• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Futebol Baiano - E Agora?

Vocês concordam comigo no seguinte: Os estaduais que dão mais lucro sozinhos e tem maior visibilidade (São Paulo e Rio de Janeiro) são os únicos que contam com amis que 2 times "grandes"? tenho pra mim que essa polaridade dualista na maioria dos esatdos cria uma certa repetição (esse ano nós o outro eles), e que acaba gerando má administração, poucas contratações... Nos 2 estaduais com mais de 2 grandes isso complica, pq os times tem que bater 3 rivais que são 9 pontos que podem fazer a diferença....
 
Eu particularmente sou contra os campeonatos estaduais.

Para mim, o Brasil deveria 4 ou 5 taças regionais : Rio-SP, Sul-Minas, Nordeste, Centro Oeste - Norte ou entao Centro Oeste e Norte.

Pegando a Rio-SP por exemplo. A Federacao de cada Estado indicaria 8 clubes para participar de um campeonato com 4 grupos, jogos de ida e volta, passando os dois primeiros de cada, formando as quartas, semis e a final.

Os dois times de pior campanha em cada Federacao seria "rebaixado", permitindo o ingresso de outros dois, a serem escolhidos pelo desempenho no ano anterior.


Essas taças regionais seriam disputadas entre os 4 primeiros meses do ano. Acabaria com a Copa do Brasil, substituindo-a por uma especie de Supercopa, com 8 times ( no caso de 4 taças regionais, os dois primeiros de cada ) , mata mata.

Aí desafogariamos o calendario com campeonatos que se arrastam tanto tempo junto com a Copa do Brasil.

Isso serviria aos times "grandes e medios". Já os menores, ao inves de ter um time apenas para os respectivos Estaduais, poderiam focar seus esforços nas Series B e C pro Brasileiro por exemplo.
 
SP mostrou que é um estadual autosuficiente e não precisa de Rio-SP.

Quanto a Copa do Brasil não sou contra sua extinção. Bastaria apenas que ficasse mais enxuta e prevalecesse o critério técnico levando pra disputa somente os campeões regionais nos moldes da antiga Taça Brasil. Assim valorizaria mais esses campeonatos regionais.
 
O Rio também, o campenato carioca e paulista nunca devem entrar nessa. Só sou a favor de incluir o espírito santo ou no carioca ou no mineiro já que são vizinhos e não faria muita diferença para esses campeonatos maiores...poderiam fazer uma prévia interna e enviar os 2 melhores(??? existem???). Talvez isso insentive um pouco mais o futebol por lá.
 
ombudsman disse:
Isso serviria aos times "grandes e medios". Já os menores, ao inves de ter um time apenas para os respectivos Estaduais, poderiam focar seus esforços nas Series B e C pro Brasileiro por exemplo.
problema é q os estaduais servem justamente como parâmetro utilizado para indicar kem serão os participantes da série C.....
Sem isso, ficaria tudo na base do convite (e esse negócio de convite aki no Brasil naum é nada confiável).....
Sem contar q esses times ficariam totalmente parados durante o início do ano......E, se alguns naum conseguirem ir pra série C, ficariam parados o ano inteiro.....Sem nenhuma entradinha mínima de dinheiro sequer......
Isso extinguiria MTOS clubes.....

Na verdade, o maior problema desses campeonatos regionais é justamente esse.....
Fortalece os grandes mas manda pra sarjeta todo o resto......

Só conseguiriam sobreviver e, principalmente, aparecer times com costas kentes como o brasiliense.....Ou times onde a cidade tem balha na agulha pra bancá-lo (são caetano, santo andré).....
 
Última edição:
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
problema é q os estaduais servem justamente como parâmetro utilizado para indicar kem serão os participantes da série C.....
.....

Se regionais como Copa Nordeste, Sul-Minas, etc fossem bem organizados com acesso e descenso, ainda dá pra ter parâmetro sim.

Quando os estados se reunem pra fazer ligas regionais mais fortes, as segundas divisões das mesmas ficam mais valorizadas tb, caso da série A-2 do Paulistão que aqui tem transmissão da TV e é mais competitiva que muito estadual de menor expressão.
 
FÚRIA Da Cidade disse:
Se regionais como Copa Nordeste, Sul-Minas, etc fossem bem organizados com acesso e descenso, ainda dá pra ter parâmetro sim.

Quando os estados se reunem pra fazer ligas regionais mais fortes, as segundas divisões das mesmas ficam mais valorizadas tb, caso da série A-2 do Paulistão que aqui tem transmissão da TV e é mais competitiva que muito estadual de menor expressão.
Mas pra poder suportar no mínimo metade desses times médios e pequenos q tem hj nos estaduais, os campeonatos teriam q ser incrivelmente inchados.....
E copas regionais tb poderiam deixar a série C bem desnivelada e concentrada se fosse utilizada.....Pq podem concentrar times de 1 ou 2 estados lá em cima e classificados pra série C e otros estados q nunca teriam 1 representante.....
 
Ôpa, desculpem aí por deixar de responder ao tópico por tanto tempo, mas fiquei acompanhando-o, e percebi que a solução da questão deve ser mais complexa do que uma mera fusão de dois times de tradição, ou talvez seja ainda mais simples do que isso: o retorno da copa regional.

De qualquer forma, acho que houve alguma razão capitalista ou estratégica para boicotarem as copas regionais; e, estando a elite envolvida, meio difícil que a coisa possa ser revertida. E, posso estar sendo ignorante, mas se Vitória e Bahia simplesmente fechassem as portas, de onde sairia a verba para financiar a sua recuperação? :ahn?:

Talvez o próprio povão possa ajudar. Infelizmente, a questão da conscientização já virou piada de tanto que ela já foi indicada como a saída de um monte de coisas que continuam no lixo; é uma das coisas de que todos falamos, mas não percebemos que nós mesmos temos dever para com ela, e não o cumprimos.

Me refiro principalmente ao seguinte: Torcida! Admito que nós, torcedores baianos (talvez com a excessão do Bahia, q se não me engano é considerada a mais fiel do norte-nordeste), somos "torcedores de boa-fase". Quando o time está ganhando, os estádios enchem; quando perde um jogo, a partida seguinte em casa não é acompanhada por mais do que escassíssimos fã-clubes.

Outros exemplos demonstram a deslealdade de nossa torcida. Por acaso passem em nossas ruas e contem o número de gente com camisas de Flamengo, Corinthians, São Paulo... claro que em sua maioria é gente influenciada demais pela mídia que SÓ PASSA informações dos times Rio-São Paulo, mas muitos também preferem assim, pois a todos agrada vibrar, se alegrar, nunca sofrer pelo time. Em jogos fora de casa, não poucas vezes as arquibancadas de visitantes estão, salvo sempre um grupinho, VAZIAS.

Agora vejam quem está criticando: eu, que já não quero mais saber de ouvir Vitória no rádio ou na TV (que aliás já nos abandonou). Hoje foi BaVi no Campeonato Baiano, e eu só fui saber hoje mesmo; na verdade, toda a minha família, tão pouco que se estão sendo divulgados os dois times. O Vitória ganhou de virada, 2x1, eu nem sequer vibrei. Pois eu realmente sou um desses malditos torcedores de boa-fase, que só acompanham o time em sua glória. Precisamos mudar isso, an Eru! Clamo por aqueles que têm mais interesse por torcida do que eu mesmo; mas será que existem por aqui interessados a sofrer por seu time?

Lembro-me como chorei no ano passado... voltávamos do Barradão, comemorando o já oficializado rebaixamento do Bahia e a permanência do Vitória na Segundona. Sabem o que aconteceu? Dependíamos de um jogo. Ele já estava acabando, por isso a nossa confiança. Nos acréscimos, houve um pênalti, e de repente estávamos na 3ª Divisão. Ainda correm boatos de que o jogo estava garfado. Naquele dia prometi que ia largar o Vitória para sempre. :roll:

Mas vejam onde estou, escrevendo um texto extenso a respeito de uma possível salvação de nosso futebol... Parece que entrei meio em contradição, não foi? :lol: Nem mesmo eu sei mais se sou ou não um torcedor legítimo, mas fui aqui movido pela emoção, que revela o nosso verdadeiro momento, de fato: confusão. Simplesmente não sei aonde vamos parar. :tsc:
 
Última edição:
É, priminho, agüenta! ^^ Quando vc decide torcer de coração por algum time, deve estar preparado para vivas - e lágrimas também. Más fases acontecem, e, apesar de ser uma situação, acho, inédita (os dois times de tradição do estado decaírem ao mesmo tempo), acontece. :wink:

Esqueça essa história de unificação. Isso nunca acontecerá, nem que a maioria de ambas as torcidas e direção concordassem - o que está longe de uma ocasião possível. Pára de se lamentar e entende que este é o futebol, rapaz! :D Bem vindo a ele! :cerva:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo