• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Marcos Ponte, o primeiro astronauta Brasileiro

Omykron

far above
Marcos Pontes, o primeiro astronauta Brasileiro

Para quem ainda não sabe, hoje, as 2329 hora legal de brasília, irá rumo ao espaço na nave mais segura e ecológica de lançamento espacial do mundo, a Soyuz.

vai uma matéria sobre ela.

A Soyuz, nave formado pelo módulo TMA-8 e pelo foguete FG, e que levará na noite de hoje, horário de Brasília, o tenente-coronel Marcos Pontes ao espaço, é o modelo de veículo espacial mais antigo, mais seguro e mais econômico do mundo.

Desde que uma espaçonave da família Soyuz realizou seu primeiro vôo, em novembro de 1963, outros 800 aparelhos similares, entre tripulados e automáticos, singraram os céus.

A nave poderia ser chamada, inclusive, de "fusca espacial", por causa de seus 40 anos de serviço e por sua confiabilidade, características similares ao do automóvel da Volkswagen.

Projetistas e astronautas russos e estrangeiros afirmam que a Soyuz continua sendo "a nave mais perfeita e esbelta de todos os tempos".

De fato, o foguete de lançamento é ainda mais antigo, pois, apesar de ter sido aperfeiçoado com várias modificações, à primeira vista continua sendo idêntico ao lendário R-7, que foi desenhado pelo pai da cosmonáutica soviética, Serguei Koroliov.

O R-7 foi o primeiro míssil balístico intercontinental da URSS, depois, em 1957, conduziu ao espaço o Sputnik, primeiro satélite artificial, e em 1961 carregou Yuri Gagarin.

A mudança aconteceu porque a partir do Sputnik os foguetes soviéticos e russos passaram a receber o nome da sua carga, assim o aparelho que levou o Sputnik se chamou Sputnik, e o mesmo ocorre com o da Soyuz.

Somando todas as remodelações, a grande segurança do foguete se baseia na experiência de mais de 1.500 lançamentos bem-sucedidos.

Ele também é o mais ecológico do mundo, pois seus propulsores utilizam querosene e oxigênio liquidificado como combustível e desenvolvem uma potência de 20 milhões de cavalos, que em 8,5 minutos o levam a 450 a 500 quilômetros de altura.

A forma da nave lembra um peão de xadrez. Entretanto, uma peça de três metros de diâmetro e 46 de altura, que se apóia sobre quatro propulsores laterais, cada um com 20 metros de altura e 2,7 metros de diâmetro.

A nave de três módulos, que é colocada no nariz do foguete sob um casco protetor e que neste vôo tem a bandeira brasileira, completa o veículo.

Na parte superior fica o módulo orbital, onde está o banheiro, a copa e a escotilha de acoplamento.

No meio, em forma de cone, está o módulo de aterrissagem, onde estão os assentos anatômicos feitos especialmente para cada astronauta e que os tripulantes ocupam durante a decolagem e a descida.

Esta é a única parte da nave e do foguete que volta a Terra.

Depois vem o módulo de serviço, que no espaço estende dois painéis solares e que contém as baterias e os sistemas de propulsão e refrigeração.

Na ponta do foguete há quatro propulsores que garantem a segurança durante o lançamento do foguete.

Em 1983, estes aparelhos salvaram a vida de Guerman Titov e de Guennadi Strekálov.

Ao detectar um incêndio durante a contagem regressiva do foguete, o sistema de segurança dispara estes propulsores que catapultam a nave a três quilômetros, altura suficiente para a ativação dos pára-quedas.

Os dois únicos acidentes da Soyuz com vítimas ocorreram durante a aterrissagem.

O primeiro, no dia 24 de abril de 1967, aconteceu após a falha de um pára-quedas e custou a vida de Vladimir Komarov, a bordo da Soyuz-1.

O segundo episódio com vítimas fatais aconteceu no dia 30 de junho de 1971, durante o primeiro vôo à primeira estação orbital Saliut.

O módulo de aterrissagem despressurizou acidentalmente e provocou a morte de Gueorgui Dobrovolski, Vladislav Vólkov e Víctor Patsáiev, tripulação da Soyuz-11.

Desde então, o sistema de pára-quedas mudou totalmente e o risco de uma eventual despressurização é neutralizada pelo uso das roupas espaciais, que pesam aproximadamente dez quilos de peso.


Fonte: EFE


snme, será transmitido pelo TERRA, ao vivo....
 
Última edição:
Acabou de passar a transmissão. E eu não pude deixar de pensar numa tragédia tipo Challenger.

Mas foi legal. O cara acenando e tal. Mas eu também não sei o porquê de tanto alarde.
 
Maedhros disse:
Mas foi legal. O cara acenando e tal. Mas eu também não sei o porquê de tanto alarde.
história.
primeiro brasileiro.
mas isso não deve ter importancia né, já que é apenas um brasileiro no espaço...


agora, se fosse um jogador de futebol...
 
É propaganda, mas é propaganda boa, chama a atenção pro programa espacial brasileiro e faz as pessoas se interessarem por ciência...

E é histórico po. E boa sorte pra ele.
 
Tchê a Globo deu mais importância ao joguinho fulera dela do que ao lançamento. Bem loucos os caras.
Jah a Band fez um plantão ali hehehe
mas enfim foi tri, eu pelo menos fiquei torcendo pro troço nao explodir :P

mas enfim, essa foi pra historia. O proximo passo eh o brasil lançar um foguete proprio, que nao exploda..
 
Que tal gastar 10 milhões e muito mais pra "consertar" a educação no país? :D

Pois bem, foi emocionante mesmo.
 
Foi emocionante sim, é legal ver esse tipo de coisa.

Mas eu sempre fico pensando que "Poder dar merda". Já pensou se aquele troço explode ao vivo?
 
Pois é. Mais de 40 anos que o homem vai ao espaço, mas deu mó emoção e orgulho ver aquele foguete subindo com o brazuca dando tchauzinho pra câmera todo feliz.


Agora, sobre os 10 milhões. Não é nem 1% da verba do Ministério da Ciência e Tecnologia. E além disso, o ministro falou uma parada certa, essa mídia que o marcos pontes gerou vai interessar MUITAS crianças a seguirem para ciência e tal (o tal sonho do espaço meio que se acende em brasileiros como antes não era possível) e tende a crescer em longo prazo gente ingressando nessa área. Nesse aspecto vale a pena.


E Maglor, não é só você. Eu fiquei o tempo todo com um cagaço de que aquilo ia explodir que nem aquela lá dos anos 80 que tava com a professora, a Challenger. Sabe como é, quando tem brasileiro, a Lei de Murphy é elevada ao quadrado. Mas ainda bem que tudo deu certo. :mrgreen:
 
Knolex disse:
Sabe como é, quando tem brasileiro, a Lei de Murphy é elevada ao quadrado.
:lol:

Mas então, ele também está levando experimentos pra lá né? Não sei se foi muito dinheiro mas acredito que foi bem gasto. O Pontes já revelou a vontade de entrar para a política. Ele disse que defenderia os interesses desse campo, de mais pesquisa e tal.

Agora ele também tá lá porque o Brasil vai comemorar esse ano 100 anos da aviação. Agora Omykron que tá mais ligado, o Brasil deve ser o único país do mundo que comemora o centenário em 2006 não? O resto comemorou o centenário dos irmãos americanos, não?
 
Eu queria saber se algum argentino já foi para o espaço, hehe. Enfim, eu não acompanhei lançamento nem nada, mas a idéia de dar alguma caca passou na minha cabeça também, enquanto assistia às notícias. :dente:

Mas passou no jornal agora da manhã uma cena que achei bacana, ele apontando para a bandeira do Brasil que estava no uniforme dele enquanto um brasileiro aleatório agitava uma bandeirinha do Brasil do lado de fora.

Sou brasileira e tenho coração mole. :mrpurple:
 
Tisf disse:
Agora Omykron que tá mais ligado, o Brasil deve ser o único país do mundo que comemora o centenário em 2006 não? O resto comemorou o centenário dos irmãos americanos, não?

Se não me engano a França tb comemora. Eles alegam que Santos Drumond era mais frances que brasileiro...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo