• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mutants & Masterminds

Umas duvidas:

1 - Se ele é OGL, então, não deveria ter o SRD (ou coisa parecida) dele para poder baixar livremente? Se tem, onde está? (no site oficial não achei... eu achava que tinha achado em algum lugar, mas se ele tá no meu PC, tá mto bem escondido)

O fato dele ser OGL não significa que as suas regras são de distribuição gratuita. OGL significa poder utilizar determinados termos do jogo sem pedir permissão para a detentora dos direitos.

2 - Sei que é até possivel, mas em relação ao nivel de poder, como ficaria a adaptação dos montros, como Tarrasque e os Dragões?? Eles teriam +- o "nivel de poder" equivalente ao seu ND??

3 - Como ficaria +- a aptação do sistema de magia do D&D para o M&M? Eu cheguei a imaginar ele como um super poder que com até 20 niveis, mas fico em dúvida em relação ao custo. chego a imaginar 8 por nível, mas não sei se seria caro ou barato.


Seria possivel mesmo adaptar as classes, habilidades especiais etc do D&D para M&M e ainda ficar bom???

Sei que o M&M é bom para campanhar Supers, mas fico em dúvida se seria bom em uma campanha mista, se ficaria equilibrado um grupo de um super de verdade e um "super normal", sem poderes.

Se não me falha a memória, no M&M vem regras pra campanhas mistas com D&D, adaptações e o escambau :think:
 
Existe um poder no M&M que envolve usar magias, que eu não li direito como que funciona, já que não curto misturar essas coisas e poucos personagens de HQ que usam magia são realmente interessantes.

Quanto à misturar, como disse, eu tanto sou contra quanto acho que não funciona. São generos diferentes, e não ser que você queira ter "cavaleiros medievais" como um conceito para um personagem totalmente criado com as regras do M&M, não acho que funcione.
 
A mistura que eu queria faer não é para um jogo exatamente medieval não. Lembra de Shadowrun, que mistura carcaterísticas medievais em um muno futurista? Era algo +- daquele jeito, mas com elementos supers tb. Não é necessariamente para ter um super-fantaziados, poderia ter pessoas com super-poderes mas sem ser um jogo de "superamigos" do futuro.

Não sei se o cenário é bom, mas o Urban Arcana (ou coisa assim) tem os elementos de D&D em um mundo de época "atual". Tb poderia ser algo parecido, mas tb adicionando super-poderes nas opções de personagens.
 
Esse mistureba é legal, fazia algo assim com Fuzion. Mas sei lá, depois de um certo tempo eu perdi o folego de criar bizarrices que soassem convincentes, então partimos pro cyberpunk mesmo. Mas era um cenário legal. E o estilo é algo bem original, pelo menos naquela época. Sempre gostei de cenários onde o estilo não fosse estático, sempre tendo influencias de outros estilos. Shadowrun, Falkenstein e até mesmo o Eberron, embora este eu só tenha olhado de relance e não posso dizer se é bom ou ruim.

Uma coisa chata é que o d20 nem sempre possibilita a "coexistencia" de titulos. Um RPG supers d20 não vai funcionar com D&D, sem ter que mudar ou um ou outro (ou ambos). Nem mesmo entre os jogos da wizards. Personagens Guerreiros e Ladinos não iam funcionar com Smart ou Strong Heroes do D20 modern. D20 não é algo unificado, universal. Mesmo assim não tiro mérito do M&M, ele ficou muito bom.
 
Última edição:
O que é um erro. Um jogo pra ser considerado d20 precisa necessariamente ter classe, nível, HP (ou wp/vp), AC (ou defesa) e mais algumas outras coisinhas...

E OGL não é derivado do d20. É o contrário.
 
E também não vejo problema em não ser tudo compatível. Não foi feito pra ser, cada jogo ainda é diferente do outro, eles só usam algumas mecânicas básicas em comum.
 
E também não vejo problema em não ser tudo compatível. Não foi feito pra ser, cada jogo ainda é diferente do outro, eles só usam algumas mecânicas básicas em comum.
essas mecanicas basicas são d20, ou estou errado?

Pelo que vi em entrevistas com o Ryan Dancey, OGL derivou do d20 quando eles tiveram a idéia de torna-lo livre. Criaram o selo d20 para que outras editoras não usarem o nome D&D. Do d20, criaram a OGL que pode se modificada do jeito que o editor quiser. Como é o caso do M&M.

A proposta nunca foi tornar d20 algo universal. Mas quando se fala de "crossover" de gêneros, como foi dito, eu acho que um sistema universal facilita um pouco a coisa, especialmente se o "indice de bizarrice" for alto demais. Foi só isso. Não me venham procurar pêlo em peixe.
 
Última edição:
essas mecanicas basicas são d20, ou estou errado?

Pelo que vi em entrevistas com o Ryan Dancey, OGL derivou do d20 quando eles tiveram a idéia de torna-lo livre. Criaram o selo d20 para que outras editoras não usarem o nome D&D. Do d20, criaram a OGL que pode se modificada do jeito que o editor quiser. Como é o caso do M&M.

A proposta nunca foi tornar d20 algo universal. Mas quando se fala de "crossover" de gêneros, como foi dito, eu acho que um sistema universal facilita um pouco a coisa, especialmente se o "indice de bizarrice" for alto demais. Foi só isso. Não me venham procurar pêlo em peixe.

Calma...

O único sistema universal é o D20. A partir do momento que se usa a OGL pra altera-lo, ele deixa de ser universal. Por isso, fica complicado fazer crossovers.

Quanto a jogar D20 com super poderes, é possível, mas numa outra escala que a do M&M. Seria mais algo como aqueles seriados de TV, com o cara com um poder psiônico ou coisa do tipo, mas não do tipo "sair voando e derrubar o prédio" do M&M.
 
Quanto a jogar D20 com super poderes, é possível, mas numa outra escala que a do M&M. Seria mais algo como aqueles seriados de TV, com o cara com um poder psiônico ou coisa do tipo, mas não do tipo "sair voando e derrubar o prédio" do M&M.
Como o d20 modern. O que eu quis dizer foi uma coisa um pouco mais diferente: não existe uma mecanica unificada de construção de personagens no d20. Mesmo dentro do d20 ele separa classes e outras características do D&D e do d20 modern. Juntar não dá certo. Então se eu quiser mandar um guerreiro medieval para tretar com algum "equivalente" no mundo moderno, não vai funcionar tão bem como sistemas "realmente" universais. Em tempo, usei a palavra realmente entre aspas pois não achei palavra melhor, mas não quis rebaixar ou denegrir nada.

Nada me tira da cabeça que muitas coisas poderiam ser mais faceis com sistemas do tipo Fuzion e GURPS em certos assuntos, especialmente crossovers.
 
Está certo, Taverneiro. Além disso, se tu for no site do d20 system, tu vai ver que o D&D e o d20 Modern são duas SRD's diferentes...
 
é verdade. Mesmo assim M&M é "potencialmente" genérico também. Se for usar a abodargem do HERO onde um super herói, um psionico com pirocinese e um mago que lance bolas de fogo compartilham o mesmo poder, mas possuem abordagens diferentes, você poderia criar um gênero SUPERS Medieval por exemplo. E viagem, mas se for divertido ninguem vai ligar.
 
Aff... a Jambô tá pensando em publicar o livro em capa mole e em P&B pra baratear os custos... bela porcaria, huh?

Se confirmar isso mesmo, eu vou importar o meu. :jornal:
 
Aff... a Jambô tá pensando em publicar o livro em capa mole e em P&B pra baratear os custos... bela porcaria, huh?

Se confirmar isso mesmo, eu vou importar o meu.
Eita, onde vc viu isso? Estranho, pq as editoras originais normalmente torcem o nariz e não autorizam esse tipo de coisa. Dizem as más linguas que a DEVIR tentou fazer isso com o GURPS 4th... e a SJG não deixou.

De qqer forma, se for verdade, seria interessante eles lançarem as duas versões, para que a gente escolhesse... sei lá. É esperar pra ver...
 
O Rafael falou isso no forum da Jambô. E falou que a Green Ronin deu liberdade editorial pra eles mudarem o visual do livro à vontade :disgusti:
 
Capa mole e P&B? Putz... Uma das grandes qualidades do livro são seus desenhos... se ficarem em P&B broxa tudo....


Mudando de assunto rapidamente, seria interessante usar a ambientação de Civil War (Marvel) ou Crise Infinita (DC) para um jogo de M&M, principalmente o Civil War. Dá um tema mto interessante de jogo. Provavelmente quando adquirir o livro em versão BR devo tentar narrar um jogo em CW. Até sair o livro a saga deve estar saindo no Brasil tb, oq acaba sendo algo mto bom para a Jambô, lançar o livro junto ao embalo do sucesso de Civil War.

EDIT: Parando para pensar, seria realmente "trilegal" esse negócio de narrar uma campanha de M&M em Civil War, vc usando as revitas como base para narração, principalmente o começo dos eventos, as razões que levaram a guerra civil entre os heróis da marvel, etc. Não é q parece uma boa idéia mesmo?? Será coincidencia a Jambô lançar o M&M na mesma época do Civil War?? Q sorte para eles, não??
 
Última edição:
Realmente eles podiam lançar as duas versões. A P&B uns meses depois da colorida.

E narrar em CW deve ficar muito bom mesmo. A questão é escolher se os personagens serão os personagens normais da Marvel ou criados pelos jogadores.
 
Concordo, duas versões seriam interessantes, só não sei se iria vender bem, compensar os gastos.


E a gente bem que podia depois arrumar um jeito de jogar M&M CW por aki no fórum. Seria interessante.
XD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo