um pouco menos do filme.
Sério, não sei se é pq eu conheço a história e gosto muito, mas nunca ví um filme desse nível com tantos erros de edição. Parece que o filme foi editado as pressas e deixaram passas coisas absurdas como as cabras, o cajado de Gandalf, o sumiço da balista, etc.
No entanto, essa cena em Dol Guldur foi super épica. Elrond foi foda. Saruman mais foda ainda pq Christopher Lee tá super velho e atuando fodamente bem. Mas mesmo essa cena incrível, deixou seu gosto amargo.Galadriel por mais poderosa que seja ainda é só uma elfa. Sauron é um maia. Aliás, Gandalf tbm é um maia e convenhamos, ele foi muuuuito sub aproveitado nessa cena. Achei absurdo Galadriel exorcizar o Sauron sozinha. Não acho que seria algo que Tolkien faria. Além disso, não sei se estou enganada, mas acredito que o anel de Elrond é o mas forte dos três não é? Sendo assim, pq ele não ficou verde tbm e ajudou a exorcizar Sauron? Acho que um esforço em conjunto e que fosse retratado por mais tempo em tela daria mais veracidade ao episódio.
 
Não sei se a Galadriel que é subestimada ou o Sauron que é superestimado.

Pra começar ela não é só uma elfa, ela é a elfa. Uma elda que viveu em Valinor sob a luz das duas árvores, andou entre os Valar, faz parte da realeza dos Noldor, sobreviveu ao Helcaraxe, vivenciou as guerras da Primeira e Segunda Era, aprendeu com Melian, a Maia, etc...
Se pensar em tudo o que os parentes dela fizeram: Um tio lutou mano-a-mano com o próprio Morgoth, ferindo-o 7 vezes; um primo precisou de DOIS Balrogs, sendo um deles o próprio Gothmog, para ser derrubado; um irmão peitou o próprio Sauron, quando este ainda era muito mais poderoso, perdeu, mas deu um baita trabalho; um sobrinho, com a ajuda de "apenas" um homem, matou Sauron na Segunda Era; etc; e pensar Galadriel não estava atrás de nenhum desses, dá pra se ter uma idéia que ela não era pouca coisa.

Posso não concordar com as formas que escolheram pra demonstrar o poder dela no cinema (verde, exorcismo, língua negra), mas de forma alguma ela foi superestimada. Ela não só é tudo aquilo como é mais ainda. Tinha condições de chutar a bunda de qualquer um do conselho e também de um decrépito Sauron convalescendo em Dol Guldur.
 
Não sei se a Galadriel que é subestimada ou o Sauron que é superestimado.

Pra começar ela não é só uma elfa, ela é a elfa. Uma elda que viveu em Valinor sob a luz das duas árvores, andou entre os Valar, faz parte da realeza dos Noldor, sobreviveu ao Helcaraxe, vivenciou as guerras da Primeira e Segunda Era, aprendeu com Melian, a Maia, etc...
Se pensar em tudo o que os parentes dela fizeram: Um tio lutou mano-a-mano com o próprio Morgoth, ferindo-o 7 vezes; um primo precisou de DOIS Balrogs, sendo um deles o próprio Gothmog, para ser derrubado; um irmão peitou o próprio Sauron, quando este ainda era muito mais poderoso, perdeu, mas deu um baita trabalho; um sobrinho, com a ajuda de "apenas" um homem, matou Sauron na Segunda Era; etc; e pensar Galadriel não estava atrás de nenhum desses, dá pra se ter uma idéia que ela não era pouca coisa.

Posso não concordar com as formas que escolheram pra demonstrar o poder dela no cinema (verde, exorcismo, língua negra), mas de forma alguma ela foi superestimada. Ela não só é tudo aquilo como é mais ainda. Tinha condições de chutar a bunda de qualquer um do conselho e também de um decrépito Sauron convalescendo em Dol Guldur.

Eu concordo com tudo dito sobre Galadriel. Mas sobre Sauron, eu realmente vejo o quão ele é, em verdade, Subestimado. O Sauron da 1ª era demonstrou capacidades louváveis para um Maia em relação ao domínio/governo que os Valar possuem sobre Arda. Vide, por exemplo, quando o inimigo conseguiu suplantar a proteção de Ulmo à fortaleza de Tol-Sirion, quando os elfos repeliram/resistiram a um cerco de quase 2 anos (isso é tempo pra caramba, e lembrar que haveria uma avalanche de Orcs e afins):

Por quase dois anos depois da Dagor Bragollach, os noldor ainda defendiam a passagem ocidental perto das nascentes do Sirion, pois o poder de Ulmo estava naquela água, e Minas Tirith resistia aos orcs. Com o tempo, entretanto, depois da queda de Fingolfin, Sauron, o mais terrível e mais poderoso dos servos de Morgoth, que no idioma sindarin era chamado de Gorthaur, levantou-se contra Orodreth, o guardião da torre sobre Tol Sirion.

Fala-se muito sobre os feitiços (dos espectros e a "criação" de lobisomens) e a habilidade inata de Shapeshifter que Gorthaur teria na 1ª e 2ª eras, mas boa parte destes poderes adviriam (creio) à tutelagem de Morgoth e sua distribuição de "energia" aos seus servos, conforme ele fez a Glaurung, Carcharoth; mas o Sauron da 2ª era, principalmente nos últimos anos seria mais poderoso do que a 1ª. O próprio Silmarillion fala do bombardeio de raios (enviados pelos Poderes) que ele passou incólume no topo do templo a Morgoth; a capacidade que ele teria dado aos navios de Ar-pharazon em ter passado no cinturão de nuvens e sombras ao invadirem Valinor e a corrupção de milhões de Numenorianos na ilha:

Ar-Pharazôn, como é contado na “Queda”, ou Akallabêth, conquistou subordinados aterrorizados de Sauron, não Sauron. A “rendição” pessoal de Sauron foi voluntária e astuta*: ele conseguiu livre transporte para Númenor! Ele naturalmente possuía o Um Anel, e desse modo logo dominou as mentes e vontades da maioria dos Númenóreanos.

No "the lost road", fala-se dos feitos e milagres que o vilão teria realizado para se categorizar aos fanáticos de Númenor como um profeta degenerado a ponto de "trazer" Morgoth numa forma espiritual que atingiria os corações e mentes dos Númenoreanos:

sumeranu14_06.jpg

And in time it came to pass that Sur (whom the Gnomes called Thu) came in the likeness of a great bird to Numenor and preached a message of deliverance, and he prophesied the second coming of Morgoth. But Morgoth did not come in person, but only in spirit and as a shadow upon the mind and heart, for the gods shut him beyond the Walls of the World

Muitos se perguntam como um feiticeiro consegue não ser atingido por raios dos "deuses", mas perde para Elendil e Gil-Galad na Guerra da última aliança. Temos que lembrar que os poderes dos seres divinos não são "Ex-nihilo" (tirados do nada ou energia perpétua), as capacidades inatas dos Maiar e Valar são finitas e não renováveis, sendo a única exceção para Sauron, que conseguiu ficar mais poderoso na 2ª era, tanto que em pouco mais de 100 anos após a queda de Númenor, ele recuperou-se numa forma horrenda, coisa que os Balrogs destruídos não fizeram. O que Sauron gastou em Númenor, a energia do Anel (que Tolkien diz que Sauron gasta sua força em "Will" para dominar as mentes alheias), não teve tempo para se recuperar no ataque ao recém-formado reino de Gondor, foi muito cedo:

Após a batalha com Gilgalad e Elendil, Sauron levou um longo tempo para reconstruí-la, mais longo do que havia levado após a Queda de Númenor (suponho que assim o seja porque cada construção consumia certa quantidade da energia inerente do espírito, que poderia ser chamado de “vontade” ou elo efetivo entre a mente e o ser indestrutíveis e a realização de sua imaginação). - Carta 200

e

Ele precisava de tempo para sua própria reabilitação corpórea e para adquirir controle sobre seus antigos subordinados. Ele foi atacado por Gil-galad e Elendil antes que sua nova dominação estivesse completamente estabelecida. Carta 211

Ora, o cara quando foi encarar Elendil & cia, ele os enfrentou próximo do Orodruin, sendo que o mesmo ficaria (aproximadamente) a 20-25 milhas de Barad-dûr. É de se imaginar que ele abriu caminho durante o trajeto que ele fez, enfrentando sabe-se lá quantos batalhões de Elfos e homens, até chegar lá (enfraquecido pelo dispêndio):

plateauofgorgoroth.gif

Já o Sauron da 3ª era não era um decrepito ou tão enfraquecido assim. Ele conseguiu (ao meu ver) liberar o Balrog de sua "prisão" nas profundezas de Moria. Mas como? Lembrar que o rei de Mória possuía 1 dos 7 anéis, e que o mesmo era amaldiçoado com a cobiça e ambição em proveito de Sauron:

Ted_Nasmith_-_The_Dwarves_Delve_Too_Deep.jpg

Não obstante, pode muito bem ser, como acreditam atualmente os anões, que Sauron, por suas artes, tenha descoberto quem estava com o Anel, o último a continuar livre, e que os estranhos infortúnios sofridos pelos herdeiros de Durin se tenham devido em grande parte à malícia dele.

Ademais:

Naquela época os anões faziam escavações profundas (...)Assim, eles despertaram de seu sono (ou a libertaram da prisão, pode muito bem ser que a criatura já tivesse sido despertada pela malícia de Sauron

Ou a doença do Dragão:

180px-David_Wyatt_-_Smaug.jpg

Ow post grande...continua..
 
Última edição:
E, ainda assim, o Necromante não era mais que um sombra do que o grande Sauron fora. Seu próprio post mostra como ele ficou decrépito em relação ao seu apogeu.
 
Sem falar que Sauron estava muito enfraquecido na forma de Necromante.

Como disse acima, me parece que o Sauron da 3ª era (teoricamente o mais enfraquecido) foi o que mais demonstrou poderes. Alguns até consideravelmente fortes. A exemplo de:

1 - Cobertor Cinéreo do Orodruin sobre boa parte da T.M no ataque a Gondor, sendo a fumaça imbuída de Medo e desespero:

O próprio ar parece estar espesso e escuro! É freqüente aqui essa escuridão, quando sopra o vento do leste?

— Não — respondeu Beregond —, isso não é natural. É algum artifício da malícia dele; algum tumulto de fumaça que ele envia da Montanha do Fogo para turvar nossos corações e nossas mentes.E realmente o efeito é esse. Gostaria que o Senhor Faramir retornasse. Ele não desanimaria. Mas, agora, quem pode saber se ele algum dia vai voltar do outro lado do Rio vindo da Escuridão?

E:

Onde quer que ele aparecesse, nossos inimigos ficavam furiosos, enquanto o medo dominava nossos guerreiros mais corajosos, de modo que homens e cavalos cediam e fugiam. Apenas uma parte restante de nossa força no Leste voltou, destruindo a última ponte que ainda resistia entre as ruínas de Osgiliath.

2 - Controle do clima:

— Pergunto se isso não é um artifício do Inimigo — disse Boromir. Dizem na minha terra que ele pode governar tempestades nas Montanhas da Sombra, que ficam nas fronteiras de Mordor. Tem poderes estranhos e muitos aliados.

— O braço dele realmente cresceu — disse Gimli —, se ele pode trazer a neve do Norte para nos atrapalhar aqui, a trezentas léguas de distância.

— O braço dele cresceu — disse Gandalf.

Ademais:

A orla da tempestade se erguia, rasgada e molhada, e a batalha principal tinha passado, indo estender suas grandes asas sobre os Emyn Muil, onde os pensamentos escuros de Sauron se concentraram por um tempo. Desse ponto mudou de rumo, golpeando o Vale do Anduin com granizo e relâmpagos, e lançando sua sombra sobre Minas Tirith com a ameaça da guerra.

3 - Anular os poderes alheios (o que seria o caso num confronto com Galadriel e outros feiticeiros):

Em sua extrema necessidade, puxou mais uma vez o frasco de Galadriel, mas ele estava pálido e frio em sua mão trêmula, e não jogava luz alguma naquela escuridão sufocante. Sam chegara ao coração do reino de Sauron, e ás forjas de seu antigo poder, as maiores da Terra-média; ali todos os outros poderes eram subjugados.

Três vezes Lórien fora atacada por Dol Guldur, mas, além da coragem dos elfos daquela região, o poder que lá morava era forte demais para ser derrotado por quem quer que fosse, a não ser que o próprio Sauron atacasse Lórien.

4 - Criação de doenças/epidemias:

A Grande Peste devasta Gondor. Morte do rei Telemnar e de seus filhos. A Árvore Branca morre em Minas Anor. A peste se alastra para o norte e para o oeste, e muitas partes de Eríador ficam desoladas. Além do Baranduin os Periannath sobrevivem, mas sofrem grandes perdas.

5 - Controle em massa das mentes/vontades:

De todas as suas estratégias e teias de medo e traição, de todos os seus estratagemas e guerras sua mente se libertou, e todo o seu reino foi atravessado por um tremor, seus escravos vacilaram, seus exércitos pararam e seus capitães, subitamente sem liderança, desprovidos de vontade, hesitaram e se desesperaram. Pois foram esquecidos. Toda a mente e o propósito do Poder que os controlava concentravam-se agora com uma força arrasadora na Montanha. A um chamado seu, rodopiando com um grito lancinante, numa última corrida desesperada voaram, mais rápidos que os ventos, os nazgúl, os Espectros do Anel, e com uma tempestade de asas arremessaram-se em direção ao sul para a Montanha da Perdição.

6 - Controle do Orodruin, o vulcão e o magma:

E havia uma montanha de fogo naquela terra, que os elfos chamavam de Orodruin. Com efeito, por esse motivo, Sauron havia fixado moradia ali no passado remoto, pois usava o fogo que brotava das entranhas da terra em seus feitiços e em sua forja.

7 - Voz divina/corruptiva:

Não diga mais nada! Você não se tornou mau. Não há mentira em seus olhos, como eu receava. Mas ele não falou com você por muito tempo. Um tolo, mas um tolo honesto, você continua sendo, Peregrin Túk. Pessoas mais sábias poderiam ter-se saído pior numa situação dessas. Mas veja bem! Você foi salvo, e todos os seus amigos também, principalmente pela boa sorte, como se diz.

8 - Destruição da terra, em escala geológica:

O poder para desafiar o Inimigo não está nele, a não ser que esteja na própria terra. E, mesmo assim, podemos ver que Sauron tem o poder de torturar e destruir as próprias colinas.

9 - Invocação dos "Mortos" - os Barrow Wights e os Nazgûl:

250?cb=20121013204840

É difícil entender isso, o Sauron da 1ª e 2ª Eras não podia fazer algumas dessas coisas da 3ª era. E olha que Tolkien diz isso quando o Vilão SÓ estava em "Raport" ou Concordância com o Um Anel, não estando diminuído por isso:

Enquanto o usava, seu poder na terra era de fato aumentado. Mas mesmo que não o usasse, esse poder existia e estava em “concordância” com ele mesmo: ele não era “diminuído”, a não ser que alguém mais tomasse o artefato para si e fosse possuído por ele. - Carta 131


 
Última edição:
Isso tudo ele fez em Mordor, não em Dol Guldur.
O Necromante era um convalescente.

E não, ele não era uma exceção aos Ainur, não ficou mais poderoso na Segunda era que na Primeira, e muito menos na Terceira.
Só ver a luta contra Huan, em que ele trocava de forma ao seu Bel prazer. Essa habilidade ele foi perdendo gradualmente até se esgotar completamente no final da Guerra do Anel.
Seu comando pode ter aumentado em vários aspectos em diferentes épocas, mas seu poder, enquanto indivíduo, só minguou.
Não que ele fosse pouco na Terceira Era. Ele ainda possuia um poder tremendo, tanto que fez o que fez, mas não dá pra comparar com a Primeira.
 
Última edição:
Isso tudo ele fez em Mordor, não em Dol Guldur.
O Necromante era um convalescente.

E não, ele não era uma exceção aos Ainur, não ficou mais poderoso na Segunda era que na Primeira, e muito menos na Terceira.
Só ver a luta contra Huan, em que ele trocava de forma ao seu Bel prazer. Essa habilidade ele foi perdendo gradualmente até se esgotar completamente no final da Guerra do Anel.
Seu comando pode ter aumentado em vários aspectos em diferentes épocas, mas seu poder, enquanto indivíduo, só minguou.
Não que ele fosse pouco na Terceira Era. Ele ainda possuia um poder tremendo, tanto que fez o que fez, mas não dá pra comparar com a Primeira.

Bem, algumas coisas como: A grande praga, os invernos estendidos, brutais e não naturais (como o inverno em Eriador e Rohan que trouxe muito sofrimento e mortes), o controle do clima (lembrar da morte de Arvedui, o último rei de Arthedain, com a repentina tempestade de gelo na Baía de Forochel), a "invocação" do Balrog e dos Barrow wigth ocorreram antes do Sauron de Mordor.

E você mesmo salientou essa "recuperação" quando citou as capacidades de Sauron em Mordor que (ao meu ver) eram maiores, mostrando que houve uma recuperação sim de capacidades como: a chuva de raios e o terremoto quando os exércitos de Mordor começaram a marcha a partir de Minas Morgul, o manto de sombras sobre Minas Tirith e a luta de vento de Sauron vs Manwë:

Uma batalha estava acontecendo lá em cima, nos altos espaços do ar. As nuvens pesadas de Mordor estavam sendo varridas para trás.

Isso (me parece) dá um indicativo que Sauron podia controlar os ventos (a exemplo do que fez com o clima). Mas como ele fazia isso na 3ª era, quando estava decrépito, mas não conseguiu fazer isso na 1ª era, e principalmente, na 2ª era, quando não lançou nenhuma rajada de vento para as velas da grande armada de Ar-pharazon?
 
Recuperando sua forma e a capacidade de interagir com o mundo. Recuperando o poder que ainda lhe restava, e não o poder de Eras atrás, e muito menos aumentando-o. O poder que ele gastou não volta mais.

E baseado em que você pode afirmar que Sauron não tinha nenhuma dessas habilidades das quais você citou na Primeira Era?
Pouco é dito sobre Sauron na Primeira Era, mas o pouco que temos mostram que seu poder era imenso, e, em momento algum, mostra algo que fosse inferior ao que ele se apresentou em Eras posteriores.

E o Sauron da Terceira Era teria muito menos capacidade de parar o Ar-Pharazon do que a capacidade que já não teve na segunda. Caso contrário Gondor já teria sido varrida há muito.
 
Recuperando sua forma e a capacidade de interagir com o mundo. Recuperando o poder que ainda lhe restava, e não o poder de Eras atrás, e muito menos aumentando-o. O poder que ele gastou não volta mais.

E baseado em que você pode afirmar que Sauron não tinha nenhuma dessas habilidades das quais você citou na Primeira Era?
Pouco é dito sobre Sauron na Primeira Era, mas o pouco que temos mostram que seu poder era imenso, e, em momento algum, mostra algo que fosse inferior ao que ele se apresentou em Eras posteriores.

E o Sauron da Terceira Era teria muito menos capacidade de parar o Ar-Pharazon do que a capacidade que já não teve na segunda. Caso contrário Gondor já teria sido varrida há muito.

Eu concordo plenamente com você sobre a capacidade de Sauron na 1ª Era, o próprio Silmarillion pontilha que "seu poder era imenso". E que o poder que ele gastou não volta mais (estou falando do poder inato, o que já nasceu com ele, que é finito e não renovável). Numa das análises de Tolkien, ele fala que Sauron não decaiu tanto em "estatura" como Morgoth do final da 1ª Era. Porém, discordo sobre a 1ª era ter sido seu auge.

Sobre as habilidades de Sauron na 2 últimas eras em contraponto a antiguidade da 1ª, me baseio nas obras e uma ou outra dedução, mas o principal é que na 1ª era, quando Sauron estaria no seu auge ele não conseguiria fazer algo que fez nas 2ª e 3ª, uma coisa muito básica para sua atuação a nível pessoal: A capacidade de conseguir recuperar uma forma física - que é algo básico, entretanto:

- Lá para todo o sempre - disse-lhe Lúthien - teu eu nu suportará o tormento do escárnio de Morgoth e será perfurado pelos seus olhos, a menos que me cedas o comando de tua torre; Sauron então se rendeu, e Lúthien assumiu o comando da ilha e de tudo o que ali se encontrava. E Huan o libertou.

Como isso é possível? Um Sauron em seu máximo poder não consegue recuperar um corpo, mas nas 2ª e 3ª eras, quando estaria "em baixa", conseguiu duas vezes.

Temos que lembrar que ele já tinha gasto uma porção de força inata quando da atuação na formação de Eä e Arda. Traiu os Valar e teve acesso a "Ingrediente Morgoth" que o Tolkien descreve em cartas e ensaios, e cita na própria obra, quando fala da transferência da energia do Inimigo aos seus servos. Na 2ª era, gastou a "maior parte do que nasceu com ele" no Um anel. Então o que sobrou? Sobrou uma parte, mas como fazer tudo isso e ter "Mana/energia" para realizar tudo o que fez no restante da 2ª e toda 3ª era? O anel do poder captaria/acessaria a Corrupção de Morgoth herdada por Arda.

Sobre Ar-pharazon e o aprisionamento de Sauron. Aquilo foi um embuste/ardil de Sauron. Os servos de Sauron fugiram dos Numenorianos, mas Sauron se aproveitou disso:

Ar-Pharazôn, como é contado na “Queda” ou Akallabêth, derrotou servos aterrorizados de Sauron, não Sauron. A “rendição” pessoal de Sauron foi voluntária e astuta: ele conseguiu transporte de graça para Númenor! Ele naturalmente tinha o Um Anel, e assim muito cedo dominou as mentes e vontades da maioria dos Númenorianos.

E sobre Sauron ser poderoso e arrasar uma Gondor Fraca na Guerra do Anel, há indicativos de que ele poderia (eu acho) isso quando o anel é destruído e ele assume uma forma gigantesca para obliterar Aragorn e os soldados do Oeste:

darklord7.jpg

Mas fora varrido por Manwë com um vento providencial. Mas Sauron preferiu priorizar isso:

Se eu fosse “filosofar” este mito, ou ao menos o Anel de Sauron, deveria dizer que foi um modo mítico de representar a verdade que potencia (ou talvez preferivelmente potencialidade) se for exercitada, e produz resultados, tem que ser externalizada e então passa, em um grau maior ou menor, além do controle direto da pessoa. Um homem que deseja mostrar ” poder” têm que ter servos, que não são como ele. Mas ele depende então deles.
 
Última edição:
Ragnaros, vc acha q o fato do Um ter sido forjado no vulcão tem alguma relação c essa captura do elemento Morgoth? Considerando q bo Ainundale é dito que Morgoth criou o fogo na terra.
 
Não sei se a Galadriel que é subestimada ou o Sauron que é superestimado.

Pra começar ela não é só uma elfa, ela é a elfa. Uma elda que viveu em Valinor sob a luz das duas árvores, andou entre os Valar, faz parte da realeza dos Noldor, sobreviveu ao Helcaraxe, vivenciou as guerras da Primeira e Segunda Era, aprendeu com Melian, a Maia, etc...
Se pensar em tudo o que os parentes dela fizeram: Um tio lutou mano-a-mano com o próprio Morgoth, ferindo-o 7 vezes; um primo precisou de DOIS Balrogs, sendo um deles o próprio Gothmog, para ser derrubado; um irmão peitou o próprio Sauron, quando este ainda era muito mais poderoso, perdeu, mas deu um baita trabalho; um sobrinho, com a ajuda de "apenas" um homem, matou Sauron na Segunda Era; etc; e pensar Galadriel não estava atrás de nenhum desses, dá pra se ter uma idéia que ela não era pouca coisa.

Posso não concordar com as formas que escolheram pra demonstrar o poder dela no cinema (verde, exorcismo, língua negra), mas de forma alguma ela foi superestimada. Ela não só é tudo aquilo como é mais ainda. Tinha condições de chutar a bunda de qualquer um do conselho e também de um decrépito Sauron convalescendo em Dol Guldur.


Isto devia ser impresso e encadernado! Adoreiiii!!! E sim fico meio sem chao quando dizem que galadriel "é so um elfo" ou "é igual ou inferior a elrond" por favor gente!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo