1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Futebol Baiano - E Agora?

Tópico em 'Esportes' iniciado por Eriadan, 17 Jan 2006.

  1. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Quem diria, Vitória e Bahia, dois times outrora grandes, hoje ambos na Divisão... chegamos ao cúmulo! Sei que esta msg tá antiquada, mas é uma situação que ainda existe, pois o campeonato nem começou ainda. E agora: o que será? Se já é foda subir da 2ª para a 1ª, como constatamos, é mais ainda sair da 3ª...

    Eu era (ou ainda sou, não sei) um torcedor fanático do Vitória, dos bons tempos, quando trouxemos Petkovic pro Brasil, quando ganhamos Bebeto, Túlio, dos gols de falta de Preto, Fernando, dos gols de bicicleta de Esquerdinha, todos os três revelados por nós... lembro um pouco tb dos tempos em que lançamos para o futebol Dida, Fábio Costa, Roberto Cavalo, Alex Alves, do vice-campeonato contra o Palmeiras (maldito jogo)... Infelizmente só possuímos uma estrela de duas pontas-e-meia sobre o escudo...

    O Bahia também tem bons méritos; nunca torci contra - exceto nos BaVi's. :mrgreen: Foi Campeão Brasileiro uma vez, da Copa do Brasil outra, umas 50 vezes vencedor da taça do estado, etc.

    Agora, olhem a situação em que nos vemos! Terceirona!!!!! Qual é a solução para reerguermo-nos novamente?

    Alguns sugerem a unificação dos dois times. O que acham? Acabaria a rivalidade, mas o novo time se fortaleceria e enriqueceria bastante, a torcida seria enorme, a disponibilidade de campos de treinamento aumentaria, teria mais o apoio tanto da elite qto das camadas mais baixas (respectivamente, principalmente representadas pela torcida de Vitória e Bahia), dentre muitas outras vantagens. Acho que só assim teríamos chances de voltar à 1ª Divisão com toda a força, e o futebol baiano seria novamente respeitado!

    Afinal, alguma chance se for de outra forma? Perdemos metade dos patrocinadores; ambos os presidentes foram trocados, e os atuais mal mostraram um trabalho convincente até agora; perdemos nossos melhores jogadores; os salários estão atrasados; nossa participação no Clube do 13 tá oscilando... Torcedores baianos, precisamos de uma solução urgente e precisamos, sim, correr risco!

    E agora, pergunto-lhes?
     
    Última edição: 17 Jan 2006
  2. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    E o pior dos 2 terem caído pra 3ª é q apenas 1 poderá subir no ano q vem.....
    Já q a terceirona passa por eliminatórias regionais.....
    Ou seja, um dos 2 continuaria por lá amargando na terceirona.....

    Na verdade é até pior.....Nenhum dos 2 nem seker estão garantidos na terceirona.....Já q naum existe convites para a série C, eles terão q provar q podem ir pra terceirona sendo os melhores do estado.....
    Assim esse campeonato baiano fica 1000 vezes mais importante ainda.....


    Juntar os 2, pra mim, seria ruim numa visão geral da tradição de ambos.....E axo q seria meio q inaceitável pra boa parte da torcida.....
    Não sei se seria a melhor coisa.....
     
  3. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    O Campeonato Baiano aqui vem sendo tão sem graça... pelo menos Vitória ou Bahia garantem presença na final, e, quando é só um dos dois, o adversário é fraquíssimo. Dessa vez, além de ambos os times estarem loucos para vencer, os outros estão um pouco mais fortes e experientes, e representam um mínimo de dificuldadee para nós.
    Com certeza. Na verdade eu sou um dos poucos que aceitam essa "fusão", pois mal ligo pra rivalidade; apesar disso, amo os BaVis, e seria realmente triste nunca mais ver aquele jogo de rubro-negro versus tricolor (azul, vermelho e branco) em campo. :roll: Mesmo assim, a tradição não se apagaria, e isso só viria a ser mais um acontecimento importante para sua história!
     
  4. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Esse negócio de fusão é complicado, ainda mais em time de tradição como Bahia e Vitória, pra mim é inadimissível tal idéia, seria melhor fechas as portas por um tempo pra se organizar e voltar melhor. Aqui em Goiânia os dois times menores (Goiânia e Atlético Goianiese) sem expressão alguma não entraram em um acordo desses por causa da torcida (!!!), na maioria pessoas mais velhas que acompanharam o auge de ambos os times nas décadas de 60 e 70 (algo como américa do rio)...imagina falar sobre isso com um quantidade de torcedores do Ba-Vi...
    Um caso que deu certo de fusão foi o do Paraná, mas pelo que sei os antigos clubes eram bem inesprecivos.
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Fusão do Bavi é acabar com um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Ainda mais duas torcidas rivais.

    No caso do futebol baiano, o que deveria acontecer é a extinção dos estaduais e fazer um Campeonato do Nordeste forte que quando acontecia era um campeonato competitivo com grandes clássicos, lotava os estádios e que infelizmente pelas mazelas da CBF foi extinto.

    Quanto aos dois na série C, infelizmente de imediato só dará pra um voltar, mas assim como foi o caso dos tradicionais times de Pernambuco eu acredito no retorno a série A, como foi recentemente com o Santa Cruz. Por enquanto fica um peridodo de "purgatório" pra ambos se reestruturarem.
     
  6. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Fundir os dois é inaceitável e inacreditável.

    Não se junta dois times rivais. No máximo dois times amigos e mesmo assim a chance de dar certo é mínima.

    Nego é muito imediatista. O futebol bahiano tá em crise? Sim, mas isso acontece. Mais cedo ou mais tarde eles voltam.
     
  7. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Mas vejam bem... concordo com vcs! O fim da tradição particular de ambos os times para sempre seria terrível e é uma proposta que não deve ser sequer ponderada! Mas a verdadeira proposta não é que fique a fusão para o resto da história, oras. Seria simplesmente um artifício, um estratagema, para nos reerguer da situação de lama! Creio que, de volta à 1ª Divisão, ou até à 2ª, poderíamos nos "dissolver" novamente, e continuar o nosso rumo e a nossa deliciosa rivalidade!... Afinal, que magia teria o clássico em uma situação tão desconsiderada assim?
     
  8. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    mas se vitória e bahia se juntarem e juntos forem pra 1a divisão e chegar lá eles se separarem vc acha q ambos continuam na 1a divisão?

    Se for essa sua idéia, me desculpe mas ela é idiota.

    O clube que se separasse ia ser tido como recém formado e começaria na 3a divisão do campeonato bahiano.
     
  9. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Cara Fusão pra esses times é atitude covarde. Só da certo pra times sem expressão e que necessitam se projetar, como foi o caso do Paraná Clube. Bahia e Vitória são grandes demais pra isso.

    O que houve com ambos foram péssimas administrações, principalmente o Vitória que na década de 90 despontava como o clube mais promissor do Nordeste, investindo na construção do Barradão, nas categoias de base, além de sua estrutura que se não me engano se não é a melhor ainda está entre as primeiras da região. Um time que tem tudo isso sendo bem administrado e com bom planejamento volta em pouco tempo.

    Tem que refletir e paciência que no tempo certo eles voltam.
     
    Última edição: 18 Jan 2006
  10. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Verdade, fui ignorante e inconseqüente qto a isso. :obiggraz: Provavelmente a idéia original é de fato a de uma fusão fixa - portanto, já estou em completo desacordo com ela. :eek:

    Mas a proposta do tópico não é somente discutir essa união; sua intenção é buscar uma solução, qualquer que seja, para o "retorno" do futebol baiano à sua antiga glória; pois temo que a situação seja muito mais complicada do que uma simples má fase: foi uma decadência contínua, e que continua. Será que não devemos procurar uma saída mais drástica e renovadora, do que simplesmente ir nos reerguendo aos poucos (se é que isso não terá efeito contrário...)?
     
  11. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Ano passado estive morando em Salvador, e via a bagaça que os times estão. Não só em relação a jogadores, mas também em organização.

    E mais. Fazem uma campanha meia boca (ou até boa) no campeonato regional, e acham que o elenco é o melhor do mundo. Sinceramente, falta muito simancol.
     
  12. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    A curto prazo algo que já traria resultados positivos seria se os clubes nordestinos fossem mais unidos, abrissem mão perante a CBF de jogarem estaduais e se organizassem numa liga regional forte e bem organizada, o que tornaria o futebol do nordeste bem mais fortalecido e valorizado.

    Com a competitividade forte que existe só entre Bahia, Náutico, Vitória, Sport, Santa Cruz, Fortaleza forçaria os dirigentes a tomarem outra postura e mais profissional, pois com campeonatos estaduais onde só tem 2 times grandes existe aquela enorme acomodação que os times estão bem quando na verdade não estão.
     
    Última edição: 18 Jan 2006
  13. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Estão realmente uma bagaça, Edra, mas não vejo de forma alguma que estão se achando bons. Aliás, os jornais locais nem têm mais uma seção dedicada ao futebol, exceto o Globo Esporte, mas parece que até este diminuiu o tempo. A torcida está completamente desmotivada e não tá nem aí mais. Há pouco soube que o Vitória deu 5x0 em um time qqer aí e nem apareceram os gols. Se bem que, comparados aos outros times que estão disputando o estadual, ambos Vitória e Bahia estão realmente bem superiores. :roll:


    Você demonstra que está realmente por dentro, Fúria, mais até do que eu, embora torça por time de outro estado e esteja fora do estado. :dente: Creio que têm razão em tudo que diz. =]
     
  14. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Pra mim, essa história sobre fusão não passa de um boato... :lol:
     
  15. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Pra mim a solução é mesmo o que propos o Fúria, deveriam estinguir os campeonatos estaduais no Nordeste e fazer um campeonato Nordestino integrando todos os estados, o que resultaria em um campeonato bem mais forte e provavelmente rentável. As distancias não são grandes, poderia se fazer uma faze inicial dentro de cada estado, classificando um número X de equipes que desputariam a faze final entre os times dos estados nordestinos. O mesmo poderia ser feito aqui na região centro-oeste, unindo campeonatos do distrito federal, goiás, mato grosso e mato grosso do sul. Na região norte fica dificil devido as distancias e a dificuldade de cruzar a floresta que fica entre vários estados.
     
  16. Edrahil

    Edrahil Usuário

    No ano passado o Vitória ganhou o campeonato, e inclusive eu disse em uma rádio local que o time estava ruim, e que correria o risco de cair para a terceirona.

    Os comentaristas foram contrários, dizendo que o time pderia lutar tranquilamente para subir de divisão.

    O Bahia estava uma nhaca mesmo, mas não tinha cacife para contratar o que fosse.

    Agora, ao fato de serem superiores aos demais times do campeonato ... olha, o Bahia não mereceia ir para a final ano passado. Mas por força do regulamento, acabou indo.

    Os times lá não tem a menor estrutura, e muito menos grana para contratar bom jogador (mesmo para disputar o regional).

    Então, Bahia e Vitória tem obrigação de disputar a final.
     
  17. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Quando o campeonato do nordeste estava acontecendo a Globo até pagava uma cota de transmissão rentável pros clubes e transmitindo os jogos. Foi a maior burrice terem acabado com o campeonato.

    Mesma coisa com o Sul Minas que era bem promissor também, Copa Centro-Oeste entre outros.

    Alías essa é disparado a melhor solução pois só com estaduais as grandes emissoras não se interessam e aí o torcedor nordestino só tem como opção assisiir transmissões dos jogos do eixo Rio-SP. Se tivesse um campeonato regional forte teriam mais visibilidade e suas torcidas cresceriam bem mais além de suas praças locais.
     
  18. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    O sul-minas eu acho desnecessário, pois os campeonatos do rio grande do sul, paraná e minas são de maior tradição($$) que de qualquer estado do nordeste ou centro-oeste.
     
  19. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Mas são mais rentosos que os estaduais.
     
  20. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    A maioria dos cruzeirenses, gremistas e colorados que conheço querem o retorno. As cotas de transmissão do Sul-Minas eram bem maiores que dos estaduais.

    Principalmente em Minas que tem um estadual super deficitário. Jogar com os times do Sul fortalece muito mais.
     

Compartilhar