• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Marcos Ponte, o primeiro astronauta Brasileiro

Bom eu fiquei indecisa sobre manifestar ou não minha opinião neste tópico, mas resolvi optar pela manifestação.

Algumas pessoas colocaram termos como patriotismo e ufanismo.

O patriotismo é ter orgulho de sua pátria.
O ufanismo é ter orgulho exacerbado de sua pátria por coisas sem valor.

Algumas coisas na vida não temos escolhas, não escolhi nascer no Brasil, e também não escolhi minha família.

Olha, tenho vontade de viajar conhecer outros países mas voltar para o meu. Trocar? Não... não é porque eu não escolhi que trocaria meu país ou minha família.

Sei que o ser humano é cosmopolita. Isso é belo. Tenho liberdade de ir e vir garantida pela CF, no entanto, até os limites da fronteira.

Será que é só isso que nos torna brasileiros? Não acredito nisso, eu gosto de literatura brasileira, de mpb, falo português, divirto na copa, fora todos os aspectos sociais e antropológicos que existem e que como mera leiga, sei apenas da existência.

A intenção não foi fugir do tema. Não me considero ufanista só por ter ficado feliz com o primeiro astronauta brasileiro.

Tá, também devo falar que fico feliz com qualquer iniciativa científica mundial, porém saliento, que como brasileira esta teve uma pitadinha a mais.

Sobre o tema exposto em post da Primula, acho interessante o fato de revelar novas alternativas as nossas crianças e adolescentes, porque ele sendo brasileiro a identificação é muito maior.
 
Edrahil disse:
Muito trabalho. Nem no espaço dá para dar uma cagadinha em paz ...
Não seria muito mais fácil aproveitar a micro-gravidade e fazer "de cabeça para baixo"? Não correria o risco de subir pelas costas nem toda essa trabalheira... Se tiver uma cólica súbita, coitado do astronauta...
 
Peraí, eu sou leigo, mas microgravidade não quer dizer que ainda existe alguma gravidade? Ou seja, fazer de cabeça para baixo não iria fazer escorrer pelas costas?
 
Conceitualmente, pela gravitação universal, todos os corpos exercem atração uns sobre os outros, em maior ou menor grau. Quando se fala em micro-gravidade, estamos falando de pessoas no espaço, fora da gravidade terrestre. Duas pessoas lado a lado exercem gravidade uma sobre a outra, a diferença é que a massa dos corpos de humanos é desprezível perto da massa do planeta, que tem uma gravidade muito maior (aff, vai ter gente usando isso como desculpa para encoxar no ônibus :lol:).

Quando a espaçonave está fora do campo gravitacional terrestre, a gravidade é muito pequena (só não me arrisco a dizer que é desprezível, deixo isso para o pessoal da Física, há muito tempo que não vejo esse conteúdo). Se a tinta da caneta sobe, precisa-se de adaptadores para a urina realmente ir para o lugar correto, não vejo motivos para descer pelas costas se alguém estiver de cabeça para baixo.
 
Última edição:
Olha só os que os americanos estão achando disso tudo:

http://www.theonion.com/content/node/47187&rss=1

Comentários:
Natasha Nicholls,
Hair Stylist
"I'm all for a Brazilian being sent into space, but that spacesuit left little to the imagination."

Harold Ledin,
Systems Analyst
"I understand this is part of their greater plan to have a lunar favela by 2028."

Darrick Unger,
Botanist
"I wonder how they decided who got to escape Brazil."

Eu sei que muitos vão querer me matar, mas esse commentário do cidadão chamado Harold me fez rir po um bom tempo :lol:
 
Ele tem uma cara de retardado tão ridicula que nem vale a pena encher saco.
wdyt_photo1.article.jpg


edit.----

A foto no site é só ilustrativa mesmo, somente o considerem um p*t*.
 
Última edição:
Jedan disse:
Olha só os que os americanos estão achando disso tudo:

http://www.theonion.com/content/node/47187&rss=1

Comentários:
Natasha Nicholls,
Hair Stylist
"I'm all for a Brazilian being sent into space, but that spacesuit left little to the imagination."

Harold Ledin,
Systems Analyst
"I understand this is part of their greater plan to have a lunar favela by 2028."

Darrick Unger,
Botanist
"I wonder how they decided who got to escape Brazil."


Eu sei que muitos vão querer me matar, mas esse commentário do cidadão chamado Harold me fez rir po um bom tempo :lol:
:clap: Achei foda!

edit:
Bruce,
Business Administration student, Telco Invoice Auditor
"This whole thing is ridiculous and futile..."
 
Última edição:
Bom, eu vejo isso tudo como uma forma de promoção.

O Brasileiro ficou só 8 dias lá, oq não é nada, gastou a maior parte do tempo falando com as pessoas aqui, viu a terra de longe e já pode voltar.

As experiencias q ele fez lá são meramente ilustrativas... ninguém vai até o espaço pra ver se o feijão tb cresce no algodão lá.

Outra coisa que me incomoda é com esse excesso de patriotismo que beira o paraibismo. O cara vive puxando a camisa da seleção, a bandeira do brasil e mandando recadinho pra geral... essa postura "plateia de faustão" é um pouco demais pra mim.

Sem dúvida nenhuma é um fato histórico para o Brasil ter um astronauta mas eu não sei se eu quero que meu país invista em um programa espacial enquanto milhões de pessoas passam fome na vida.

Valeu pela experiencia e pelo oba-oba mas os 15 minutos de fama dele já tá na hora de acabar não é? Não aguento mais seguir em todos os jornais cada peido que ele dá lá. Mais chato que isso só o caso do Tim Lopes que era um reporte zé mané que virou até nome de praça só pq morreu. Chega né.
 
Eu sei que é grande, mas vale uma lida na coluna do Mourão postada na Folha e que eu coloquei na página anterior.

O Brasil gastou 10 milhões pq tinha se comprometido a investir 120mi em algo realmente palpável, que é a construção da estação lá, o que daria ao país o direito de levar o astronauta de graça. Como deu o calote, teve que pagar...
E sim, foram experiências completamente inócuas, o que só reforça o caráter eleitoreiro da viagem. Além de tudo, o sapo barbudo agora vai poder se vangloriar de ter levado o primeiro astronauta brasileiro ao espaço, e exatamente 100 anos depois do 14 Bis. Ah, faça-me o favor...
 
Uma merda de coluna por sinal...

O vôo de Marcos Pontes (444º astronauta ao espaço) é, na realidade, uma grande jogada eleitoreira do governo. Ela não irá contribuir em nada para reafirmar o programa espacial brasileiro.

Como não vai reafirmar em nada? E a propaganda? Um monte de gente que nunca tinha ouvido falar do programa espacial brasileiro agora ouviu falar, nem que seja pra pedir mais investimentos ao invés de viagens ao espaço, um monte de gente que nunca se interessou por ciência passou a se interessar agora, a viagem é propaganda sim, mas não do governo, longe disso, até agora não se associou a viagem ao atual governo por sinal...

Muito mais importante é destinar recursos para tornar realidade nosso programa espacial. Há mais de 10 anos, o nosso veículo lançador de satélites, o VLS, está sofrendo uma "sabotagem governamental", pois as verbas foram reduzidas no fim do governo Sarney, que estabeleceu o acordo de colaboração espacial durante visita à China.

Mas estão sendo destinados recursos para o programa espacial...

tecnologia3_32.gif


A viagem de Marcos Pontos é apenas parte dessa retomada de investimentos (a parte de "marketing")...

Detalhe, os 10 milhões da viagem são menos de um décimo do orçamento previsto pra 2006...

E na boa, está havendo menos "oba-oba" do que vocês dizem, se por um lado toda hora aparece a cara do Marcos Pontes na TV, toda hora passaram críticas também, ve se isso era possível na epoca da ditadura por exemplo...
 
Peregrin disse:
E sim, foram experiências completamente inócuas, o que só reforça o caráter eleitoreiro da viagem.

Eu sugiro que você leia o post da Primula na página 2. Por que acha elas inócuas? Queria uma explicação técnica sua pra isso, já que afirmou com convicção.
 
Peregrin disse:
E sim, foram experiências completamente inócuas...

Ué, ele tinha que começar do começo né... :roll:
Ele não poderia levar uma ogiva nuclear para fazer experiência lá... tem que começar com coisas pequenas. É a primeira vez que o cara tá indo, sejamos razoáveis...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo