1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gandalf, pagão ou cristão?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Schoppen, 31 Jan 2011.

  1. Schoppen

    Schoppen Usuário

    Ultimamente tenho procurado bastante sobre Gandalf, a história dele e tudo mais. Li vários sites, e um deles vi algo sobre "Gandalf and Odin", estava sem tempo e não li. Mas isso me deixou um pouco curioso, e depois de um tempo procurei sobre o Odin, e não mais por Gandalf.

    Descobri que Odin era um Deus da mitologia nórdica, onde se passava por um andarilho, com chapéu de abas largas, capa cinza, barba longa, etc. Enfim, vi enorme semelhança com Gandalf.

    Mas outros sites, relacionavam Gandalf a Jesus Cristo, pois tinha safricado a si mesmo para salvar o resto da Sociedade, quando voltou, voltou como Gandalf, O BRANCO.

    Afinal, Tolkien se baseou apenas no Cristianismo ou no Paganismo? Ou usou sua enorme inteligência e uniu os dois em um só personagem?

    Desculpem se já havia um tópico sobre isso, mas eu não achei.

    Se acharem respostas para essa questão, postem aqui. Obrigado. ^^
     
  2. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Na minha opinião, os dois. O fato de ter influência de um lado não impede que o haja de outro também. Não são fatos excludentes.

    ALém disso, creio que a influência de Odin nesse caso seja mais "física" e o fato dos dois serem andarilhos dos que nos atos de Gandalf.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. BeorZenni

    BeorZenni Usuário

    pagão com certeza

    Gandalf esta mais para um druida do que para um padre
     
  4. Excluído047

    Excluído047 Banned

    Nas palavras de Tolkien, o Legendárium, embora tenha uma forte influência da Mitologia Pagã, é uma obra fundamentalmente Cristã; no entanto, o mundo do Legendárium, mormente a Terra-média na 2ª e 3ª Eras, não é um mundo Cristão. Eis o motivo de não haver nenhum templo ou resquício de religião na descrição Terra-média.

    Gandalf era um Maia e, como tal, um dos "deuses": Espíritos cuja existência começou antes do mundo e que, através de sua atividade, cumprem a vontade de Ilúvatar. E, como tal, ele simplesmente sabe que só há um Deus de verdade, que é Eru, e serve a ele. Então, se por "Cristão" você entende um teísta, ou seja, alguém que crê em um único Deus, então sim, Gandalf era Cristão. Agora, se por "Cristão" você entende seguir Jesus, e eu acho que é o mais correto, então não, ele não era: afinal, a 3ª Era, supostamente, teria acontecido muito antes do nascimento de Jesus.


    []'s!
     
    • Ótimo Ótimo x 2
  5. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Sauron!, creio que ele se referia apenas às influências que Tolkien sofreu ao criar Gandalf, não às crenças pessoais do Mago.
     
  6. Dorak

    Dorak -Morgoth! Não me chame de

    Como o Meneldur falou, uma influência não exclui a outra.
    Mas eu ainda acredito que tenha maior afinidade com a mitologia nórdica, pelo menos o nome deriva de lá. Gandalf era nome do ultimo rei de Álfheim, e o nome significa "elfo de cajado". Mas a trajetória do Maia também pode lembrar o Redentor cristão, apesar de muitas diferenças.

    Enfim, Tolkien consegue juntar várias mitologias muito bem, e aí está algo que, na minha opinião, torna a sua obra muito fascinante.
     
    Última edição: 31 Jan 2011
  7. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Chega e me causar calafrios, cada vez que vejo um tópico com as palvras cristão e pagão.

    Segundo Tolkien, Gandalf é comparado a um "anjo encarnado", nenhuma referência a Jesus ou Cristo ou ambos e suas origens nórdicas.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , um trcho extraído da Valinor sobre Gandalf:

     
    • Gostei! Gostei! x 5
    • Ótimo Ótimo x 1
  8. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    O esqueleto da hierarquia criativa nos dois sistemas (nosso mundo e mundo de Tolkien) é parecido, mas o caminho que preenche esses dois sistemas da origem ao destino são diferentes pois se trata de duas representações de mundo diferentes.

    Ao comparar a divindade do cristianismo com a divindade descrita nos livros, Gandalf em sua essência seria enquadrado mais aproximadamente como representante de uma hierarquia celeste ou um anjo como foi citado aí em cima. Afinal anjos assumem papel de mensageiros entre os governantes e os governados que era a missão principal dos Istari, como conselheiros e guias.

    Um maia estaria para um anjo assim como os Valar e outros espíritos poderosos estariam para arcanjos, querubins e serafins (que são ordens mais altas de um mesmo tipo de "povo" celestial, sendo o anjo a de menor poder nas hierarquias angelicais).

    No cristianismo e na bíblia os anjos aparecem como estando disfarçados entre o povo para que testem os espíritos em missões especiais e freqüentemente não são reconhecidos pela disposição da maioria das pessoas de escolher a solução de problemas não pela afinidade com a solução mas pela afinidade com o imediatismo.

    Da mesma forma que Bilbo resolveu um problema com uma resposta distante no tempo e no espaço ao ter afinidade pela piedade com Gollum, alguns problemas só encontrarão solução nos livros e também em nosso mundo pelo conhecimento da afinidade com aquilo que é correto no tempo e no espaço.

    A semelhança do sistema do Google de buscar imagens agrupando-as por cores, o universo ficcional de Tolkien e o universo do cristianismo (o nosso próprio) agrupam as forças de ação em conjuntos de afinidade. Assim, Gandalf (que também recebeu uma cor) se agrupava em um grupo de sua espécie (maia/anjo) que tinha membros veneráveis (Vala/arcanjos, etc) subordinados a um Deus único que é chamado de Eru.
     
  9. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Apenas em relação à sua natureza, não em relação aos seus atos. Quanto à sua natureza, Gandalf não poderia ser comparado à Jesus por Tolkien, pois Tolkien acreditava que Jesus era o próprio Deus.

    Mas quanto aos atos de Gandalf, o caso é outro. Gandalf se sacrifica pela Sociedade, como Jesus se sacrificou pelos homens. Aí, vejo uma comparação possível (embora os dois sacrifício sejam essencialmente diferentes, a meu ver).
     
  10. Schoppen

    Schoppen Usuário

    Sim Meneldur, estou tentando saber em o que Tolkien se baseou para formar esse personagem grandioso. Achei tão interessante o assunto que a dias estou procurando qualquer texto ou algo assim que tenha a resposta correta para a minha pergunta.
     
  11. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Então eis a grande surpresa nesta questão: não há resposta!

    Tolkien JAMAIS admitiu alegorias em suas obras. Elas não fazem analogia à nada. Foram feitas sem fazer referência à nada, pelo menos não de maneira consciente.

    Toda a Obra de Tolkien foi pesadamente baseada na mitologia nórdica, a qual ele tinha mais contato e mais admiração. Portanto não é de se admirar ver grandes semelhanças em histórias como a de Túrin e de Sigurd, por exemplo; além das próprias raças presentes na obra, como os elfos e os anões, que são nórdicos por excelência.

    O próprio nome de Gandalf, Frodo e todos os anões de O Hobbit, foram tirados do Voluspâ (como bem postou o Elring), que é o primeiro poema do Edda poético. E o Edda é a base da Mitologia Nórdica.

    Mesmo assim, a Obra tolkieniana não faz alusão direta a nada disso. E não tinha intenção alguma de recontar a mitologia dos povos escandinavos.

    Da mesma forma, também não fazia alusão alguma ao cristianismo. Gandalf nunca foi baseado em Cristo, nem Frodo, nem ninguém.

    No entanto não há como negar a influência indireta do pensamento católico de Tolkien em sua Obra. Ele era cristão e isso acarretava valores de amizade, sacrifício, bondade, humildade, honestidade etc. Então, é óbvio que "o lado do bem" em suas histórias teria todas essas qualidades, contrapostas pelos respectivos defeitos do "lado do mal": a falta de amizade e a deslealdade entre orcs e seus líderes; a busca pelo pode fácil, sem sacrifícios; a falta de humildade na busca pelo poder incondicional; a desonestidade etc.

    Portanto, Gandalf não é cristão e nem pagão. Ele é um personagem do Legendarium de Tolkien, uma obra intencionalmente à parte desses dois preceitos. Mas que bebia indiretamente nestas fontes.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  12. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Bom, não vou acrescentar muito ao já dito. Gandalf é a mistura que já falaram tão bem acima.

    O meu acréscimo é um grito: parem de procurar Jesus Cristo na obra do Tolkien!!!
    Ó, ó, lembrando: Deus encarnou em um homem para redimir a humanidade (do pecado original) através do sacrifício. Daí esse homem-Deus-encarnado se chamou Jesus.
    Para algum personagem do Tolkien ser Jesus, teria que ser encarnação do Eru. E nenhum é. Sacrifícios em nome do bem váários religiosos fizeram, e nem por isso se tornaram Jesus, o Messias, certo?
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Snaga, o fato de não haver alegoria não impede de que não haja influências. Sâo coisas distintas. Alegoria é quando se quer fazer referência a um fato; influência é quando você cria algo com base em outra coisa. Creio que o Cavaleiro se refira à influências.

    É como eu disse: quanto à natureza, ele realmente nunca poderia ser. Mas seus atos podem ser comparados ao de Jesus, como os atos de muitos religiosos às vezes são comparados. Mas, os dois sacrifício são diferentes, e não creio que Tolkien tinha o sacrifício de Jesus em mente quando escreveu essa parte do SdA.
     
  14. Auditore

    Auditore Usuário

    Acho que os dois...
     
  15. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Se eu não me engano a única menção sobre o Cristo é feita no Athrabeth Finrod ah Andreth, não?
     
  16. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Menção a Jesus mesmo, ao próprio, em carne e osso, sim. O que não impede que haja influências dos atos dele nos personagens.
     
  17. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Ué, e eu por acaso falei algo contrário a isso? Influências temos muitas.
     
  18. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Eu não disse que você falou. ::): Mas tem muita gente que confunde influência com menção/alegoria.
     
  19. Arringa Hrívë

    Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium

    O cristianismo é facilmente encontrado nos livros de Tolkien, mas também várias características da mitologia Nórdica, o que torna também com traços da religião dessa mesma cultura. Acredito que na hora de procurar conteúdos nas obras de Tokien, tenha de ser bem versátil, afinal, não somente uma, mas várias fontes pode-se notar nas histórias.
    Desde mitologia Grega, a Nórdica, traços de filósofos gregos e mitos Nórdicos trabalhando juntos. :think:

    Acredito nessa semelhança de Gandalf como Odin, porque li essa mesa descrição no meu livro de Mitologia Nordica, mas também, lendo a parte das descrições e atos de Gandalf no livro, lembram Jesus. Então são uma união para formar um único personagem, mais completo.


    Ótimo tópico guri, muito bem escolhido o assunto.Gostei da sua iniciativa, vai desafiando a si mesmo em fazer mais coisas. ^^
    Continue assim. :mrgreen:
     
  20. Schoppen

    Schoppen Usuário

    Esse Meneldur hein, vou te contar, o cara lê meus pensamentos, eu tenho certeza. haha
    Sim, me refiro a influências, atos, não a alegorias e etc. Tolkien pode não ter dito publicamente as influências que ele teve para criar Gandalf, mas tenho certeza que ele não fez esse personagem do nada.
    E mais uma vez, o Meneldur é um mago o_O
     

Compartilhar