• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros sobre a Lenda de Arthur

Anigel disse:
Terminei de ler semana pasada a versão do Allan Massie: Rei Artur.

Essa é a segunda parte da trilogia Eterna Roma. Depois de ler esse livro comprei a primeira parte que é O Crepúsculo do Mundo.

Em alguns pntos a narrativa do Massie é bem semelhante a história narrada pela Mary Stewart na Trilogia do Merlin, mas as histórias não são iguais.

Recentemente descobri que também há uma Trilogia da Guinevere escrita por Persia Wooley: A Filha da Primavera, A Rainha do Verão e O Outono da Lenda. Comprei o segundo volume em um sebo e estou procurando os outros dois. Parece ser no mesmo nível do da Marion Zimmer Bradley, mas isso pode ser só preconceito meu, e eu quero ler de qualquer maneira.
Cynthia! Quem é vivo sempre aparece! :kiss:
Mas então... o livro do Massie é bom? Já tinha ouvido falar nele (inclusive abri um tópico certa vez sobre o Volume 1, mesmo sem tê-lo lido :roll: ) e fiquei bastante curioso...
 
Que saudade Panda!

O livro do Allan Massie vale a pena sim. É contado o tempo inteiro em terceira pessoa e quase não possui diálogos.

O bom é que você pode ler mesmo sem ter lido o primeiro volume da trilogia. São livros independentes.
 
Anigel disse:
Que saudade Panda!
Digo o mesmo... nos falamos tão pouco nesta última vez aí...

Anigel disse:
O livro do Allan Massie vale a pena sim. É contado o tempo inteiro em terceira pessoa e quase não possui diálogos.

O bom é que você pode ler mesmo sem ter lido o primeiro volume da trilogia. São livros independentes.
Hmm... interessante. Mas eu costumo gostar muito de diálogos :lol:
Mesmo assim, sabendo por você que o livro é bom já me anima a colocá-lo na minha lista de livros a serem lidos. :mrgreen:
 
Quanto ao “A Morte de Artur” de Sir Thomas Malory, há sim uma versão traduzida para o português. Fui descobrir isso quando, olhando os livros do Extra na parte de R$9,90 sem nenhuma esperança de achar um livro bom, o acho lá, meio abandonado 8O . Diferente do que pensei, é esse livro mesmo, não se trata de algum parecido. Tratei de comprá-lo na mesma hora que eu o vi :mrgreen: .

Só uma coisa: o título "A morte de Artur" contém o nome do rei sem o H, como seria nos casos tradicionais: Arthur. Curioso, não :think: ?
 
9,90? Por acaso é a edição da Ediouro, mais curtinha e em prosa? Porque eu lembro de ter visto os livros (acho que era uma coleção dividida em 3) do Morte de Arthur por quase 60 reais cada livro. Mas aí era a edição completa, em versos.
 
Em versos, Ana? O original é em prosa mesmo. Se for em versos, não é a do Malory.

De qualquer forma, essa edição em 3 volumes é da Europa-América, o que explica o preço altíssimo.
 
Como disse o Gabriel, é em forma de prosa. É da Thot Editora, com a excalibur na pedra na capa e um pergaminho, onde está escrito o título e o autor. O livro se divide em 5 partes:

Merlin - 28 capítulos
Balin, o cavaleiro de duas espadas - 19 capítulos
Tor e Pellinore - 15 capítulos
A guerra com os cinco reis - 29 capítulos
O conto do nobre Rei Artur que foi imperador pela dignidade de suas mãos - 12 capítulos

Os capítulos são pequenos, têm de 2 a 7 páginas cada um.
 
haran Alkrin e gabriel...

acho q vcs estao enganados... eu tenho o "Le Morte d'Arthur" o livro eh em verso, para ser realista tenho apenas metade vai ate o livro 10 capitulo 26, existe outro tomo com um igual numero de paginas pportanto acho q o livro eh meio grande para dar numa ediçao de 9.90..... nao eh uma versao resumida nao????


Dwarf
 
olha cara eu fui na URL dei uma olhada e nao vi hora nenhuma nego falar em prosa... posso estar enganado ... mas nao sei...

tendo em vista a epoca em q foi escrito eh muito mais facil ele ter sido escrito em verso... alem disso geralmente se passam livros de verso para prosa e NAO ao contrario....

mas vc pde estar certo.... muito embora o livro q eu tenha aki em casa seja em verso


Dwarf
 
Nao sei se ja indicaram sobre este, mas me disseram que "O Cavaleiro Inesistente" eh mto bom, nao eh sobre a lenda, mas tem a mesma temática (foi o que me disseram), e o código da vinci fala sobre o santo graaal (só que no livro o sto. graal é outra coisa...)
 
Logan Mcloud disse:
olha cara eu fui na URL dei uma olhada e nao vi hora nenhuma nego falar em prosa... posso estar enganado ... mas nao sei...

tendo em vista a epoca em q foi escrito eh muito mais facil ele ter sido escrito em verso... alem disso geralmente se passam livros de verso para prosa e NAO ao contrario....

mas vc pde estar certo.... muito embora o livro q eu tenha aki em casa seja em verso


Dwarf

Realmente, esse artigo não especifica a forma do texto, mas acredite, é em prosa, sim. Podia não ser a "prática comum" na época, mas não era algo inédito nem impossível.

Além disso, o texto é de domínio público, o que significa que é possível encontrá-lo facilmente na net. Procure nesses sites que disponibilizam tais textos, como o Project Gutenberg: todos eles terão o texto do Malory em prosa, não em verso.
 
A pouco tempo terminei de ler o " Artur" do Allan Matisse. Não sei se foi o autor ou foi o fato de estar cansada do estilo, achei meio cansativo e tosquinho.
 
Bom, o livro que falei é esse aqui:

"A Morte de Artur", de Sir Thomas Malory, da Editora Thot, em português.

Capa do livro

Parte de trás do livro
(ah, como que chama essa parte do livro mesmo? Contra capa, verso?) :think:



Aqui há na integra a prosa de Malory, em inglês:
http://www.sacred-texts.com/neu/mart/

O meu livro vai até o book 5, apenas. Gostaria de achar o restante, mas é difícil. Como disse, achei esse livro por acaso no Carrefour ou no Extra, na parte dos livros baratos. Vou ligar pra editora mais tarde pra receber informações.

Ah, no Mercado Livre ele está a venda:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-44143060-a-morte-de-artur-sir-t-malory-_JM


Ah, seguem spoilers desse livro e do livro "As Crônicas de Artur":

Vejam o capítulo da queda de Merlin. Nele Merlin é traído por Nimue, sua amante, e preso sob uma laje. Apesar do título do capítulo ter dito que ele morreu, não creio que seja isso que aconteceu, afinal um cavaleiro chega a tentar tirá-lo da laje, o que Merlin disse que era inútil. O mais triste é que eu estou lendo O Rei do Inverno, onde Nimue também é a amante de Merlin e uma de suas principais seguidoras. Agora já sei que ele vai traí-lo (ou não, vai saber né). Não confirmem. :mrgreen:
 
Ano passado eu fiz um trabalho sobre Guinevere e Morgana para a aula de inglês, no qual eu deveria escolher uma versão da lenda do Arthur e explicar quem elas foram.
Claro que eu não escolhi uma... Eu falei de quatro autores, três dos quais vocês citaram: Bernard Cornwell, T.H.White e Sir Thomas Malory. O quarto foi Geoffrey of Monmouth.

Antes de prosseguir, devo dizer que a versão do White para a lenda do Arthur é baseada em grande parte na do Malory. E como o primeiro dos livros do White inspirou o filme da Disney, esta na verdade narrou a história do White. Pelo menos foi isso que a minha pesquisa me revelou. A veracidade disto está em aberto...

Bem, a versão do Geoffrey of Monmouth é datada da mesma época (tá, um pouco depois... mas é da Idade Média... meados de séc XII se eu não me engano) que a do Malory. Infelizmente, eu não pude ler inteira ainda, mas eu sei que está disponível online (assim como vários outros textos medievais, incluindo Le Morte D'Arthur).
Como eu não sei se eu posso por os links aqui, os interessados, contatem-me que eu passo.
 
Feanari disse:
Antes de prosseguir, devo dizer que a versão do White para a lenda do Arthur é baseada em grande parte na do Malory. E como o primeiro dos livros do White inspirou o filme da Disney, esta na verdade narrou a história do White. Pelo menos foi isso que a minha pesquisa me revelou. A veracidade disto está em aberto...
Até onde eu sei é isso aí mesmo. =]
 
Feanari disse:
Bem, a versão do Geoffrey of Monmouth é datada da mesma época (tá, um pouco depois... mas é da Idade Média... meados de séc XII se eu não me engano) que a do Malory.

Na verdade, é de um "pouco" antes, já que Geoffrey viveu no século XII e o Malory no XV.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo