Skywalker
Great Old One
Muito a gente tem falado desse RPG, então, nada mais justo que um tópico só pra ele, não é?
Então, vamos aos fatos: tá confirmada a tradução dele pela Jambô. Não tem data confirmada, mas estima-se em algum ponto da metade de 2007 e, o título em português seria, a princípio, "Mutantes e Malfeitores". Não sei se gosto desse título - na verdade não gosto não - mas também não consigo pensar em nada muito pior.
Mas que diabos é esse jogo? Qual a mecânica básica dele? Seria ele tão realista quanto o Armitage pensa?
Pois vamos às respostas.
Dando uma pesquisada na net, descobri uns aspectos interessantes do jogo. Não tem mais nível, nem HP (esses dois todo mundo já sabia), tampouco ataques de oportunidade ().
Eu fiquei surpreso ao descobrir que existem aspectos do jogo que são OGC, ou seja, podem ser utilizados por qualquer um sem prestar contas à Green Ronin. E são exatamente esses aspectos que eu vou apresentar agora, amiguinho e amiguinha!
Power Level: bom, em tese não existe mais níveis de personagem em M&M. Mas existem níveis de poder. Esses níveis de poder - diferentemente do nível de personagem que começa em 1 - começam em 10, ou seja, o jogo já pressupõe que o personagem, ao iniciar o jogo, já é um super herói com capacidades desenvolvidas. Sem essa de errar o lançamento da teia, Parker!
Mas a relação power level/character level é bem diferente do que tu está pensando nesse momento. O power level determina coisas como: ranks máximos de skills, número de feats, poderes e o escambau. Pelo que eu entendi lendo a wiki do jogo, alguns poderes são intercambiáveis, ou seja, tu pode tirar do ataque e colocar na defesa ou algo do tipo.
Damage saves: ok, não tem HP nesse jogo. Mas então como é que eu vou cagar o vilão a pau? Que graça vai ter esse jogo se eu não puder causar dano em alguém/alguma coisa ou em alguém usando alguma coisa? Bom, seguinte: o alvo, quando sofre um ataque, rola um Toughness save. Daí, a partir do resultado da falha (sucesso equivale a dano mínimo) se determina o que aconteceu com a criatura. Dano acumulado implica em penalidades para futuros saves. Isso foi criado pra emular os super heróis das HQ's, onde eles aguentam numa boa um dano normal, mas ainda assim existem os super-ultra-socão-cósmico-do-mal que derruba mesmo.
Avanço: tu não ganha pontos de experiência, mas sim pontos de poder, que tu pode usar pra comprar um ataque melhor, um feat ou coisas assim.
Hero Points: basicamente são pontos de heroísmo que tu gasta pra ter um bônus em determinada situação. Resta saber se serão que nem os action points do d20 modern ou que nem os hero points do Arcana Unearthed.
Site oficial
Enfim, o que acharam? Quais suplementos vocês mais curtiram?
Eu definitivamente quero dar uma olhada mais carinhosa no Noir!
Para o alto e avante!