• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Missão Artemis (notícias e novidades em geral)

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Artemis 1 chega na Lua e capta Terra no horizonte lunar; veja imagens

Artemis 1 chega na Lua e capta Terra no horizonte lunar; veja imagens
Imagem: YouTube/Reprodução

Após cinco dias de viagem, a missão Artemis 1 chegou na Lua. Na manhã desta segunda-feira (21), a espaçonave Orion concluiu com sucesso uma manobra previamente planejada e passou a apenas 130 km da superfície lunar.

De acordo com a NASA, às 9h44 (horário de Brasília) a nave ligou seus motores durante dois minutos e 30 segundos, para aumentar a sua velocidade em quase 940 km/h. Minutos depois, a Orion fez o seu sobrevoo mais próximo sobre a Lua, enquanto viajava a 8.210 km/h.

Acompanhe ao vivo a viagem da Artemis 1 até a Lua neste site 3D da NASA“Alexa, leve-me para a Lua!” – NASA ativa IA a bordo da Artemis 1As fotos mais espetaculares do lançamento da Artemis 1

A manobra foi realizada enquanto a espaçonave estava no lado oculto da Lua, onde não é possível se comunicar com a Terra. Antes da perda do sinal, a nave enviou a imagem abaixo com a Terra “se pondo” no horizonte lunar:

Imagens da Terra e da Lua captadas pela nave Orion, da missão Artemis 1

Esta é a primeira de duas manobras necessárias para que a Orion entre numa órbita retrógrada distante ao redor da Lua — prevista para o próximo dia 25 de novembro.

“Esta órbita é diferente da órbita feita durante o programa Apollo, em que a espaçonave e sua tripulação orbitavam muito mais perto da superfície lunar de uma forma mais circular. A órbita retrógrada distante é importante porque nos ajuda a aprender sobre como uma espaçonave funciona em um ambiente de espaço profundo”, explicou a comentarista da NASA, Sandra Jones, durante a cobertura da chegada da Artemis 1 na Lua.

A expectativa é que a missão Artemis 1 permaneça por cerca de uma semana em órbita da Lua para testar todos os sistemas a bordo da espaçonave. A cobertura da NASA do sobrevoo da Artemis 1 sobre a Lua pode ser vista abaixo na íntegra:

Desde 1972 – durante a Apollo 17 – esta é a primeira vez que a NASA envia uma espaçonave em direção à Lua. A Artemis 1 tem o objetivo de certificar que a Orion está pronta para retomar o envio de astronautas para a superfície lunar, a partir de 2025. A missão também marcou a estreia do SLS (Sistema de Lançamento Espacial), o foguete mais poderoso já lançado pela NASA.

 

"A Orion está em casa."

Nada de muito relevante na matéria completa.
A manchete já meio que diz tudo.
:hihihi:
 
O texto ta desatualizado. Não me assusta vindo do gizmodo.
mas a Nasa atualizou o total de missões da spacex para abastecer a missão, não serão, 10, mas 16.

E foi por pressão do Destin, do Smarter Everyday aqui
Esse programa vai ser no minimo curioso. Espero que não ocorram muitas situações de emergência ou perda de vidas, mas pqp.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo