• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf x balrog

Oras, pq não?
O Balrog de Moria era muito poderoso. Se estivesse a serviço de Sauron seria um dos seus grandes trunfos numa batalha. :yep:
 
Última edição:
Não era a visão de Tolkien, pois, assim como dissertado no ensaio que trata a questão Melkor e Sauron, nos é deixado claro que Sauron não era um ainda Senhor absoluto, como fora seu Mestre, e ainda não estava imerso no mesmo âmbito niilista (um dos motivos de mantê-lo mais efetivo na Segunda e Terceira Era que Melkor fora na Primeira), e consequentemente, não capaz de ter Ainur subordinados diretamente sob seu comando.
Como já tratado antes, a tentativa de aliança com Saruman é tudo que temos de seu trato com um Ainu, e não foi algo que obteve êxito total.
Sauron era o mais forte dos servos de Melkor, mas ainda assim um servo, e um Ainu, assim como o Balrog. É esse o motivo de não fazer parte da lógica do autor essa aliança.

Abraços.
 
Complementando: Sauron não era o Senhor Absoluto nem dos orcs, quem dirá do Balrog. Os orcs ainda tinham sua liderança em Morgoth, seguiam Sauron por esse ser um tenente de seu Chefe. Puramente etimologicamente, Sauron era o Mestre, mas Morgoth era o Chefe e Senhor dos Orcs.
 
Eu não entendi bem esse negocio do balrog sentir o poder maligno, vejamos, se ele sentiu o poder maligno do um ele se aproximaria para que?, fazer amizade, testar sua força, tomar o anel para si?, eu não acho provavel o balrog saber do anel, acho que foi mais instinto mesmo, simplesmente, ele como novo senhor de moria foi destruir os intrusos que em seu território estavam, agora o modo que ele acho eles num local tão grande quanto moria ainda me deixa confuso, por isso acho provavel que ele tenha sentido um poder semelhante, afinal grande parte do poder de saurom estava no um, talvez até o balrog por já ter servido a saurom sentiu que o pupilo de seu senhor, o qual ja foi subordinado estava ali aprisionado e tentou salvo-lo por lealdade acho eu.
 
Eu não disse que o Balrog estava sob o comando de Sauron, pelo contrário.
Eu disse que ele era uma criatura de grande poder e se estivesse a serviço de algum Senhor, como Sauron, não seria um mero soldado.
 
Fogo negro: como todo o demônio, um balrog é de todo o mal, ele é formado pela chama de maldade, que nunca se consome cedida a ele por Melkor, aliás o fogo negro pode significar o próprio Melkor...

Sombra: Pelo que observei, há três significados possíveis...

1- Melkor: a sombra da maldade dele, pavor e caos provocado pelo Vala, último, mas não menos importante a sua ganância.
2- Suron: servidor de Melkor, que possívelmente estava sob o controle do "Senhor do escuro"...
3- A maldade e a sombra que se abatiam sobre a terra média nestes instantes decisivos.

Acredito que esteja certo, se não estiver me perdoem...:cerva:
 
Sim, Calim, eles o temiam e por isso o seguiam, mas eles o odiavam. Apenas, quis dar a ênfase da diferença entre Sauron e Morgoth, não que realmente precisassem.

Aliás, um excelente texto de Tolkien sobre os orcs pode ser encontrado aqui na Valinor, estou deixando o link, para facilitar:
Clique aqui para ler o artigo sobre Orcs!
 
A questão de mero soldado foi ilustrativa, porém, a questão rebatida foi: Balrog servir a Sauron. Não seria possível, no máximo poderia ser estabelecido um elo, mas não ser "servo", aliás, o que acaba nos colocando mais uma vez na questão dos "sês", e é desinteressante. O Balrog não estava a mando de Sauron.

Abraços.
 
A questão de mero soldado foi ilustrativa, porém, a questão rebatida foi: Balrog servir a Sauron. Não seria possível, no máximo poderia ser estabelecido um elo, mas não ser "servo", aliás, o que acaba nos colocando mais uma vez na questão dos "sês", e é desinteressante. O Balrog não estava a mando de Sauron.

Abraços.

Isso sem duvida...

e duvido muito também que o Balrog não soubesse que Sauron estava " de pé"... ou melhor se recuperando.

O Balrog já estava acordado a tempo suficiente para ao menos sentira força de Sauron
 
Mas talvez não quisesse perder seu pequeno domínio, e para isso não chamou atenção para si.
Sauron certamente sabia do Balrog, pois conhecia a história sobre o que acontecera aos anões muitos anos antes, assim como sabia de Laracna.
Para Sauron, o melhor era evitar qualquer associação direta com aqueles que não podiam controlar completamente, não arriscaria criar um segundo Lammoth ou mesmo ferrar sua campanha pra usar o Balrog e Laracna para seus propósitos, então, simplesmente mantinha-os em suas posições, já que impediam a passagem de inimigos onde estivessem.
 
Concordo com o caliba e o aracano, realmente Saurom não podia controlar o balrog e laracna e simplesmente os ignorou em parte, afinal as posições que cada uma dessa criaturas estavam eram posições estrategicamente muito uteis para saurom.
 
Quem era mais forte, Smaug ou Sauron? Afinal ambos eram servos de Morgoth.

Smaug podia ser um Dragão, mas Sauron era um dos mais poderosos Maiar que havia. A diferença entre as capacidades deles era considerável, sendo Sauron sem dúvida alguma mais poderoso. A questão pode no entanto tornar-se enganosa e mais complicada, pois no que toca a "força", talvez Smaug conseguísse ser melhor que Sauron - afinal Sauron não tinha uma forma física muito complexa, usava o seu poder em coisas mais relevantes, e se Smaug quisesse ir até Barad-dûr fritar Sauron, provavelmente conseguiria fazê-lo. A diferença é que mesmo que o fizesse, Sauron poderia voltar na mesma mais tarde, enquanto que na situação inversa o dragão estaria morto de vez.
 
Quem era mais forte, Smaug ou Sauron? Afinal ambos eram servos de Morgoth.
Você se refere a uma hipotética luta Smaug x Sauron ou a quem de fato teve mais poder no seu auge? Impossível responder a primeira com certeza, a segunda nem temos o que ponderar.

O fato de um servo de Morgoth ter condições de vencer a Sauron numa luta 1 x 1 não impede que ele se subordine aos seus propósitos, mesmo que de forma inconsciente, aliás, o grande poder de Sauron estava justamente nesse subterfúgio.

Não quero dizer que Smaug, o Barlrog de Moria ou até mesmo Laracna fossem de fato servos de Sauron, mas duvido que se negassem a obedecer uma ordem direta. Por que ir contra o poder que caminhava em direção ao domínio da terra-média se nenhum prejuízo teriam com a manutenção de Sauron no comando?

Saruman, por exemplo. Não era de maneira nenhuma servo de sauron, mas servia aos seus propósitos. Sauron fingia não saber das reais intenções de Saruman e se aproveitava das vezes que o fingido trabalhava a seu favor.

Sauron dominou a quase todos, ludibriou a maioria dos que não conseguiu se impor diretamente e ainda usou a seu favor até aqueles que se pensavam livres de sua influência. Poucos foram os que resistiram.

Na minha opinião o Balrog era senhor de Moria com o consentimento de Sauron, pois servia muito bem aos seus propósitos. Ele tinha ciência de que no dia que andasse fora da linha seria facilmente derrotado e devidamente expulso de lá. Não podemos afirmar que a relação fosse de servidão, muito mais parecida com o que vimos (entre muitas aspas, como diria nosso amigo Aracáno) vassalagem do período feudal europeu.
 
Última edição:
Smaug podia ser um Dragão, mas Sauron era um dos mais poderosos Maiar que havia. A diferença entre as capacidades deles era considerável, sendo Sauron sem dúvida alguma mais poderoso. A questão pode no entanto tornar-se enganosa e mais complicada, pois no que toca a "força", talvez Smaug conseguísse ser melhor que Sauron - afinal Sauron não tinha uma forma física muito complexa, usava o seu poder em coisas mais relevantes, e se Smaug quisesse ir até Barad-dûr fritar Sauron, provavelmente conseguiria fazê-lo. A diferença é que mesmo que o fizesse, Sauron poderia voltar na mesma mais tarde, enquanto que na situação inversa o dragão estaria morto de vez.


Vale lembrar também que o medo que Sauron inspirava era tamanho que ele poderia mobilizar uma força tremenda( seja de orcs, criaturas diversas etc) para destruir Smaug se assim fosse seu desejo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo