• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf x balrog

• Criador do tópico Criador do tópico Vilya
  • Data de Criação Data de Criação
Bem, pelo que entendi é que juntando tudo aì, Gandalf quis dizer que o balrog não pode passa pois ele não vai deixar e está sendo protejido pela chama secreta que é eru, quanto ao resto da frase volte para sonbra de onde vc veio pode ser o vazio sim, ele deve voltar para o lugar onde seu criador está. ou até voltar as terras de antigas do reino de melkor que hoje não passam de sombras, foi um aviso inicial de que ele recuasse e voltasse se não teria seu fim, o balrog no entanto o atacou e os dois cairam e ao final da batalha o balrog foi morto.

Eu não sei se Sauron na 3a era teria condições de "controlar" um Balrong, mas na 1a era eu não duvido. Ele Era considerado o mais (ou um dos mais) poderoso de todos os Maiar.

E além disso amiga Shantideva, era ele o Primeiro em comando dos exércitos de Melkor. Porém, daí a crer que ele poderia controlar um Balrog, temos de analizar o contexto, como bem colocou.
Dentro de uma Batalha na Primeira Era, os Balrogs estariam sob seu comando, portanto, sob ordens. Mas não sob domínio pessoal, serviam a Melkor, como próprio Sauron. Portanto, poder para dominar um da própria "espécie", no caso um Ainu, creio que somente sob formas de acordos, e não muito efetivamente (vide traição de Saruman).

"- Você não pode passar - disse ele. Os orcs estavam quietos, e fez-se um silêncio mortal. - Sou um servidor do Fogo Secreto [Eru Ilúvatar, chamado 'A Chama Imperecível' e o 'Fogo Secreto'], que controla a chama de Anor [Anor é o Sol, aquele que controla o Sol, fazendo uma alusão ao mundo, à luz]. Você não pode passar. O fogo negro [Fogo Negro, Morgoth em oposição ao Fogo Secreto] não vai lhe ajudar em nada, chama de Udûn [Chama de Ûdun era o próprio Balrog, ele sendo 'criado', ou 'utilizado', através de Ûdun, a primeira fortaleza de Morgoth]. Volte para a Sombra [Sombra, aqui não pode ser Sauron, um Balrog não segue Sauron, também não é o simples escuro de Moria, pois está com letra maiúscula. Só pode ser o Vazio, propriamente dito]! Não pode passar".
Perfeito, Istimo. Acho que não teria explicação melhor.

Eu não sei se Sauron na 3a era teria condições de "controlar" um Balrong, mas na 1a era eu não duvido. Ele Era considerado o mais (ou um dos mais) poderoso de todos os Maiar.
Como disse o Aracano, os Balrogs até poderiam ser comandados por Sauron na Primeira Era, mas não controlados. Sendo que serviam a Morgoth.
Já na Terceira Era, devemos lembrar que Sauron estava sem o Um e, sendo assim, sem 90% de seu poder. O que, acredito, o torna pífio diante de um Balrog.
É bem possível que o Balrog tenha atacado a comitiva pelo simples fato de ter sido incomodado pela passagem deles ali por Moria.

E além disso amiga Shantideva, era ele o Primeiro em comando dos exércitos de Melkor. Porém, daí a crer que ele poderia controlar um Balrog, temos de analizar o contexto, como bem colocou.
Dentro de uma Batalha na Primeira Era, os Balrogs estariam sob seu comando, portanto, sob ordens. Mas não sob domínio pessoal, serviam a Melkor, como próprio Sauron. Portanto, poder para dominar um da própria "espécie", no caso um Ainu, creio que somente sob formas de acordos, e não muito efetivamente (vide traição de Saruman).

O tipo de controle que Sauron poderia excercer sobre os Balrogs não era um controle físico ou militar e sim um controle de poder subcriativo, nisso ele era sim, mais poderoso que os Balrogs. Foi à isso que me referi.

Já na Terceira Era, devemos lembrar que Sauron estava sem o Um e, sendo assim, sem 90% de seu poder. O que, acredito, o torna pífio diante de um Balrog.

Sauron tinha exatamente o mesmo poder com o sem o Um anel. O anel foi apenas um artifício usado para controelar os demais anéis, então estando o anel no dedo dele, ou a 10 mil km de distância, Sauron tinha exatamente o mesmo poder.

Sauron tinha exatamente o mesmo poder com o sem o Um anel. O anel foi apenas um artifício usado para controelar os demais anéis, então estando o anel no dedo dele, ou a 10 mil km de distância, Sauron tinha exatamente o mesmo poder.
Eita que é a primeira vez que ouço falar isso. Até onde sei, para poder controlar os outros Anéis, Sauron colocou dentro do Um quase todo o seu poder. Tanto que, após a destruição do Um, Sauron se foi junto.

Eita que é a primeira vez que ouço falar isso. Até onde sei, para poder controlar os outros Anéis, Sauron colocou dentro do Um quase todo o seu poder. Tanto que, após a destruição do Um, Sauron se foi junto.

Sim, quando o anel foi destruído, Sauron também foi porque o seu poder estava "preso" dentro do Anel, mas enquanto o Anel existisse ele poderia acessar a esse poder de qualquer lugar, estando ele perto ou longe do anel.

Sim, quando o anel foi destruído, Sauron também foi porque o seu poder estava "preso" dentro do Anel, mas enquanto o Anel existisse ele poderia acessar a esse poder de qualquer lugar, estando ele perto ou longe do anel.
Perfeito.

Mas ainda não estou contente com a afirmação de que Sauron fosse mais forte que um Balrog...Inteligente sem duvida. Forte? Acho que não.

Mas ainda não estou contente com a afirmação de que Sauron fosse mais forte que um Balrog...Inteligente sem duvida. Forte? Acho que não.

Sauron era muito mais poderoso que um Balrog, pelo menos a maior parte deles; mesmo a diferença entre ele a Gothmog era certamente considerável. Dispondo de mais poder, poderia ser muito mais forte que um Balrog - a diferença é que enquanto os Balrogs se contentavam em usar quase todas as suas potencialidades em força bruta, Sauron fazia uso das suas capacidades de forma mais subtil. Usava os seus poderes numa série de actos de necromancia, que lhe permitiam iludir, enganar e espalhar a sua influência de forma muito mais eficaz e contundente. Para isso tinha de desleixar um pouco o aspecto físico.

É, de certo modo, como o caso de Melkor e Tulkas - ninguém duvida que Melkor era muito mais poderoso, mas ainda assim levava forte e feito deste último; isto porque Melkor fazia uso do seu poder para outras coisas muito mais vastas e imperceptíveis, caso contrário, seria provavelmente insuperável no que toca a confronto directo.

Sauron era muito mais poderoso que um Balrog, pelo menos a maior parte deles; mesmo a diferença entre ele a Gothmog era certamente considerável. Dispondo de mais poder, poderia ser muito mais forte que um Balrog - a diferença é que enquanto os Balrogs se contentavam em usar quase todas as suas potencialidades em força bruta, Sauron fazia uso das suas capacidades de forma mais subtil. Usava os seus poderes numa série de actos de necromancia, que lhe permitiam iludir, enganar e espalhar a sua influência de forma muito mais eficaz e contundente. Para isso tinha de desleixar um pouco o aspecto físico.

É, de certo modo, como o caso de Melkor e Tulkas - ninguém duvida que Melkor era muito mais poderoso, mas ainda assim levava forte e feito deste último; isto porque Melkor fazia uso do seu poder para outras coisas muito mais vastas e imperceptíveis, caso contrário, seria provavelmente insuperável no que toca a confronto directo.

Achei esse post brilhante e se encaixando exatamente com o que penso. Não imagino um Balrog com força similar a de Sauron. Imagino que se ainda na batalha contra Gandalf ele foi, no máximo, aliado de Sauron, poderia muito bem ser servo, se o segundo o quisesse, não?

De qualquer forma, Sauron perdera muito do seu poder na Terceira Era, de fato, era mais fraco que na própria Segunda Era. Podemos ver como o poder de Sauron, poder no sentido livre da palavra, diminuiu desde a queda de Morgoth, a ponto de tornar-se pouco mais que uma sombra de si próprio na Terceira Era.

Sauron, com ou sem o Um Anel, não controlaria um Balrog. Um presidente comanda de certa forma seu país, mas não o controla; mesmo quando quer, sabemos qual o resultado. De semelhante modo, os Balrog não estão sob o poder de Sauron, embora pudesse se aliar a ele, mas jamais por ser Sauron mais poderoso, com poder de dobrá-lo a sua vontade.

Os balrogs e Sauron, que também era um Maiar se tornaram os mais sinistros dos servos de Melkor, especialmente nas guerras de Beleriand na Primeira Era. Apenas os dragões eram mais temidos que os Balrogs. Me lembro que anotei isso numa folha minha, mas não sei de onde tirei...

Olha eu vou procurar..tenho certeza que já li isso em algum lugar: Sauron temia o aparecimento de um Balrog.
Vou procurar e já volto

Valinor 2025

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
Back