• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Ataque em Dol Guldur

Exatamente. Acho que não houve na trilogia o Hobbit nenhuma intenção de mostrar algo sobre Saruman se corrompendo, pois, do contrário teria ficado bem explícito. Confesso que no início da trilogia achei que iam mostrar isso. Contudo, não há evidência nos livros de quando isto, Saruman+Sauron, aconteceu, correto?

Só complementando o post do @Deriel, tem um outro tópico sobre a corrupção de Saruman no qual eu disse o seguinte:

Seja bem vindo, @Bruno Ruiz Segantini!

A corrupção da missão original dele, ocorreu muito antes de qualquer contato com Sauron.

Na primeira reunião do Conselho Branco, quando ele subestimou a revelação de Gandalf sobre o retorno de Sauron em Dol Guldur, Saruman já desejava o Um Anel para si. Quando ele finalmente concorda em atacar Dol Guldur, o objetivo de Saruman é de derrotar um concorrente pelo Um Anel, ao invés de um inimigo da Terra-média.

Depois de Sauron ser expulso de Dol Guldur para Mordor é que podemos pensar na influência sobre Saruman através da palantír. Aí sim a corrupção de Saruman foi completa. Uma pergunta válida é pq ele resolveu usar a palantír. Entendo que Saruman sempre teve inveja de Gandalf e que usava espiões para acompanhar os movimentos do Cinzento. Talvez no desespero de acompanhar mais de perto o que Gandalf fazia no Condado, Saruman então tenha "ousado" (usando a mesma palavra que consta nos apêndices) usar a palantír.

Ou seja, respondendo a sua pergunta, entendo que a corrupção aconteceu bem antes dos eventos de OSdA. Mais precisamente durante os acontecimentos de O Hobbit, quando ocorreu a primeira reunião do Conselho Branco.

Se ele já chegou mal intencionado na Terra-média, ou não, é um ponto interessante. Quando ele assumiu sua forma física, acho que Saruman foi para o Leste, assim como os dois magos azuis. Será que lá ele começou a também invejar o poder de Sauron? Talvez...
 
Eu acho que a queda de Saruman foi algo mais sutil e menos planejada. Ele foi um Istar honrado a maior parte do tempo e mesmo a busca dele pelo Um não foi com o objetivo de se juntar a Sauron (ou mesmo substituí-lo), acredito que fosse mais uma curiosidade intelectual ("como diabos ele fez esse Anel?")

A queda final foi, obviamente, com o Palantír, onde a vontade de Sauron sobrepujou a de Saruman
 
Só complementando o post do @Deriel, tem um outro tópico sobre a corrupção de Saruman no qual eu disse o seguinte:
Tá aí uma informação interessante . Não tenha atinado pra isso quando li SdA. Acho que o único que não desejou o Um foi o Mithrandir. Saruman sempre foi imponente, ao meu parecer
** Posts duplicados combinados **
Eu acho que a queda de Saruman foi algo mais sutil e menos planejada. Ele foi um Istar honrado a maior parte do tempo e mesmo a busca dele pelo Um não foi com o objetivo de se juntar a Sauron (ou mesmo substituí-lo), acredito que fosse mais uma curiosidade intelectual ("como diabos ele fez esse Anel?")

A queda final foi, obviamente, com o Palantír, onde a vontade de Sauron sobrepujou a de Saruman
Concordo. Mas será que a corrupção de Saruman não veio de dentro dele mesmo, isto é, o anel e Sauron só serviram como válvula de escape? Pessoalmente, acho que Saruman sempre teve uma certa altivez, e isso se reflete até mesmo na preferência de Galadriel por Gandalf.

Ainda sobre Saruman, será que PJ não quis insinuar algo com o "Leave Sauron To Me"?
 
Eu acho que a queda de Saruman foi algo mais sutil e menos planejada. Ele foi um Istar honrado a maior parte do tempo e mesmo a busca dele pelo Um não foi com o objetivo de se juntar a Sauron (ou mesmo substituí-lo), acredito que fosse mais uma curiosidade intelectual ("como diabos ele fez esse Anel?")

A queda final foi, obviamente, com o Palantír, onde a vontade de Sauron sobrepujou a de Saruman

Uai, tudo bem, mas quando ele aceitou atacar Dol Guldur, ele estava mais interessado em acabar com a concorrência pelo Um Anel...
 
Fico pensando no que provocou (nos filmes) essa mudança dão drástica no Saruman: no conselho Branco ele era totalmente contra uma intervenção em Dol Guldur e depois aparece refutando o Necromante em seu covil. Terá sido a prisão de Gandalf? Duvido. Se ele tinha inveja do Cinzento queria mais é que ele morresse no calabouço.
 
Fico pensando no que provocou (nos filmes) essa mudança dão drástica no Saruman: no conselho Branco ele era totalmente contra uma intervenção em Dol Guldur e depois aparece refutando o Necromante em seu covil. Terá sido a prisão de Gandalf? Duvido. Se ele tinha inveja do Cinzento queria mais é que ele morresse no calabouço.


Realmente é interessante: acho que foi mesmo a prisao de gandalf, mas
galadriel e elrond devem ter dito "a gente vai! Se quiser venha connosco sena volte para a sua torre em isengard!" Kakakaka
 
Fico pensando no que provocou (nos filmes) essa mudança dão drástica no Saruman: no conselho Branco ele era totalmente contra uma intervenção em Dol Guldur e depois aparece refutando o Necromante em seu covil. Terá sido a prisão de Gandalf? Duvido. Se ele tinha inveja do Cinzento queria mais é que ele morresse no calabouço.
Não seria pela influência de Galadriel?
 
Ainda assim, acho que saruman podia ter algum tipo de rivalidade com gandalf, mas ele parece ter grande reverencia e respeito por galadriel e se ela recebeu o pedido de socorro, ela iria pura e simplesmente persuadi-lo a ir salvar gandalf.
 
Ainda assim, acho que saruman podia ter algum tipo de rivalidade com gandalf, mas ele parece ter grande reverencia e respeito por galadriel e se ela recebeu o pedido de socorro, ela iria pura e simplesmente persuadi-lo a ir salvar gandalf.

Se bem que sé não me engano, Saruman diz que Galadriel sempre "olhou torto" para ele.... e no livro Senhor dos Anéis - O retorno do rei, quando a guerra termina e Gandalf acompanhado de Galadriel e dos hobbits cruzam com Saruman no caminho, tem essa conversa...


Quando saíram para o espaço aberto de novo ao pôr-do-sol, alcançaram um velho
apoiado num cajado, vestindo farrapos cinzentos e de um branco sujo, e atrás dele vinha
um outro mendigo, arrastando-se e choramingando.
- Bem, Saruman! - disse Gandalf. - Aonde vai indo?
- E o que isso lhe interessa? - respondeu ele. - Quer ainda comandar meus passos, e
não está satisfeito com minha ruína?
- Você conhece as respostas - disse Gandalf -: não e não. Mas de qualquer forma o
tempo de meus trabalhos se aproxima de um fim. O Rei tomou para si o fardo. Se você
tivesse esperado em Orthanc, poderia tê-lo visto, e ele teria demonstrado sua sabedoria e
clemência.
- Isso é ainda mais um motivo para eu ter partido antes - disse Saruman -: pois não
desejo dele nenhuma das duas coisas. Na verdade, se você deseja uma resposta para a sua
primeira pergunta, estou procurando um caminho para fora deste reino.
- Então mais uma vez você está indo pelo caminho errado - disse Gandalf -, e não
vejo esperança em sua viagem. Mas você vai desprezar nossa ajuda? Pois é isso que
estamos oferecendo a você.
- A mim? - disse Saruman. - Não, por favor não me sorriam! Prefiro as suas
carrancas. E, quanto à Senhora aqui, não confio nela: ela sempre me odiou, e tramou a seu
favor. Não duvido de que o tenha trazido por este caminho para ter o prazer de tripudiar
sobre a minha pobreza. Se soubesse da sua perseguição, eu lhes teria negado este prazer.
- Saruman - disse Galadriel -, temos outras missões e outras preocupações que nos
parecem mais urgentes do que ficar caçando você. Ao invés disso, diga que você foi
alcançado pela boa sorte, pois agora lhe oferecemos uma última oportunidade.
- Se for realmente a última, fico contente - disse Saruman -; pois me será poupado
o trabalho de recusá-la mais uma vez. Todas as minhas esperanças estão arruinadas, mas
eu não partilharia das suas. Se é que têm alguma.
Por um momento seus olhos se acenderam. - Vão embora! - disse ele.
- Não passei longos anos estudando esses assuntos para nada. Vocês se destruíram
e sabem disso. E vai me trazer algum consolo, enquanto vago sem rumo, pensar que vocês
derrubaram a sua única casa quando destruíram a minha. E, agora, que navio poderá levá-
los através de um mar tão vasto? - zombou ele. - Será um navio cinza, e cheio de
fantasmas. - Ele riu, mas sua voz era rouca e hedionda.
 
Se bem que sé não me engano, Saruman diz que Galadriel sempre "olhou torto" para ele.... e no livro Senhor dos Anéis - O retorno do rei, quando a guerra termina e Gandalf acompanhado de Galadriel e dos hobbits cruzam com Saruman no caminho, tem essa conversa...

Isso é interessante, mas estou a falar dos filmes (que é onde o resgate de gandalf acontece) e nos filmes essa relaçao nao esta explicita como ai. E o facto de galadriel nao gostar de saruman, nao significa que nao o "respeitasse" e vice-versa.

Nas gostei dessa citaçao! Ja nem me lembrava que existia! :) mostra muito da relaçao galadriel-saruman-gandalf.
** Posts duplicados combinados **
Embora tambem a estejamos a ver peloa olhos de saruman e ele nessa altura ja estava bastante "doido" por isso poderiam ser apenas desvarios/maluquices dele.
 
Embora tambem a estejamos a ver peloa olhos de saruman e ele nessa altura ja estava bastante "doido" por isso poderiam ser apenas desvarios/maluquices dele.

É, olha @Fazedor de Anéis, nessa eu concordo com o @beeduse. Não tem muito como ter certeza se essa fala de Saruman reflete bem a opinião de Galadriel sobre ele, ou se é apenas a manifestação da dor de cotovelo dele pq Gandalf era preferido para presidir o Conselho Branco, por exemplo.
 
Antes de assistir ao ultimo filme pensei que Peter Jackson colocaria o exércitos élfico de Lorien junto com a Galadriel e o próprio Celegorn além de Elrond e Saruman
 
Bom vc esta certo @beeduse mais se vc fala que ele respeita ela isso tem que ser visto do ponto de vista dele (que pelo que sei signifa NÃO, embora ele tenha que suportá la).... ;);)
 
Antes de assistir ao ultimo filme pensei que Peter Jackson colocaria o exércitos élfico de Lorien junto com a Galadriel e o próprio Celegorn além de Elrond e Saruman

Eu gosto da ideia de eles irem lá sozinhos, sem exército. Batalhas de exércitos já temos muitas, na minha opinião! :) E nunca esperei ver Celeborn... ele é tão... figurino kakakaka

Apesar de ter achado visualmente legal o confronto, eu agora concordo com o @Deriel: Não fez muito sentido nenhum dos dois lados (Conselho Branco e Sauron) ter alguns soldados. De um lado temos Sauron enfraquecido, então faz sentido que ele tivesse deixado alguns soldados em Dol Guldur. Segundo uma das cartas de Tolkien, Sauron possuía uma enfraquecida forma física na Torre Negra (ao invés do literal "olho"), mas ele só sairia em caso de extrema necessidade. Não lembro bem qual foi a carta, depois procuro. De qualquer forma, o Necromante era uma versão muito mais fraca de Sauron de Barad-dûr. Do outro lado, o Conselho Branco deveria ter levado soldados por dois motivos: Pq faria sentido esperar alguma resistência em Dol Guldur e pq são os Três Anéis! Não só os anéis, mas são grandes lideranças dos povos livres. Foi muito risco...
 
Apesar de ter achado visualmente legal o confronto, eu agora concordo com o @Deriel: Não fez muito sentido nenhum dos dois lados (Conselho Branco e Sauron) ter alguns soldados. De um lado temos Sauron enfraquecido, então faz sentido que ele tivesse deixado alguns soldados em Dol Guldur. Segundo uma das cartas de Tolkien, Sauron possuía uma enfraquecida forma física na Torre Negra (ao invés do literal "olho"), mas ele só sairia em caso de extrema necessidade. Não lembro bem qual foi a carta, depois procuro. De qualquer forma, o Necromante era uma versão muito mais fraca de Sauron de Barad-dûr. Do outro lado, o Conselho Branco deveria ter levado soldados por dois motivos: Pq faria sentido esperar alguma resistência em Dol Guldur e pq são os Três Anéis! Não só os anéis, mas são grandes lideranças dos povos livres. Foi muito risco...
É engraçado você falar da segurança dos três anéis quando na cena os três estavam com seus respectivos anéis em Dol Guldur, inclusive a primeira coisa que mostra da Galadriel quando ela aparece é a mão dela com o Nenya. Acho que nesse ponto os produtores não pensaram muito; mas por outro lado, com quem eles poderiam deixar os anéis seguros senão com eles mesmo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo