• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Manwë e Melkor: A Dualidade na Obra de Tolkien

Bom Olwe, eu tava pensando em algo tipo energia, mas não no conceito físico e sim algo muito mais voltado p/ o espiritual. Afinal não há como usar algum elemento científico na obra dele, né?. :)

(tá bom, eu sei que as vezes é divertido tentar, já tentei fazer o heredograma dos meio-elfos no meu muitooo que fazer... hehehhe.. :D)

Swanhild disse:
2) Meus próprios argumentos indicam que eles não são separáveis . O que Eru poderia ser sem a CI? Nada... Mas isso é diferente de dizer que eles eram a mesma coisa.

Também não acho que eram separáveis, por isso que acredito que não era possível Melkor alcançar ou controlar a CI. No entanto, não acho que Eru dependia da CI, mas sim o contrário. Afinal quem cria é Eru.

Yavie, realmente é difícil enteder, as vezes dá a impressão dela ser algo palpável, tipo que Melkor tentava alcançá-la ou que Eru colocou em Arda. Mas na natureza dela como estamos discutindo, então seria impossível ser algo concreto, palpável. A não ser se pensar que o único que poderia, digamos, "manuseá-la", seria Eru.

:)
 
A gente está chegando a um ponto nas especulações em que os livros não dizem muita coisa (ou se eles dizem a gente não sabe ou não lembra :-) ). E eu também não se sinto inclinada a apelar para a "Ciência". Mas a gente parece que concorda em algumas idéias básicas, pelo menos. Já é alguma coisa.
 
pra mim, eru É a chama imperecível. o eru que "aparece no livro" seria a personificação da chama, uma "ilusão" que ele usou para interagir com os ainur. e a chama não era uma chama de verdade, era uma energia espiritual, tanto que melkor não a encontrou pq acreditava ser algo palpável. e a chama tbm é eterna, não importa quantas coisas eru crie, ela nunca se esgota, ela apenas se manifesta de outra forma, pq, no meu ver, tudo é eru e eru é tudo, logo, a chama está em tudo sem nunca "deixar" ilúvatar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo