• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ilustrações por J.R.R. Tolkien

A Visão dele é bem simplista, e não tem muitos detalhes e nada muito marcante. Gostei dos desenhos postado mostrando a visão comum que Tolkien tinha de suas obras. Porém o que vemos hoje, é algo muito detalhado e que se distancia muito da visão primaria do escritor.
Tolkien via seu mundo (pelo que entendi dos desenhos), algo simples, unico, porém simploes, se nada daquelas muita inovações feitas por PJ nos filmes.


Sempre achei as ilustrações de O Hobbit infantis demais - talvez eu pense um pouco como PJ e prefira algo mais complexo :obiggraz: Mas, entra naquele mérito: esse livro é mais infantil. Entretanto, admiro muito suas ilustrações - são autênticas (bem como seu mundo) e bem feitas!

Não me recordo se há referências, se houver me corrijam, mas e aquela escada sobre o vaso? Smaug não precisava disso, né? :lol:
 
Onde você conseguiu essas páginas desses livros se estão fora de impressão, Meneldur.

Ou você tem contatos com mortos mesmo? (rsrsrsrsrs)
 
Esse tópico foi mesclado pela moderação?
Eu me lembro de discutir as ilustrações de Orthanc, mas não me lembro de ter visto o início desse tópico com as ilustrações de Taniquetil e tudo o que o Meneldur postou sobre o livro dele.

Menel, ONDE você conseguiu esse livro?

Estava relendo alguns trechos do J.R.R. Tolkien: Artist & Illustrator e do The Annotated Hobbit e achei alguns detalhes muto interessantes sobre uma gravura do Hobbit.

A gravura é Conversation with Smaug (Conversa com Smaug):
attachment.php

É uma imagem conhecidíssima, cheia de detalhes que muitas vezes passam despercebidos. A ilustração retrata o momento em que Bilbo, invisível, faz sua segunda visita à toca de Smaug e conversa com ele. Está presente geralmente no capítulo XII de O Hobbit, "Informação de dentro", e está presente desde as primeiras edições.

O primeiro detalhe a ser notado é que Bilbo está grande demais em relação ao dragão. Tolkien dá uma justificativa para isso na Carta 27, dizendo que o hobbit estava em outro plano, sendo invisível ao dragão.

Outro pormenor interessante é o fato que que Bilbo está usando botas. Como lemos na descrição dos hobbits feita no próprio livro, os hobbits "não usam sapatos porque seus pés já têm uma sola natural semelhante ao couro". Essa é uma dos erros do livro. Tolkien menciona, na mesma carta mencionadaacima, que Bilbo adquire botas em Valfenda, e na volta para casa, deixa as botas em Valfenda novamente.

Voltemos agora a nossa atenção para a imensa pilha de ouro e tesouros de Smaug. No topo da pilha, vemos algo com muito brilho. Isso é provavelmente a Pedra Arken, tão cobiçada por Thorin. Perto e à esquerda do fim do rabo do dragão vemos uma fileira de pedras verdes. Essas pedras poderiam ser o colar de esmeraldas de Girion, senhor de Valle, descrito no livro como feito de quinhentas esmeraldas verdes como grama.

Perto do canto esquerdo da figura, vemos um vaso de ouro com inscrições em Tengwar. As inscrições dizem "Ouro de Thror e Thrain, maldito seja o ladrão" (embora algumas letras estejam tampadas pela escada). Bem apropriado, não acham?

Notem perto de Bilbo algumas ossadas, provavelmente dos homens e animais de Esgaroth que Smaug levava para suas tocas na Montanha Soltária e comia.

Então, acharam mais algum detalhe interessante?
Fora o que está escrito no vaso e as esmeraldas, todo o restante eu já tinha percebido! hehe
 
Saitor, que tópico bacana, gostei muito das imagens, especialmente: Taniquetil (que eu já tinha visto) e Beleg encontrando Gwindor.

E eu tenho uma no meu acervo, da qual gosto bastante e em cujo site, onde a salvei, dizia ser do próprio Tolkien. Não sei se é, mas é bonita:

attachment.php

Será que esse rio aí é o Teiglin? Mas ainda não deve ser Cabed-en-Aras (Estou supondo que Cabed-en-Aras é um lugar, acima e em outro ponto do rio Teiglin), pois este da imagem é um lugar plano.

De qualquer forma, ver as imagens desenhadas por ele é especial, pois é o mundo dele, visto por ele. Demais.
 

Anexos

  • Glaurung decide perseguir Túrin, por Tolkien.jpg
    Glaurung decide perseguir Túrin, por Tolkien.jpg
    191,9 KB · Visualizações: 416
Última edição:
Aster, é do Tolkien sim. É bem antiga, data de mais ou menos Setembro de 1937, e mostra Glaurung (naquela época chamado de Glórund) saindo de Nargothrond.
 
São imagens rústicas, mas por isso são perfeitas. Tolkien era o cara! Quem dera que ele tivesse desenhado tanto quanto ele escreveu...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo