• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Alienista - Francisco Vilachã

Anica

Usuário
Como assim quadrinhos, Anica? Isso aí não é Machado de Assis? É sim :mrpurple: Mas na verdade eu queria comentar da adaptação que abriu a coleção Grandes Clássicos em Graphic Novel da Agir (comprada pela Ediouro em 2002). Com ilustrações de Fábio Moon e Gabriel Bá (que estão ganhando bastante destaque lá fora, vale lembrar). Dá para comprar a adaptação por 27 royals na FNAC, o que não é caro para uma HQ de 72 páginas bem caprichada.

Por coincidência, tem outra adaptação para HQ de O Alienista, mas o trabalho é de Francisco Vilachã.
 
RE: O Alienista

Aproveitando o tópico, tempos atrás achei versões em quadrinhos de dois contos do Poe, A Queda da Casa de Usher e A Máscara da Morte Rubra. Se encontrar mais informações sobre as versões, coloco aqui também =]
 
RE: O Alienista

Eu tenho A Queda da Casa de Usher. Tá perdida no meio das minhas HQs, mas tá lá. Eu só li o conto muitos e muitos anos depois, nem lembro direito da HQ pra comparar.
 
RE: O Alienista

O da queda eu não gostei muito não, para ser sincera. Acho que no caso do Poe, até por tender ao horror, quanto mais para a imaginação, melhor ^^
 
RE: O Alienista

Taí um excelente exemplo de quadrinho adulto, nacional e de qualidade: O Alienista, de Machado de Assis, por Fábio Moon e Gabriel Bá

Primeiramente, não li o livro mas a HQ tem uma arte excelente. As cores e estilo combinam perfeitamente com a época em que se passa a história e o roteiro é inteligente e culto.

A Capa:
Alienista.jpg


E algumas imagens da arte:
alienista_-_foto_1.jpg


alienista_-_foto_2.jpg
 
RE: O Alienista

Interessante isso, levar grandes obras da literatura para os quadrinhos. Podia ser mais frequente né?

Assustei quando vi O Alienista na parte de quadrinhos, mas depois tudo foi explicado...
 
RE: O Alienista

Anica disse:
Aproveitando o tópico, tempos atrás achei versões em quadrinhos de dois contos do Poe, A Queda da Casa de Usher e A Máscara da Morte Rubra. Se encontrar mais informações sobre as versões, coloco aqui também =]

Anica, são de uma coleção chamada Classics Illustrated. Além dessas obras tem Moby Dick, A Letra Escarlate, Cirano de Bergerac, Hamlet, A Ilha do Dr. Moreau, Conde de Monte Cristo, entre outras. A minha preferida ficou Codex Arcana do H. P. Lovecraft.

O Alienista eu ainda não li, vc achou bom?
 
RE: O Alienista

Nem isso =(((((((((((
Pior que cheguei até a escrever post no blog sobre a hq :dente:
 
RE: O Alienista

Eu ainda não li a HQ, porém está na minha lista de futuras aquisições junto com "A Relíquia"(apesar de esse eu ainda não ter lido a história original do Eça de Queiroz).
Ouvi bons comentários sobre o trabalho e, quando folheei, constatei que a qualidade gráfica, assim como a arte, são maravilhosas.

Quando folheei, vi que aquela parte na qual a esposa do Simão Bacamarte volta de viagem e se depara com o marido é extremamente fiel(Ele se mantém frio e ela extravaza todo seu sentimento de amor e de saudade. O próprio narrador narra esse fragmento singular com certa ênfase).
É impressionante perceber como os autores souberam trasmitir muito bem o trabalho do Machado nesse momento.
 
RE: O Alienista

Andrews disse:
Taí um excelente exemplo de quadrinho adulto, nacional e de qualidade: O Alienista, de Machado de Assis, por Fábio Moon e Gabriel Bá

Primeiramente, não li o livro mas a HQ tem uma arte excelente. As cores e estilo combinam perfeitamente com a época em que se passa a história e o roteiro é inteligente e culto.

A Capa:
Alienista.jpg


E algumas imagens da arte:
alienista_-_foto_1.jpg


alienista_-_foto_2.jpg

:susto:!

Caraaaamba, que coisa mais linda! Cadê o smile que baba? :dente:
 
RE: O Alienista

Puxa que legal =D
Deve ter ficado bem legal, pois o conto é ótimo!!
As ilustrações ficaram bem lindas :traça:

Li hoje o conto O Alienista, achei muito bom =]
É interessante que através do médico Simão Bacamarte, Machado faz uma crítica a área científica. O médico que quer fazer um estudo na cidade e começa a internar um monte de cidadãos, incluindo os sãos, para estudar os extremos da razão e da loucura dos indivíduos. E tudo isso em nome da ciência.Por causa disso, não quer nem saber, tudo é motivo de estudo e ele se acha o máximo neh... “É porque eu comecei a analisar tal indivíduo e ele não esta muito bem...” e acaba levando ele para a Casa Verde,o sanatório.
No entanto, nem ele sabe o que está fazendo e nem tem todo aquele conhecimento que aparenta ter.
Tem alguns médicos, pensam que são deuses e formam algumas verdades, e é isso e ponto final, passa algum tempo, refletem e se dão conta que as coisas não eram bem assim.
é engraçado também que os honestos, fiéis,indiferentes eram os loucos segundo o alienista..e até no final ele chega a conclusão que ele é o único indivíduo íntegro naquela sociedade, então é ele quem vai parar na Casa Verde xD ...hahahaha Machado tem um sarcasmo ótimo hehehe
Há também, uma crítica social, como a comunidade reage com essa pesquisa do médico doido hehe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo