• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf x balrog

De qualquer forma, Sauron perdera muito do seu poder na Terceira Era, de fato, era mais fraco que na própria Segunda Era. Podemos ver como o poder de Sauron, poder no sentido livre da palavra, diminuiu desde a queda de Morgoth, a ponto de tornar-se pouco mais que uma sombra de si próprio na Terceira Era.

Isso é verdade, mas de qualquer forma na 3ª Era todos os Balrogs tinham desaparecido, à excepção do de Mória, pelo que não há meio de comparar, e ele continuava sendo o ser mais poderoso por aquelas bandas. No meu penúltimo post me estava referindo ao potencial inicial que ele possuia em relação aos demais Balrogs.

Isso estaria no Silma ou no SDA ?

Se estiver, será no Silma ou nos HoME. Mas não me lembro de nada assim.
 
Eu não sei se Sauron na 3a era teria condições de "controlar" um Balrong, mas na 1a era eu não duvido. Ele Era considerado o mais (ou um dos mais) poderoso de todos os Maiar.

Não dá mesmo pra ter certeza, mas eu acho que ele acabaria conseguindo,sim. Tanto pelo poder de persuasão como pelo próprio poder. Sauron não estava tão enfraquecido assim, o Gandalf era um maia e poderia ter agido de outra forma se o inimigo dele não fosse isso tudo. E a gente tem umas pistas de como Sauron ainda era forte: ele conseguiu fortalecer o rei-bruxo a ponto de tornar ele um inimigo relevante para o Gandalf. O Aragorn sozinho colocou vários nazgûl para fugir, inclusive o rei-bruxo; já em Pelennor o Gandalf, com todo seu poder, precisou peitá-lo sozinho pra ele recuar.
 
Acredito que só se realmente teria um controle sobre o Balrog se ele "deixasse".
Embora ambos fossem Maiar e Sauron comandasse vários Maiar anteriormente, sigo a linha dos colegas de que ele não teria poder para subjulgar um Maiar espírito de fogo nas condições nas quais se encontrava na terceira era.

Poderia ser que após todos os anos no escuro o Balrog gostaria de sair para o mundo afora, sair da Sombra.
Tanto que quando Gandalf diz para ele voltar ele não quer. Acredito que a medida que fora despertado pelos anões e que a sombra de Sauron (e portanto, SIM, a de Morgoroth pois aquele era sombra deste) uma inquietude crescente surgia no Balrog. Por muito tempo havia dormindo e ficado no escuro, longe dos acontecimentos.
Quem sabe se Sauron o convocasse para capitanear nas guerras do Sul ou ser um grande Senhor no Norte ele acabasse por se aliar a Torre Escura.

Mais aí defendo que teríamos aliança e não subjulgo pela força da vontade.

Sem mais!
 
O que mais me atrapalha são as traduções mal feitas às quais nos sujeitamos. Reencontrei parte da passagem que eu trouxe no primeiro post, agora no original.

"I am a servant of the Secret Fire, wielder of the Flame of Anor"

Aqui no original fica claro que o sujeito da oração "wielder of the Flame of Anor" é quem está falando, ou seja, o próprio Gandalf, ele é o "wielder". Assim, temos que a Chama de Anor é algo que Gandalf faz uso, que está em sua posse, afastando a hipótese de que Chama de Anor seja o Sol ou Eru.

Na minha opinião, discordando aqui de muitos, Chama de Anor é de fato Narya, pois Gandalf seria incapaz de ser "wielder" de Eru ou do Sol. Por que ele se refere ao anel por esse nome? Como todos sabemos os Três eram assunto tratado com sigilo absoluto, usar um termo que tentasse intimidar o Balrog sem espalhar aos quatro ventos que Narya estava com ele me parece algo muito sensato, principalmente para alguém prestes a morrer numa Moria infestada de orcs.

Ps: Não sou 'expert' em inglês e não vou entrar no mérito de qual seria o melhor termo para traduzir 'wielder', o fato de ser traduzido para a terceira pessoa quando Gandalf está falando na primeira pessoa já me irritou o suficiente.
 
Última edição:
Legal sua análise Vilya. Wield fica definido como empunhar, certo? Wielder portanto é quem está empunhando algo.

Acho, humildemente, que não se pode empunhar o Narya, tão somente acho cabe usá-lo. Embora ache muito lógica sua afirmação. Fogo/Chama vindo do anel do fogo.

Acho que o Wield está mais para Wield o cajado dele, quem sabe se você mostrasse mais do trecho pois no livro em portugues o Gandalf dale uma bomba com o cajado no chão. Acho que o que ele estava "wielding" no momento era seu cajado e este era sya representação de mago, enviado dos Valar, poderia se encontrar a chama que ele dizia empunhar...
 
Vilya, bela colocação, muito bem pesquisado; contudo atente ao fato de que Wield significar também "exercer", logo Wielder poderia ser "aquele que exerce o poder". De toda a forma Anor, "sol" em Sindarin poderia ser também Narya, já que era o Anel de Fogo.

Muito legal, mas ainda não podemos dizer que ERA isso ou aquilo, apenas interpretações, bem Anor é "sol" em Sindarin, só isso.
 
Acho, humildemente, que não se pode empunhar o Narya, tão somente acho cabe usá-lo. Embora ache muito lógica sua afirmação. Fogo/Chama vindo do anel do fogo.

Exatamente. Empunhar significa ter controle sob algo, certo? Humildemente faz uso, não empunha.
 
Bem colocado Isitimo.
E muito bem pesquisado Vilya, mas mesmo assim estamos longe de afirmações categóricas. E não creio ser uma referência a Narya, não faria sentido dizer abertamente ser portador de um dos três (que Sauron buscava), muito menos ao evocar seu "contra-poder" com relação ao servo de Melkor.
 
É, ajuda, mas a intenção de Vilya foi muito boa, de nortear a questão.
Agora já me posiciono contra o fato da chama de Arnor ser Narya. =]
 
Eu sabia que os maiar, e principalmente os Valaraukar não eram de fogo comum, mas possuíam poderes em suas formas, respectivamente humanóides e bestiais, quanto à chama de Anor, eu cheguei a pensar em Narya certa vez, mas a princípio achei besteira, agora que o Vilya organizou a idéia me parece mais provável.
Só não consigo desvendar a chama dos Balrogs, Gandalf chama o Balrog de chama de Udûn, seria ele o portador de um anel dos anões? Ou mesmo algo que já tivesse dentro de si, da mesma maneira que o Fëa de Olórin?
 
Creio que a chama de Udûn seja referência a umas das fontes do Poder de Melkor, usada inclusive por Sauron. Não que seja um dos Anéis.
A única coisa que me faz refutar, tanto a questão de Narya, quando de qualquer outro anel, é o fato de Gandalf declarar-se abertamente, em Moria, sendo o portador de um dos Três. Obviamente haviam muitos espiões e servos se Sauron em Moria.
 
Ele já havia se exposto quando protegeu o grupo do ataque dos Wargs, lembra?
Ele mesmo disse ter se revelado em sinais que podem ser lidos à distância.
Se revelar de novo não seria tão problemático na segunda vez.
Tá no inferno, abraça o capeta...
 
Faz sentido pensando assim; afinal, naquele momento era Guerra Aberta, declarada. Mas acho que chama de Udûn não iria fazer referência a um Anel dos anões...
Mesmo porque, qual sentido de um Balrog tê-lo pego?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo