• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Marcos Ponte, o primeiro astronauta Brasileiro

E é mais um brasileiro fazendo sucesso "fora" do país.

Mas confesso que fiquei torcendo para que não fizesse CABUM.
 
O modelo da nave Soyouz existe desde os anos 60, e até hoje só aconteceram 2 acidentes, o último foi em 1980/1 (?). Nem fiquei preocupado com um possível acidente, hehe.

Foi bem emocionante quando o ângulo da câmera voltou-se para o Marcos Pontes, e ele apontando para a bandeira e fazendo sinal com a mão de "nº 1". Teve até uma hora que ele olhou pela janela ao lado dele, pra ver como é o espaço :dente:

Fiquei vendo por uma outra emissora a transmissão, que ficou mostrando durante os 30 minutos seguintes do lançamento, pelo programa "Diálogo Brasil". O ministro da Ciência e da Tecnologia estava acompanhando o programa também, e comentando todo emocionado, hehe.
 
Tisf disse:
Agora ele também tá lá porque o Brasil vai comemorar esse ano 100 anos da aviação. Agora Omykron que tá mais ligado, o Brasil deve ser o único país do mundo que comemora o centenário em 2006 não? O resto comemorou o centenário dos irmãos americanos, não?
não tisf
para ser exato, 90% do mundo comemora em 2006 o centenario do primeiro vôo.
só não comemora quem acha que os irmãos wright voaram com aquele glider.

Smaug disse:
Foi bem emocionante quando o ângulo da câmera voltou-se para o Marcos Pontes, e ele apontando para a bandeira e fazendo sinal com a mão de "nº 1". Teve até uma hora que ele olhou pela janela ao lado dele, pra ver como é o espaço :dente:
deu mó orgulho :dente:
como disse a joy, sou brasileiro e tenho coração mole :mrgreen:
Smaug disse:
Fiquei vendo por uma outra emissora a transmissão, que ficou mostrando durante os 30 minutos seguintes do lançamento, pelo programa "Diálogo Brasil". O ministro da Ciência e da Tecnologia estava acompanhando o programa também, e comentando todo emocionado, hehe.
eu vi uns 182741872091748297189 replays pelo nasa tv. :obiggraz:
 
Última edição:
Tisf disse:
Agora ele também tá lá porque o Brasil vai comemorar esse ano 100 anos da aviação. Agora Omykron que tá mais ligado, o Brasil deve ser o único país do mundo que comemora o centenário em 2006 não? O resto comemorou o centenário dos irmãos americanos, não?

Isso foge um pouco do tópico mas eu acho interessante. Eu acho que a maioria dos países considera mais o Santos Dumont do que os irmãos Wright (é esse o nome, não?). Alguém sabe sobre isso?
 
Maglor disse:
Isso foge um pouco do tópico mas eu acho interessante. Eu acho que a maioria dos países considera mais o Santos Dumont do que os irmãos Wright (é esse o nome, não?). Alguém sabe sobre isso?
só os EUA comemoram.
o resto do mundo que segue as datas de valor cientifico (ou seja, decolar de meios proprios, pousar e voar novamente, como o Santos Dummont fez) não reconhecem os irmãos wright como pais da aviação.


by-the-way.... eu sinto um certo prazer em ver essa foto:
attachment.php


E por que a missão, antes programada para a Nasa, será feita pela agência espacial russa?

PONTES: A AEB (Agência Espacial Brasileira) decidiu aceitar o convite da Rússia, também parceiro majoritário da ISS como os americanos, por questões de adequação de tempo de execução do vôo. Nossa vaga em um vôo no ônibus espacial não deverá aparecer antes de 2007. A oferta de um vôo em 2006, ano do centenário do primeiro vôo de Santos Dumont, soma-se a outros fatores favoráveis da relação entre os dois países, para a convergência na definição da missão pela Roscosmos.
 

Anexos

  • pontes.jpg
    pontes.jpg
    16,4 KB · Visualizações: 327
É bem estranho pensar que os russos vão para o espaço desde os anos 60 (quando nada ou pouco se sonhava de tvs plasma, celulares ou qualquer tecnologia que é extremamente simples atualmente) mas o Brasil até hoje não sabe emviar um satélite.

Fora a pesquisa espacial é bom chamar a atenção para as pesquisas aplicadas e a aeronautica como geral que está aos pedaços.
 
Metz disse:
É bem estranho pensar que os russos vão para o espaço desde os anos 60 (quando nada ou pouco se sonhava de tvs plasma, celulares ou qualquer tecnologia que é extremamente simples atualmente) mas o Brasil até hoje não sabe enviar um satélite.
Acho que sabe sim, se não me engano, o Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte serve para lançamento de satélites de porte menor.
 
Tisf disse:
Acho que sabe sim, se não me engano, o Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte serve para lançamento de satélites de porte menor.

Não não, agora eles só fazem rastreamento do Ariane. Foguete mesmo só teve um ano passado no aniversário de 40 anos desse centro de lançamento...
 
E como o Brasil coloca satélite? Ele faz parceria com outros países?

Eu achava que a gente lançava por lá!
 
Parceria mesmo só com a China, pra usar o Longa-Marcha deles no caso do CBERS.

No mais é só pagando mesmo. Das últimas vezes foi usado o Pegasus americano pra lançar os satélites do Inpe.

O detalhe é que o lançamento acabou custando mais caro que o satélite... =/
 
Tisf disse:
:lol:
Agora ele também tá lá porque o Brasil vai comemorar esse ano 100 anos da aviação. Agora Omykron que tá mais ligado, o Brasil deve ser o único país do mundo que comemora o centenário em 2006 não? O resto comemorou o centenário dos irmãos americanos, não?

Na verdade, pelo que eu saiba, a europa continental considera mais o Santos Dummond do que os irmãos Wright como os inventores do avião. O problema é que os americanos fizeram uma puta festa para o centenário, e os outros países não vão querer gastar o mesmo se o cara não era nem do país deles.
 
The_King_Arthas disse:
Sou o único que acha que estão exagerando demais sobre a viagem do homem?

Não, eu também achei que houve um exagero. Mas assim é a mídia brasileira, explorando ao máximo esses acontecimentos totalmente esporádicos.

Eu tenho orgulho sempre que um humano vai pro espaço, independente se ele é brasileiro, americano, russo, paquistanês ou o que for.
 
Eu não acho que estejam exagerando. É um momento histórico para o país, é um brasileiro filho deste solo conquistando o espaço. Então é justo, normal, comentar sobre este fato, dar destaque. Mostrar a emoção da família, as manifestações de apoio das crianças da escola que Marcos Pontes estudou, e as críticas positivas e favoráveis à esta missão espacial. No Jornal Nacional de ontem eu pensei que este assunto ocuparia mais espaço. Mas até que foi normal.
 
Jedan disse:
The_King_Arthas disse:
Sou o único que acha que estão exagerando demais sobre a viagem do homem?

Não, eu também achei que houve um exagero. Mas assim é a mídia brasileira, explorando ao máximo esses acontecimentos totalmente esporádicos.

Eu tenho orgulho sempre que um humano vai pro espaço, independente se ele é brasileiro, americano, russo, paquistanês ou o que for.

Jedan, tu me decepciona assim...

Olha, só... o Fenômeno ganha bilhões, não dá nenhum retorno para o Brasil (exceto a "alegria"), não dá sua vida pelo progresso do Brasil, ganha minas, e muitos gosta dele e dão muita atenção a ele.

Agora um cara que ralou não sei quantos anos, que não vê seus filhos sua família muito menos dá o carinho que eles merecem, leva umas "experiências meia boca" e mesmo se tornando "celebridade" não deixa subir na cabeça, e trata todo mundo com simpatia (pois não se enganem que ele sabe que muita gente fica perguntando "pra que gastar esse dinheiro para mandar o cara pro espaço?"... simplesmente porque é uma pergunta CLICHÊ sempre fazem. Até para ele! Sei disso porque EU MESMA ouço esse tipo de idiotice em minha pesquisa.)

(o que me faz pensar que ele dá carinho para gente que não merece)

Ah, e o Fenômeno ficou putinho com a torcida que "não o compreende".

São experiências "meia boca"? Então me digam o que acontece em microgravidade com o feijão no algodão.

Já procurei no começo de minha pós por pura curiosidade, e NÃO SEI os dados reais. Sei as conclusões, mas as tabelas com todos os dados (inclusive os fracassos) só se eu falar diretamente com um dos grupos, pegar o CADERNO deles e folhear (sem permissão de copiar, claro) para ter uma noção e fazer meus calculos em casa. Como não é minha área, nunca procurei os grupos para perguntar.

Olha aqui um exemplo do que nós brasileiros que num tem dados:

http://www.regional.org.au/au/allelopathy/2005/2/3/2466_tomita-yokotani.htm

Ah, sim... são pesquisas recentes:

http://lis.arc.nasa.gov/lis/Programs/STS/STS_51F/STS_51F.html
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/...ve&db=PubMed&list_uids=11539752&dopt=Abstract

Perdemos Alcantara (e vinte caras que foda pra caralho), e mesmo assim o programa espacial não se intimidou, não parou, não recuou... mandou o homem pro espaço.

Olha pro celular que tu usas. Olha pra televisão.

Há vinte anos atrás você não teria nem como saber que o brasileiro foi pra lua.

E no momento, pagamos bilhões de dólares porque não somos auto-suficientes para lançar foguetes. Mandamos pela China ou India.

Esses bilhões se você resolvesse economizar para aplacar a fome das crianças... meu, você não ia saber que existe ainda semi-escravidão no Brasil, não saberia que há rede de tráfico de crianças e mulheres, prostituição de crianças. Porque sem satélites, sem internet, sem tv, telefone, celular, etc..

E se não investimos no programa espacial, treinando homens como o Ponte e mandando para o espaço pra ganhar experiência (sob estresse e não no conforto e segurança da Terra), economizando milhões, vamos continuar tendo de gastar os bilhões, porque sem gastar os bilhões, você não ia saber o que Bush com Iraque, não ia poder pensar com seus botões que daqui a 10 anos nós seremos o alvo por nossa água.

E como não temos um programa espacial, como ter nossa defesa? Tipo vamos mandar misseis com estilingue? Ah, nem precisa: sem essa rede de informações que você acha um absurdo pagar, não saberíamos que já vendemos terras do tamanho do estado do Sergipe para os outros países. Pois não teríamos como saber notícias do outro lado do mundo.

Esse tipo de visão tacanha é a mesma do pessoal que fala "ah, pra que gastar dinheiro com proteção contra animais, quando tem tanta criança com fome?"

Os protetores de animais fazem sua parte. Os que protegem crianças fazem a deles.

Mas quando alguém fala assim não ajuda nem um lado e nem o outro. E sinto informar, mas normalmente é só boca.

Por que é que o astronauta brasileiro vai se dedicar a combater a fome no nordeste, quando já tem outras pessoas nisso? Ele faz o que ele pode!

Além do que, vocês dois pararam para pensar na doença de Chagas? E na dengue? E no trabalho semi-escravo? E na prostituição infantil? E...

Não, né? Nem poderiam fazer tudo isso... vocês vão fazer o que vocês puderem com os seus talentos.

Agora ficam cobrando tudo de uma pessoa que tá na cara já faz mais que 10 de vocês juntos, mais Ronaldo Fenômeno? Achando que é muita propaganda e ele não merece? Meu deus!

Eu queria que gente como o nosso primeiro bi-campeão olímpico estivesse vivo. ELE não seria pequeno em ficar falando "pra que gastar nisso?", ele gastava as forças que não tinha para tirar as crianças das drogas e da violência usando OUTRA COISA QUE NÃO FUTEBOL.

Nosso astronauta é outra coisa que não futebol... eu acho válido: dos milhões de meninos e meninas, só uns vinte ou trinta vão se tornar Ronaldinho, ou Gisele. Para o resto sobra a marginalidade, a prostituição, a frustração de ser proletário? Não existem outros caminhos para eles sem ser a droga do glamour?

Descobri outro dia que um colega de graduação meu ficou famoso no meio de astronomia porque ele e a esposa descobriram a explosão estelar mais antiga já vista na Terra. Se isso tivesse sido divulgado, quantas crianças não parariam de querer ser a loira do Tchan e se seguido os passos da personagem de Jodie Foster em Contato?

Adhemar adorou quando começaram a frutificar Dayanes dos Santos. Ele não queria ser bi-campeão sozinho. Normalmente gente FODA não fica nhenhenhe...

Mas gente que não faz normalmente se ressente quando alguém faz... como não conseguem sair do lugar, querem derrubar e enlamear e menosprezar quem tem valor.

Jedan... é um aviso: essa frase que você proferiu é um perigo para ti mesmo. É o comportamento de quem não vai fazer nada, e desmerece quem fez.

É um sinal perigoso que mesmo infeliz, ao invés de fazer algo para ser feliz, quer ver outros infelizes.

É o comportamento de 99% da humanidade. E por isso estamos nesta merda.

Acho pouco a cobertura de nosso astronauta. Como achei pouca as homenagens no funeral de Adhemar Ferreira da Silva. Teve mais homenagem na Finlandia (onde foi condecorado como Herói de Helsinque em 1983), na Italia (onde um frentista o reconheceu) do que aqui.

Muita importância para futebol... e pouca para as outras alternativas. E sem modelos foda em diversas áreas, como é que podemos crescer como país?
 
Primula :clap:

Nossa, casa comigo?


Falando sério agora, eu não sei como ainda não falaram que isso foi eleitoreiro.
 
Perdemos Alcantara (e vinte caras que foda pra caralho), e mesmo assim o programa espacial não se intimidou, não parou, não recuou... mandou o homem pro espaço.

Aliás, é notório o aumento do orçamento com o programa espacial depois do acidente em Alcântara...

tecnologia3_32.gif


Quem sabe, se tivessemos feito esses investimentos antes, ao invés de estarmos devastando o cerrado e a Amazonia pra plantar soja, estivéssemos tendo o mesmo lucro mandando os astronautas e satélites de outros países pro espaço...
 
Eu não conseguiria defender a causa de forma tão brilhante quanto Primula!

É hora do Brasil deixar sua cultura de país emergente e de estrelas efêmeras (Ronaldos, Giseles e tutti-quantti) para tomar um rumo acadêmico/científico decente. Precisamos de mais pessoas como César Lattes e Santos Dumont para representar nossa nação não apenas de 4 em 4 anos, mas para toda a posteridade. Que a missão de Marcos Ponte, mesmo que para muitos seja de experiências simplórias (estão esperando o quê, experimentos de fusão nuclear a frio em microgravidade?) seja coroada de sucesso e do mérito que ele merece!
 
Eu acho que a crítica do Jedan foi em relação a um certo ufanismo que aparece nesses momentos, e não em relação aos progressos científicos que viagens ao espaço trazem.
 
Erulasto disse:
Que a missão de Marcos Ponte, mesmo que para muitos seja de experiências simplórias (estão esperando o quê, experimentos de fusão nuclear a frio em microgravidade?) seja coroada de sucesso e do mérito que ele merece!
Tem gente que critica os experimentos que o brasileiro estará fazendo essa semana no espaço. Mas de algum ponto tem que começar, da parte simples. Vai que no futuro queiram construir cidades lunares (ok, isso parece distante ainda, mas já existem modelos de casas elaborados pela NASA)? É preciso saber se dá para plantar feijões por lá, hehe. Por isso tem um imenso valor estas experiências, para toda a nação brasileira (a comunidade científica daqui) e para o mundo em geral. A exploração espacial é uma alternativa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo