• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

História da Vida Privada (Vários)

Anica

Usuário
Eu já ouvi falar várias vezes dessa coleção, ms confesso que não me animava muito para comprá-la por causa do preço (já vi livros chegando na casa dos 90 reais). Porém, a Companhia das Letras está lançando a coleção agora no selo Companhia de Bolso, e com isso ela fica muito mais acessível.

Vol. 1: Prefaciado pelo historiador francês Georges Duby, que dirige a coleção ao lado de Philippe Ariès, este primeiro volume cobre um período de cerca de oito séculos, do declínio do Império Romano à Alta Idade Média ocidental e à Bizâncio dos séculos X e XI. O livro reúne ensaios que examinam a vida cotidiana de cidadãos e escravos, senhores e servos — sua sexualidade, o casamento, a família, as diversas formas de moradia, as atitudes religiosas e as práticas funerárias —, compondo um quadro dos comportamentos individuais e sociais no período abordado.

Vol.2:Tratando do período que se estende do ano mil até a Renascença, a obra traça em linguagem acessível um vívido painel de instituições e costumes de fundamental importância para a compreensão do surgimento do homem moderno. Recorrendo a documentos diversos, como cartas, memórias, obras literárias, contratos e à cultura material, os autores realizam um verdadeiro trabalho arqueológico em torno do ainda obscuro domínio da vida privada ao longo destes cinco séculos na Europa.

Vol.3:Divido em três partes, o volume oferece um quadro abrangente, mas de enorme detalhamento e variedade, de um dos períodos cruciais na história do Ocidente: da Renascença ao chamado Século das Luzes. Nesta época marcada pela ampliação do poder estatal, são analisados o desmoronamento da sociabilidade comunitária, o avanço da alfabetização e da difusão dos livros, as formas de piedade solitária incentivadas pelo protestantismo e pela Contra-Reforma, enfim, os diversos fatores que contribuíram para dilatar a separação entre o público e o privado, consolidando a sensibilidade e o individualismo que caracterizaram a era moderna.

Vol.4:Um amplo panorama do século xix compõe o núcleo central deste volume, que aborda o avanço acelerado da industrialização, a mobilização dos trabalhadores, a redefinição dos papéis sociais de mulheres e crianças, e outras transformações profundas desencadeadas pela Revolução Francesa. As análises estendem-se até a Primeira Guerra Mundial, evento que marcou a precipitação, o bloqueio e o desvio da modernidade do qual somos herdeiros
diretos.

Vol.5:Neste quinto e último volume da coleção História da vida privada, examina-se de que maneira os espaços privados e públicos se articulam no século xx. Para isso, os autores recorrem a uma dupla perspectiva: por um lado, a de uma história do segredo — pessoal, familiar e mesmo no âmbito de coletividades mais amplas; por outro, a de um exame da heterogeneidade de grupos mais ou menos estruturados — católicos, protestantes, judeus, imigrantes, comunistas.

***

Chega nas livrarias no dia 30 desse mês, com preço sugerido de 33 reais por volume.
 
a caixa completa sai por 100 reais na saraiva -> http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2644389&ID=C9560BBD7D905130838390031 (quase o preço de um único volume da edição original o_O)
 
[align=justify]Putz, essa coleção é muito boa, usei ela na universidade algumas vezes e, inclusive, a Denise Bottmann ajudou na tradução de alguns volumes ou textos (não sei ao certo) dessa coleção. Recomendo, é uma leitura não tão complexa e ajuda muito a compreender uma série de questões que não costumam aparecer em livros didáticos e tudo mais.[/align]
 
Eu tenho!!!! É linda, e eu uso pra consultas (quando construo meus tadinhos personagens...) tem lugar de destaque na minha estante da sala, junto com minha coleção de romances históricos e meus sandman.. ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo