1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

História da Vida Privada (Vários)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Anica, 24 Abr 2009.

1. Anica

Anica Usuário

Eu já ouvi falar várias vezes dessa coleção, ms confesso que não me animava muito para comprá-la por causa do preço (já vi livros chegando na casa dos 90 reais). Porém, a Companhia das Letras está lançando a coleção agora no selo Companhia de Bolso, e com isso ela fica muito mais acessível.

Vol. 1: Prefaciado pelo historiador francês Georges Duby, que dirige a coleção ao lado de Philippe Ariès, este primeiro volume cobre um período de cerca de oito séculos, do declínio do Império Romano à Alta Idade Média ocidental e à Bizâncio dos séculos X e XI. O livro reúne ensaios que examinam a vida cotidiana de cidadãos e escravos, senhores e servos — sua sexualidade, o casamento, a família, as diversas formas de moradia, as atitudes religiosas e as práticas funerárias —, compondo um quadro dos comportamentos individuais e sociais no período abordado.

Vol.2:Tratando do período que se estende do ano mil até a Renascença, a obra traça em linguagem acessível um vívido painel de instituições e costumes de fundamental importância para a compreensão do surgimento do homem moderno. Recorrendo a documentos diversos, como cartas, memórias, obras literárias, contratos e à cultura material, os autores realizam um verdadeiro trabalho arqueológico em torno do ainda obscuro domínio da vida privada ao longo destes cinco séculos na Europa.

Vol.3:Divido em três partes, o volume oferece um quadro abrangente, mas de enorme detalhamento e variedade, de um dos períodos cruciais na história do Ocidente: da Renascença ao chamado Século das Luzes. Nesta época marcada pela ampliação do poder estatal, são analisados o desmoronamento da sociabilidade comunitária, o avanço da alfabetização e da difusão dos livros, as formas de piedade solitária incentivadas pelo protestantismo e pela Contra-Reforma, enfim, os diversos fatores que contribuíram para dilatar a separação entre o público e o privado, consolidando a sensibilidade e o individualismo que caracterizaram a era moderna.

Vol.4:Um amplo panorama do século xix compõe o núcleo central deste volume, que aborda o avanço acelerado da industrialização, a mobilização dos trabalhadores, a redefinição dos papéis sociais de mulheres e crianças, e outras transformações profundas desencadeadas pela Revolução Francesa. As análises estendem-se até a Primeira Guerra Mundial, evento que marcou a precipitação, o bloqueio e o desvio da modernidade do qual somos herdeiros
    diretos.

Vol.5:Neste quinto e último volume da coleção História da vida privada, examina-se de que maneira os espaços privados e públicos se articulam no século xx. Para isso, os autores recorrem a uma dupla perspectiva: por um lado, a de uma história do segredo — pessoal, familiar e mesmo no âmbito de coletividades mais amplas; por outro, a de um exame da heterogeneidade de grupos mais ou menos estruturados — católicos, protestantes, judeus, imigrantes, comunistas.

Chega nas livrarias no dia 30 desse mês, com preço sugerido de 33 reais por volume.

2. Anica

Anica Usuário

a caixa completa sai por 100 reais na saraiva -> http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2644389&ID=C9560BBD7D905130838390031 (quase o preço de um único volume da edição original o_O)

3. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

[align=justify]Putz, essa coleção é muito boa, usei ela na universidade algumas vezes e, inclusive, a Denise Bottmann ajudou na tradução de alguns volumes ou textos (não sei ao certo) dessa coleção. Recomendo, é uma leitura não tão complexa e ajuda muito a compreender uma série de questões que não costumam aparecer em livros didáticos e tudo mais.[/align]

4. kika_FIL

kika_FIL Usuário

Eu tenho!!!! É linda, e eu uso pra consultas (quando construo meus tadinhos personagens...) tem lugar de destaque na minha estante da sala, junto com minha coleção de romances históricos e meus sandman.. ^^

5. Marcileia

Marcileia Usuário

Na lista para ler. E tem na biblioteca da facul!!!!!

Compartilhar