Aracáno Elessar
Nietzsche
Veja bem é etimológica.
Em sindarin, anor significa sol.
Em sindarin, anor significa sol.
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Gandalf não pode ser o "wielder" (expressão original traduzida para 'que controla') do Sol ou mesmo de Eru, isso é fato. Por chama de Anor somos obrigados a interpretar algo que Gandalf trazia consigo. Tanto pode ser um poder inerente quanto alguma coisa. Sabemos que Narya estava em sua posse, sabemos que Narya é o anel élfico do fogo e também que era um segredo confidenciados a poucos que um dos Três estava com ele.Ainda não entendo qual é a ligação entre "Sol" (!) e o Anel de Gandalf (!²).
Quando Saruman começa a usar o palantir ele entra em contato direto com Sauron, a partir desse momento começa a se desviar de sua missão enquanto Istari. Se achando forte o suficiente para o embate mental e capaz de enganar a qualquer um, cai nas tramas de Sauron e passa a ser de uma valia enorme. Se Saruman chegasse ao Um antes de seu dono, rapidamente seria subjugado pois o Anel só tem um senhor. Enquanto não aingia seu verdadeiro intento, formou um exército de Huruk-hai fortíssimo e ainda envenenou Theoden, fazendo Rohan inoperante durante bastante tempo.
Todos os povos da Terra-média juntos não poderiam derrotar os exércitos de Sauron naquela altura da Terceira Era, quanto mais Saruman sozinho. O lado mais fraco só saiu vitotioso por uma série de acontecimentos imprevistos e improváveis. Sauron estava confiante de que ninguém teria força de vontade suficiene para destruir o Um (e até onde vimos estava correto a esse respeito) e enquanto o Um existisse e pessoas o cobiçassem, ele continuaria sendo disparado o mais poderoso, salvo os Valar que não mais interferiam diretamente.
Aff... acabei de perder 10 minutos de digitação após uma mensagem de erro.O Anel poderia então ser considerado a chama do Sol?!
Actually, the 'flame of Anor' seems to have been a product of simple textual evolution. The earliest forms of this passage were variations on: 'I am the master of White Flame. The Red Fire cannot come this way' (and one variation mixes in the idea of Black Shadow, too). These terms seem to be symbolic - 'white' for the powers of good, but 'red' or 'black' for Sauron and his servants. As the text developed, the 'Red Fire' and 'Black Shadow' were lost. The 'White Flame' remained, but developed into the more poetic 'flame of Anor'. On this reading, then, the 'flame of Anor' doesn't refer to a specific thing, but is Gandalf's way of announcing what he stands for, or perhaps his power as a servant of the Valar.
Não, não tentou! As Palantíri não tinham esse poder, nem precisa, Sauron conseguiria falar, através de pensamentos, com Saruman, não importando a distância. Sauron só poderia "ler" a mente de Saruman se ele permitisse, seja através das Palantíri, quer através da leitura de mente.
As Palantíri não poderiam ser usadas para controlar ninguém, tampouco o poder de falar através da mente. Para esse fim, foram criados os Anéis de Poder.
Bom, você mesmo trouxe a passagem original que eu havia colocado em outro post aí para trás. Ali está claro, pelo menos para mim, o sujeito da oração coordenada assindética '(I am the) wielder of the flame of Anor' é Gandalf, estudei esses assuntos de analise sinática pela última vez faz mais de 10 anos e posso estar redondamente enganado aqui. Algum(a) professor de português/inglês de plantão?Por que o "wielder" não poderia ser Eru? Aliás, coloque a seqüência completa em Inglês, por favor, antes que eu amaldiçoe a Lenita Maria Rimoli Esteves.
Sendo assim a idéia de bêbado é a minha interpretação.E sim, pode ter sido escrito por Tolkien, mas ainda me parece uma "idéia de bêbado", Gandalf revelando Narya, sendo que ele era segredo intocável, nem falar sobre os Anéis era permitido.
Mais tolo não, mas em total desespero por saber ter emcontrado um adversário capaz de matar a comitiva inteira. E se o Balrog não se atém a Gandalf e resolve seguir o resto da comitiva? Ele iria matar um por um e se apoderar do Um. Para garantir a luta ali e dar tempo para acomitiva escapar ele usou de todos os recursos que tinha, inclusive revelar a posse de Narya, mas pela forma que fez nenhum orc tomou ciência, apenas o Balrog, que é um Maia corrompido e por isso entendedor dos diversos idiomas da Terra-média e não simplesmente uma besta acéfala flamejante ávida por queimar e destruir. Quebrar o segredo da posse de um dos Três era um pormenor naquele momento, pois Sauron estava a um triz de completar seu objetivo.E temos um Gandalf, mais tolo que o Tûk, revelando o Anel para meia Moria, inclusive para um Balrog, que pouco (eu diria nenhum) conhecimento sobre Anéis de Poder tinha. Supondo que você entendeu que "Chama de Anor" seja o Anel, bem, podemos nos perguntar se o Balrog não iria ficar tão embasbacado* quanto eu fiquei.
Duvido que o Balrog soubesse sobre o Anel; só Elrond, Galadriel, Celeborn, Gandalf e Círdan sabiam de seus paradeiros; não teríamos diferença entre "Chama de Anor" e "Olha eu estou com Narya aqui". O Balrog, que não deveria saber Sindarin, já que não falava, deveria pensar: "Por Melkor, do que ele 'tá falando".
No fundo eu é que quero concordar com você, mas das duas hipóteses ainda gosto mais da que eu coloquei.Não quero que concorde comigo, estou pensando sobre suas suposições, apenas coloquei o motivo de achá-las improváveis.
Compreendo. Pensando um pouco poderíamos tentar interpretar a oração 'wielder of the flame of Anor' como um aposto e entender que o Fogo Secreto empunha/controla o fogo do Sol. Mas nessa hipótese aceitaríamos que Gandalf perdeu tempo precioso no seu discurso de apresentação ao Balrog, pois o Fogo Secreto não carece de qualquer adjetivo, sinônimo ou complementação para ser bem enendido pelo Balrog. Para que falar que Eru é o 'wielder of the flame of Anor' se isso é um mero detalhe perante a sua real magnitude? Falar sou um servo de Eru ou sou um servo de eru, aquele que blá blá blá tem o mesmo efeito intimidatório sobre o Balrog mas na segunda possibilidade perde-se tempo valioso. Mas se apresentar como servo de Eru e ainda dizer que além disso um dos Três está com ele, intimida muito mais, e garantiria a atenção do Balrog.De acordo com o Silma, o "Fogo Secreto" é o próprio Eru (uma referência ao Espírito Santo, indiferente nesta questão), o que empunha, ou controla, a "Chama de Anor" pode ser o "Fogo Secreto", não Gandalf; assim a "Chama de Anor" pode ser uma referência a Eru, e não a Arien, ou ao Narya. Haja vista que o Sol era um dos símbolos da "Chama Imperecível", um dos títulos de Eru (novamente uma referência ao Espírito Santo), que é a mesma coisa que o "Fogo Secreto".
Improvável é que ele não use de todas as armas que dispõe para tentar salvar a Terra-média da destruição. Alí Gandalf teria ultrajado a própria mãe, dado chute no saco e tudo mais que o deixasse mal visto. Muito mais do que isso, ele deu a própria vida para impedir que o balrog interrompesse a demanda. Manter o segredo da posse de um dos Três, para mim, era tolice.Novamente é improvável que ele queira mostrar seu maior segredo para o seu segundo maior inimigo. Além de que, Gandalf não estava servindo o Anel, e as duas orações parecem interligadas.
Normalmente não dou crédito a esse tipo de declaraçãoPara acabar com isso:
De fato essa passagem é pouco para acabar com o assunto. Em nenhum dos dois casos, na minha interpretação ou na de CJ, intepretar-se-ia flame of Anor como Sol ou Eru. Nos dois casos 'wielder of the flame of Anor' nos remeteria a Gandalf. O fato de Narya ser o vermelho é por conta do Ruby e não por conta da, suposta e sem comprovação, essência do fogo que ele trouxesse.Em suas primeiras versões a passagem era: "I am the master of White Flame. The Red Fire cannot come this way". Bem se quer interpretar que "White Flame" também era o Narya, que por sinal era vermelho, sinta-se livre. Mesmo CJRT, maior autoridade em Tolkien vivo, dizendo que não é uma "coisa, mas é uma maneira de Gandalf anunciar que está ali, ou talvez o seu poder como um servo dos Valar."
Para o despeito de CJRT, "master" pode significar "dono", mas também pode ser "controlador", o que nos leva ao ponto zero; contudo, "White Flame" não me parece o Narya, que, não em vão, recebeu o nome de "Anel Vermelho".
Emfim um ponto de comunhão de opiniões: nunca saberemos a resposta exata.Fica claro agora, nunca saberemos a resposta exata, esta era uma das questões que Tolkien criou intencionalmente, assim como Bombadil. Apenas existem mais motivos para crer que não era Narya do que para crer. Abraço Vilya.
P.S.: Espero que não fique chateado, foi muito proveitoso e divertido o debate, não?