• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mutants & Masterminds

Já estamos chegando perto do segundo semestre e ela ainda nops sabe de nada?

:think: Hum...:think:

Espero que a tradução esteja caminhando bem.

E como queria que aqueles dois suplementos saissem logo após o M&M-BR
 
Já estamos chegando perto do segundo semestre e ela ainda nops sabe de nada?

:think: Hum...:think:

Espero que a tradução esteja caminhando bem.

E como queria que aqueles dois suplementos saissem logo após o M&M-BR

Pois é. Se não lançarem (ou tiverem uma definição concreta) até o lançamento do Star Wars Saga Edition, aproveito o frete da Amazon e já compro os dois.
 
Li três livros da série M&M e.... não gostei.

É GURPS. Não dá pra jogar com um grupo de iniciantes, ou que esteja mais interessado em outras coisas que não os números. O livro todo é confuso e não respondeu a uma pergunta simples de um jogador: "eu quero fazer o wolverine, tenho que ficar fazendo essas continhas todas?"

Tem que escolher um poder, ver o preço dele, ver o preço dos adicionais, ver o preço das feats, anotar, calcular, limitar pelo não sei o que... tem que lembrar disso, tem que lembrar daquilo. E esse negócio de pontos nunca me convenceu, sempre me pareceu exatamente a mesma coisa dos níveis de D&D, de uma maneira "diferente". Personagem Power 10, Power 15, 150 pontos, 200 pontos... personagem nível 10, nível 15. Tudo mesma coisa.

Vale como curiosidade, mas me deu saudades da ficha do D&D. Eu não me diverti lendo o livro, como me diverti com Heroes of Horror ou Deities & Demigods, por exemplo.
 
Última edição:
É GURPS. Não dá pra jogar com um grupo de iniciantes, ou que esteja mais interessado em outras coisas que não os números. O livro todo é confuso e não respondeu a uma pergunta simples de um jogador: "eu quero fazer o wolverine, tenho que ficar fazendo essas continhas todas?"

No fórum oficial tem uma adaptação feita por um fã de muita gente da marvel e mta gente da dc, incluindo o Logan.

http://www.atomicthinktank.com/viewtopic.php?t=19802&start=0

E não entendo o pq dessa sisma com o Gurps e a comparação com o o M&M de maneira depreciativa. Só pq ele desmonta mtas habilidades de classes em talentos e poderes que são comprados com pontos, tem gente q fica achando confuso... o livro é bem simples, ao meu ver, vc apenas não deve estar acostumado com sistema de pontos.

Vc quer ser o Flash? Compre Super-Speed em nível muito alto, 19, por exemplo. Como custo de Super-Speed é de 5 por nível, vc irá pagar ao todo
95 pontos. Qual é a dificuldade em fazer umas continhas para comprar as coisas?? Acho mto melho ter essa liberdade, doq ter aquela coisa estática do D&D, onde já vem tudo mastigado...




E tem o exemplos de personagens no proprio M&M...


____

FAQ: http://64.17.155.164/2e_files/MM2eFAQ.pdf

ERRATA: http://64.17.155.164/2e_files/MM2e-errata.pdf

CONVERSÃO 1ª / 2ª E: http://64.17.155.164/files/MM1e-2e.pdf

CAPÍTULO 1:http://64.17.155.164/2e_files/MM2eCh1.pdf

SITE OFICIAL: http://www.mutantsandmasterminds.com/

Tudo sem problema, tirado dos downloads do site oficial, incluindio o capítulo 1 para enteder como funciona a montagem de personagem.


_______________________

Se bem que atualmente tow achando que o Gurps (Powers?) 4ª Edição tá mto bom para jogar um jogo de supers, bem melhor que antes, até onde eu vi. Talvez, tenham corrigido algumas coisas chatas na hora de jogar, mas ainda assim ele era um jogo de supers mto bom, com mta variedade de poderes (mais que M&M).
 
Última edição:
E não entendo o pq dessa sisma com o Gurps e a comparação com o o M&M de maneira depreciativa. Só pq ele desmonta mtas habilidades de classes em talentos e poderes que são comprados com pontos, tem gente q fica achando confuso... o livro é bem simples, ao meu ver, vc apenas não deve estar acostumado com sistema de pontos.
Desiste arcanjo, desiste... melhor montar uma Classe de Prestígio ali no canto XD.
 
Gurps Powers tem sido muito elogiado lá fora, Arcanjo. Dei uma folheada rápida mas acabei não comprando (super-herói não é muito a minha).


ps: é impressão minha ou tem gente reclamando do "crunchiness" de GURPS, pra logo depois citar D&D??? ( como se o ultimo fosse algum parâmetro de simplicidade!!! 8-O )
 
D&D é simples: escolha uma classe, uma raça, determine os atributos, compre perícias, escolha seus feats... "não peraí, sua classe pode ter isso? ei muleke, q combinação é essa, você tem os pré requisitos?" "ow, você esqueceu de somar seu modificador de mau hálito pra bonus de Fortitude, não.. espera um pouco... elfos não tem mau hálito e larga essa Classe de Prestígio e escolhe outra coisa. Pq? ora pq Elfos Canadenses tem ajuste de nível -2"
 
Última edição:
Pelo que o Deriel falou, a complexidade do M&M tá na jogabilidade em si, não na montagem da ficha. :think:
 
No fórum oficial tem uma adaptação feita por um fã de muita gente da marvel e mta gente da dc, incluindo o Logan.

http://www.atomicthinktank.com/viewtopic.php?t=19802&start=0

Eu não quero ter que entrar em um site pra poder ver algum personagem ou pra ver algum combo louco. Isso deveria ser natural do sistema... "ahhhhhhhhhh, então eu faço o Wolverine assim", sem peripécias.

E não entendo o pq dessa sisma com o Gurps e a comparação com o o M&M de maneira depreciativa. Só pq ele desmonta mtas habilidades de classes em talentos e poderes que são comprados com pontos, tem gente q fica achando confuso... o livro é bem simples, ao meu ver, vc apenas não deve estar acostumado com sistema de pontos.

Pois é, desmonta. Daí lá se vai uma ou duas seções de jogo só pra montar personagem. Ou fica de lição de casa.

Vc quer ser o Flash? Compre Super-Speed em nível muito alto, 19, por exemplo. Como custo de Super-Speed é de 5 por nível, vc irá pagar ao todo
95 pontos. Qual é a dificuldade em fazer umas continhas para comprar as coisas?? Acho mto melho ter essa liberdade, doq ter aquela coisa estática do D&D, onde já vem tudo mastigado...

*anota 95*, ah, daí tem as habilidades... e a luta... e outras coisa pra comprar *três horas depois* Peraí, fechou em 167, vai assim mesmo? Não, pera, é 157, deixa passar assim, Mestreeeeeeeee! *três horas depois* Opa, fechou! 150! Mas caraca... eu quero esse "Share Speed" tb... custa, sei lá, tá na página 111 com outro nome. Deduzo os pontos do carisma? *quatro horas depois* Ah, dane-se, me dá esse genérico pronto aqui do livro. *emburra*

E babaus, lá se foi uma seção de jogo e possivelmente um jogador

Pelo que o Deriel falou, a complexidade do M&M tá na jogabilidade em si, não na montagem da ficha. :think:

Nas duas coisas. Achei o combate é uma mixórdia :| D&D é só selecionar classe, raça, feats e skills. O resto é conseqüência, pra primeiro nível nem Feats você tem que esquentar e a não ser que você seja ladino, as Skills são baba. Com menos de 20 min você tem um personagem jogável em D&D... e isso faz muita diferença quando vc quer jogar com alguém que não tenha 200 anos de RPG nas costas (normalmente uns p* duns chatos)
 
Última edição:
Entendí. Realmente, criação por pontos costuma ser demorada, em qualquer sistema. Mas a criação de D&D também não é algo que se possa chamar de "simples": involve escolha de classe, conferência de caracteristicas, calculos, planejamento à frente, etc.

Me parece mais um caso de familiaridade (ou falta de) com um sistema sobre o outro. Tipo :

- "Jogar futebol é tão difícil !!!"

- "Claro, tu passou a vida toda jogando vôlei, e nunca sequer passou perto de futebol. Agora, depois de marmanjo, ÓBVIO que vai ser difícil aprender um novo esporte."
 
Deriel;1469371[I disse:
*anota 95*[/I], ah, daí tem as habilidades... e a luta... e outras coisa pra comprar *três horas depois* Peraí, fechou em 167, vai assim mesmo? Não, pera, é 157, deixa passar assim, Mestreeeeeeeee! *três horas depois* Opa, fechou! 150! Mas caraca... eu quero esse "Share Speed" tb... custa, sei lá, tá na página 111 com outro nome. Deduzo os pontos do carisma? *quatro horas depois* Ah, dane-se, me dá esse genérico pronto aqui do livro. *emburra*

Eu não tenho problemas com números e matemática, e o pessoal de minha mesa tb não. Tendo já um conceito de personagem e conhecendo o sistema é mto rápido. Quando não se conhece o sistema até mesmo D&D pode demorar a azer ficha.

Me parece mais um caso de familiaridade (ou falta de) com um sistema sobre o outro. Tipo :

- "Jogar futebol é tão difícil !!!"

- "Claro, tu passou a vida toda jogando vôlei, e nunca sequer passou perto de futebol. Agora, depois de marmanjo, ÓBVIO que vai ser difícil aprender um novo esporte."

Exatamente.


E em relação ao combate, ele é simplificado sim, mas ainda assim não achei que chegasse a incomodar.

Em relação a persoanegns, tem exemplos de personagens logo no primeiro capítulo. Querer que tenha exemplos de todos os super-herois é sacanagem.

"O Livro é fraco, ele não tem exemplos de personagens como Urso & Gibão..."(sim, eles existem, na Marvel).

¬¬!

E Wolverine não é dificil de fazer....




Mas enfim, gosto é gosto. Se vc não gostou, resta-me respeitar sua opnião.. :) Só estava fazendo uns comentários.

:)
 
Última edição:
Criar fichas com pontos é interessante porque dá mais flexibilidade aos personagens, não é só olhar tabelas e anotar valores pre-escolhidos. Como é que você faz no D&D para fazer um ladino menos voltado para o combate (base de ataque poor, por exemplo)?
E quanto a velocidade de criar personagens, isso é com a prática. Alguém com experiência e conhecimento do sistema pode criar em poucos minutos, mas pega um iniciante que não sabe nem as opções de classe... E ainda por cima ele inventa de fazer um mago, tem que escolher magias, e depois ainda tem o resto do grupo, todos pedindo a atenção do mestre... Lá se vão 3 horas, pelo menos, como eu já vi acontecer. E isso sem inventar de comprar equipamento.
 
Ladino menos voltado ao ataque? Oras, é só atacar menos... os pontos ficam lá e pronto. :eek:

Quando ao M&M a montagem de personagens é mais complexa que a média, o sistema de combate é mais complexo que a média. Enfim, é "mais complexo" sem precisar. Está na cara que eles erraram na mão ao escolher d20 (tanto que eles oferecem uma opção de 3d6 no livro do mestre ou algo que o valha).

Pra mim M&M é GURPS enrustido tentando se vender como d20, pra vender mais.

Gongo pra ele.
 
Oo oO
O sistema de combate é simplificado, oq mudou mesmo foi regras de PV. Claro que tem umas coisas a mais, mas nada complicado (como ataque em area).

E para mta gente eles não erraram em mão não, ele parece ir mto bem lá fora....

E nãoc reio que, mesmo que seja mais complexo que a média, não creio que seja sem necessidade. Eu não acho que daria para fazer algo de Supers decente se for com classes. "Classe Superman, Classe Wolverine, Classe Urso & Gibão"... não rola.

Acho que para jogos de Supers tem que ter flexibilidade de criação, seja ele com pontos, seja ele com bolinhas. Como eu disse, creio que a estrutura básica do D&D não iria suportar direito um jogo assim. talvez outro variante d20 bem modificado, mas não algo nos moldes do D&D.

Acho que dificuldade depende de cada pessoa, além da prática. Tem mta gente que fala que D&D é complexo tb...
 
E para mta gente eles não erraram em mão não, ele parece ir mto bem lá fora....

Isso aqui é altamente discutível. Eu me recordo dum amigo meu contando sobre o sucesso do Vampire e era algo absurdo. Vampire estava comemorando a venda de 10.000 livros no ano e D&D estava na marca do 1.000.000
 
Isso aqui é altamente discutível. Eu me recordo dum amigo meu contando sobre o sucesso do Vampire e era algo absurdo. Vampire estava comemorando a venda de 10.000 livros no ano e D&D estava na marca do 1.000.000

Isso é complicado mesmo. Número de vendas não é um bom indicador, acho (senão "Banda Calypso" seria a melhor "música" do país, nesse sentido, e Chico Buarque representaria a "pior" música).

Acho que pra julgar a "qualidade" de um RPG, é necessario analisar uma série de fatores. No caso de Vampire, se lembrarmos que ele deu uma balançada no mundo RPGístico com seu foco em "ambientação" e "embates ideológicos" , popularizou o conceito de Live Actions, e ainda foi influente para o prosseguimento da indústria como um todo (um autor de Planescape confessou ter se inspirado no "embate ideológco" de Vampire quando bolou as facções do Multiverso), e até a influência social que se sucedeu (uma febre de EMOS rs) , vemos que o fator "venda" nesse caso, não traduz bem a importância deste jogo para o cenário RPGístico.

No caso de Mutants & Masterminds, é a mesma coisa - foi recebido muito bem lá fora, com críticas muito positivas, principalmente no que diz respeito à sua flexibilização das regras do d20 de forma nunca antes vista, que inclusive, dizem os boatos, pode servir de inspiração para uma suposta 4º edição de D&D.
 
Última edição:
Isso é complicado mesmo. Número de vendas não é um bom indicador, acho (senão "Banda Calypso" seria a melhor "música" do país, nesse sentido, e Chico Buarque representaria a "pior" música).

A curto prazo, isso tá certo. Mas ao longo de 30 anos já não é bem assim. O D&D seria os Rolling Stones do RPG. :cool:
 
Realmente, mas o que é mais jogado no Brasil não é 3D&T? Número de vendas não diz nada, mas acho que o fator inovação é o que conta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo