1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Imagine só... SdA com 9 horas

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por Gildor, 11 Set 2002.

  1. Gildor

    Gildor Usuário

    Fazendo uma breve faxina nos meus e-mails, me deparei com uma mensagem um pouco mais antiga - mas impagável - escrita pelo meu amigo Duque DecioZico, na lista Valinor_Filmes. :lol: :lol:


    Pois bem, vou começar falando de filme mas suas consequências são muito mais abrangentes. Pois imagine que estou lendo uma mensagem de um colega, que afirmava que seria inviável transpor com fidelidade "O Senhor dos Anéis", pois para isso seriam necessárias 6 horas de filme.

    Foi quando me veio a questão:Ora, existe um filme alemão chamado "Berlin-Alexanderplatz" que no cinema teve 9 ou 7 horas de duração.
    Suponhamos que o cinema europeu, que tem um andamento mais lento e menor compromisso com cifras, se propusesse a produzir a obra de Tolkien? Imaginem só que máximo. Direção do Lars Lars von Trier ou um daqueles loucos dinamarqueses que só fazem filme cabeça.

    O Senhor dos Anéis redefiniria o Dogma95. Sem efeitos especiais, sem atores famosos, sem trilha sonora e falado em seu idioma original: Sindarin.Nove horas de filme!!! Em élfico, finalmente aguém comprenderia os filmes do Dogma. A academia ia desprezar o filme que só ganharia uma indicação para oscar de filme estrangeiro. Em compensação, os festivais de Cannes, Berlin e Veneza se renderiam a "apoteose intimista do ano".

    Porém, o filho do Tolkien ia odiar.

    A gente ia tirar a maior onda, pois a nova intelectualidade ia reconhecer o quanto Tolkien pode ser "muderno", contestador e visceral. Então deixariamos de ser tachados de nerds, pra sermos chamados de descolados.

    Íamos frequentar os lugares mais sofisticados com honrarias, e seríamos figurinhas fáceis em mesas de debates sobre arte contemporânea. O RPG seria elevado ao staus de arte conceitual e a Bienal seria invadida por instalações que reproduziriam as sensações policromáticas da Terra Média.

    Porem, o filho do Tolkien ia odiar.

    O Gerald Thomas ia aparecer com a camisa da Valinor e ia encenar sua nova versão teatral do SDA, tendo o metrô de São Paulo como pano de fundo(sim ele começaria pelas Duas Torres pois o tempo cronológico é imaginário). O Matias Suzuki ia falar mal mas ia adorar, enquanto o filho do Tolkien ia odiar.O Fausto Fawcet ia compor uma música...não, um espetáculo multimídia. Caetano ia dizer que sempre achou os elfos muito belos, muito lindos.

    Carlinhos Brown ia dizer que na verdade eles eram negros, e o Luis Mota ia falar que todos eram homossexuais. O filho do Tolkien ia odiar. Elba Ramalho ia dizer que era uma elfa. Xuxa e Tiazinha iam acreditar. E a gente, putz, ia ficar de saco cheio de Tolkien e ia entrar pro fã clube do Harry Potter, junto com o filho do Tolkien que que ia adorar.


    Bom pensando bem, deixa pra lá...
     
  2. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Esse e-mail é uma preciosidade, Gildor! Muito bom mesmo. Parabéns ao autor.
     
  3. Sprog Bullit Rockatansky

    Sprog Bullit Rockatansky Burn Baby... burn!!!

    :?
    Tipo... imagine só 9 horas... e em sindarim (pq não quenya?)
    Tirando esse comentário sem graça, já cheguei a questionar o pq da duração dos filmes... uns longos, outros curtos.
    Por exemplo SDA... 2:50 de filme... é bastante tempo até (mesmo este que vos fala não achar tanto). Já li que PJ quer manter a duração dos outros filmes nessa faixa... entre 2:15 para mais... se ele quizesse seria que o tempo de cada um poderia ser maior?... ou existe "algo" que diz que isso não é permitido?
    Bom... eu sinceramente não sei
     
  4. Dirhil

    Dirhil Olha, Schroeder...

    ele pode fazer um filme de 9 horas se quisesse (e conseguisse convencer a New Line).

    Mas veja...... 9 horas por dia nos leva a apenas 1 sessão por dia (ao invés de 3).... assim o filme teria uma arrecadaçào bem menor...... tudo envolve dinheiro..... além do mais, ningguém além dos fãs se submeteriam a tal maratona......

    Resta torcer pra depois de ORdR algum cinema se habilite de fazer sessões especiais com os 3 filmes..... essa possibilidade não é tão difícil de acontecer
     
  5. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Esse duque é uma figura.... :lol:
    O engraçado é: o filho de Tolkien iria odiar!! Ehehehe... acho que nunca tem como satisfazer 100%...

    8O
     
  6. Dagorlad

    Dagorlad Usuário

    eh, acho que ficaria meio ruim de assistir as 9 horas, eh quase impossivel ficar sentado esse tempo todo sem parar.
     
  7. Meio-Elfo

    Meio-Elfo Usuário

    O texto é ótimo, mas pensem: caso a produção fosse estilo independente e européia imaginem quando o filme iria ser lançado aqui no nosso país? vcs já são irritados com as datas da warner/new line... com esse então...

    Outra coisa interessante no texto é que tudo é questão de ponto de vista, quando se trata de 'pessoas descoladas'. Na minha opnião o filme deixou, claro, a história mais famosa de Tolkien mais famosa, mas deixou as pessoas que antes eram descoladas menos descoladas. acho que o que quero dizer é que coisas muito populares não tornam as pessoas mais descoladas (não sei como posso afirmar isso). Mas se alguém super descolado adotar o SDA, tudo isso se torna inválido.

    não sei se vcs podem levar a sério o que escrevi....... nem mesmo eu
     
  8. Sprog Bullit Rockatansky

    Sprog Bullit Rockatansky Burn Baby... burn!!!

    Eu já.... vendo Ep. 4, 5, 6, e 1..... só levantava pra beliscar e ir no banheiro.....literalmente 8)

    Mas acho que no final acabou sendo 9 horas e meia se não me engano
     
  9. PleuraMan

    PleuraMan Usuário

    O filme não era pra ser uma reprodução do livro, e sim uma idéia e uma referência. Eu mesmo tô lendo a Sociedade e imagino as pessoas com os rostos do filme. E o filme também facilitou pra mim pra compreender as descrições de cenário, coisa que eu não consigo fazer direito. O filme serviu para despertar os amantes da leitura para um mundo totalmente novo e completo(apesar de incompleto)(?).
     
  10. Sprog Bullit Rockatansky

    Sprog Bullit Rockatansky Burn Baby... burn!!!

    Isso realmente aconteceu... quem leu ou já oviu alguem dizendo que SDA estava na lista dos 10 livros mais vendidos?
    Confesso que meu interesse por completo pelas obras Tolkienianas veio junto com o lançamento do filme. Eu disse obras pois não me restrigi apenas nos 3 livros da Saga do anel, mas como tb Silmarilion, O Hobbit, Contos Inacabados (esse ainda não tenho...hehe)
    O filme, como PleuraMan, não é uma adaptação direto do filme, mas uma referencia quase quer fiel. PJ foi um mestre em escolher as paisagens de sua terra natal, que conveanhamos, se encaixaram com as descrições dadas no livro perfeitamente.
     
  11. Cesarfilho

    Cesarfilho Usuário

    Fiquei sabendo, não lembro por quem ou por onde, que a obra de Tolkien, o Senhor dos Anéis, era o 2º livro mais vendido no mundo, ou seja, só perde para a Bíblia Sagrada. Bem, tomara que seja verdade, porque eu sempre espalho isso para todos, com orgulho. hehe

    Até mais,
    Cesar Filho.
     
  12. Dirhil

    Dirhil Olha, Schroeder...

    Cesarfilho:
    Essa informação é referente à Inglaterra apenas
     
  13. Dimitri

    Dimitri om pah, om pah, pah

    SDA 9 horas

    Eu já tinha visto esse texto há muito tempo e já tinha feito comentários em tópicos sobre tempo do filme falando sobre alternativas de duração do filme. Acho que vi no mesmo lugar que tem filmes com intervalos, para as pessoas antenderem suas necessidades fisiológicas. Se assistir aula de 1:30 as 8:40, como eu faço segunda e quarta, já é f o d a, imagine 9 horas e sem intervalos tão grandes. 6 horas até que daria. Mas seria muito legal um filme assim. :D E não me preocupo em ser chamado de nerd de Senhor dos Anéis, ou Star Wars. Eu me orgulho. Vou repetir o que coloquei em outro tópico. Poderiam fazer SDA com 3 horas de duração, pegando só a metade de cada livro, e fosse lançado a cada 6 mêses. O interesse por SDA não passaria por um período ocioso, o DVD sairia praticamente igual com o novo filme e seria mais fiel ao livro, sem contar que teríamos Tom Bombadil. :D :D

    Não dá pra falar f o d a normalmente, assim foda. Liberdade de expressão!!!!!
     
  14. SaMwiSe_GamGi

    SaMwiSe_GamGi Usuário

    Três horas de filme pra mim passou muito rápido... Adoraria ficar no cinema 9 hs assistindo o filme... Eu começo a assistir e num dá mais vontade de para... hehehehe :mrgreen:
     
  15. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Algumas considerações:

    1 - O texto é uma preciosidade...
    2 - O filho de Tolkien ia odiar qualquer coisa...
    3 - Por mim dava pra fazer uma trilogia feliz com 4 horas de cada filme
    4 - O Dogma 95 me dá um soninho (é uma das poucas coisas no cinema europeu que eu acho um saco... ehehe
     
  16. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    O Senhor dos Anéis deveria ter sido dirigido por Werner Herzog. Ou Akira Kurosawa.
     
  17. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Folco, moderador secundário, vou sugerir mais um nome interessante para dirigir a trilogia: Mel Gibson... Lembram de Braveheart? :mrgreen:
     
  18. Alex deLarge

    Alex deLarge Usuário

    1- O filme foi ótimo com menos de 3 horas de duração cada um, e o Retorno do Rei deve ter umas 3 horas e alguma coisa... pelo jeito
    2-Se fosse mais, seria melhor, dirigido Peter Jackson
    3- Uma versão com Akira Kurosawa seria bacana... mas ele ia detonar o livro mais que o Peter Jackson pra torna-lo mais intelectual
    4-essa versão com 9 horas descrita seria um pé no saco
     
  19. Haldir o Elfo

    Haldir o Elfo Usuário

    hahahahaha :lol:
    Muito bom o texto, principalmente o último parágrafo
    Tudo bem, até aguentaria ficar 3:30h ou 4:00h num filme...
    Mas 7 ou 9..
    Não, acho que não....
    só se fosse uma vez e pronto! :mrgreen:
     
  20. Gildor

    Gildor Usuário

    Putz, que desenterrada de tópico. Esse texto é mesmo muito bom :mrgreen:
     

Compartilhar