• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo Falhou?

Frodo FALHOU...claro que falhou;
Afinal de contas se dependesse só dele, ele estaria com o anel ate hoje...:D
 
Gente, vocês estão estão confundindo "Frodo falhou" com "a missão falhou".
A missão foi cumprida, o anel foi destruído, mas não por Frodo,porém também não vejo isso como falha já que naquela situação o Um estaria exercendo seu poder sobre ele de uma maneira muito mais forte que em toda a jornada. Fazer de Gollum um herói só porque foi ele que acidentalmente jogou o anel é meio difícil de aceitar, então no fim o grande herói é Frodo, que afinal foi o portador do anel por tanto tempo e conseguiu resistir até a montanha. Imaginem se Gollum fosse o portador? Será que o anel seria destruído?:think:
 
Mas a questão é exatamente essa, se "Frodo falhou" e a meu ver isso é inegável, não para com a TM, que isso seria e foi um caso que por ter assumido o fardo já foi grandioso, pelo fato de raros terem cojones de enfrentar os Espectros do Anel e seu senhor, mas ele falhou para com Gandalf e consigo mesmo, e essa a meu ver são as maiores falhas.
 
Pode ser que ele tenha falhado, mas eu acho que nem por isso seu valor diminui. Algumas pessoas disseram que ele foi na missão apenas para se salvar, e mesmo que seja, como isso o faz ser menos importante? Ao meu ver, falhando ou não, era algo inevitável. Até mesmo o Professor disse que ninguém conseguiria. Eu posso ter me afastado um pouco do tema do tópico, Frodo falhou sim, mas ainda assim fez o que nem mesmo o mais forte dos homens aguentaria para cumprir sua missão, e isso é o que conta.
 
Frodo assumiu a tarefa de destruir o Um e falhou, assim como qualquer outro falharia. Mas ele levou o Anel até lá, que seria esforço além das capacidades de muitos que viveram a Guerra do Anel. Por isso acho que o mérito do Frodo não deve ser diminuído pela falha.

Além disso, Gollum acabou sendo peça chave para a destruição do Anel, tanto na viagem até a Montanha da Perdição quanto por ter lutado com Frodo pela posse do Um. E tendo sido uma escolha de Frodo levar Gollum junto, gosto de pensar que não foram os atos dele em si que culminaram na destruição do Um, mas suas escolhas.
 
É ele levou o Anel até lá visando também , que se ninguém fosse eles iriam morrer de qualquer geito . O fato dele ter chegado até lá , não seria mérito só dele mas de varios personagens da historia . Principalmente do Sam , que mesmo sendo "excluído" pelo mesmo da jornada , voltou e salvou Frodo da mão dos Orcs e ainda depois o carregou para o vulcão pro anel ser destruindo . Acho que ele falhou sim em sua missão , também pelo fato de no ultimo minuto ter usado o anel , quase comprometendo toda ela .
 
eu não acho que ele tenha falhado, afinal nao se pode analisar apenas o momento final, sim ele teve uma queda, mas ele levou o anel até la e no final o anel acabou destruido
sim, sam o ajudou, mas do mesmo jeito outros, como gollum, o atrapalharam, ele sofreu muita influencia, negativa e positiva, mas acho que não podemos tirar o mérito dele
 
Mas o feito foi de Sméagol, pois Frodo assim como Isildur nadou e morreu na praia, foi apenas o erro de Sméagol que levou o Anel ao fogo de Orodruin.
 
Frodo foi um herói, cara! Poxa aguentou algo que nem mesmo os grandes reis dos homens não aguentaram... Mas é lógico que mesmo tendo feito algo foda demais, ele falhou, mas ninguém tem direito de dizer nada, pois ele aguentou algo fora dos padrões.
 
Sim, Frodo aguentou muita coisa, que nem o mais forte dos homens ou elfos talvez teriam aguentado. Mas quando consideramos isoladamente a missão em si, Frodo não cumpriu, o anel só foi jogado no fogo graças ao Golum.
Mal comparando seria como estudar durante uma faculdade inteira, se esforçar e tirar 0 na apresentação do TCC.
 
Frodo falhou no último momento, sim, mas isso não tira dele todo o mérito. Pense bem, nem Gandalf, que em sua origem era Olórin, o mais sábio dos maiar (pág. 22 O Silmarillion), conseguiria resistir a ter o Um em suas mãos. Frodo foi sim um herói (embora não esteja entre meus top 3 personagens do SdA).
Ele fez o que ninguém na TM, com exceção de, talvez, Tom Bombadil, uma das maiores incógnitas de Tolkien, conseguiria fazer.
Ele caiu no último segundo, mas quem resistiria a tal jornada tendo o poder do Um em suas mãos?
 
Caraca, vou mudar meu nick pra Necromancer. Revivendo tópicos mortos for the win, hehehehe!

E Neithan... aceite, Frodo falhou! *aguardando a resposta* LOL
 
eu acho que deve ser analisado a missão dele como um todo
no final a missão foi cumprida, independente de ter sido a favor ou contra a vontade dele naquele momento final
ele estava totalmente fora de si
mas se querem dizer que ele falho naquele momento, então ele cumpriu 99,9% da missão e falhou em 0,01%
pra mim, ele não falhou!
ele fez a faculdade toda com notas ótimas, mas no ultimo momento não quis apresentar o TCC e tirou 0 mas mesmo assim o professor deu nota e passou ele, no final ele foi aprovado, ele falhou em se formar, concluir a faculdade ou ter o diploma? não, ele conseguiu o objetivo, mesmo tendo tentado desistir no ultimo minuto
 
Ocorre que na Terra-média o bem e o mal que cada um praticava andavam misturados e definir aonde um começava e outro terminava era uma tarefa meticulosa que alcançava o máximo de esforço em momentos como a destruição do anel. O quanto de bem e mal estava contido na ação de Frodo só podia ser visto em termos humanos na perspectiva de Frodo. Manejar sua escolha para destruir o anel foi o máximo que podia fazer um humano naquela época e condições. Além daquele ponto o futuro escapava das mãos do pequeno e se misturava com o(s) futuro(s) das outras partes do mundo.
 
Ocorre que na Terra-média o bem e o mal que cada um praticava andavam misturados e definir aonde um começava e outro terminava era uma tarefa meticulosa que alcançava o máximo de esforço em momentos como a destruição do anel. O quanto de bem e mal estava contido na ação de Frodo só podia ser visto em termos humanos na perspectiva de Frodo. Manejar sua escolha para destruir o anel foi o máximo que podia fazer um humano naquela época e condições. Além daquele ponto o futuro escapava das mãos do pequeno e se misturava com o(s) futuro(s) das outras partes do mundo.

ou seja, falhou ou não no seu ponto de vista?
 
Para os lugares e pessoas que realmente importam Frodo foi um herói (elfos, Valar e Eru). Gosto de pensar que ele falhou localmente para conseguir uma vitória maior, sistêmica ou global.

No âmbito da criação a maldade existia por uma concessão feita pela bondade para o exercício do livre arbítrio (ou livre escolha). Como o domínio das terras mortais estava sob o poder dessa concessão (ou acordo feito entre os poderes legítimos e ilegítimos) sobrou a Frodo escolher dos males o menor. No caso o menor dos males era fazer com que uma herança maldita (o anel) desse o máximo de lucro possivel. Mas um lucro benéfico para uma única pessoa era impossível e restou a ele escolher levar a herança até o momento da derrota local para conseguir um benefício coletivo. O menor dos males foi falhar localmente, agindo como o mais tolo dos tolos como desejava Gandalf para que o disfarce se realizasse. Para Frodo que era esperto e sábio na opinião de Faramir, Galadriel e outros, deve ter sido um suplício agir como um tolo em direção a uma derrota para enganar Sauron.

Em miúdos, a maldade deveria existir por um espaço e por um tempo e nesse período conquistaria vitórias locais e temporárias e os heróis deveriam se aproveitar disso.
 
Última edição:
Eu acho que falhou, por que no final ele não conseguiu resistir ao anel, e se não fosse pelo Gollum que sem querer caiu no fogo com o anel, ele não teria salvado a TM. Mas isso não tira os méritos dele, que chegou a Mordor depois de enfrentar todos os problemas.
 
eu acho que deve ser analisado a missão dele como um todo
no final a missão foi cumprida, independente de ter sido a favor ou contra a vontade dele naquele momento final
ele estava totalmente fora de si
mas se querem dizer que ele falho naquele momento, então ele cumpriu 99,9% da missão e falhou em 0,01%
pra mim, ele não falhou!
ele fez a faculdade toda com notas ótimas, mas no ultimo momento não quis apresentar o TCC e tirou 0 mas mesmo assim o professor deu nota e passou ele, no final ele foi aprovado, ele falhou em se formar, concluir a faculdade ou ter o diploma? não, ele conseguiu o objetivo, mesmo tendo tentado desistir no ultimo minuto

Mas não tem diferença onde ele falhou, ele falhando no início ou no fim, ele falhou de qualquer jeito, graças a Sméagol o Anel foi destruído.
 
Mas não tem diferença onde ele falhou, ele falhando no início ou no fim, ele falhou de qualquer jeito, graças a Sméagol o Anel foi destruído.

o final da sua frase não completa o inicio

graças a frodo o anel foi levado até a montanha para ser destruido
e se dependesse do smeagol, bom, todos sabemos como iria acabar
portanto foi graças ao frodo e não a smeagol

já o começo da frase eu concordo, "não tem diferença onde ele falhou"
se fosse contar pelo final da missão e esquecer todo o resto diriamos então que foi smeagol o salvador da TM destruidor do anel
quando na verdade tudo que ele queria era ter o anel para si
e frodo, que passou todo o tempo levando o anel para ser destruido, falariamos que ele é que queria o anel para si

então voltando a "não importa aonde ele falhou", o que importa era a intenção e o resultado
ele queria destruir o anel e conseguiu, como ele fez ou se teve alguma recaida no caminho para chegar ao resultado não importa



exemplo:

eu tenho esse problema pra resolver, me diz se eu falhei em resolver:

3x5=?
5+5+3=15
3x5=15

no final eu contei como se fosse um 3 no lugar do 5, meu raciocinio esta errado, mas eu cheguei ao resultado certo
se vc olhar o raciocinio 5+5+3=15 ta errado, mas a minha intenção inicial era saber quanto era 3x5, e eu cheguei no resultado 15
assim sendo eu não falhei, pois achei o resultado certo para o que eu queria
"ele queria destruir o anel e conseguiu, como ele fez ou se teve alguma recaida no caminho para chegar ao resultado não importa"
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo