• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hai Kai

L

Liv

Visitante
São poemas, né? :gira:

Quais são os melhores? Qual o seu autor favorito? :lendo:
 
Em matéria de Haikai, Helena Kolody é perfeita!!!! Minhas preferidas:

Qual?

"Damos nomes aos astros...
Qual será nosso nome
nas estrelas distantes?"

Poesia mínima

"Pintou estrelas no muro
e teve o céu
ao alcance das mãos."

Dom

"Deus dá a todos uma estrela.
Uns fazem da estrela um sol.
Outros nem conseguem vê-la"

Arco-íris

"Arco-íris no céu.
Está sorrindo o menino
Que há pouco chorou"

Leminski também era maravilhoso... Alguns dos meus preferidos:

"vazio agudo
ando meio
cheio de tudo"

"ameixas
ame-as
ou deixe-as"

"amar é um elo
entre o azul
e o amarelo"

:)
 
Talvez vocês gostem deste site então: http://seabra.com/haikai/
Haikais randômicos =]

(Adoro os da Alice Ruiz. Se algum dia quis pirar para esses lados, foi por causa do Desorientais que li coisa de uns 10 anos atrás).
 
"Pintou estrelas no muro
e teve o céu
ao alcance das mãos."

Nossa!!!!
Eu tinha visto isso pintado em um muro de São Paulo muito tempo atrás e achei a coisa mais linda do mundo... não sabia que era um hai kai, muito menos a autora! Ganhei meu dia ^^

Então... mas sobre hai kais, eu não entendo muito não. Falta conhecer bons autores, ou simplesmente autores
 
Pepper disse:
"Pintou estrelas no muro
e teve o céu
ao alcance das mãos."

Nossa!!!!
Eu tinha visto isso pintado em um muro de São Paulo muito tempo atrás e achei a coisa mais linda do mundo... não sabia que era um hai kai, muito menos a autora! Ganhei meu dia ^^

Aqui em Curitiba também tem um muro com esse Haikai :) é bem lindo né? É um muro de uma escola e tem um monte de estrelinhas :)

Anica disse:
Talvez vocês gostem deste site então: http://seabra.com/haikai/
Haikais randômicos =]

Muito boa dica Anica!!!!

Sou viciada em Haikais... Queria tatuar um :) o problema que eu gosto de tantos que ia virar um caderno de classificados!

Acho tão dificil conseguir tanta coisa em tão poucas letras, que quem faz eu admiro muito!!!!!

A Dona Helena, que os céus a tenha, morava em Curitiba, e sempre recebia seus fãs em casa... Ela era tão doce, e tão afinada que se vc pedisse "faz um haikai pra mim?" ela inventava um na hora! O pessoal comenta na comunidade no orkut diversos poeminhas inéditos que são muito legais, ela era realmente uma pessoa inspirada e inspiradora! :)
 
Haikai ou Haicai... ou como vc pronunciou Rai Cai huhuhuh é tipo uma poesia pequena que é comum na tradição japonesa (por isso o nome!) que tem como caracteristica dizer muito em pouco, tipo, ser objetivo. Diz a lenda que no Japão era usado como tipo um mantra sabe??? Como um incentivo espiritual, sei lá!

Tem alguns que tem forma rígida (com rimas, contagem de silabas métricas, rimas internas) e outros que são livres, mas sempre conservando a caracteristica de ser prático, curto, direto, e frequentemente com apenas 3 linhas...

Tipo um poema pílula ou um biscoito da sorte huhuhuh
 
Lembrando que os haikais originais, além da métrica fixa (acho que é 5-7-5, não tenho certeza), também falavam necessariamente sobre a natureza, especialmente as quatro estações. =]
 
A estrutura tradicional do Hai Kai é a de 5-7-5 mesmo, apesar de existirem outras formas mais ou menos rígidas. Como a do Guilherme de Almeida, com a rima interna e tals:

Wikipedia disse:
O primeiro autor a popularizar o haicai no Brasil foi Guilherme de Almeida, que não só o dotou de estrutura métrica rígida, mas ainda de rimas e título. No esquema proposto por Almeida, o primeiro verso rima com o terceiro e o segundo verso possui uma uma rima interna (a 2ª sílaba rima com a 7ª sílaba). A forma do haicai de Guilherme de Almeida ainda tem muitos praticantes no Brasil.

Amei a idéia de "pilula de poesia". Como um remedinho que a gente toma de vez em quando pra melhorar o dia :]

Pra compensar meu desconhecimento sobre Hai Kais, fiz uma pesquisinha rápida XD
Achei esse lindo do Paulo Leminski

primeiro frio do ano
fui feliz
se não me engano
 
Pepper disse:
Amei a idéia de "pilula de poesia". Como um remedinho que a gente toma de vez em quando pra melhorar o dia :]

É assim mesmo que eu interpreto... As vezes tinha costume tb de colocar legendas de fotos com nomes de haikais, pra exprimir o sentimento daquela imagem... quando o fotolog vivia huhuhuh
 
Eu gosto do Hai Kai da Cecília Meireles:

"Uma libélula rubra.
Tirai-lhe as asas:
Uma pimenta."

Tenso né 8D

E outro, do Guilherme de Almeida:

"Um gosto de amora
Comida com sol. A vida
Chamava-se: "Agora."
 
Normal, Guilherme de Almeida é um haicaísta de mão cheia, e de extremo rigor formal. São dele também estes:

HISTÓRIAS DE ALGUMAS VIDAS

Noite. Um silvo no ar.
Ninguém na estação. E o trem
passa sem parar.


NÓS DOIS

Chão humilde. Então,
riscou-o a sombra de um vôo.
"Sou céu!" disse o chão.


CARRILHÃO

Assusta-se e foge o
enorme tempo que dorme
no velho relógio.
 
[align=justify]Lembro até hoje de um que vi no livro O Senhor Embaixador, do Érico Veríssimo (se não me engano era uma pesonagem russa e ruiva que fazia essas hai kai's):[/align]


Jardineiro Insensato


Passou a vida
a cultivar sem saber
a flor da morte
 
Segundo um amigo meu (sansei), a estrutura do hai kai deve invocar uma estação, uma cor e um sentimento...
 
Sim, o haicai tradicional - japonês - exige que um dos versos remeta a uma estação do ano - tal verso recebe o nome de "kigo". E também não traz a noção do "eu", não costuma ser filosófico, nem nada. Mas sabe como é brasileiro, né? Trouxeram para cá e deturparam tudo. =D Acabou que chamam de haicai qualquer coisa com três versos... Uns se esforçam por pelo menos manter o metro (caso do Guilherme de Almeida); outros nem isso.

Eu particularmente acho que o haicai, com o seu tamanho mínimo (se for respeitado), não dá muita margem a construções poéticas, na língua portuguesa. Na nossa língua, a "pílula poética" por excelência sempre foi a quadrinha popular, muito mais adequada à características do português.

Alguns defenderão essa liberdade formal e temática que se popularizou. Eu diria que quase sempre essa "liberdade" é mais relaxamento do que qualquer outra coisa. Nada impede um poeta de compor poemas com três versos; eu só não acho lícito chamar-lhes "haicais" se não conservarem algumas características básicas. Para tais poemas, bastava chamar-lhes "tercetos", e pronto. Como temos as "quadras".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo