• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf, pagão ou cristão?

Também concordo que o Gandalf não tenha influências exclusivas cristãs ou pagãs. O próprio criador deste tópico já havia indicado este fato ao postar o resultado das pesquisas dele. Gandalf é um personagem pagão com referências cristãs já que, embora pertença a um outro 'universo', leva consigo referências que podem ser comparadas com sistema cristão.
 
Bem como nas histórias da mitologia nórdica, um velho de chapéu pontudo aparece na festa de casamento de sieglinde (situada em uma árvore sagrada) e lança uma espada (Notung) na madeira que está quimando na lareira, que mais tarde é retirada por Siegmund, e utilizada por Siegfried (Sigurd) Em um livro de mitologia nórdica está escrito que Tolkien se inspirou nas histórias de Richard Wagner para criar o Senhor dos Anéis, então a semelhança de Gandalf deve ser a isto. Nem pagão nem cristão, como se fosse tipo um sinal de algo, presságio, aviso, não indica religião, ele é um mago, tipo um pastor, ou padre por aí vai. É o que eu acho. :think:
 
(...) Em um livro de mitologia nórdica está escrito que Tolkien se inspirou nas histórias de Richard Wagner para criar o Senhor dos Anéis, então a semelhança de Gandalf deve ser a isto. Nem pagão nem cristão, como se fosse tipo um sinal de algo, presságio, aviso, não indica religião, ele é um mago, tipo um pastor, ou padre por aí vai. É o que eu acho. :think:
Realmente, é difícil afirmar que Gandalf é pagão ou cristão mas, acho que ele pode ser simultaneamente influenciado por várias fontes: cristãs e pagãs (incluindo a mitologia nórdica que você citou). Não acredito que Tolkien tenha se baseado pontualmente em algo para criar suas personagem.
 
as-melhores-historias-da-mitologia-nordica-a-s-franchini.jpg
esse é o livro que fala a respeito.

Realmente, é difícil afirmar que Gandalf é pagão ou cristão mas, acho que ele pode ser simultaneamente influenciado por várias fontes: cristãs e pagãs (incluindo a mitologia nórdica que você citou). Não acredito que Tolkien tenha se baseado pontualmente em algo para criar suas personagem.
 
Mas esse livro é um lixo não é. Mitos todos romanceadas até a infantilidade, nada a ver com os relatos heroicos das sagas edas Eddas.
 
eu concordo com você, mas o que me chamou a atenção foi o fato de colocarem que foi através do livro "O anel dos Nibelungos" que Tolkien escreveu o senhor dos anéis. Eu não concordo, é tudo bem diferente do Senhor dos Anéis, mas ta bem la na capinha do livrinho. :lol:
Mas esse livro é um lixo não é. Mitos todos romanceadas até a infantilidade, nada a ver com os relatos heroicos das sagas edas Eddas.
 
eu concordo com você, mas o que me chamou a atenção foi o fato de colocarem que foi através do livro "O anel dos Nibelungos" que Tolkien escreveu o senhor dos anéis. Eu não concordo, é tudo bem diferente do Senhor dos Anéis, mas ta bem la na capinha do livrinho. :lol:

Mas por ser diferente não quer dizer que ele não tenha usado como inspiração, por isso que é dito inspiração, não plágio.

Mas esse livro é um lixo não é. Mitos todos romanceadas até a infantilidade, nada a ver com os relatos heroicos das sagas edas Eddas.

Então, qual livro seria um bom "divulgador" da mitologia nórdica? Quero algumas indicações, quanto mais "completo" melhor, de preferência em português.
 
Última edição:
-Mitos e Deuses do Norte da Europa (Ellis Davidson)
-Edda Poética
-Edda em Prosa (Snorri Sturluson)
-várias sagas islandes e norueguesas

O primeiro é um livro introdutório excelente. Os outros são textos medievais pré-cristãos que tratam da mitologia.
 
-Mitos e Deuses do Norte da Europa (Ellis Davidson)
-Edda Poética
-Edda em Prosa (Snorri Sturluson)
-várias sagas islandes e norueguesas

O primeiro é um livro introdutório excelente. Os outros são textos medievais pré-cristãos que tratam da mitologia.

Mas o 1º pretende ser "completo"?, apresenta pelo menos os deuses mais conhecidos? As historias etc? De qualquer jeito já adicionei no Skoob para não esquecer. Tem alguma indicação de mitologia celta?
 
Que faz paralelo entre as mitologias [a nórdica e outras] eu super recomendo O Mundo de Tolkien, do David Day.

Preciso ler esses que o Pagz postou, pois acho meu conhecimento de mitologia nórdica muito insatisfatório!
 
Não são as histórias, é mais uma introdução à cultura nórdica, o significado dos mitos, artefatos arqueológicas, história dos povos nórdicos, descrições dos deuses e criaturas. Os mitos mesmos, você encontra nas Eddas.
 
Eu aqui, esperando uma resposta clara o suficiente para ajudar no meu TCC... Mas não.. Todos levando para um lado religioso '-'
 
Eu aqui, esperando uma resposta clara o suficiente para ajudar no meu TCC... Mas não.. Todos levando para um lado religioso '-'

Nem tanto, viu... Um comentário técnico justo sobre o tópico também deveria incluir citações e análises específicas para não parecer uma crítica gratuita e poder pleitear legitimidade para cobrar alta qualidade num fórum aberto de debates ao invés de esperar (?!!) (da resposta vir numa discussão não acadêmica de 2011), com ninguém sabendo a(s) pergunta(s), título e parâmetros do seu TCC ou sequer o criador do tópico insatisfeito com o andamento do assunto. Afinal se o título oferece a opção de "cristão" obviamente os postadores irão poder escolher falar esse assunto visando a perspectiva religiosa. Cabe ao escritor do TCC fazer o trabalho de listar/tabelar as opiniões na literatura a favor, contra ou neutras de Gandalf ser Pagão ou cristão e depois escrever a conclusão.
 
A ferramenta do Archive site é maravilhosa ( tudo bem que já tem o pdf adicionado a um post meu lá atrás mas...)


Gosto de olhar as múltiplas versões dela:



open_folder_icon.gif
Tolkien’s intention for Dec 25 and March 25
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo