• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf x balrog

Isso reforçaria a tese de uma alinaça entre Sauron e o Balrog de moria.
mas foi só uma teoria que passou pela minha cabeça.
 
Creio que esse Balrog de fato não estava ligado a Sauron; mesmo considerando essa fato como possível, se assim o fosse, ele teria sido mais útil em Batalha, que em Moria, espreitando a Comitiva. Como saberia que passariam por ali? Sauron cometeu um grave erro com Sméagol, e agora tentaria pegar o portador do Anel, não faz sentido. Gandalf acabara de se declarar.
Creio que não haja ligação (mas entendi sua colocação).
 
'Empunhar' é um termo usualmente empregado para traduzir 'to wield', de fato. Mas também podem ser usados 'portar' ou 'trazer consigo' numa tradução menos ao pé da letra. Um anel não é algo que se empunhe e Gandalf de fato empunhava seu cajado e sua espada. Mas não consigo me convencer de que fosse do cajado que Gandalf estivesse falando ao mencionar o Fogo de Anor, e também não faz sentido que fosse a espada. Mas se pensarmos no anel como sendo uma arma, num sentido figurado, ele estaria empunhando o anel.

Naquele momento Gandalf desesperado estava tentando desviar toda a atenção do Balrog para si para dar tempo para o resto da comitiva fugir, evitando não só a morte dos membros da sociedade, mas também que o Um caísse nas mãos do inimigo. Por que ele faria uma referência ao seu cajado e não tocaria no nome de sua espada, Glandring?

Na minha concepção, era um momento extremo, Gandalf começa se reveleando um servo de Eru, depois ameaça o Balrog com a maior de suas armas, a chama de Anor que ele "empunha/traz consigo", e aqui a interpreto como Narya. Correu o risco de todos saberem que um dos Três estava com ele, mas risco muito menor que o Um caísse nas mãos do inimigo.

Claro que não sou o dono da verdade, mas pelo que vimos até agora estou inclinado a pensar assim. :cerva:
 
Última edição:
Creio que esse Balrog de fato não estava ligado a Sauron; mesmo considerando essa fato como possível, se assim o fosse, ele teria sido mais útil em Batalha, que em Moria, espreitando a Comitiva. Como saberia que passariam por ali? Sauron cometeu um grave erro com Sméagol, e agora tentaria pegar o portador do Anel, não faz sentido. Gandalf acabara de se declarar.
Creio que não haja ligação (mas entendi sua colocação).

Eele não estava espreitando a comitiva, se eu não me engano saruman despertou o espirito de caradhras de modo a fazer com que a comitiva procurasse outro caminho, não lembro bem se ta no livro ou no filme que eu sempre me confundo, no entannto algo acordou o espirito lá preso em caradhras, não acordando abertamente, e isso fez com quem a comitiva fosse obrigada a escolher outro caminho eo menos longo seria por moria onde glimli achava que seus parentes estavam vivos, quando na realidade estavam todos mortos, parte pelo balrog e parte pelos globlins e orcs que lá moravam, daí o balrog os encontrou e simplesmnete os atacou por não se agradar da presença deles aqui, e outra, ele não estava sendo comandado por saurom, pois se assim fosse saurom já saberia que o um anel estava com eles muito tempo antes, e não enviaria apenas o balrog para pega-los, e mais outra, se saurom soubesse que o anel tava com eles por que ele comandaria o balrog contra gandalf só, ele tentaria destruir toda a comitiva para obter o um e não perderia tempo com gandalf, reforçando ainda a possibilidade dos balrogs não terem asas(não tem nada a ver mais essa discurssão não chegou ao fim em outro tópico), pois se tivesse passaria voando acima de gandalf e tentaria matar a maioria e depois o mago, se não achasse o anel, logo se achasse, pegaria o um e sairia vonado para mordor para devolve-lo a saurom, porém seria atacado pelas águias gigantes depois de muito lutar venceria talvez e chegaria são e salvo em mordor e saurom pegava o um eestaria tudo acabado.
 
Sim, não disse que ele estava, disse que ele seria mais útil em Guerra, sendo servo de Sauron, do que em Moria espreitando a comitiva (supondo ele ser servo de Sauron).
Ainda insisto na mesma visão que Vilya, a referência de Gandalf é direcionada a poderes inatos, e não armas, como o fato de servir a Ilúvatar, e de ter vindo do Oeste, fazendo frente a esse demônio como faria um "padre" ao exorcizar um "demônio".

Abraços.
 
Udûn é um nome em sindarin de Utumno, a fortaleza de Melkor antes de Angband, antes até da Primeira Era.
 
Achei um link interessante, que remete à própria história da Valinor. É um tópico criado pelo bombadil em 2001 (aff, esse cara ficou com a minha cunhada o.0 :lol:), tratando exatamente desse mesmo assunto que tratamos aqui. Legal observar que também lá a discussão passou pelo problema de tradução. Tem uma citação ao que eu falei no primeiro post do tópico, do que seria a visão do Deriel sobre esse assunto.

http://forum.valinor.com.br/archive/index.php/t-2893.html ou ainda http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=2893
 
Última edição:
Também não acredito que houvesse qualquer ligação entre Sauron e o Balrog, eles não tinha nenhum tipo de aliança, acho. Mas provavelmente o Balrog sentiu o poder maligno do anel e foi em direção à comitiva, do mesmo modo que aquela criatura no lago atacou Frodo e os demais. O poder do anel era imenso, e provavelmente criaturas malignas o sentia como mais força.
 
De fato.
E achei que conhecesse a questão de Udûn Calim, se tivesse dito antes...
Mencionei ser ela a "fonte do poder de Melkor" em Endor, localizada nas entranhas de Mordor, remete ao nome de sua antiga fortaleza ao norte, Utmno, da qual provavelmente lançava incursões a Endor no início dos tempos.
 
Também não acredito que houvesse qualquer ligação entre Sauron e o Balrog, eles não tinha nenhum tipo de aliança, acho. Mas provavelmente o Balrog sentiu o poder maligno do anel e foi em direção à comitiva.

Aracáno, comentei acerca dessa explanação de Shantideva. O Balrog se dirigia em direção a comitiva por causa do poder do anel que ele teria sentido. Mas qual seu intento, destruí-lo, apoderar-se?
 
Talvez nem o Balrog soubesse... ele poderia ter sentido um poder maligno, mas não deduzira que fosse o Um Anel. Ele seguiu sem saber, talvez pra saber o que era ou pelo instinto de se aproximar de outro grande poder maligno...

E acho que, sobre a briga, o Balrog, com ou sem asas, o Guendalf daria uma "camaçada de pau" no desgraçado de qualquer forma.

obs.: será que não tinham alguns balrogs com e outros sem? tipo, um homem careca e outro com cabelo (grande exemplo, haha:lol:).
 
O balrog sendo um Maía poderia utilizar-se do anel e tomar o lugar de Sauron como senhor do ecuro na terra média, discute-se se o mesmo aconteceria com Gandalf ou Galadriel.
 
Assim como mencionaram, amigo Silenius, se assim o fosse (a questão da aproximação, e da sensação de poder do Um Anel), creio que o Balrog, como um dos servos de Melkor (ssim como Sauron) poderia pensar em apropiar-se do Um Anel.
Não sabemos se aquele Balrog seria como um mero "soldado" das tropas de Melkor, ou se ele seria de um âmbito mais importante, mas mesmo assim, deixando de lado a questão de seu poder, como um Maia (como citado por Calim) ele teria ciência da dimensão do poder do Um Anel.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo