• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ilustrações por J.R.R. Tolkien

Estava relendo alguns trechos do J.R.R. Tolkien: Artist & Illustrator e do The Annotated Hobbit e achei alguns detalhes muto interessantes sobre uma gravura do Hobbit.

A gravura é Conversation with Smaug (Conversa com Smaug):
attachment.php

É uma imagem conhecidíssima, cheia de detalhes que muitas vezes passam despercebidos. A ilustração retrata o momento em que Bilbo, invisível, faz sua segunda visita à toca de Smaug e conversa com ele. Está presente geralmente no capítulo XII de O Hobbit, "Informação de dentro", e está presente desde as primeiras edições.

O primeiro detalhe a ser notado é que Bilbo está grande demais em relação ao dragão. Tolkien dá uma justificativa para isso na Carta 27, dizendo que o hobbit estava em outro plano, sendo invisível ao dragão.

Outro pormenor interessante é o fato que que Bilbo está usando botas. Como lemos na descrição dos hobbits feita no próprio livro, os hobbits "não usam sapatos porque seus pés já têm uma sola natural semelhante ao couro". Essa é uma dos erros do livro. Tolkien menciona, na mesma carta mencionadaacima, que Bilbo adquire botas em Valfenda, e na volta para casa, deixa as botas em Valfenda novamente.

Voltemos agora a nossa atenção para a imensa pilha de ouro e tesouros de Smaug. No topo da pilha, vemos algo com muito brilho. Isso é provavelmente a Pedra Arken, tão cobiçada por Thorin. Perto e à esquerda do fim do rabo do dragão vemos uma fileira de pedras verdes. Essas pedras poderiam ser o colar de esmeraldas de Girion, senhor de Valle, descrito no livro como feito de quinhentas esmeraldas verdes como grama.

Perto do canto esquerdo da figura, vemos um vaso de ouro com inscrições em Tengwar. As inscrições dizem "Ouro de Thror e Thrain, maldito seja o ladrão" (embora algumas letras estejam tampadas pela escada). Bem apropriado, não acham?

Notem perto de Bilbo algumas ossadas, provavelmente dos homens e animais de Esgaroth que Smaug levava para suas tocas na Montanha Soltária e comia.

Então, acharam mais algum detalhe interessante?
 

Anexos

  • Conversation with Smaug.jpg
    Conversation with Smaug.jpg
    140,2 KB · Visualizações: 1.164
Mais legal do que ver as imagens elaboradas de artistas como Ted Nasmith, por exemplo, é ver as de Tolkien, não como um profissional, mas numa visão de como ele imaginava as coisas.

A imagem de Barad-dûr é um tanto conhecida e interessante pelo olhar dele. Era mais como uma torre de um castelo do que como as mirabolâncias que vemos.

Edição: procurei no tópico de Orthanc na área das Sete Maravilhas uma imagem de como Tolkien via Orthanc (ou de como ele sabia representá-la):

picture.php
 
Última edição:
Tuor, essa imagem de Orthanc é antiga, corresponde a uma descrição descartada que ele fez de Orthanc, num estágio mais primitivo da composição do SdA. Ele não fez nenhuma imagem que correspondesse fielmente às descrições finais. A mais próxima disso é uma figura bem diferente dessa daí e bem próxima da Orthanc do filme.

EDIT: A imagem que eu mencionei é esta aqui:
attachment.php

A imagem é muito clara, por isso não ficou muito bom quando eu escaneei. No HMe VIII e no Artist & Illustrator tem umas discussões muito boas sobre as relações entre as imagens e o texto, quando eu tiver mais tempo e disposição posso reler e fazer um post sobre isso.
 

Anexos

  • mirkwood.jpg
    mirkwood.jpg
    401 KB · Visualizações: 1.769
Última edição:
Então, acharam mais algum detalhe interessante?

Sempre reparei nas armas nas paredes também, provavelmente as mesmas que os anões usaram para se armar depois que a Montanha foi tomada.

Mas prestei atenção nos detalhes agora, e ví o tamanho do morcego no canto superior esquerdo. Imagino que esteja fora de escala, a menos que alguns vampiros de Sauron tenham sobrevivido a queda de Beleriand!
 
Eu sempre me perguntava o que Tolkien acharia dos desenhos de suas obras hoje em dia.
A Visão dele é bem simplista, e não tem muitos detalhes e nada muito marcante. Gostei dos desenhos postado mostrando a visão comum que Tolkien tinha de suas obras. Porém o que vemos hoje, é algo muito detalhado e que se distancia muito da visão primaria do escritor.
Tolkien via seu mundo (pelo que entendi dos desenhos), algo simples, unico, porém simploes, se nada daquelas muita inovações feitas por PJ nos filmes.
Quando a Ted, pnso que ele deva ter consultado alguns dos desenhos de Tolkien, caso não, acho que a imaginação dele deva estar em uma otima sintonia com a Tolkien. Calro que ele pecou em alguns desenhos super-detalhados, mas acho que não ultrapssou muido a visão do Mestre para com suas obras.
 
Quando a Ted, pnso que ele deva ter consultado alguns dos desenhos de Tolkien, caso não, acho que a imaginação dele deva estar em uma otima sintonia com a Tolkien. Calro que ele pecou em alguns desenhos super-detalhados, mas acho que não ultrapssou muido a visão do Mestre para com suas obras.
Eu também acho os desenhos do Ted Nasmith de um modo geral muito mais fiéis. Ele retrata as coisas de um modo geral como Tolkien as desenhou (é, balrogs não tem asas, viva o Ted que sabe das coisas:lol:). Mas o meu ilustrador preferido ainda é o Howe. A capa do Contos, por exemplo. A ilustração que o Ted fez da cena, - embora não totalmente certa, na minha opinião - é muito mais fiel que a do Howe, mas eu acho a do Howe muito mais massa.
 
Eu também acho os desenhos do Ted Nasmith de um modo geral muito mais fiéis. Ele retrata as coisas de um modo geral como Tolkien as desenhou (é, balrogs não tem asas, viva o Ted que sabe das coisas:lol:). Mas o meu ilustrador preferido ainda é o Howe. A capa do Contos, por exemplo. A ilustração que o Ted fez da cena, - embora não totalmente certa, na minha opinião - é muito mais fiel que a do Howe, mas eu acho a do Howe muito mais massa.
Tem desenhos e desenhos, eu já gosto mais das representações de lugares de Nasmith, quanto a certos personagens, prefiro Howe.
Como por exemplo:

Gandalf:
gandalf.jpg
Ulmo:
ulmo.jpg
Legolas e Gimli:
legolasgimli.jpg

Quanto a Ted Nasmith temos um Ulmo mais "aquático" por assim dizer:
TN-Ulmo_Appears_before_Tuor.jpg

Agora só me resta saber de quem é esse Ulmo-Travesti:
ulmo.jpg
:blah:
 

Anexos

  • gandalf.jpg
    gandalf.jpg
    150 KB · Visualizações: 29
  • legolasgimli.jpg
    legolasgimli.jpg
    293,3 KB · Visualizações: 32
  • TN-Ulmo_Appears_before_Tuor.jpg
    TN-Ulmo_Appears_before_Tuor.jpg
    92,6 KB · Visualizações: 32
  • ulmo.jpg
    ulmo.jpg
    478,4 KB · Visualizações: 32
Eu acho o Ulmo do Nasmith muito bizarro. O último então, nem se fala. Parece que saiu do filme da Pequena Sereia.:lol:
 
Como prometido, trago aqui algumas imagens e descrições de Orthanc mais antigas.

Tolkien fez cinco desenhos de Orthanc, e os nomeou, de acordo com a ordem de composição, como Orthanc 1, 2, 3, 4, 5.

O desenho Orthanc I é o postado pelo Tuor e que reproduzo novamente abaixo:
picture.php

Corresponde a uma descrição mais antiga de Orthanc, que posto abaixo:
E no centro para qual todos os caminhos ladeados por correntes corriam estava uma torre, um pináculo de pedra. Sua base, que tinha duzentos pés de altura, era um cone de pedra deixado pelos antigos construtores e smoothers [não achei o significado exato da palavra] da planície, mas agora sobre ela erguia-se uma torre de alvenaria, nível por nível, andar por andar, cada um menor que o anterior. Ela terminava pequena e plana, então no topo havia um amplo espaço de cinquenta pés de largura, alcançado por uma escada que chegava pelo meio.

A tradução é minha e não é totalmente exata. Podem haver algumas imprecisões nas palavras, mas a tradução é de um modo geral fiel ao original.


A descrição acima corresponde quase exatamente ao desenho Orthanc (1), exceto por um detalhe: enquanto na descrição o topo da torre é um espaço plano e vazio, no desenho podemos ver três "chifres", presente até as versões finais do livro. Note o círculo de pedras de Isengard ao fundo. Os autores do livro JRR Tolkien: Artist & Illustrator, fazem um comentário pertinente: Orthanc nesse desenho lembra os zigurates da Mesopotâmia, mas com níveis circulares em vez de retangulares.

Os desenhos Orthanc (2), Orthanc (3) e Orthanc (4) foram feitos em uma única folha de papel. São desenhos não finalizados completamente, mais rascunhos para ajudar Tolkien na descrição e visualização do que ilustrações propriamente ditas.
attachment.php

Orthanc (2) é o desenho mais escuro no centro e Orthanc (3) e Orthanc (4) são os rascunhos a direita e a esquerda, respectivamente.

O desenho Orthanc (2) tem a mesma concepção geral da torre que o primeiro desenho. A diferença é que a torre é mais 'esbelta', mais 'fina', como Tolkien diz na descrição de Isengard correspondente a esse desenho. É nessa fase também que os "chifres" da torre entram na descrição de Orthanc.

Os desenhos Orthanc (3) e Orthanc (4) apresentam novas características importantes. Tolkien mesmo as descreve em um de seus rascunhos:
A rocha deveria ser íngreme e dividida e a torre deveria ser fundada sobre um arco (com "chifres" maiores no topo).

Outros desenhos que Tolkien fez de Isengard nessa mesma época mostram essa concepção da torre formando um "arco" sobre a rocha:
attachment.php

A última imagem, Orthanc (5), representa uma completa reformulação na concepção da Torre.
attachment.php

Orthanc perde a estrutura nivelada e vira uma torre multifacetada. A base da torre agora se confunde com a própria, não sendo mais um bloco de rocha disforme, mas esculpida no formato da torre. Compare o desenho (o último que Tolkien fez da torre) com a descrição feita em As Duas Torres:
Era um pico e uma ilha de pedra, negros e de um brilho estonteante: quatro pilares multifacetados foram unidos num só, mas perto do topo eles se abriam em chifres escancarados, seus pináculos agudos como pontas de lança, as bordas constantes como facas. Entre eles havia um espaço estreito e ali, sobre um chão de pedra polida e com inscrições estranhas, um homem poderia ficar de pé cento e cinquenta metros acima da planície.
 

Anexos

  • Orthanc HMe VI 001.jpg
    Orthanc HMe VI 001.jpg
    249 KB · Visualizações: 900
  • Isengard arco.jpg
    Isengard arco.jpg
    87,2 KB · Visualizações: 878
Última edição:
Muito bom ver a evolução da ideia e dos desenhos da Torre, mostra todo o cuidado que Tolkien teve com sua obra.
 
Eu nunca tinha gostado dos desenhos de Tolkien que apareciam nos livros. Eu achava que ele só era bom em fazer mapas...

Agora eu vi, com estas imagens, vi que ele desenhava bem. Não aquelas artes rebuscadas de hoje em dia, como o pessoal comentou aqui, mas com um estilo mais rústico, medieval.

Eu posso estar errado, mas as ilustrações de Tolkien lembram muito pinturas da época do Japão feudal.
 
Os desenhos do Hobbitt, realmente sempre me chamaram atenção pelos detalhes peculiares, como se logo que olhasse outro desenho do Tolkien eu já saberia que era dele.
São poucos os desenhistas que eu conheço que projetaram as obras de Tolkien, um deles que eu adoro as obras é o John Howe.
 
Sempre me interessei pelas ilustrações do Professor... É intreressante que Orthanc é um dos meus lugares favoritos, e isso se reflete no último desenho, que eu considero um dos melhores dele!
 
O que me deixa mais impressionado é a técnica! Mesmo que Tolkien não fosse um exímio desenhista, ele sabia muito bem o que estava fazendo. Vejam, por exemplo, na ilustração que o Célio entitulou de "Orthanc I". Reparem na perspectiva do desenho. Vejam como a linha de colunas tem profundidade; vejam como os objetos em primeiro plano são muito mais bem detalhados que os dos planos seguintes. Além de forma, volume e sombras.

Se Tolkien tivesse feito umas aulinhas, teria ilustrado sozinho e com perfeição toda a sua obra!

Era um artista completo!
 
Concordo com você, Snaga. Os desenhos tem uma técnica muito boa. Um curso teria feito de Tolkien um excelente ilustrador. Talvez ilustrasse melhor que o Howe ou o Nasmith.

Só uma correção: não fui eu quem intitulou a figura como Orthanc (1). Foi o próprio Tolkien que o fez, dá até pra ver o título no cantinho da figura.
 
Aiya

Nossa, adorei os desenhos, também gosto muito de desenhar. Infelizmente o tempo é um póuco curto e eu só tenho a triologia do Anel, abaxei alguns livros da internet mas é ruim ler pelo computador. Valeu pela oportunidade de ver essa obra-prima.

<meta http-equiv="CONTENT-TYPE" content="text/html; charset=utf-8"><title></title><meta name="GENERATOR" content="BrOffice.org 3.1 (Win32)"><style type="text/css"> <!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --> </style> Harya vanima aurë
<meta http-equiv="CONTENT-TYPE" content="text/html; charset=utf-8"><title></title><meta name="GENERATOR" content="BrOffice.org 3.1 (Win32)"><style type="text/css"> <!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --> </style> Nai anar caluva tielyanna
 
Cada dia que passa o nosso Saudoso professor Tolkien nos surpreende mais, gostei muito do tópico e dos desenhos postados. É assim que a cada dia o Fórun Valinor cresce mais, pois tem pessoas dedicadas a mostrar o que Tolkien fez de melhor em suas obras. Parabéns pelo tópico!!!!
 
As ilustrações do Tolkien em Roverandom também são muito lindas. Ele desenhava muito bem com certeza. Gosto muito de desenhar e sei que não é tarefa das mais simples criar um desenho do nada, só imaginar um cenário e passá-lo pro papel.
 
Estas ilustraçoes mostram mm a tamanha criatividade que Tolkien tinha, quem me dera desenhar assim, o que eu acho q está mm perfeito é o Orthanc I, os traços do desenho, pff, quem me dera mm, era uma pessoa mais feliz, so consigo desenhar c base de alguma coisa, mas o Tolkien desenhava mm de raiz, muito fixe, sem duvida :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo