• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filologia- Uma ciência

Esqueci alguém será... :think:
Esqueceu de mim... :(

Então, vou dar uma idéia:antes de começar as "aulas" (exercícios, iniciação na gramática, etc) que tal fazer uma lista como o Lobo fez ? Assim sabe-se mais ou menos o número de pessoas que querem...

Exemplo:


Grego:

Sano
Erian
Satsuki
Anne
kainof
Oropher
Décimo
Lobo
Eu (Vikingaälva)

Latim:
Sano
Oropher
Décimo
Vikingälva

Espanhol:

Lobo
Vikingaälva

Leto:

Lobo

Alemão:

Oropher
Vikingaälva

Árabe:

Oropher

Aramaico:

Elminster

Hebraico:

Elminster
Vikingaälva

Chinês (mandarim):

Oropher
Vikingaälva

Obs: Lista criada a partir do post do Lobo....

Então, a idéia seria assim: as pessoas copiavam essa lista em seus posts e "assinavam" seus nomes na língua que tenha interesse. Não sei se todos apóiam, mas tudo bem, só queria mesmo dizer que também tenho interesse nessas línguas. Ah, talvez também serviria para quem quisesse ensinar ou aprender uma língua diferente das que constam na lista. Eu gostaria de compartilhar meus conhecimentos de finlandês, mas acho que poucos se interessariam.
 
Esqueceu de mim... :(

Então, vou dar uma idéia:antes de começar as "aulas" (exercícios, iniciação na gramática, etc) que tal fazer uma lista como o Lobo fez ? Assim sabe-se mais ou menos o número de pessoas que querem...

Exemplo:


Grego:

Sano
Erian
Satsuki
Anne
kainof
Oropher
Décimo
Lobo
Eu (Vikingaälva)

Latim:
Sano
Oropher
Décimo
Vikingälva

Espanhol:

Lobo
Vikingaälva

Leto:

Lobo

Alemão:

Oropher
Vikingaälva

Árabe:

Oropher

Aramaico:

Elminster

Hebraico:

Elminster
Vikingaälva

Chinês (mandarim):

Oropher
Vikingaälva

Obs: Lista criada a partir do post do Lobo....

Então, a idéia seria assim: as pessoas copiavam essa lista em seus posts e "assinavam" seus nomes na língua que tenha interesse. Não sei se todos apóiam, mas tudo bem, só queria mesmo dizer que também tenho interesse nessas línguas. Ah, talvez também serviria para quem quisesse ensinar ou aprender uma língua diferente das que constam na lista. Eu gostaria de compartilhar meus conhecimentos de finlandês, mas acho que poucos se interessariam.

:yep:

Perfectissimus est! :D É perfeitíssimo, Vikingalvaä, você é genial! Acho excelente a idéia das listas, e tenho imenso interesse em aprender o finlandês, o idioma que fascinava Tolkien... :D :abraco:


Ps; já convidei o Aracáno para ele ensinar japonês :)
 
Última edição:
Hmmm não sabia que o Arcáno sabe Japonês... Eu também quero :cerva:
Então, a lista fica assim:

Grego: Sano, Erian, Satsuki, Anne, kainof, Oropher, Décimo, Lobo, Vikingaälva.

Latim: Sano, Oropher, Décimo, Vikingaälva

Espanhol: Lobo, Vikingaälva

Leto: Lobo

Alemão: Oropher, Vikingaälva

Árabe: Oropher

Aramaico: Elminster

Hebraico: Elminster, Vikingaälva

Chinês (mandarim): Oropher, Vikingaälva

Finlandês: Lobo


Editado:

Japonês (não confirmado :P) : Vikingaälva
 
Última edição:
Muito bem. Well done, conforme prometi, aqui vai a primeira aula de latim, por enquanto temos 6 (seis) usuários interessados:

Curso Latim – Aula I – Lição I:

Interessados
: Sano, Décimo, Oropher, Vikingaälva, Anne Fawkes, Margrave

Introdução:

O alfabeto latino primitivo era composto de 21 letras, ou seja, o mesmo alfabeto do português atual, excluindo-se o J, o V e o Z, mas incluindo-se o K. As letras I e U tinham valores ora de consoante, ora de vogal, conforme o contexto fônico do vocábulo. Por exemplo, o I e o U tinham valor de consoante quando vinham precedendo uma vogal, em qualquer posição na palavra. Nos demais casos, tinham valor de vogal. Daí encontrarem-se expressões do tipo: SVB VMBRA ALARVM TVARVM ou invés de SUB UMBRA ALARUM TUARUM. (Sob a sombra de tuas asas).
O sinal K foi logo no início aceito, por influência do grego. Também por essa mesma influência, a fim de facilitar as transcrições literárias, foram incorporados os sinais Y e Z. Mais tarde, lá pelo século XVI, foram incorporados à escrita latina também os sinais J e V, certamente por influência das próprias linguas neolatinas, então já existentes. Este assunto, no entanto, não é ponto pacífico entre os gramáticos.
Outra que é motivo de controvérsias é a pronúncia do latim. A mais difundida, na época do ensino do latim no Brasil (até a década de 60), era a pronúncia eclesiástica, com forte acento italiano, por influência dos padres da Igreja Católica.
Os estudiosos da gramática comparativa, na área de linguística, tentaram construir uma pronúncia do latim mais original, sendo esta chamada de pronúncia restaurada. Há ainda a pronúncia aportuguesada, que também era utilizada no Brasil na época do ensino do latim nas escolas.
Essas informações têm aqui apenas caráter ilustrativo, já que não iremos praticar a pronúncia. Para efeitos práticos, sugiro que se adotem os mesmos valores fonéticos das letras na pronúncia portuguesa, observando-se as seguintes particularidades:
a) as vogais mantêm sempre seu som original, em qualquer posição que ocupem no vocábulo, evitando-se pronunciar o “o” como “u” e o “e” como “i” no final das palavras;
b) os ditongos “ae” (æ) e “oe” pronunciam-se como “e”;
c) a sílaba “ti”, quando não for tônica nem precedida por “s”, será pronunciada como “ci”;
d) a letra “x” tem sempre o som de “ks”, como na palavra “fixo”;
e) o grupo “ch” tem sempre o som de “k”;
f) os conjuntos “qu” e “gu” pronunciam-se sempre como se houvesse um trema no “u”;
g) o grupo “ph” tem o som de “f”.
Não se usavam acentos gráficos em latim, porém em alguns livros se usavam os mesmos acentos do português, a fim de facilitar a leitura. Como regra geral, atente-se para o fato de que não existem palavras oxítonas em latim, a não ser aquelas de uma sílaba só. Havendo dúvida, deve-se consultar um dicionário.
Convém observar que há divergências entre os gramáticos quanto a algumas das informações acima expostas. Vocês poderão encontrar pequenas variações, dependendo do autor da gramática que pesquisarem. Isso é bastante compreensível, uma vez que não se sabe exatamente como era pronunciado o latim, porque a pronúncia original não foi conservada, mas sofreu influências ao longo dos séculos.

(Continua na Lição II...)
------------------------------------------------------------------

Obs: se não der tempo hoje, amanhã cedo eu posto a lição II do latim, e amanhã começa a lição I do hebraico e do aramaico, já estou a preparar os textos... :)
 
Última edição:
Ah, você só vai fazer as outras aulas depois que terminar as primeira línguas? Sendo assim, me candidato a mais algumas também. :yep:

Btw, talvez se eu pesquisar mais um pouco sobre o assunto consiga ensinar Inglês Antigo e/ou alguma língua ameríndia. :yep:
Vou ver se acho algo na Saraiva sobre o assunto :dente:
Anyway, também posso ensinar algo sobre termos de lingüística. Alguém estaria interessado(a)?

btw, a lista agora está assim:

Grego: Sano, Erian, Satsuki, Anne, kainof, Oropher, Décimo, Lobo, Vikingaälva.

Latim: Sano, Oropher, Décimo, Vikingaälva

Espanhol: Lobo, Vikingaälva

Leto: Lobo

Alemão: Oropher, Vikingaälva

Árabe: Oropher, Sano

Aramaico: Elminster, Sano

Hebraico: Elminster, Vikingaälva, Sano

Chinês (mandarim): Oropher, Vikingaälva

Finlandês: Lobo, Sano

Japonês (não confirmado) : Vikingaälva, Sano
 
As aulas serão simultâneas, cada um que for ensinar algo, irá postar esclarecendo que aula é, que lição é, e quem são os interessados, assim cada qual fica ligado no(s) idioma(s) que quer aprender, e todos que forem ensinar podem ir postando ao mesmo tempo, para agilizar o processo... :)

Antes de postar cada aula, eu as preparo e salvo no word, assim estará tudo em continuidade. :) Os outros "professores" (huahua), podem ir fazendo o mesmo e postando simultaneamente, cada um que for ensinar preparará suas aulas como quiser, mas sería legal se seguíssemos um padrão uniforme. :)

Abraços.
 
Última edição:
b) os ditongos “ae” (æ) e “oe” pronunciam-se como “e”;

Eu SEMPRE tive essa dúvida:

Quando eu dizia
- Ego teneo secundae -

Eu sempre pronunciava:

- Égô Tênêô Sêcundáê -

então a pronuncia ficaria:

Ego teneo secundÉ?!
(como se o A realmente não existisse?)


---------
A aula está MUITO boa Lobo, parabéns!:D
A propósito Sano, eu tambem quero Latim e meu nome tem que estar na lista :chibata:
hahahahah
 
Última edição:
Já editei integrando seu nome na lista, Anne. :)

Bem, quanto a pronúncia, o correcto sería na realidade "Êgo tenêo secûnde" ... :)

Abraços.

Ps: lembrando que o latim não tem acentuação escrita, só falada... =)
 
Última edição:
Bem, quanto a pronúncia, o correcto sería na realidade "Êgo tenêo secûnde" ... :)

Ps: lembrando que o latim não tem acentuação escrita, só falada... =)

Sim sim, compreendo...
Eu apenas coloquei o acento para dar ênfase na pronúncia da qual eu tinha dúvida...:yep:
Obrigada por esclarecer!
 
Sim sim, compreendo...
Eu apenas coloquei o acento para dar ênfase na pronúncia da qual eu tinha dúvida...:yep:
Obrigada por esclarecer!

Sem problemas, estou apto a responder quaisquer perguntas referentes a cada uma das lições q for postando, sempre que tiver uma dúvida, pode perguntar sem medo. A propósito, sua pergunta foi excelente, tenho certeza que muitos tinham a mesma dúvida. :D :yep:

Abraços. :D
 
Btw Lobo, eu ouvi falar que o Latim tem vogais longas e curtas. Se o Latim não tem acentos, como vamos saber quando uma vogal é longa ou curta?

Btw, alguém ficou interessado nas aulas de termos de lingüística? Poupará o trabalho tanto dos alunos quanto dos professores. :yep:

Quanto ao caso das aulas serem simultâneas... nhai, enquanto os outros "professores" não postam, vamos dizer que eu queira estudar essas que eu disse. Quando eles postarem eu decido qual delas eu estudo primeiro. :yep:

Mas uma coisa é certa, também quero muito aprender japonês. :yep:
 
Vogais, declinações, conjugação verbal, etc, ficam para as próximas aulas, Sano... :) Ok? Vamos com calma, mas sem tropeçar... =)
 
Bom, gente, calma... Uma coisa de cada vez como disse o Lobo. :think:

Eu estou empolgadíssima com essas aulas que teremos, e essa primeira aula me deixou feliz. Então agora vamos esperar o Lobo ver quando iremos passar para a lição dois :D

A não ser que ele já responda isso.:hanhan:

(Tenho que dar uma desabafada: meu dia foi um LIXO, e essa aula me alegrou :osigh: , mas well... (edit) abstraiam este comentário...*¬*)
 
Última edição:
COmo se faz a estrutura das frases? o_O

Pretendia deixar isto para a Lição II, mas já adianto que em parte isto depende das 5 (cinco) declinações existentes no latim, e em parte de outras regrinhas que estudaremos mais adiante... :) (Explicarei tudo sobre cada uma das cinco declinações). =)


Ps: Sua empolgação é bem vinda e contagiante, Anne. =)
 
Muito bem. Well done, conforme prometi, aqui vai a primeira aula de latim, por enquanto temos 5 (cinco) usuários interessados:

Se quiser pode considerar seis =)

estarei, acompanhando todas as "lições" aqui inclusive, mas latim sem duvida é a q mais me interessa
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo