• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filologia- Uma ciência

Todos os interessados serão bem vindos Margrave, seu nome estará na lista.

-----------------------------------------------------

Realmente, Sano, pretendo postar a Lição II amanhã cedo, e ainda mais a Lição I de hebraico e de aramaico até antes de 12:00 (meio-dia)... (Se possível...)
Só não passo as demais já mencionadas Lições agora porque estou no trabalho, com algumas tarefas para resolver aqui. Tentei falar com o Aracáno, buscando uma confirmação dele sobre o japonês, mas não o pude contactar. Quano aos outros idiomas que serão ensinados, eu ainda tenho que preparar o estudo sobre: alemão, mandarim, e talvez mais algum que agora não me recordo... Ah sim, árabe. =)

Lembrando a todos, fiquem a vontade para efetuar perguntas referentes a Lição I, em especial sobre pronúncia, e "acentuação oral", por assim dizer... =)

Quanto as aulas de outros idiomas, confesso que também estou ansioso, embora não seja de minha intenção pressionar ninguém... :)

Abraços a todos.
 
Última edição:
Bom dia a todos.
Bem, eis a Lição II da Aula I de Latim, directamente dos meus arquivos salvos, para vossa tela, hehehe... =)

--------------------------------------------------------------------------

Curso Latim – Aula I – Lição II:

Interessados: Sano, Décimo, Oropher, Vikingaälva, Anne Fawkes, Margrave


O latim é uma língua declinativa. Isto significa que é baseada nas declinações, que formam o sentido das frases, alterando as desinências. Entretanto, antes, para caso alguém esteja meio esquecido em relação a gramática, aqui vai um pequeno vocabulário explicativo:

Desinência – parte final das palavras, que muda conforme a declinação
Declinações – fator que define a sintaxe das frases latinas
Casos – cada declinação tem seis casos, a saber, nominativo, vocativo, acusativo, dativo, genitivo, e ablativo
Radical – parte fixa da palavra

Exemplos:
Nominativo – quando a palavra é sujeito na frase, ou predicativo do sujeito. Ex: Cláudia é bonita.
Vocativo - quando exprime exclamação. Ex: Ó Cláudia, és bonita
Acusativo – quando é objeto direto. Ex: Amo Cláudia
Dativo – quando é objeto indireto. Ex: Dei uma rosa a Cláudia
Genitivo – quando é um complemento regido pela preposição “de”, em geral possessivo. Ex: A casa de Cláudia
Ablativo – inidica modo, meio, condição, origem, etc. Ex: Com Cláudia, Por Cláudia.

A regra básica para se identificar a que declinação pertence uma palavra é verificar a sua desinência do genitivo singular. Nos dicionários, a palavra sempre aparece na sua forma do nominativo, seguida pelo genitivo. Portanto, assim se reconhecem as declinações das palavras:
1a. declinação desinência do genitivo em ‘æ’;
2a. declinação desinência do genitivo em ‘i’;
3a. declinação desinência do genitivo em ‘is’;
4a. declinação desinência do genitivo em ‘us’;
5a. declinação desinência do genitivo em ‘ei’.

PRIMEIRA DECLINAÇÃO
A primeira declinação em latim abrange as palavras terminadas em ‘a’ no nominativo e que no genitivo têm a desinência ‘æ’. Isto se aplica aos substantivos, adjetivos, numerais e aos particípios passados dos verbos.
Exemplos:
‘insula’ (pronúncia: ínsula) = ilha;
‘incola’ (pron: íncola) = habitante;
‘rotunda’ (pron. paroxítona) = redonda;
‘deducta’ (paroxítona) = deduzida.
Seguindo a regra já apresentada, temos em ‘insula’ o radical ‘insul’ e a desinência ‘a’; em ‘incola’, o radical é ‘incol’ e a desinência ‘a’. Portanto, na hora de declinar, o que vai alterar é apenas a desinência.
Casos da primeira declinação:
Casos Singular Plural
Nominativo: insula insulæ
Genitivo: insulæ insularum
Dativo: insulæ insulis
Acusativo insulam insulas
Vocativo: insula insulæ
Ablativo: insula insulis


Exemplos:
1. A ilha é redonda. – Insula rotunda est. (Note que é comum no latim o verbo vir no final da frase)
Comentários: insula = sujeito; rotunda = predicativo do sujeito; ambos, pois, estão no caso nominativo.
2. O habitante da ilha – Insulæ incola.
Comentários: não há artigos em latim; habitante = incola, por não ter nenhuma regência, fica no nominativo; insulæ = da ilha, possessivo, regido pela preposição ‘de’, portanto, vai para o genitivo.
3. Vejo a ilha. - Insulam video.
Comentários: insulam = a ilha, objeto direto, vai para o acusativo; video = vejo, 1a. pessoa do singular do verbo ver no indicativo presente. Não existe o artigo.
4. Perigo nas ilhas. – Periculum in insulis.
Comentários: A preposição ‘in’ (em, no, na, nos, nas) sempre rege ablativo, ou seja, a palavra a ela vinculada vai para o ablativo. Daí a palavra ‘insula’ assume a forma ‘in insulis’, porque está no ablativo plural; periculum = perigo, está no nominativo neutro da 2a. declinação (que será estudada adiante).

(Continua na Lição III...)
 
Última edição:
- Dúvidas de Anne Fawkes - Latim Lição II -

Exemplos:
1. A ilha é redonda. – Insula rotunda est. (Note que é comum no latim o verbo vir no final da frase)
Comentários: insula = sujeito; rotunda = predicativo do sujeito; ambos, pois, estão no caso nominativo.
2. O habitante da ilha – Insulæ incola.
Comentários: não há artigos em latim; habitante = incola, por não ter nenhuma regência, fica no nominativo; insulæ = da ilha, possessivo, regido pela preposição ‘de’, portanto, vai para o genitivo.
3. Vejo a ilha. - Insulam video.
Comentários: insulam = a ilha, objeto direto, vai para o acusativo; video = vejo, 1a. pessoa do singular do verbo ver no indicativo presente. Não existe o artigo.
4. Perigo nas ilhas. – Periculum in insulis.
Comentários: A preposição ‘in’ (em, no, na, nos, nas) sempre rege ablativo, ou seja, a palavra a ela vinculada vai para o ablativo. Daí a palavra ‘insula’ assume a forma ‘in insulis’, porque está no ablativo plural; periculum = perigo, está no nominativo neutro da 2a. declinação (que será estudada adiante).

Então, vamos para as dúvidas de sua adorável aluna Srtª Fawkes hahaha:lol:

Bom, os artigos no Latim não existem mesmo, ou apenas na primeira declinação, como foi dado o exemplo?!

A frase:
"A audácia é presente de Deus"
===> Avdaciæ est mvnvs ab Devs.

Estaria correta?:think:
 
Última edição:
- Dúvidas de Anne Fawkes - Latim Lição II -

Então, vamos para as dúvidas de sua adorável aluna Srtª Fawkes hahaha
Bom, os artigos no Latim não existem mesmo, ou apenas na primeira declinação, como foi dado o exemplo?!

Não existem mesmo, por assim dizer. =)

A frase:
"A audácia é presente de Deus"
===> Avdaciæ est mvnvs ab Deus.

Estaria correta?

Mais ou menos. Está quase certo, mas a melhor forma de exprimir tal frase, seria:

Audaciæ donvm ab Devs est. =)
 
Última edição:
Mais ou menos. Está quase certo, mas a melhor forma de exprimir tal frase, seria:

Audaciae donum ab Deus est. =)

Compreendido :yep:
AH, eu esqueci que o verbo se apresenta no final da frase.
Mas agora está claro, obrigada Nobre Lobo!

(eu reencontrei o dicionário de Latim do meu bisavô hahaha)

[Mio padre ÿ orgoglioso! :D ]
 
Última edição:
Boa tarde! (Hyvää päivää). Estou aqui com o Curso de Finlandês. Mas antes, eu gostaria de saber se alguém se interessaria por "aulas" de sueco.
Esta é uma aula muito simples, e devo lembrar-lhes que não falo fluentemente a língua.


Finlandês - Aula I

Interessados: Sano, lobo

Introdução

-* O finlandês é uma língua um pouco complicada, com palavras muito grandes e repetitivas. É muito difícil achar um dicionário (principalmente on line) do finlandês diretamente para o português, então, eu recomendaria o finlandês para quem já soubesse mais ou menos inglês.
-* A forma que eu usei para aprender o que eu sei é estudando quase todos os dias, começando por traduções de pequenas palavras e de conjunções. As palvras podem mudar quase totalmente dependendo de seu lugar na frase. Ah, lembrando que também é legal ver as traduções de letras de música em finlandês para o inglês/português.
-* Eu conheço 14 casos gramaticais (nominatiivi, genetiivi, esiivi, partitiivi, translatiivi, inessiivi, elatiivi, illatiivi, abessiivi, komitatiivi, instruktiivi). Infelizmente ainda não terminei de estudar todos.
-* A questão de pronomes pessoais é um tanto simples na teoria. É muito raro usá-los, mas eles existem. Exemplo: Minun (meu), sinun (seu) etc. Mas quando não apresentar nada antes do substantivo, o pronome ligará-se com ele. (essa é uma das razões por algumas palavras serem tão longas, estudaremos isso adiante).
-* Para encerrar a introdução com um pouco de contexto histórico, quero citar o nome de Michael Agricola, que foi uma espécie de "inventor" da língua finlandesa (segundo alguns dados, ele teria estabelecido as regras gramaticais) e também traduziu a bíblia para o finlandês.

Lição I

- Nesta primeira lição, introduzirei alguma parte de vocabulário usado no dia-a-dia, explicando uma parte do objeto.

Em alguns aeroportos, em placas de "boas-vindas", pode-se ler a palavra Tervetuloa. Nota-se: Terve = boa , bom ; Tulo = vinda, chegada. E em outras partes dos aeroportos, ou em outros lugares, encontra-se a palavras Näkemiin, que quer dizer até logo (minha correspondente diz que esta palavras é um tanto formal).

Aqui há uma lista interessante, porém, parte dela foi copiada do Wikipedia:
hyvää huomenta - bom dia, até 9 horas da manhã.
hyvää päivää - boa tarde, após 9 horas da manhã.
hyvää iltaa - boa noite, ao chegar.
hyvää yötä - boa noite, ao sair.
hauska tutustua - muito prazer
hyvää matkaa - boa viagem
mitä kuuluu? - como vai?
kiitos hyvin - bem, obrigado
kiitos - obrigado
ei kestä - de nada

É um pouco impossível decorar/aprender isto tudo em um curto período. A dica é testar você mesmo a sua memória, escrevendo em um pedaçõ de papel (ou no bloco de notas/M. Word) o significado de cada uma delas.
Na próxima lição darei uma explicação a respeito de numerais e mais uma parte de vocabulário simples. Na próxima Aula, darei início a uma parte da gramática, que facillitará a ocmpreenção da mudança de algumas palavras dentro da frase.
 
8-O 14 casos gramaticais???!!! Me assustou, hein... :think: Brincadeira. :D (o latim tem cinco, e o árabe tem três)...

--------------------------------------------------------------------------

Posso fazer umas perguntas, Vikingaälva? :think: Me surgiram algumas dúvidas...

I- Qual ou quais os casos gramaticais mais frequentes nas frases em finlandês?

II- Qual a pronúncia para as vogais tremadas?

III- O alfabeto é igual ao alfabeto latino?

IV- Qual o desempenho da acentuação na estrutura idiomática finlandesa?

--------------------------------------------------------------------------

Ah, e antes que eu esqueça, sim, tenho interesse em aprender sueco, e sim, posso lhe passar o que eu souber sobre old-norse.
Ok? =) :)


Abraços.
 
Última edição:
Boa tarde! (Hyvää päivää). Estou aqui com o Curso de Finlandês. Mas antes, eu gostaria de saber se alguém se interessaria por "aulas" de sueco.
Esta é uma aula muito simples, e devo lembrar-lhes que não falo fluentemente a língua.

Dúvida: como se pronuncia o "ä" e o "y"?

Btw, nota dez as lições, Lobo e Viking (posso te chamar assim? :mrgreen:) :joinha:

Edit: Zóia, eu e o Lobo tivemos as mesmas dúvidas. O.O

Btw, eu preferiria ver um sumário ou introdução ao Sueco para ver se estou interessado, até por que eu não conheço muito sobre ele (nem sobre a maioria das línguas germânicas :dente:)
 
Última edição:
Para os interessados em Grego, o blog estará em funcionamento nesta Sexta (quando passo o endereço), um dia importante na Grécia...

Os interessados, por favor, para fins de organização, deixem seu nome e a razão do estudo em forma de MP, ou Comentário, ou sinal de fumaça. Aqueles que desejam aprender o básico devem informar, para evitar sobrecarregá-los.

A primeira lição (a mais importante) será sobre o alfabeto, transliterações, escritas cursivas e pronúncia.

Grato!
 
Respondendo às dúvidas do Sano e do Lobo, aqui:
Muitas vezes usam-se a dos casos Genitivo para a parte do objeto da frase. Por exemplo: a palavra "talo" , significa "casa", se ela representasse a parte objetiva da oração, ela ficaria "Taloa". Daqui umas hroas eu posto a segunda aula, explicando os casos que eu sei e a freqüecia que são usadas.
Olha, a pronúncia do ä é quase igual a do "a" normal. Vou pegar uns vídeos no Youtube que explicam bem, e ponho aqui ainda hoje. O memso vale para as outras vogais parecidas, como ü e ö. O "y" tem a pronúncia muito parecida com o "i", juro, não muda quase nada...
Deus :O falha grave a minha, esqueci-me de colocar o alfabeto... Mas não muda quase nada, só muda o fato da inclusão das letras "ä" e "ö", que são raramente usadas sem estar em conjunto com outras palavras. Também há uma outrra letra, å, que eu nunca vi em nenhuma palavra, mas a minha correspondente diz que tem...
Quanto ao resto das dúvidas, procurarei explicar daqui a pouco, na Lição II.
--------


Ah, e antes que eu esqueça, sim, tenho interesse em aprender sueco, e sim, posso lhe passar o que eu souber sobre old-norse.
Ok? =) :)

Ok então, passe-me o que sabes :mrgreen:

E, btw, não entendi direito sua última pergunta...

Saaaaano: pode me chamar de Viking sim, mas algumas pessoas já me apelidaram simplesmente de Viki, ou pode me chamar de Luciana, meu nome.
 
Lobo, que tal montar um tópico específico para cada língua, assim o aprendizado fica organizado e eficiente. :joy:

Nossa aprender hebraico e Aramaico! eba! :cerva:

Pretendo entender bem o hebraico para usá-lo nos meus estudos de Cabala.
O aramaico usarei para entender alguns escritos que fogem da tradução.
E o fenício que ainda não achei professor para leitura das inscrições daqui do Brasil! :roll:
 
:think:
Lobo, que tal montar um tópico específico para cada língua, assim o aprendizado fica organizado e eficiente. :joy:

Nossa aprender hebraico e Aramaico! eba! :cerva:

Pretendo entender bem o hebraico para usá-lo nos meus estudos de Cabala.
O aramaico usarei para entender alguns escritos que fogem da tradução.
E o fenício que ainda não achei professor para leitura das inscrições daqui do Brasil! :roll:

Um tópico para cada língua está fora de cogitação, iría sobrecarregar o fórum.

Então está entusiasmado com o aramaico e com o hebraico, hein? Que bom... :think: Mas infelizmente, só poderei postar as primeiras lições destas línguas amanhã a tarde, penso. Quanto ao fenício, é uma escrita muito semelhante ao alfabeto aramaico, quem sabe aramaico consegue ler grande parte das antigas inscrições fenícias, assim como consegue ler e entender hebraico. Afinal o aramaico é uma das línguas mais antigas da humanidade, éra a língua da antiga Babilônia, e da Assíria, e dos Arameus, também foi a língua de Jesus Cristo. É uma das mais belas línguas do mundo. As inscrições fenícias não serão muito difíceis, sabendo uma boa base de aramaico e hebraico, e conhecendo os respectivos alfabetos. (Em realidade o alfabeto hebraico atual, é uma "cópia" do alfabeto aramaico, e o alfabeto árabe também deriva do mesmo...) :yep: Mas vejamos, amanhã posto as lições 1 de aramaico, árabe, hebraico, e algumas coisas sobre o old-norse. Até mais. :D
 
Lobo, que tal montar um tópico específico para cada língua, assim o aprendizado fica organizado e eficiente. :joy:

Eu também pensei nisso :think:
Mas será que os moderadores irão deixar?
A parte de 'Ciência,Tecnologia & Saúde' vai ficar lotada de Post com nome de Linguas hahahahahaha Por mim ótimo, mas nao sei quanto aos outros.

Não teria como montar um Clube (como o Clube da Insonia e bla bla), porém com alguma analogia ao nosso assunto: Filologia?! Estudo de idiomas?! Familias de linguas e a fins?
Acho que seria mais viável.
(Não que esteja desorganizado, estou entendo as lições e tudo o mais, mas em um topico apenas, estudar varias linguas simultaneamente é complicado)
 
Quanto mais complicado, mais o estudo torna-se doce... huahuahua, brincadeira. Mas até não existir um Clube das Línguas, terão de ser todas no mesmo tópico mesmo, por isto as listas de nomes, e descrições das aulas, etc... Mas concordo convosco. =)
 
Uhum, então, como poderíam criar um Clube das Linguas?
Alguma providência já foi tomada em relação a isso?
Ou eu estou empolgada demais e estou falando asneiras e sendo afobada?
Hahahahahah :oops:
 
Uhum, então, como poderíam criar um Clube das Linguas?
Alguma providência já foi tomada em relação a isso?
Ou eu estou empolgada demais e estou falando asneiras e sendo afobada?
Hahahahahah :oops:

Para criar um clube, dependeria da Administração, penso, mas não sei nada quant a isto. Ah, boas notícias: o Aracáno confirmou que irá participar, cuidando das aulas de japonês. :D
 
Sim, claro criar um clube é a opção mais viável! :yep:

Eu também estou entusiasmadíssimo :mrgreen:

Enfim vou aprender as línguas que fascinam a história, Lobo pode citar a fonte de onde você aprendeu estas línguas?
 
Sim, claro criar um clube é a opção mais viável! :yep:

Eu também estou entusiasmadíssimo :mrgreen:

Enfim vou aprender as línguas que fascinam a história, Lobo pode citar a fonte de onde você aprendeu estas línguas?

Diversos cursos, e alguns conhecidos meus que ensinam. :D Não aprendi sozinho, não se preocupe... Amanhã posto as lições, agora estou com sono. Boa noite. :D A propósito, para começar a aula de aramaico, anote a frase que está inscrita abaixo de meu nickname, será utilizada mais tarde. :yep:


Abraços.
 
Olá Lobo! Estou escrevendo um livro, de estilo parecido com as obras de Tolkien, e minha maior "falha" do livro é a lingüinstica, pois só falo português e arranho inglês....sempre admirei o Latim, mas meu desejo é de criar minha própria língua, mas pra isso, eu precisaria saber como funciona, como dá pra ser desenvolvida...com certeza não é só sair inventando palavrinhas....mas...não faço idéia de onde começar...por isso, pensei em pegar o Latim como base dela, e criaria uma "bifurcação" e desenvolveria ela, tem como me dar uns toques de Latim? Me inclua na lista vai!
 
Poderíamos mandar uma sugestão para a Alta Cúpula a.k.a. Administração; aqueles que se interessarem por um Clube das Línguas, ou um Clube Valinórëo Lambengolmor (Mestres das línguas de Valinor*, em Quenya), mandem sugestões através do Fale Conosco (NUNCA POR MP). Seria ótimo se somente um tópico fosse aberto, evitando sobrecarregar, ainda mais, a Alta Cúpula.

Um Clube dos Lambengolmor, parece legal para mim, basta saber se a ADM aceitaria.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo