• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)

Cain disse:
Alex deLarge disse:
o dvd não tem extras :eek:


perai laranja mecanica não precisa de extras
é uma obra completa e isolada, quem mecher leva pau ^^


o dvd é bom pacas apesar de na ter nada euheuhee
ok
eu falando de laranja mecanica nao da certo :P
Nem eu :grinlove:
Sempre acabo falando umas besteiras federais :d

Eu nunca me choquei com o filme por ele ser violendo >P..
As cenas de "ultra violência" se encaixam perfeitamente no contexto do início do filme, de modo que elas deixam de ser violência pura e chegam num estágio artístico. Artístico porque elas conseguem passar algo mais que o essencial.
As cores, as imagens e os sentidos que me chocam.. Chocar não é bem a palavra.. Todo aquele clima me... aflige.
Você sofre, eu acho que esse é um dos atributos mais bonitos do filme, ele consegue tocar de uma forma... diferente..
Você se envolve demais pela forma crua como as coisas surgem, eu gosto bastante disso...

Puxa, eu revi o filme hoje.. Ainda estou meio... lesada >P
 
Assisti ao filme ontem... a 1ª sensação foi de estranhesa, mas depois o filme vai fazendo sentido e por fim chega ao fim e me fez pensar sobre a violência, punições e livre-arbítrio.
Achei interessante o tratamento ao qual ele é submetido. No fato de que qd a violência era colocada diante dele por opção própria, ela passava como algo até prazeroso. Porém qd ele é obrigado a ver cenas de violência, elas passam a não dar mais a sensação de parzer mas sim de aversão. Aí me vem a idéia de que a questão do livre-arbítrio é o ponto "x" do filme, visto que depois do tratamento Alex perde toda a sua capacidade de reação diante situações violentas. Nesse drama, nessa incapacidade que Alex contrai de escolher, é que o filme me tocou, pois ao meu ver, é essa capacidade de escolha que nos faz racionais e não "laranjas" ou dos animais que agem por instinto.

Não sei quanto a vcs, mas minha relação com os filmes do Kubrick são do tipo amor e ódio, ou eu amo (como o Iluminado) ou adeio (como De Olhos Bem Fechados), mas de Laranja Mecânica, eu gostei muito.
O filme é excêntrico e bem explícito, chegando a ser meio chocante, mas vale a pena pelas reflexões as quais vc é levado a ter, sendo um filme muito rico em idéias e tais idéias podem ser amplamente discutidas, mas essa idéia do livre-arbítrio é que chamou mais a minha antenção.
 
Affe maria mãe josé!! 8O Eu nunca postei nesse tópico!! :tsc:


Anyway, depois de ver mais de 9 vezes o filme, eu acabei revendo duas vezes semana passada e pra mim é irretocável, continua sendo uma das maiores obras-primas pra mim.

Uma curiosidade, o mordomo do velhinho:

aclockworkorangedarthvaderorclarkkent.jpg


Iria ser o Darth Vader 6 anos depois :lol:
 
Hehehehe, esse mordomo é uma curiosidade mesmo, aliás todos os momentos em que a ação se passa na casa do escritor são especialmente ótimos, pela estranheza da decoração, arquitetura da casa e iluminação etc., ainda por cima apareçem personagens bizarros como esse fortão. E não sabia que ele é o Darth Vader, interessante.
 
Waters disse:
Hehehehe, esse mordomo é uma curiosidade mesmo, aliás todos os momentos em que a ação se passa na casa do escritor são especialmente ótimos, pela estranheza da decoração, arquitetura da casa e iluminação etc., ainda por cima apareçem personagens bizarros como esse fortão.
Eu me lembro da decoração da casa daquela velha dançarina. Meu, que casa era aquela? Sem contar o objeto com o qual o Alex mata a dona :roll: :lol: :lol:
 
é a direção de arte, uma das mais peculiares de todos os tempos. legal retratar o futuro sempre com alguma menção a sexo. O mordomo do cara eu achei parecido com o Superman :lol: Outra coisa foda do filme é a edição, trabalho muito foda como aquele da 9 sinfonia, os movimentos harmonizando com os cortes mostrando aquela escultura do jesus, é simplesmente perfeito, imagino a dificuldade naquela época que não tinha a tecnologia de hoje, aliás até pra hoje deve ser diíficil uma coisa dessa.

sendo um filme muito rico em idéias e tais idéias podem ser amplamente discutidas, mas essa idéia do livre-arbítrio é que chamou mais a minha antenção.

outra coisa que eu tava pensando agora é a total falta de consideração pelo ser humano, ali ng tá pouco se fudendo pelo Alex deLarge, ele é só mais um joguete nas relações políticas.
 
Segue abaixo uma crítica que eu fiz no meu fotolog(/hackett) há um bom tempo atrás, eu notei agora que ela tá soando parecida com a excelente crítica do Folco, mas vou posta-la mesmo assim...

Laranja Mecânica é a obra-prima, a maior de todos os filmes na minha opinião.
É uma crítica severa aos conceitos e à natureza humana.
A história de Alexander DeLarge, um jovem droog(hooligan) que junto com seus companheiros fazia ultra-violencia como forma de diversão para eles. Tudo às custas do próximo. Mas em uma suas "diversões" ele acaba sendo preso e passa tempo na cadeia. Como tem sua chance de se ver livre aquele lugar através de um tratamento(Técnica Ludovico), que deixa o ser humano doutrinado e bom para retornar a sociedade.


ATENÇÃO LEIA SE JÁ TIVER ASSISTIDO O FILME OU SE NÃO SE IMPORTAR COM PASSAGENS DO FILME. SE VOCÊ AINDA NÃO VIU O FILME E QUIS LER EU NÃO POSSO FAZER NADA, já avisei, né... já é mais que suficiente. heheh! (Vide Spoilers :mrgreen: )



Na verdade, o que pode-se se perceber é que Alex era um ser humano como qualquer um do filme. E ao entrar num tratamento de choque do qual passavam filme de estupro, violência gratuita e guerra a ele durante, foi feita uma lavagem cerebral e ele perdeu totalmente o sendo de escolha das coisas, daí o título do filme. Uma curiosidade é que o autor do livro: Anthony Burgess morou alguns anos na Malásia e lá "ourang" significa "homem". Daí o trocadilho com `orange`(laranja).

Em todo momento antes do tratamento Alex se sente superior a todos, assim como a sociedade é numa maneira geral: Individualista. Um momento que isso transparece é no momento em que ele lê a Bíblia enquanto ainda estava na prisão e se vê como um romano espacando Jesus, enquanto leva a cruz.

Outra crítica é como Alex se torna um "menino-propaganda" a partir do momento que ele vai para o tratamento do qual era apoiado pelo governador Frederick, e ao Alex se tornar um ser humano "perfeito" para os conceitos da sociedade, Frederick se torna ministro.

Ao voltar a sociedade, é provado mais uma vez que o jovem droog que era Alex é como qualquer um personagem do filme, já que ele é rejeitado pela sua propria família, humilhado por seus ex-companheiros que agora são policias(puro sarcasmo) e além disso é humilhado e recebe o troco de todos aqueles que ele mal-tratou quando era rebelde.

Além de toda sua crítica social, o filme tem um cenario fantástico como a leiteria Korova, ou então sua casa onde o predio é todo destruido e daí faz aquele que vê o filme ter a idéia que a vida de Alex é extremamente dolorosa por isso sua revolta com o mundo, e além disso os seus pais que são extremamente liberais e chegam a ter medo de Alex. Apesar de todo esse cenario futurista e ficticio. Há momentos que mostra Londres real, para mostrar que a violência que se vê no filme não é nada diferente da que se vê nos dias de hoje(ou então na época que o filme foi produzido).

Malcolm McDowell, o ator que interpreta Alexander DeLarge está perfeito no seu papel, consegue passar um imagem ideal do seu personagem.

A trilha sonora é com certeza uma das melhores do cinema e talvez a melhor do Kubrick(apesar de ainda prefirir a de De Olhos Bem Fechados e Barry Lyndon). Além disso, a música é um elemento importante no filme, já que Alex louva Ludwig Van(Beethoven) acima de todos e é apaixonado pela 9th Symphony. Mas tarde por coincidencia, a vida faz ele sofrer com tal música, pois ela é usada para tortura-lo enquando ele assistia os filme no Centro de Tratamento, ironicamente aparecendo num momento em que aparece Hittler junto ao exercito alemão.

Acho que já disse o suficiente para provar que esse filme está acima da perfeição... que que eu to falando, não precisa se provar isso! hehehe! Daria para comentar inumeras cenas no filme, como a que ele transa com as duas meninas, a imaginação dele ao ouvir a Nona Sinfonia, ou até a cena que ele aparece trepando com uma mulher num corredor de pessoas vestidas com roupas vitorianas, mas o resto vocês tirem suas proprias conclusões, heheh!

Ele foi o primeiro filme que eu vi do Kubrick. O mais marcante. O melhor.

Nota:5/5
Nem precisava de nota, é perfeito! 8-)
 
Nossa você anda vendo as mesmas coisas que eu :lol:

Vi esse filme dois dias atrás de novo. Reparem que quando o Alex está comendo na casa do cara que o Darth Vader é mordono, a quantidade de comida e vinho mudam com cortes de cena propositalmente pra causar desorientação! :D
 
Acabo de ver. É excelente, mas acho que ainda não estou em condições de postar uma review. É um filme bastante impressionante, transborda sentimentos. Ainda tenho que refletir um pouco (acabei de ver) e acho que aquela review do Folco na página 2 diz tudo.

Um detalhe que eu notei: Alex DeLarge parece ser uma adaptação de Alex The Large, que por sua vez parece ser uma referência a Alexander The Great. Ou pode ser que eu estja pirando. :roll:
 
Sem querer ser diferente, eu vou realmente postar o que eu acho desse filme!

Tinha assistido 20 min desse filme, terrivelmente chato, parado e caricato...
Hoje na TNT, peguei o resto, o tema é interessante, mas acho que um filme precisa de muito mais que isso pra cativar e ser um ótimo filme ou obra-prima como muitos tão falando aí.
Só por que o filme trata de violência e outros temas como livre-arbítrio e tal (ciencia x igreja :mrgreen: ) num deve ser alçado a tal patamar, eu acho um puta dum exagero... por favor! Alias, o filme é tão caricato que pra mim a unica cena forte foi o olho com os negocios de ferro segurando (por que tenho problemas com meus olhos, identifiquei-me :lol: )... ultraviolencia??? o estupro não trouxe nenhuma repulsa, tanto quanto o espancamento do velho... achei bem paia! nada d+!

bem chato de se assistir... como pra mim o primeiro quesito é entreternimento esse filme ficou bem abaixo!

3/10

agora pode jogar pedras, não me importo...
 
NightRaven disse:
Tinha assistido 20 min desse filme, terrivelmente chato, parado e caricato...
Hoje na TNT, peguei o resto, o tema é interessante, mas acho que um filme precisa de muito mais que isso pra cativar e ser um ótimo filme ou obra-prima como muitos tão falando aí.
Só por que o filme trata de violência e outros temas como livre-arbítrio e tal (ciencia x igreja :mrgreen: ) num deve ser alçado a tal patamar, eu acho um puta dum exagero... por favor! Alias, o filme é tão caricato que pra mim a unica cena forte foi o olho com os negocios de ferro segurando (por que tenho problemas com meus olhos, identifiquei-me :lol: )... ultraviolencia??? o estupro não trouxe nenhuma repulsa, tanto quanto o espancamento do velho... achei bem paia! nada d+!

bem chato de se assistir... como pra mim o primeiro quesito é entreternimento esse filme ficou bem abaixo!

3/10

agora pode jogar pedras, não me importo...

Obrigado pela permissão. :roll:

Anyway, o filme é caricato sim, esse é obviamente o objetivo dele. Em 1971 não havia possibilidade de se fazer algo com violência gráfica como "Irreversível", o filme simplesmente seria banido em tudo quanto é lugar.

A solução do Kubrick foi retratar a violência de forma cartunesca (o confronto com a gangue no galpão é totalmente Tom & Jerry), e mesmo assim isso já foi suficiente pra chocar muita gente (e ainda choca até hoje).

Mas o filme não precisa embrulhar o seu estômago pra fazer efeito. De fato, o que mais me choca no filme é o tratamento do Alex, e isso é interessante porque normalmente a gente não hesita em pensar que criminosos "merecem sofrer". É esse conflito que o Kubrick está trabalhando, retratando a violência inflingida pelo Alex como algo "divertido" e a violência inflingida no Alex como algo brutal.

Isso é algo tão complexo que levou o Roger Ebert a interpretar o filme erroneamente, achando que o Kubrick "simpatizava" com o protagonista. A verdade é que você tem que esquecer os conceitos de "realidade" ao assistir Laranja Mecânica, porque tudo ali só serve ao própósito de explorar os temas - o filme não só existe num futuro hipotético, mas também numa realidade própria (como a maioria das trabalhos do Kubrick).

Agora, chato? Parado? Esse é o filme mais ágil e energético do Kubrick, e se você achou isso parado eu o aconselho a passar longe de 2001 ou Barry Lyndon (os dois melhores filmes dele IMO, btw). Aliás, dizendo que pra você "o primeiro quesito é entretenimento", você meio que coloca a sua credibilidade em cheque.

Afinal, o que é "entretenimento" pra você? Explosões? Perseguições? Por favor, esclareça.
 
NightRaven disse:
Hoje na TNT, peguei o resto, o tema é interessante, mas acho que um filme precisa de muito mais que isso pra cativar e ser um ótimo filme ou obra-prima como muitos tão falando aí.
Do que um filme precisa pra ser uma obra-prima pra você?

NightRaven disse:
ultraviolencia??? o estupro não trouxe nenhuma repulsa, tanto quanto o espancamento do velho... achei bem paia! nada d+!
O filme foi feito em 71. Essa sua não repulsa causa preocupação pra mim, já que é sinal de que isso foi meio que banalisado hoje em dia. Como não causar repulsa num grupo de jovens que encontra um senhor mendigo na rua e espanca-o? Deve ser esse pensamento dos meninos que atearam fogo no índio em Brasília ou nos menigos em São Paulo. O que dirá então em um estupro! Pra mim o filme continua mais atual que nunca e é um dos grandes méritos do Kubrick, parece que seus filmes são atemporais.
 
Existem duas fases do meu interesse por cinema: o antes de Laranja Mecânica e o depois.

Foi o primeiro filme que eu vi que eu considero um filme de verdade. Foi após surgir os créditos que eu realmente comecei a me importar, ou melhor, gostar de cinema.

Tudo nesse filme eu acho foda. Do primeiro olhar hipnotizante e psicótico do Alex até o "Estou curado" do fim. A estética, a trilha sonora, o estilo caricato, a criação de toda uma nova realidade, o nadsat, tudo.

Era o filme que eu precisava ver, o filme que redifiniu meu conceito de arte. É o filme que faz eu me sentir ofendido quando escuto a palavra cinema usada para "imagens animadas com sons" que lotam as salas de projeção.

É o filme que eu sinto vontade de esconder embaixo da cama, já que a maioria das pessoas não só não está preparada para ver, como não MERECE ver.

É o único filme que eu deixo meu fanatismo falar mais alto e, acredite, isso é bastante anormal para mim, já que tenho grandes problemas com o fanatismo.

É o melhor filme que eu já vi, o único filme que eu considero irretocável. Eu chego a me sentir injusto escrevendo sobre ele porque nada do que eu possa escrever se comparará a genialidade e o prazer que eu tenho toda vez que assisto.

Por mais óbvio que seja, Obra-Prima.
 
Eu sei que o filme é caricato por querer, mas dessa forma não transmitiu nada pra mim. Poderoso Chefão é de quando??? precisou ser assim??? tantos filmes que não precisaram se caricatos.. O entretenimento que eu falo é prender o telespectador na poltrona, comigo não conseguiu... é o tipo do filme que você não vê a hora de terminar! só isso..

Tisf, na frase que você colocou eu digo o que um filme precisa pra ser obra-prima... Kubrick gênio? já vi muuuuuuitos diretores melhores que ele.........
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo